Pegando nas palavras do danielw, era apanhar o gajo que causou isto tudo e mandá-lo para o meio do fogo. É que não há outra solução. Mas faz sentido um gajo que ateia um fogo (fogo esse que mata pessoas e animais, que destrói terrenos que são o sustento de muita gente) seja preso por um ano ou dois? E depois, como é? Passados esses anos, volta o traste para a sociedade…para voltar a fazer o mesmo.
Sim senhor, grande justiça. Tenho um nojo enorme a estes merdas.
Era bom haver um esclarecimento da parte dos profissionais porque há quem diga que não é possível haver meios aéreos devido à orografia da ilha e à falta de locais para reabastecimento.
Mas tão ou mais importante que isso é o que devia ser feito ao longo do ano.
Aumento das pena de prisão e coimas para o dobro. Se o mínimo agora é 1 ano(não tenho a certeza se será essa a pena mínima), passava a 2. Se o mínimo de coima é x, passava a 2x.
Proibição vitalícia para esses indivíduos em entrar em espaços florestais/com muita vegetação.
Os incêndios em Portugal são um grande flagelo, e agora no Verão, isto vai virar o inferno, como em todos os anos. E sabendo que uma boa fatia deles são postos :wall:.
Qual é o interesse de uma pessoa fazer isto? Só se forem sacanas da industria da madeira que queiram de alguma forma mexer com o mercado e fazer jogadas porcas desse género, mas acham que a maior parte dos que faz isto são dessa estirpe? :-\ Sinceramente, não entendo. A quantidade de fogos postos para além de assustadora, é simplesmente… parva. :exclaim:
Os meios de combate a incêndios só se vêem em alturas de necessidade. Os túneis, estradas, marinas, campos de futebol vêem-se todos os dias e carecem de inauguração… :inde:
Os tipos que propositadamente ateiam fogos são doentes mentais, pondo de lado os ocasionais curiosos que fazem muita trampa sem grande intenção, mas eu sou dos que defende que nem estes últimos devem merecer qualquer atitude leviana por parte da justiça - não é necessário uma licenciatura para perceber o que pode acontecer quando se brinca com fogo, muito menos perto de uma floresta.
O homem aqui em causa ateia fogos porque se excita vendo algo a arder. Eu adoro gajas boas, o filho da cortesã do pirómano adora ver fogo. Uma lei, mesmo que posta eficientemente em prática pelas autoridades, nada lhe fará. Também a violação é punida por lei, e contudo não escasseiam por aí violadores ou violadoras.
Os gajos, ou gajo, que provavelmente iniciaram esta calamidade, se forem apanhados pela polícia, irão a tribunal, serão condenados, e irão para a prisão viver, com caminha feita e papinha cozinhada, à nossa custa!
Para este tipo de criminoso, como para muitos outros (violadores, pedófilos, e mais alguns tipos de criminosos cujo crime é hediondo), tenho muita, mas muita pouca simpatia. Vos digo o seguinte: se eu fosse o agente da Judiciária que capturasse quem esteve envolvido nesta atrocidade cometida tanto contra o cidadão das localidades afectadas como contra o ambiente, juro-vos, e sei que estaria a cometer um crime, que empurraria o criminoso para as chamas:
como é que morreu?
tentou fugir e acabou por escorregar e cair ali.
Eu bem sei, e não me custa um bocadinho admiti-lo, que uma justiça à minha maneira provavelmente condenaria à morte um número perto de mil criminosos por ano. Há quem gosta de professar o seu apoio pela reabilitação, tudo bem, e até eu aprovo essa ideia, mas em determinados casos, não em todos, e muito menos num caso como este. Sempre fui muito frontal em matéria de punições. Muitos argumentarão que erros acontecem, mas, como é óbvio, eu defendo punições severas, nomeadamente a mais das severas, a pena de morte, em casos cuja dúvida sobre a identidade do criminoso não exista!
Terá esta brutal tristeza sido causada por acidente? Duvido.
E a teoria de interesses económicos provocarem determinados acidentes não é apenas uma teoria, é uma realidade, embora eu não acredite nessa teoria aplicada a este caso em particular.
O filho da cortesã que cometeu este crime lixou hoje a vida a dezenas de cidadãos e vai, quando for apanhado, viver do trabalho de muitos outros quando for enviado para a prisão. Caminha quente, tecto, tratamento médico quando precisar, espaço para jogar à bola com a restante escória, comida quente e a horas, livros para ler.
Queres casa? Vai trabalhar. E dependerás de um empréstimo bancário para conseguires adquirir uma casa.
Queres comida? Vai trabalhar.
Queres jogar à bola? Vai primeiro trabalhar e, se tiveres tempo, vai lá jogar à bola.
Queres livros para ler? Vai trabalhar. E é bom que tenhas passado o teu tempo na escola a fazer algo mais do que humedecer papéis com a boca e os atirar à cabeça do teu colega.
Queres ir ao médico? Vai trabalhar. Se o médico receitou algo, é bom que tenhas dinheiro na carteira para adquires o medicamento.
Queres isto tudo à borla? Vai cometer um crime.
Foste bem educado e queres ser alguém na vida? Ups, temos pena, pois para esses nem sempre um futuro risonho pode ser alcançado.
Sobre os fogos postos, há muitas possibilidades. Por interesse: Pelas madeiras, para limpar terrenos para outros fins…para limpar areas de pinhal para por eucalipto por exemplo (eu referi à dias a tal questão da lei que querem por para facilitar as plantações do eucalipto).
Por gosto de ver coisas a arder. Por loucura. E depois temos hipoteses mais mirabolantes mas que por incrivel que pareça acho que já aconteceu, tipo meterem o fogo para ir ajudar os bombeiros a apagar, ou atearem para aparecer na televisão…sabe-se lá as vezes.
Os fogos postos intencionalmente são uma boa fatia. Outra grande fatia é os fogos negligentes, que resultam da falta de cuidado dos cidadãos. Tal como disse aqui na minha zona já vi muitos casos com os meus próprios olhos que só vendo é que se percebe a dimensão da falta de cuidado que muita gente tem. E o pior é que quando lhes chamamos a atenção, dizem “oh isto não faz mal nenhum, os incendios é os incendiários que os começam”…quando esse está longe de ser o motivo único.
Quanto a essa proibição de entrar em espaços florestais…esquece, é basicamente impossivel de controlar toda a gente e de vigiar todos os locais.
Não sei de que zona és, mas não falta ai zonas onde tens casas lado a lado com pinhais e mato. Não faltam zonas onde tens aldeias cercadas por floresta. Não faltam terrenos onde a vegetação é tão densa que não consegues ver nem 20 metros para dentro.
É muito fácil alguém esgueirar-se para o mato sem ser visto e ir com más intenções.
A meu ver a solução só pode passar por penas pesadas e controle apertado desses individuos. Se saem cá para fora e andam a vontade, nada feito.
ainda na 6a feira os bombeiros madeirenses fizeram uma manifestaçao aqui a porta da assembleia. ao que parece nao sao pagos a 2 meses…espero que depois disto tenham (governo) vergonha na cara e lhes paguem pq se nao fossem eles hj de manha nao existia o funchal, nao era so a parte superior da cidade
Ainda nao esta controlado, ta se movimentando para este , ou seja para a outra ponta da ilha. Espero que nao chegue aqui onde moro. Apesar de viver numa zona sem risco
O grande incêndio que ocorreu ontem no Funchal já está circunscrito. Estão apenas alguns bombeiros na zona de prevenção. Foram destruídas duas residências por completo, outras foram destruídas parcialmente (anexos, galinheiros, cozinhas).
Entretanto acendeu outro na zona da Camacha, que está incontrolável e já obrigou a evecuar uma escola primária, um centro de saúde e várias habitações. Está ameaçar zonas habitacionais.
Ao contrário de outros incêndios, estes estão ocorrer em zonas onde há uma densa rede de habitações, estão ocorrer mesmo no centro das freguesias, em vez de ocorrer nas serras, onde costuma ser o mais normal. Temos outro problema que é a falta de água, em alguns sítios já não há água potável porque está tudo encaminhado para o combate aos incêndios. Infelizmente temos falta de pessoal para tantos focos de incêndio, andam a fazer o que podem e o que não podem.
Relembro as palavras do Alberto João, ainda a semana passada, a quando de ordenados em atraso nas corporações de bombeiros: “há problemas de ordenados porque há excesso de bombeiros nas corporações”.
Se há meios humanos que nunca são demais são: bombeiros e polícias.
Infelizmente na Madeira governa-se para o voto e é isso que interessa.
Ainda a semana passada veio um senhor ameaçar o Governo que iria abrir a boca e contar tudo o o que sabe (o 500), tudo porque cortaram no subsídios para os clubes regionais, e viu logo um aumento de 170 mil euros, que levou inclusivé a se recandidatar ( :wall: ). Depois quando temos, por exemplo, um conjunto de bombeiros a reclamar ordenados em atraso, são enxovalhados publicamente.
Dizem que não há verbas para ter meios aéreos de combate a incêndios, pois a manutenção é bastante cara para ter um meio que é apenas utilizado esporadicamente. No entanto, basta um fdpa (que é isso que ele é), vir ameaçar para a imprensa tudo e todos, que arranjam logo verbas para o deixar sossegado. Não me peçam para compreender isto, a sério!
Não posso compreender haver verbas para o desporto, verbas para construir marinas (quando já todos viram que uma dessas marinas jamais o mar deixará intacta) e continuam enterrar dinheiro apenas por teimosia, quando há pessoas a passar fome e ainda há imensa gente sem casa, desde o trágico 20 de Fevereiro de 2010. É incompreensível as prioridades deste governo. >:D
ha mais 2 incendios activos na camacha e no santo da serra.
o da camacha esta a avançar costa abaixo em direcçao a gaula.
uma das casas que ardeu por completo ontem em sao gonçalo era dos sogros do meu primo que estavam de ferias em lisboa. (bruta casarao diga-se) nao restou nada pelo que me contaram
sem querer estar a acusar alguém mas não me admirava nada que houvesse uma relação entre este incendio e essa guerra entre os bombeiros e o governo regional.
Eu não entraria por aí. Os bombeiros sabem o perigo dos incêndios e jamais colocariam as pessoas em perigo. Isso é pura demagogia.
Até ver, não há provas em que há mão humana nisto, a polícia judiciária está toda no terreno a trabalhar, deixemos as conclusões para quando houver resultados.
Eu também acho que essa hipotese de usarem os incendios como arma contra os governos e afins demagogia. Não é que seja impossivel, mas acho que não iam por as pessoas em risco por causa da sua guerra com o poder politico.
Eu nem admito que se pense que possa existir uma qualquer ligação entre as manifestações de há uns dias atrás de alguns bombeiros, com os incêndios que têm lavrado desde ontem.
Vivendo indirectamente (o meu pai é bombeiro há mais anos do que aqueles que tenho de vida, e conheço imensos outros da sua, e de outras corporações) aquilo porque os bombeiros passam dia a dia, não podendo pôr as mãos no fogo por ninguém, nunca na vida me passaria tal ideia pela cabeça.
Por mais dificuldades que várias corporações de bombeiros passem, com a situação de ordenados em atraso, subsídios de férias, e não só (dou só um exemplo … na corporação do meu pai, até a miséria de 80€ das horas de fim do ano, só agora, 7 meses depois, foram repostas, quando normalmente são pagas dias depois … felizmente não há ordenados em atraso por enquanto, embora os subsídios de férias sim …), se há coisa que nunca alguém pode duvidar, é do seu brio, e estima pela vida dos outros, por vezes em detrimento da própria … nunca na vida poriam isso em causa !!!
Os que avançam, quando todos fogem ! São os meus heróis desde menino …
Ja ouvi uma estoria parecida como estao a acusar ai em cima, nao e nada que nao me passou pela cabeca as pessoas as vezes fazem coisas que ninguem percebe o que vai naquelas cabecinhas.
Por isso nao diria que nao a partida mas sem provas nada feito, ja nao me lembro onde foi mas lembro que foi um bombeiro a incendiar e quando foi apanhado disse qualquer coisa como estava aborrecido por nao fazer nada.
O Sporting está solidário com a Madeira e com os madeirenses neste momento difícil em que a região está a ser fustigada por vários incêndios.
O Clube já entrou em contacto com Marques de Freitas, presidente do Núcleo Sportinguista “Leões da Madeira” e membro dos órgãos Sociais da Filial Sporting Clube da Madeira, para lhe manifestar todo o apoio e transmitir total disponibilidade da Fundação Sporting para acções de solidariedade em prol da região.