Português Hugo Vau pode ter batido o recorde de Garrett McNamara [Nazaré]

http://beachcam.meo.pt/newsroom/2018/01/portugues-pode-ter-surfado-a-maior-onda-do-mundo/

Estaremos perante um novo recorde mundial? Aguardemos…
Quem levanta a questão é o detentor do título de maior onda já alguma vez surfada, o americano Garrett McNamara.

A praia do Norte, na Nazaré, deu que falar ontem, quarta-feira (17 Janeiro) para alegria de todos os big riders como Maya Gabeira, Sebastian Steudtner, Axi Muniain, Alex Botelho, Hugo Vau, Eric Rebiere e Justine Dupont.

Rebocado pelo parceiro de ondas, o algarvio Alex Botelho e com a segurança aquática feita pelo brasileiro Marcelo Luna, o atleta da Mercedes, Hugo Vau, desceu uma das bombas do dia, onda que já está a ser considerada como uma das maiores de sempre surfada no pico.

“Acredite ou não, o meu irmão de outra mãe Hugo Vau está nessa onda. Agradecimentos ao piloto Alex Botelho e ao segurança Marcelo Luna. Não posso realmente dizer o que está a acontecer no vídeo, o que torna ainda mais ameaçador e incrível é que está alguém a surfar esse monstro. Se alguém investiu o seu tempo na Nazaré e merece essa bomba, é o Hugo”, postou o big rider havaiano Garrett McNamara logo após a divulgação do vídeo.

Estaremos perante um novo recorde mundial? Aguardemos…

Só é pena não se ver ninguém na onda.

Mesmo, eu bem tentei mas não vi ninguém. :lol:

Acho que ninguém consegue… :lol: :lol:

Eu pelo menos só consegui ver um rasto mas rapidamente o perco…é pena porque um “monstro” destes merecia um video melhor.

Óptima postura do Garrett McNamara .

Realmente também não consigo vislumbrar uma pessoa nessa imensidão de mar.

Fiquei lixado por a WSL ter retirado a Nazaré do circuito de 2017 e passado para Maverick (EUA)…injusto. Quarta e quinta-feira devia ter sido a terceira e última prova do WSL Big Waves…muito injusto! :twisted:

O clip e’ de uma beleza extraordinária, o que revela bem a natureza excepcional das condicoes que o canhão da Nazaré oferece para a pratica de surf de ondas gigantes.

A parte interessante do fenómeno ligado a estas ondas e’ o facto de ser bastante incomodo para um lobby que continua a dominar o surf: an all-american show. Em termos práticos, a Nazaré ameaça o estatuto mítico de locais como Jaws ou Mavericks e isso perturba de sobremaneira a WSL, que e’ dominada por um sentimento trumpista de que os americanos teem sempre tudo maior e melhor.

Mesmo a grandeza das ondas produzidas na Nazaré continua a ser questionada em certos quadrantes, que tentam passar a mensagem de que se trata de um grande volume de agua “mushy”, que nao e’ assim tao difícil de surfar. Mesmo contra as evidencias que, sem sombra de duvida, fazem da Nazaré o beach break do mundo mais desafiador para qualquer surfista, tal a imprevisibilidade das condicoes.

Basta ver que nos Billabong awards, nas mais diversas categorias, a Nazaré nao só esta’ omnipresente como tambem e’, inevitavelmente, o principal cenário candidato a vencer em todas as categorias. Como resposta, o lobby americano entrega prémios sem pés nem cabeça, deixando bastas vezes os favoritos de lado, apenas porque os seus vídeos foram feitos na Nazaré.

Uma ultima nota apenas para referir um dos aspectos que torna a Praia do Norte num lugar tao fascinante: sao raros os dias em que as condicoes sao propicias a que as ondas sejam surfadas e tem-se assistido a um aumento dos riscos tomados por parte de alguns surfistas que irao, na minha opinião, causar vitimas mais cedo do que tarde. Mas o mais interessante e’ que as maiores ondas que o canhão nazareno dispara provavelmente jamais serao surfadas. Por uma razao muito simples: acontecem de noite e fazem a terra tremer.

Não fossem os jet-skis e a maioria não saía dali com vida, a própria Maya ainda se deve questionar como sobreviveu ao ultimo espeta que ali mandou.
Quem conhece a praia no Norte sabe que aquilo faz ali uma “garganta” quase junto a areia que com a ajuda da corrente quase que impossibilita alguém de chegar a terra…as pessoas que se afogam ali são vencidas por esse mesmo cansaço.

Sobre onda da Nazaré a maioria dos Pros comenta que nunca viram uma massa de agua com tanta força…que é uma onda com muito power.

Por acaso tinha combinado ir lá almoçar amanha, mas já vi que com estas ultimas noticias aquilo deve estar caótico e cancelei a ida.

Wow!! Impressionante de facto.

O Hugo Vau é lisboeta, mas vive, ou pelo menos passa grande parte do seu tempo, aqui nos Açores. Não o conheço, mas o meu irmão sim, e diz que é um gajo 5*.

Parabéns para ele e ficaremos à espera que se confirme como a maior onda surfada de sempre.

Só é pena de facto o vídeo ter tão pouca qualidade. Aquilo com um drone ficava qualquer coisa…

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