"Por cada Leão que cair outro se levantará" (Obituário Leonino)

Embora o Trullols seja mais recente.

1 Curtiu

Pois não, felizmente como dizes. Já está emendado, não quero aquilo ali. Estava na ideia que também já tinha partido e não fui verificar.

Obrigado pela correcção, que é também uma boa notícia neste dia triste para o Sportinguismo.

2 Curtiram

Mas fui ver um Portugal - Espanha ao Pavilhão dos Desportos, hoje Pavilhão Carlos Lopes, em que a base era a nossa equipa maravilha mais o Cristiano e já jogava o Trullols na baliza de Espanha.

O Chana e o Cristiano eram os mais novos, o Júlio Rendeiro e o António Livramento eram os mais velhos.

Deu porrada que até ferveu, o Trullols teve que se enfiar dentro da baliza para não levar com uma garrafa na carola.

Não sei se já contei aqui, mas o António da Luz Ramalhete foi meu colega numa fábrica de cabos elétricos e de telecomunicações que ficava na Venda Nova e onde o meu falecido pai também trabalhou 4 décadas, eram bastante amigos.

Eu e o meu irmão chegámos a jogar hóquei na rua com dois sticks da Reno e uma bola que ele nos ofereceu e que estavam assinados por toda a equipa de hóquei do Sporting.

4 Curtiram

9 Curtiram

Alguém sabe pormenores sobre o velório do Júlio Rendeiro…

Sporting CP despediu-se de Júlio Rendeiro

Por Sporting CP
23 Nov, 2025

Notícias

Velório decorreu este domingo

Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, esteve, este domingo, na Basílica da Estrela para o velório de Júlio Rendeiro, figura histórica do emblema de Alvalade que faleceu na última quarta-feira aos 83 anos.

Para além do líder verde e branco, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Directivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting CP.

Em declarações à Sporting TV, Frederico Varandas prestou uma homenagem a Júlio Rendeiro, que ficou conhecido principalmente - mas não só - pelo que fez enquanto jogador de hóquei em patins.

“Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting CP. É um desportista de eleição que representou o Sporting CP e a Selecção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting CP, vários títulos nacionais. Dentro do Clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história”, começou por dizer o presidente verde e branco, continuando.

“Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting CP intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projecto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting CP deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting CP como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting CP acima de qualquer outra coisa”, lembrou.

2 Curtiram

Gostava que o Sporting tivesse feito ao Júlio Rendeiro o mesmo que fez aquando a morte do Manuel Fernandes e do Aurélio Pereira e desse para despedir publicamente deles.

1 Curtiu

Nota de condolências

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Clube

Ernesto Figueiredo

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Ernesto Figueiredo, que partiu este sábado, aos 88 anos.

Fica na História verde e branca como um dos seus avançados mais goleadores, tendo marcado 150 golos em 233 jogos ao longo de oito temporadas de Leão ao peito, entre 1960/1961 e 1967/1968. Além de ter conquistado vários títulos ao serviço do Sporting CP, Figueiredo foi figura determinante desse sucesso na década de 1960, tanto a nível nacional como internacional.

O avançado e os seus golos contribuíram decisivamente para a conquista dos Campeonatos Nacionais em 1961/1962 e 1965/1966, sendo neste último o melhor marcador, e uma Taça de Portugal (1962/1963), afirmando-se, depois, também como um dos heróis da Taça das Taças de 1963/1964. Apontou seis golos na caminhada para o título europeu, um dos quais de extrema importância: foi o autor do 3-3 na final frente ao MTK que levou a decisão para a finalíssima.

Reconhecido como um dos mais letais avançados da sua geração, Ernesto Figueiredo fez parte dos ‘Magriços’ que, em 1966, representaram Portugal pela primeira vez num Mundial.

Aos amigos e, em especial, à família de Ernesto Figueiredo, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, enaltecendo e agradecendo os muitos anos de dedicação, serviço e devoção ao Clube.

5 Curtiram

Mais um dia triste, mais um Leao histórico que partiu. Ernesto Figueiredo também foi por uma vez o melhor marcador do campeonato, ex aequo com o inzé.

5 Curtiram

Nota de condolências

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Clube

Estevão Correia

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Estevão Correia, que faleceu na passada sexta-feira aos 82 anos.

Como técnico e também dirigente, Estevão Correia deixou a sua marca com um percurso longevo e de total devoção ao ténis de mesa verde e branco, iniciado na década de 1970.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Ainda o vi jogar algumas partidas, quando em garoto ia à bola com o meu pai.

Já se sabe alguma coisa sobre o velório do nosso Ernesto Figueiredo?

Tive o prazer de o conhecer há uns anos atrás: José Carlos e Figueiredo.

5 Curtiram

Este fim de ano está a ser padrasto para as nossas glórias.

1 Curtiu

https://x.com/playmaker_PT/status/2000595517424709692?s=20

4 Curtiram

Figueiredo foi o primeiro jogador português a ser o melhor marcador do campeonato e a fazer zero minutos na grande prova de selecções desse ano (quando as houve).

O 2º foi Manuel Fernandes, em 86. E o 3º foi o Pote, no Euro 2020.

As coincidências de sempre. RIP.

1 Curtiu

Queres dizer que o Pote está para morrer? :smiling_face_with_horns:

Coitadinho…

Nota de condolências

Por Sporting CP
17 Dez, 2025

Notícias

Vítor Gonçalves

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Vítor Gonçalves, que faleceu esta terça-feira aos 81 anos.

Antigo jogador de futebol, representou o Sporting CP entre 1966 e 1973, tendo conquistado um Campeonato Nacional (1969/1970) e uma Taça de Portugal (1970/1971). Chegou, também, a representar a Selecção Nacional.

Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube.

Lembro-me dele. Jogador do nosso meio-campo, onde era figura de proa.

Requiescat in pace.

Não é bem para o obituário, porque morreu há uns anos, mas não sabia onde escrever, e não queria deixar de assinalar a homenagem ao Prof. Reis Pinto. Por certo, muitos foristas mais novos não sabem de quem se trata, mas o Reis Pinto foi uma das maiores figuras do nosso historial e contribuiu muito para a dimensão eclética do Sporting, com o impulso absolutamente extraordinário que deu à ginástica do clube. No seu tempo, quem queria praticar ginástica em Portugal, tinha de se valer dos clubes, e nenhum como o Sporting apostou tanto em disponibilizar técnicos e instalações para dar essa oportunidade a milhares e milhares de pessoas. Muitos não fazem ideia do número absurdo de benfiquistas e adeptos de outros clubes que tiveram se se fazer sócios do Sporting para poder praticar ginástica. O clube fortaleceu-se muito com isso. Atrás de tudo, dois nomes, infelizmente já desaparecidos: João Rocha e Reis Pinto. Fica o reconhecimento e a homenagem.

8 Curtiram