Estamos a falar de um clube que em 30 anos (1985-2015) ganhou 20 títulos de Campeão Nacional, 11 Taças de Portugal, 17 Supertaças, 2 Orelhudas, 2 Taças UEFA/Liga Europa, 1 Supertaça e 2 Campeonatos do Mundo de clubes.
Ainda assim nas 2 ultimas épocas em que não foi campeão ficou atrás do Sporting em termos de assistência média, mesmo tendo ficado a frente do Sporting o ano passado.
Mais espantoso ainda foi o facto de no ultimo ano em que foram Campeões (12/13) tiveram apenas (em média) mais 3 mil adeptos que um Sporting que tinha acabado de conseguir a sua pior época desportiva de sempre (7º lugar).
Além do mais o FC Porto joga numa região onde facilmente 7 em cada 10 pessoas são Portistas. E tem ainda zonas como Espinho, Santa Maria da Feira e São João da Madeira que têm muitos andrades muito próximas da cidade do Porto.
Mas o gap ainda é mais visivel se formos a ver as assistências fora, mesmo dando de barato as visitas a clubes abaixo do distrito de Coimbra, o Sporting leva sempre mais gente aos estádios do Centro-Norte e até Norte.
Porque é que o Porto leva e mobiliza muito menos pessoas que o Sporting? Serei eu o único a achar isto estranho pois quase todas as recentes sondagens dão o Porto como segundo clube mais popular em Portugal?
Sem dúvida uma excelente pergunta… Mas para um fórum tripeiro…
Eu perguntava antes o seguinte:
Porque é que um clube da nossa dimensão tem “apenas” 100.000 sócios quando temos condições excepcionais e uma politica de quotas ajustada á conjuntura económica?
Porque é que hoje não pusemos 50.000 contra o CSKA?
Porque é que os sócios e adeptos “apenas” angariaram 500.000 euros para a missão pavilhão?
Porque é que numa meia final da taça de Portugal, o Sporting não conseguiu encher meia casa?
Porque é que o Sporting meteu apenas 7000 pessoas contra o Famalicão quando os bilhetes custavam 2 e 4 euros?
Isto sim são perguntas interessantes e coisas que me chateiam.
O Porto não tem aquele carisma, falta-lhe sal. Talvez porque ali nunca existiu valores ou uma história encantadora, mesmo com calcanhares de Madjer e o Fisioterapeuta no Nevoeiro, é tudo estúpido. O Porto é um clube sem classe, não é aquela gaja boa que passa e nos faz gostar dela pelo carisma, classe e charme. O Porto é aquela gaja boa que só te apetece pinar o cu e olhar para o decote.
Basicamente é um mix de todas as hipóteses, condimentado com o seguinte facto: Sporting e carnide cimentaram-se como grandes do futebol nacional e captaram as paixões de gentes de norte a sul do país, gente essa que passou o amor ao clube para as novas gerações e muitos deles são ainda vivos. Nas crianças nascidas a partir da década de 90 e sobretudo do milénio a coisa já começa a ficar mais equilibrada mas ainda se mantém um grande desnível que, a prolongar-se a seca de títulos como todos desejamos, se agudizará no futuro. Outra coisa que não joga a favor da tripanagem é a sua localização geográfica de origem. Um tipo do centro e sul do país tem de fazer uma tonelada de km para poder ir ao estádio deles e sentir um mínimo de atmosfera que lhe faça passar o sentimento, a tal mística.
O problema do porto é chamar-se… porto. Foi fundado apenas apenas representar a região, tal como qualquer Carcavelos, Penacova, ou Contumil.
A capacidade de evolução deles, a todos os níveis, é ridícula quando comparada com a do Sporting ou benfica. Eles ganharam, ganharam e ganharam e mesmo assim continuam a ser mais pequenos. Imaginem se Sporting ganhasse o que eles ganharam nos últimos 30 anos…
Infelizmente, isto de ser um clube enorme também tem as suas desvantagens, tal como a capacidade de atrair ladrões.
O fócul basicamente só tem adeptos no porto cidade, fora disso vai tendo alguns mas nada que se compare ao enfique e a nós, não tenho qualquer duvida que no distrito do Porto hajam mais adeptos dos orcs e e do Sporting que do porto, onde eu moro ouço mais barulho quando os orcs ganham de quando é o porto e vivo a 10 kms do centro.