POR APENAS 53 MINUTOS E MAIS UNS "TROCADOS"

Retirei de um mail que recebi e que por achar algumas coisas de verdade
Vou colocar para vossa apreciação:

POR APENAS 53 MINUTOS E MAIS UNS “TROCADOS” …
Estimados LEÕES!

Hoje é dia para não esquecer a excelente temporada que o nosso clube nos brindou!

De facto, o cheiro a mofo dos cachecóis que os lampiões tinham no armário há 11 anos, associado com a gosma e o cebo que caracteriza a maioria dessa espécime rara - que alega crescer 1 milhão por ano - e sobretudo as moscas que se ajuntaram amontoado de esterco que ontem se espalhou pela cidade e pelo País (menos na Avenida dos Aliados, claro!), fez subir os índices de poluição a um nível nem mesmo atingido no pós-terramoto de 1755, nem na Peste Negra que nos finais do século XIV devastou Portugal.

Se a tudo isto associarmos os comentários de mentes brilhantes como O Coroado - que depois do último benfica-SPORTING inventou uma nova modalidade: “o salto lateral” que não provoca mal nenhum, mesmo que o guarda-redes esteja na pequena área, no ar, e tentar agarra a bola; o patetinha, nervoso e irritante do Seara, que não lhe chagava estar casado com a Judite de Sousa, mas ainda insiste em defender arruaceiros como o João Pereira e que paga para poder passar a vida na SIC enquanto o Município para o qual foi eleito fica ao abandono …

Enfim um sem número de exemplos que fazem da data de hoje uma data em que a concentração no que é importante seja fundamental à sã sobrevivência de todos nós.

Assim, repito, recordemos que o nosso SPORTING foi digno e brioso em todas as provas em que entrou e deu-nos a todos motivos de orgulho.

Na taça caímos (ou empurraram-nos) de pé!
Na Uefa fizemos um feito nunca antes alcançado pelo Clube e conseguimos estar na final que recebíamos em nossa casa, após uma honrosa e épica digressão pela Europa que culminou com um espectacular 4-1 ao Newcastle e claro, o inesquecível Golo em Alkmaar!

No Campeonato fomos brilhantes até … onde nos deixaram ir.

Lamechices e queixumes à parte - até porque há que louvar a nossa atitude e desportivismo de não nos queixarmos, por sinal inigualáveis - também temos de aceitar os nossos erros (do guarda redes, do treinador, dos jogadores, seja lá de quem for) e lembrar que o peso de uma época europeia até ao fim também já penalizou outros (o Porto) em nosso benefício.

Ainda assim, veja-se que o SPORTING é e continua a ser pioneiro:

Fomos os primeiros a reclamar do SISTEMA - seja lá ele o que for - e hoje alguns resultados vão aparecendo na senda de outros como os famosos irmãos Calheiros que agora fazem perceber porque é que, por exemplo, Figo, Balakov e companhia não foram Campeões, como também já então era de elementar justiça!

Fomos os primeiros a profissionalizar o Clube e criar a SAD;
Fomos o primeiro a criar cânticos de claques que todos entoam!
Fomos os primeiros a assumir projectos globais para o clube, integrando múltiplas vertentes e investimentos financeiros e imobiliários;

Fomos os primeiros a estar cotados em Bolsa!
Fomos os primeiros a avançar para um novo e moderno estádio (sem que a Câmara nos desse os terrenos e outros nos dessem dinheiro).

Tudo isto e muito mais, são motivos de orgulho que caracterizam um clube e uma atitude que convém não esquecer e com a qual nos identificamos e sentimos bem, sobretudo, connosco!

Depois deste intróito retomo agora o título deste desabafo, 53 minutos:

De facto, até 8 minutos do fim do jogo da Luz éramos campeões e até 45 minutos antes do fim da Taça Uefa éramos vencedores do troféu e até mais uns 2 ou 3 minutitos da Taça e o Paíto teria sido um herói …

O facto de termos ido tão longe - que nos dignifica - deixa-nos também um inevitável sabor a frustração, sobretudo quando concluímos que depois de tanto esforço, devoção e dedicação … não alcançámos a devida GLÓRIA!

Mas há que lembrar que formou-se uma equipa - ainda que com muitos erros e trapalhadas - mas passamos a ter um plantel em que todos os adeptos botam sentenças sobre quem joga, onde joga, quando joga, relativamente a quase todos os jogadores … normalmente falam-se de pouco mais dos titulares (como no benfica, por ex.) - e isso também foi uma mais valia, nomeadamente porque associada a nova contratação de jogadores jovens e válidos como o Moutinho (diga-se que um pouco melhor que o jagunço do João Pereira).

E também não podemos deixar de recordar que se tratou de uma evolução e de um esforço estóico de quem sempre quis e acreditou:

No passado dia 13 de Março o SPORTING perdeu em casa com o Penafiel por 0-2 e ficou a 6 pontos do líder - que não tardou a falar em onda encarnada; a fazer sinfonias benfica; a termos que gramar meia hora antes de cada jogo com o bicho às voltas no estádio, enquanto o tratador acenava com dez quilos de carne; a termos de aturar os comentadores histéricos e facciosos, e gramar novamente todos os velhos chéchés do benfica como o Toni, o fanático do Alves; o “sempre imparcial” adjunto Álvaro Magalhães e o seu sexto sentido (neste caso sexto dedo), o inevitável Eusébio e só não foram buscar a Amália porque enfim …

Nessa altura os encarnados tinham pela frente jogos como Leiria (em casa), Beleneneses (em casa), Estoril (fora, mas nunca ninguém pensou que fosse tão fora), Penafiel e outras cacas do género.

Enquanto isso, o Sporting não só se batia por defender o bom nome do País na Europa, como tinha pela frente:

Braga (a lutar pelo título);

Guimarães (a lutar pela Europa);

Académica (a lutar pela não descida);

Porto (a lutar contra si mesmo);

Boavista (à data ainda a lutar pelo título);

Beira-mar (ainda a lutar para não descer); e claro, o

Benfica (que não precisa de lutar muito …).

Se a tudo isto associarmos os vários jogos Europeus: Midelsbrough; Newcastel (2 jogos desgastantes) Alkmaar (outros dois jogos ainda piores) … e a derradeira final … dá bem para ver a diferença!

… e depois ouve-se dizer que os jogadores do benfica mereceram porque eles foram os que mais quiseram e que mais lutaram … tenham dó!

Se pensarmos que o Sporting conseguiu chegar à Luz à frente do benfica … dá bem para ver quem quis e quem lutou!

Voltando ao título do texto, quando referi “… e mais uns trocados” eram não só os ditos 2 ou 3 minutos da Taça de Portugal, mas também alguns trocados curiosos que embora o fairplay nos faça não os invocar, convém não esquecer:

Já repararam que o Presidente da Liga foi trocado e por acaso foi para lá um do benfica - lembram-se que foi o próprio Vieira que disse que era mais importante ter alguém na Liga que um bom treinador ou uma boa equipa?

O benfica trocou o Vale e Azevedo pelo Veiga e …
O Veiga trocou o Porto pelo benfica …
Já viram que o estádio do Estoril foi trocado …
Já viram que os adeptos do Boavista foram trocados …
O árbitro “Pago Parati” trocou uma falta do Luisão por um golo ranhoso…
Os benfiquistas que no Euros acharam que foi falta do jogador inglês sobre o Ricardo no golo anulado aos ingleses no prolongamento, agora trocaram de opinião …

Recordam-se que o 2.º amarelo ao Simão em Penafiel foi trocado por um amarelo ao Liedson no final do jogo em Alvalade …

Não esqueceram seguramente que o penalti sobre o Lourenço (Belenenses) na Luz foi trocado por um inventado a favor do benfica …

E todos vimos que o Petit disse tudo ao árbitro deste último jogo, mas o cartão vermelho foi trocado e em Alvalade o Barbosa foi expulso …

Quanto ao penalti que - mais uma vez - salvou o benfica eu diria que alguém trocou o árbitro …
No fundo, quando o Petit falava em incentivos extra aos jogadores das outras equipas … estaria, no mínimo, trocado …

Enfim … estes e outros trocados, mais os ditos malditos 53 minutos levaram-nos a GLÓRIA que merecíamos!

Mas, nada de queixumes e lamúrias: perdemos, está perdido e não há cá justificações - desde sempre soubemos que temos ser superiores à sorte que não temos e aos trocados que não compramos!

Partiremos, pois, com redobradas forças para 2006, o ano do nosso centenário!

Fica-nos a honra e o brio de pertencermos a um clube digno, honesto e exemplar, no fundo o grande orgulho que é ser

SPORTING SEMPRE!

Alterado o nome do tópico em respeito ao documento.

=D>

Na globalidade estou totalmente de acordo com este post, principalmente nas questões:

  • O Coroado, também achei que ao comentar o lance mostrou o que era, e mais não digo.

  • Quando diz que “Fomos os primeiros …”, e somos os maiores e os mais arrojados.

  • A questão de quem estava a lutar e para quê! completamente de acordo.

E finalmente:
“… Mas, nada de queixumes e lamúrias: perdemos, está perdido e não há cá justificações - desde sempre soubemos que temos ser superiores à sorte que não temos e aos trocados que não compramos! …”

É por isto que acho que esta direcção da SAD já não tem condições para continuar, chega de falar do sistema, ou então que se prove de uma vez por todas, esse falatório todo só desgasta a relação que os “sr. do apito” tem com a equipa, depois claro, em caso de duvidas … lá está a justificação do gajo da azia.

cumps,
VCoelho

...É por isto que acho que esta direcção da SAD já não tem condições para continuar, chega de falar do sistema, ou então que se prove de uma vez por todas, esse falatório todo só desgasta a relação que os "sr. do apito" tem com a equipa, depois claro, em caso de duvidas ... lá está a justificação do gajo da azia.

cumps,
VCoelho

Sao tamben muitas as razoes para lhes atribuir o beneficio da duvida. A proxima epoca sera decisiva…

Excelente texto!

Mesmo assim, e depois de ler alguns comentários sobre o jogo de ontem, é triste saber que não ganhamos nada.

É um bom texto de propaganda Sportinguista, vale o que vale…

Vitorias morais…

Not good Enough— :arrow:

eu discordo. Não gosto do texto pois tapa o sol com a peneira… enunciando alguns méritos e verdades indiscutíveis e que afirmam a nossa superioridade esconde no entanto as nossas falhas sob o manto do costume.

Bem classificado: propaganda. E desta não se espera verdade, espera-se… propaganda.