Polo Aquático - 2007/2008

Sporting apurado para o "nacional" da 2.ª divisão

Ao vencer, em Alvalade, o Sp. Espinho por um expressivo 32-3, o Sporting garantiu, pelo 2.º ano consecutivo, a sua presença no Campeonato Nacional da 2.ª divisão.

O segundo jogo do “play off” não teve grande história, sendo a supremacia “leonina”, que desta vez se apresentou com a sua melhor equipa, incontestável.

Os “leões” estão de parabéns, esperando-se um bom desempenho no Campeonato Nacional, pois a evolução em relação à época passada é evidente.

Com os parciais de 10-0, 9-1, 8-0 e 5-2, alinharam e marcaram pelo Sporting os seguintes atletas: Diogo Silva, Rui Borges (1), André Azevedo (2), André Santos (2), Pedro Pedroso (1), Hugo Mendes, Tiago Palhares (3), Tiago Filipe (5), Daniel Marta (1), João Vale (2), Ricardo Lobo (10), Pedro Mendes (1) e Mário Vilar (4). Fazem ainda parte da equipa técnica Manuel Tiago Neves (treinador) e Ricardo Branquinho (delegado).

Sendo eu um apreciador desta modalidade e sendo ela jogada no Multidesportivo Acoreana Seguros, vou tentar dar os resultados da equipa leonina.

Força leões.

Sporting venceu Arsenal 72

A equipa de pólo aquático do Sporting venceu na recepção ao Arsenal 72 (9-8), em partida a contar para a 3ª jornada do campeonato da 2ª Divisão. Após um início terrível (0-4, no final do primeiro período), a equipa «leonina» chegou ao intervalo em grande desvantagem perante um adversário directo na luta pelos lugares cimeiros do campeonato (1-5).

Jogando em Alvalade com a piscina cheia de adeptos «leoninos», a segunda parte foi completamente diferente, chegando ao empate a oito golos a um minuto de 32 segundo do fim e o golo da vitória (após parciais de 4-1 e 4-2) a ser conseguido a 41 segundos do apito final. O Sporting alinhou e marcou: Diogo Silva, Nemo Remesar (1), André Azevedo (1), André Santiago (2), Pedro Pedroso, Manuel Cruchinho, Tiago Palhares, Tiago Filipe, Daniel Marta, João Vale, Ricardo Lobo (3), Pedro Mendes (1) e Mário Vilar (1).

Com esta vitória o Sporting subiu ao segundo lugar, a três pontos do líder Louletano, e, na próxima jornada, o Sporting desloca-se à piscina do Vitória de Guimarães, que possui os mesmos pontos do que os comandados por Manuel Neves.

Parabéns aos leões e a sua épica recuperação.

Já que temos um novo forista que joga Pólo Aquático aproveitava para dar-lhe duplamente os parabéns. E fico(amos) a espera das suas crónicas. :wink:

Esta é uma modalidade que gosto muito de ver, uma vez tentei praticar (sem pés no chão como é óbvio) e nunca fiquei tão cansado na minha vida. Dificilmente será uma modalidade de topo em Portugal, mas agrada-me muito o Sporting ter uma equipa de Water Polo. Esperemos que brevemente possam competir com os melhores.

O Sporting esteve a perder desde os primieiros 20 seg. de jogo após uma perda de bola ^-^

Perdemos o 1º período por 4-0 tal como nos tinha acontecido na semana passada frente à Aminata de Évora onde perdemos o 1º período por 5-2 depois de termos estado a perder por 5-0. O jogo em questão terminou favorável à Aminata que acabou mesmo por vencer a partida por 10-7.

O Sporting é uma equipa em evolução nesta modalidade. Não sei se sabem mas a equipa inicial de PóloAquático do Sporting foi adoptada do ECUL ( Estádio Universitário de Lisboa). A equipa adoptou o nome do Sporting e começou a treinar nas piscinas do Multidesportivo depois de ter começado a formação de jovens jogadores :slight_smile:

Falhámos 2 play-offs de qualificação em 2004 e 2005 mas em 2006 conseguimos pela primeira vez o acesso à 2ª divisão que é disputado quase na sua totalidade no ano seguinte ( 2007). O Sporting fez uma época tranquila mas nunca com nenhum brilhantismo. A equipa raramente é a mesma de ano para ano, existem sempre bastantes entradas e saídas de jogadores. O Sporting não alicia jogadores a vir para o clube, são os jogadores que procuram o nosso Sporting.

Agora vou falar um pouco das camadas jovens e a seguir já me refiro a esta época e ao último jogo em questão. 8)

O Sporting está inscrito novamente nos campeonatos regionais de juniores e juvenis que darão acesso à fase nacional da competição. No ano passado os juvenis foram disputar o regional do Algarve visto que não haviam mais equipas na categoria em Lisboa a particiipar. Penso que apenas conseguiram um empate e uma vitória, o que num ano para adquirir experiência foi bastante positivo. A nível de juniores os nossos resultados foram sempre semelhantes, derrotas pesadíssimas :-[
Perdemos o primeiro jogo por 39-1 frente ao Arsenal 72 , 41-1 ( frente ao CNA), 38-1 ( frente ao CNA) e 27-4 ( frente ao Arsenal 72). Neste último jogo já tínhamos alguns reforços que vieram do próprio CNA ( Campeão Nacional de Séniores - 1ª divisão masculina) devido ào plantel deles de juniores já ter os jogadores suficientes. Um desses juniores joga nos seniores neste momento e marcou os dois últimos golos na últma partida ( André Santiago).

O Regional de Juvenis ainda não começou no de Juniores já realizámos duas partidas, a primeira frente ao Búzios de Coruche que vieram disputar o regional de Lisboa apesar de já se encontrarem nos Nacionais :cartao: ( diferentemente do que aconteceu aos nossos juvenis no ano passado). Vencemos os Búzios por 42-1 ( vê-se perfeitamente que eles também se iniciaram agora na modalidade). Notou-se grande evolução nossa numa época para a outra. Após o jogo dos Seniores frente ao Arsenal 72 os juniores jogaram frente ao CNA e perdemos por 13-4. Grandes melhorias de facto, quando estávamos a defrontar uma equipa que tem jogadores que são campeões nacionais pelos sénioes e vice-campeões nacionais pelos juniores. Para a semana vamos defrontar o Belenenses, equipa que este ano já vencemos por 16-8 num jogo amigável, todos esperamos uma vitória para este jogo.

O jogo dos séniores foi absolutamente magnífico, a equipa entrou mal em jogo mais uma vez mas uma recuperação magnífica nos últimos dois períodos foi absolutamente fantástica. O público que se ouviu durante o jogo todo foram umas meninas do Arsenal 72 que não pareciam de fazer barulho, ( o Directivo costuma levar alguns repressentantes a assistir a esta modalidade :clap:, no entanto neste jogo perderam uma coisa bonita ;)). Nos minutos finais quando o Sporting ficou apenas a 1 golo de vantagem o público começou a acreditar e quando empatámos parecia que o Multidesportivo ia abaixo. O Sporting passou para a frente do marcador nos segundos finais, mas na jogada a seguir ainda levou com uma bola na trave e um remate ao bloco por parte de um defensor. O jogo acabou com polémica depois do Ricardo Lobo ter escondido a bola, sentando-se em cima da bola. Existe uma regra que impede afundar a bola quando um adversário se encontra próximo de nós no entanto os nossos adversários não sabiam onde estava a bola, nem sequer os nossos adeptos e nem sei se todos os jogadores se aperceberam. O treinador deles protestou o jogo :wall: :mrgreen: ( sem qualquer razão 8) )

Neste momento somos 2º classificados no campeonato, vamos jogar a Guimarães frente ao Vitória no Sábado e temos 2 Vitórias e 1 Derrota. Vencemos por 10-8 o Varzim, perdemos com a Aminata por 10-7 e vencemos o Arsenal por 9-8. O Sporting consegiuir subir à 1ª divisão era monumental mas só o 1º tem acesso directo ( o Louletano encontra-se em 1º - eu depois conto umas histórias sobre jogos nossos frente ao Louletano em vários escalões :rotfl:), o 2º terá que disputar play-off com o penúltimo da 1ª diivisão. Espero que o Sporting continue assim e não só no Pólo Aquático como em todas as outras modalidades.

Viva o Sporting!

Desejo-vos o maior sucesso, sabendo que a subida à 1ª divisão é muito dificil. De qualquer maneira, com uma boa escola (e parece-me que vocês estão no caminho certo para isso), tal poderá ser possivel a curto prazo.

Obrigado pela crónica e muitos sucessos.

Espero que continue a dar noticias da tua equipa. :wink:

A equipa sénior de Polo Aquático do Sporting foi derrotada em Guimarães por 13-9, eu não assisti ao jogo e por isso ainda não sei bastantes informações mas a equipa não levou muitos jogadores suplentes e deve ter acusado bastante fisicamente. Sei que chegámos ao final do 3º período a vencer por 8-7 mas como o grande peso do Polo Aquático se situa no Norte o Sporting foi prejudicado nas arbitragens.

Os juniores tinham jogado no mesmo dia e venceram o Belenenses por 9-4. Apesar de ser jogado na Amadora ( Piscina do CNA), o jogo contou como que realizado em nossa casa. Os parciais foram de 3-0; 2-3; 2-0; 2-1. A equipa sentiu a falta de alguns jogadores que foram convocados para os séniorese não conseguiu dar o melhor neste jogo. O árbitro também influenciou negativamente a nossa equipa como também alguns jogadores terem apresentado problemas físicos durante a passada semana.

:wink:

A subida à 1ª divisão deve ter ficado comprometida, mas a equipa mostra-se competitiva.

Os parciais do jogo de séniores foram 1-1, 2-3, 4-4, 6-1

Classificação à 4ª jornada

Calendário deste fim de semana:

SPORTING - Cnac ( Séniores) - no Multidesportiivo , Sábado às 19:30
SPORTING - Búzios ( Juniores) - no Estádio do Restelo, Domingo às 12:00

Onde é que a equipa de polo aquático joga ?

No pavilhão do Sporting :D, Multidesportivo Açoreana Seguros.

O SPORTING perdeu por 8-6 a partida frente ao CNAC, a equipa voltou a mostrar não estar muito bem e num momento crucial do jogo deixou-se ir abaixo tal como na última partida em Guimarães. Desta vez não foi o último período que foi a morte do artista mas sim o 3º período. Os parciais do jogo foram 1-1 ; 2-2; 1-3; 2-2. Na próxima jornada o SPORTING vai fora jogar contra o Louletano e a derrota parece ser quase certa visto o momento de forma que o Louletano atravessa nesta competição.

Os juniores derrotaram os búzios de coruche por 36-4, alguns jogadores menos utilizados participaram nesta partida mas a equipa nem por isso deixou de fazer um bom resultado.

Realmente a equipa parece ter um problema nos periodos finais, preparação fisica deficiente? Plantel curto? Plantel desequilibrado? Inexperiência?

O plantel não é assim tão curto até porque juniores e juvenis podem entrar nas convocatórias da equipa sénior e por vezes mesmo têm entrado. A equipa é bastante jovem de facto e o Pólo Aquático é um jogo de bastante inteligência e isso só se atinge com o tempo e com muitos jogos. Esta é a 2ª época que a equipa joga mas mesmo assim não se notou grandes melhorias em relação ao ano passado. Os próprios jogadores se consideraram “burros” no final desta partida até porque desperdiçaram 8 situações com + 1 jogador ( exclusões de 20 segundos para a equipa adversária), apenas concretizámos 4 das 12 situações conseguidas o que foi péssimo. Eu sinto que os jogadores entram bastante nervosos e por vezes não conseguem render o mesmo que nos treinos.

Preparação física deficiente…um pouco
Plantel curto…não
Plantel desiquilibrado…sim, jogadores com muitos jogos e jogadores que jogam pouco e quando entram não estão preparados emocionalmente para entrar no jogo.
Inexperiência…bastante

Esta seman não há jogo de Seniores, há apenas a 1ª jornada do Regional de Juvenis que será disputado apenas com 1 volta entre 8 equipas, 4 delas são extra-competição. O jogo de hoje será frente ao Búzios da semana passada e as equipas que se defrontaram no regional de jujniores na semana passada são semelhantes às de hoje. Prevê-se assim uma vitória fácil para o Sporting e bastantes golos.

Os juvenis do Sporting venceram por 35-1 os Búzios de Coruche num jogo a contar para a 1ª jornada do Campeonato Regional no entanto os Búzios não deixam de ser uma equipa extra-competição. 8)

Se calhar é mais surpreendente o golo que eles marcaram do que os 35 que sofreram.