Porque não podemos falhar

Vinha eu envolto nestes pensamentos no transito da IC19, quando cheguei a esta conclusão:
Desportivamente não podemos falhar nesta época.
E digo isto por razões muito simples:

-Temos um treinador português, quando os demais rivais optam por estrangeiros, que não conhecem o nosso campeonato.

-Temos um treinador com 1 ano de casa, que tem obrigação de corrigir lacunas, e não adaptar jogadores a posições que não são as suas. Os nosso rivais não têm esse benefício.

-Contratações e dispensas, também temos que ter vantagem, porque temos um treinador que sabe o que o plantel precisa e o que não precisa.

É por estas razões principalmente que considero que esta época não pode ser como a anterior (a nível de resultados no campeonato nacional), nem podemos ter erros de abordagem como tivemos no passado.
Peseiro está entre o céu e o inferno. Pode calar muitos, ou então dar razão a quase todos. A ver vamos. Espero que cale muitos e que o Sporting faça um campeonato que não envergonhe ninguém (do género, de não perder 12 pontos com equipas da madeira).

É obvio que nesta análise quis afastar o factor - árbitro. Daí não tecer qualquer comentário acerca disso.

-Temos um treinador com 1 ano de casa, que tem obrigação de corrigir lacunas, e não adaptar jogadores a posições que não são as suas. Os nosso rivais não têm esse benefício.

Concordo com este comentário à excepção do parágrafo acima, porque no meu entender, as adaptações de jogadores não têm tanto a ver com o facto de se conhecer bem ou mal o plantel, mas sobretudo com as opções existentes nesse mesmo plantel. Qualquer treinador que tenha à sua disposição pelo menos 2 alternativas válidas para a mesma posição, não necessitará de recorrer a adaptações, independentemente de já estar a trabalhar no clube há mais de 1 ano, ou de ter sido contratado recentemente.

Há pelo menos uma coisa de que Peseiro não se pode queixar: de não estar a trabalhar com o tipo de jogadores que quer para o futebol que pretende implementar. Mesmo partindo do princípio que o Sporting não anda a nadar em dinheiro e que não pode contratar os grandes craques, é bom ter em linha de conta que as novas contratações vão passar 100% pela aprovação do treinador do Sporting. 8)