Podes não gostar, mas é basicamente a história da economia moderna. O papel dos sindicatos no norte e centro da Europa foi determinante para a melhoria da sociedade até ao ponto em que hoje se encontra.
Ainda não chegámos ao ponto de só termos agricultura e hotéis em Portugal, apesar de estarmos nesse caminho em relação aos Hotéis e ALs. O que não falta em Portugal são empresas que não apostam na formação dos seus trabalhadores, não investem em melhorias informáticas ou automação, se for preciso disponibilizam um monitor de 19" quando dois de 24" aumentavam imenso a produtividade dos trabalhadores, não possibilitam teletrabalho o que custa um dia de produção se o trabalhador ficar doente, e pagam os mesmos salários (baixos) por anos a fio, sem incentivos à produtividade, até terem finalmente de aumentar pois o salário mínimo já está a sobrepor-se.
O culpa da baixa produtividade para vocês é sempre do trabalhador, mas na realidade vem quase sempre de cima.
Seria verdade se os salários viessem a acompanhar o aumento da produtividade, como há mais de vinte anos que isso não acontece em Portugal é apenas mais falsidade para justificar o injustificável, a estagnação salarial. Não sei porque insistem em ignorar este dado, mas é aqui que são apanhados e se perdem no vosso proprio fanatismo.
As que existem à nossa escala, não têm de ser Rockefellers.
Nem faço mais nada! Que ■■■■ de arrogância! Ainda para mais ideias básicas de senso comum.
Quem não é de esquerda em Portugal?
R. Até prova em contrário apenas o Reavstone e o Ventura.
Errado, é fácil dar essa sensação, mas é o inverso quase sempre.
“Sensações de insegurança”
Não querendo desvalorizar a situação, mas até parece que roubos de esticão não aconteciam, 10, 20 ou 30 anos atrás.
Still… é inaceitável haver isto todos os dias, e estes gajos irem a um tribunal “ai e tal roubou um bem material, isso não é nada”, e metem o gajo cá fora.
Apesar de nos casos em questão ter havido violência.
É evidente que aconteciam, sempre aconteceram. Mas a situação é absurda.
Claro que é inaceitável, qualquer criminoso deve cumprir a pena. Não disse o contrário.
A minha resposta é apenas ao “sensações de segurança” quando se usa o exemplo de roubos de esticão e quando as estatísticas dizem que hoje estamos melhor que há 10 anos atrás, mas pior que há 5 anos atrás.
Claro que é absurda. Mas não é com estes exemplos e com estes chavões que vão convencer quem quer que seja. Metam estatísticas e exemplos claros de crimes ou assassinatos, se querem mostrar que estamos pior a nível de segurança.
as estatísticas não dizem nada, até porque “crime” só é crime quando comprovado, existem inúmeros furtos que nem são reportados, porque a policia nem sequer manda o relatório para o MAI. Não sei se mudaram os incentivos, mas acho que existe um interesse para fazer make up de estatísticas. Nessa estatística deve ter somente aqueles que deram em condenação… isso diz zero em relação à questão da segurança. Eu onde moro nunca vi tantos roubos como agora, e moro aqui há 10 anos. Na minha terra natal, não havia crime, era uma localidade pacata, pre 25 de abril nem havia crime, nos anos 80 e 90 houve alguns problemas com droga e alguns roubos mas coisa pouco, hoje em dia… existem assaltos todos os dias. Não venham com histórias da carochinha, as nossas leis são uma fantochada e a moldura penal é uma anedota.
Sim claro, porque so os sindicatos da CGTP tem motivacoes politicas. Os ‘independentes’ ja nao tem motivacao politica nenhuma. Como o STOP por exemplo dos professores.
nao, e a narrativa que querem impingir como sendo verdade. Isso e diferente da historia.
E como eu dizer que o Putin foi obrigado a invadir a Ucrania. Ha quem defenda essa teoria, nao faz dela menos absurda.
Mas onde e que aqui alguem culpa o trabalhador? A baixa produtividade e, acima de tudo, responsabilidade politica.
O clima burocratico, regulamentar e economico portugues e que e altamente desfavoravel a inovacao e aumentos de produtividade.
A classe de empresarios mais nao e que o reflexo das politicas seguidas. Onde se exalta as PMEs e existe um enorme desincentivo a concentracao e aquilo que se denomina por M&A. Isto sem falar da falta de liquidez cronica, problemas de acesso a financiamento, etc…
Eu ja aqui meti varios dados sobre isso.
E obvio que se todo o emprego criado e praticamente em areas de baixo valor acrescentado, os salarios nao vao explodir por obra e graca do senhor. Alem de que o peso dos salarios no PIB tem subido consistentemente, mas nao vou regressar a essa discussao circular.
O ponto essencial que e preciso nao esquecer, e que o que determina o comportamento dos salarios e o tipo de emprego que se cria e e essa produtividade que interessa falar. Enquanto a criacao de emprego liquida em Portugal se limitar a empregados de balcao, recepcionistas, uber eats e afins e ridiculo vir falar que os salarios nao sobem acima da produtividade… eles estao a subir acima da produtividade em certos setores, e abaixo em outros. Como e natural. e depois muitas das noticias que metes fazem muito pouco sentido quando se analisam series longas.
E eu pedi-te para me indicares, por exemplo, qual a ‘elite portuguesa’ com capacidade de adquirir a TAP.
Sim claro… mas tambem nao vou dar para esse peditorio quando a demencia e coletiva. Tambem li aqui que quando os donos das grandes tecnologicas, que andaram a fazer campanha anti Trump, lhe foram prestar vassalagem que eram eles quem controlavam os politicos que eles nem queriam ver na casa branca.
Aqui e igual. Depois de decadas de historia onde vemos a classe politica a meter o bedelho em tudo, ainda vivem na ilusao que sao outras ‘elites’ que nao as politicas que controlam alguma coisa.
É mesmo verdade, o facto de não te agradar não muda a história.
Em muito herdado do Estado Novo, apesar de mais uma vez não te agradar.
Não precisam comprar a TAP, basta terem dinheiro para investir em fundos e especulação imobiliária e todas as áreas do turismo, como hotéis e ALs. Para isso há mais que suficiente.
Não? Porque achas que o Estado abdica de uma enorme fonte de receita ao manter o IVA na hotelaria a 6%? De certeza que não é para beneficio próprio ou da generalidade dos cidadãos. Porque vão avançar as PPPs da saúde? Já sei, não é para beneficiar os grandes grupos económicos da elite portuguesa, é para beneficiar a população… só que não.
Porque no dia em que o fizer, o crescimento economico anemico eclipsa-se.
Tao simples quanto isso. Mais uma vez, e os ganhos de curto prazo vs ganhos de longo prazo. Nao percebo a duvida.
O Estado Novo caiu em 1974. Os jovens empresarios de 1974 ja estao reformados ou mortos.
E incrivel a lata que voces tem para continuar a culpar o estado novo que durou menos que o atual regime democratico. Enfim… nao tenho paciencia para estas discussoes bacocas.
Enquanto a culpa nao e do D. Afonso henriques que se chateou com a mae…
Citando Antonio Costa sobre Jose Socrates: e a verdade que voces acreditam.
Mais quais sao essas elites?
Isso de dizer que sao as ‘elites’ e muito engracado, porque assim deixa ficar no ar sem nomes objetivos. E a familia Amorim que investe em AL e fundos imobiliarios? Enfim…
A mentalidade não muda imediatamente, é o que mais demora a mudar. O analfabetismo e a iliteracia não foram superados logo em 1975. Há um legado negativo que deixa marcas para décadas. Como os nossos governos também não foram particularmente competentes, estamos neste ponto.
Quais chavões? O chavão foi usado pelo “outro lado da barricada” quando veio afirmar que existiam “falsas sensações de insegurança” em Portugal.
Desde então, tem-se utilizado esse chavão infeliz para chamar a atenção de situações relativas à criminalidade em Portugal. Esta sensação, de tão absurda que é, encaixa-se nas “falsas sensações” em que um tipo é assaltado, saem do carro para ajudar e os que vão ajudar acabam também a ser assaltados.
Que coloquem pelo menos na taxa intermédia de 13%; mas há outros interesses, não é?
Então dizem o que? posts nos sites sociais?
Isso é verdade hoje, ontem e à 5/10/20 anos atrás. Se não se reportar o crime não há registro. Aí não há milagres.
Voltamos ao mesmo. O que é que diz em relação à segurança? Posts em sites sociais? No passado não tinhas sequer toda esta partilha online facilitada como antes e, no entanto, os crimes já existiam.
Isso tudo é relativo. Em Lisboa também havia o casal ventoso e agora não há. Eu também vivi na Amadora e também saia para Lisboa à noite à 10 e 20 anos atrás. Lisboa tornou-se muito mais segura com o passar dos aos até ao COVID, garanto-te com base na minha experiência, tal como fazes tu, e no entanto nos últimos 5 anos tem efetivamente piorado, mas continuas a não convencer-me que hoje está pior que há 10 anos atrás.
Portanto sim, são as estatísticas que têm de comprovar se as coisas estão piores ou não.
Qual carochina? Eu concordo com isto. Mas novamente, não me tentes convencer que piorou, porque já antes funcionava mal.
História da corochina são estas coisas de sensações. O que tem de valer são factos e os factos baseiam-se em números. O meu comentário era exactamente nesse sentido, nada mais. Nem sequer nego que as coisas não tenham piorado nos últimos anos.