Custa-me, e não consigo perceber porque abandonamos a Argentina.
Os jogadores argentinos, regra geral, estão habituados a um jogo mais físico e rápido, bem ao estilo europeu, e por isso tendem a ser bem sucedidos na Europa.
Nós descobrimos esse mundo, tivemos bons resultados, apesar de percalços como Kmet, Bruno Gimenez e Hanuch, porque o abandonamos? Porque ficamos com os Alecssandro e Tiuís deste mundo? E porque falhamos sempre nos tempos mais recentes na América do Sul, quando outros encontram tremendos jogadores a preço de ocasião? Porque não se muda o fornecedor que apenas nos suga os €?!
Causa-me muita revolta ver os bandidos com tão bons jogadores…
A mim custa-me mais perceber porque abandonámos Portugal e nem sequer lutamos pelos jogadores que se destacam a nível interno - Cissokho é só o último caso…
Referes-te a Lucho e Lisandro ? Nao sei bem o custo das aquisicoes mas recentemente compraram 50 por cento do passe de cada um por 4 e 6 milhoes de euros respectivamente. Provavelmente juntos custaram quase 20 milhoes de euros…esta é a razao para nao termos dois jogadores deste gabarito.
Mariano e Farias nao sao maus , mas nao fazem a diferenca.
E mais minuto menos minuto alguém vai lembrar os Grimis… Embora eu não concorde inteiramente (já expliquei várias vezes… para mim não é craque, mas tem potencial para ser um bom defesa-esquerdo).
Argentina é um mercado como qualquer outro. Noutros sitios até se podem descobrir jogadores bem melhores do que se entende por um “jogador argentino” tipico… É preciso é saber procurar, escolher e comprar. :arrow:
O Porto tem tido sucesso no mercado sul-americano porque tem parceiros estratégicos que estão dispostos a meter do próprio bolso.
O Lucho, Lisandro, Anderson (este ano o Hulk, embora não tenha vindo da America do Sul) foram comprados por metade do passe, ficando a outra metade com empresários, fundos, etc…
A diferença é que eles sabem que o Porto consegue sempre grandes negócios quando vende porque é campeão, vai à Champions, etc…
O mercado argentino troxe-nos algumas pérolas no tempo do inenarrável Norton de Matos, o tal que tinha ficheiros de centenas de jogadores. Na nossa história do mercado sul americano com pronuncia castelhana apenas se aproveitou o grande Aldo Ducher que está agora no Sevilha.
O próprio fcp já teve (e está a ter) grandes flops com os argentinos. Nós só nos lembramos dos que vingam (lucho e o lisandro) mas quantos compraram eles nos ultimos 3 anos?
Exactamente, estava a esquecer-me desse. Grande BETIGOL.
Falei do Ducher na vertente desportiva e financeira visto ter sido um grande negócio com um jogador que rendia dentro de campo.
Acosta apenas no aspecto desportivo.
O mercado argentino é um mercado como qualquer outro, não dá garantias nenhumas e se formos a ver bem, o Sporting dos três grandes é o que melhor se tem safado por lá, senão vejamos:
SCP
Jogadores que não aproveitaram (5) - Saucedo, Heinze, Bruno Gimenez, Kmet e Hanuch
Jogadores que aproveitaram (3) -Quiroga, Grimi e Romagnoli
Jogadores de topo (3) - Yazalde, Duscher e Acosta
FCP
Jogadores que não aproveitaram (7) - Walter Paz, Ibarra, Esnaider, Mareque, Benitez, Bollatti e Andres Madrid
Jogadores que aproveitaram (3) - Tomas Costa, Mariano e Farias
Jogadores de topo (2) - Lucho e Lisandro
SLB
Jogadores que não aproveitaram (3) - Bossio, Andrés Diaz e Bergessio
Jogadores que aproveitaram (3) - Mauro Airez, Di Maria e Aimar
Jogadores de topo (1) - Claudio Caniggia
O Sporting foi o que teve menos apostas falhadas e mais jogadores de topo.
Também nao percebo…há tanto bom jogador naquele país e nós so temos comprado é porcaria.Falta de € para mim nao serve de desculpa.Basta abrir os olhinhos e fazer um trabalho de prospecçao bem feito e é logo meio caminho andado para contratar jogadores que ajudem o clube a chegar onde o Porto actualmente está.Mas nao é só na argentina…o mercado africano também é excelente,tal como o mercado do leste.Arranja-se sempre bons jogadores por pouco dinheiro.È este trabalho de prospecçao que decide grande parte do sucesso/insucesso de um clube…e é aqui que somos obrigador a exigir mais(muito mais) do nosso clube.Nao se pode admitir mais Ronnys,Tiuis,Motas,Romagnolis,Gladstones e outros cepos desse calibre.
Gostava muito de saber como funciona o sistema de scouting do clube.Quero ver quem decide quem se contrata e quem se deixa de contratar…enfim,quero muito mais transparencia neste (importantissimo) sector do Sporting.
Apenas 2 notas:
1-Ronny veio ainda com idade junior e jogou na equipa junior. Era um jogador que prometia muito mas não deu nada.
2-quero muito mais transparencia Sabes que aqui o segredo é a alma do negócio e há muita coisa que não pode ser publica.
Mais transparencia em termos de saber quem sao os responsáveis pela contratacao do jogador x ou y.Como é óbvio nao quero ver o Paulo Bento amanha no record a anunciar em quem está interessado e em quem nao…
Tenho muita pena que tenhamos abandonado o mercado Argentino uma vez que tem jogadores excelentes. Embora sejam relativamente mais caros que os brasileiros creio que são muito mais jogadores e empenhados.
Por norma são jogadores muito bons tecnicamente e com grande espirito de sacrifício! :mais: