Política Nacional - Parte 3

Foi um mês complicado não foi?

:rofl:

E mais um que acordou em 2024 e deixou de gostar de democracia quando estao nao deu os resultados que gostava.

Sim…, a questão é em que é que consistiria nos dias de hoje.

1 Curtiu

https://twitter.com/PAG_UM/status/1775619905548693558

Cheganos nos comentários a mandar vir com o jornal do partido, a chamarem-no xuxalista. <3

Excelente escolha para Secretário de Estado do Desporto.

Será o Pedro Sousa, alguém que revolucionou o Futsal em Portugal, um operacional fantástico e boa pessoa. Muito boa escolha, não creio que nada política mas sim por competência

Pedro Dias, my bad.

1 Curtiu

https://twitter.com/PortugalActus/status/1775813688714269023

https://twitter.com/iamyesyouareno/status/1775873908652044541

1 Curtiu

Muito triste que tenha de ser o Chega a pegar neste assunto. Mais uma vez, 10 anos a frente dos outros so por reconhecerem o problema.

Num Pais decente, o Celinho ja se tinha demitido e nao seria o unico a sofrer consequencias.

Se não for lampião, tudo bem. Se for, bardamerda.

1 Curtiu

O Pedro Dias, só conseguiu trabalhar no Futsal, como trabalhou, por ser do clube que é, por ser portista e como tal não estar sujeito a pressões de onde nós sabemos e assim poder fazer um bom trabalho.

1 Curtiu

O Saramago era Comunista.

Se calhar, não posso ler nada dele, nem apreciar, já que sou liberal…

2 Curtiram

Essa comissão de inquérito, só terá valor se uma determinada pessoa, o Doutor Nuno, for ouvida. Só ele poderá esclarecer alguma coisa. Na questão da marcação da primeira consulta, será sempre a palavra do Lacerda, contra a da secretária. Ela diz que foi ele que mandou, ele diz que não. Sem provas, será difícil sair dali.

Eu discordo completamente desta afirmacao.

Eu desde o dia 1 em que comecei a trabalhar que sempre me disseram uma coisa: nao se delegam tarefas para cima nem responsabilidades para baixo. De uma forma simplista, o que isto quer dizer e que o Estagiario nao vai pedir ao Diretor para enviar um email, da mesma forma que um Diretor nao vai responsabilizar o Estagiario por uma merda que este tenha feito. Cada um tem a sua reponsabilidade no processo.

Isto tudo para dizer que e completamente irrelevante em qual ‘palavra’ acreditamos mais. A secretaria reportava diretamente ao Lacerda Sales. Logo ele e o principal responsavel das acoes dela. Independentemente de quem esta a dizer a verdade. E temos que ser muito inocentes para acreditar que a secretaria ia fazer isto sem conhecimento do Lacerda Sales… alias, e muito mais grave se acreditarmos no Lacerda Sales pois significa que isto era uma situacao tao corriqueira e normal que ela nem achou pertinente informar o Lacerda!!!

E que em Portugal temos esta cultura bacoca onde parece que todos acham normal basicamente trocar um erro por outro. Estilo PNS quando achou que era melhor ser mentiroso que incompetente e depois mudou de opiniao e passou a ser melhor ser incompetente e verdadeiro depois de ser mentiroso no caso da TAP.

4 Curtiram
1 Curtiu

O que eu quero dizer, e não estou a por responsabilidades em causa, é que numa comissão, é necessário o probatório, não chega só a palavra de um ou de outro. Isso que tu dizes é correto, mas numa audição, onde até advogados acompanham os depoentes, tudo será distorcido. Por exemplo, no caso da TAP, havia uma mensagem de whatsapp, o PNS não poderia negar, estava lá. Neste caso, se houver mais algum email ou mensagem, além daquele que sempre foi referido, é igual. Agora se foi tudo tratado por telefone, é impossível provar se uma das partes não o admitir. Tu estás a colocar as coisas numa de ética e senso comum, eu estou a colocar do ponto de vista legal.

Eu acho que tu e que estas a confundir uma CPI com um julgamento. Uma das principais diferencas entre uma CPI e um julgamento e o proposito. Uma CPI nao tem de se focar no que e legal ou ilegal. Chamar os envolvidos e confronta-los com o que eu coloquei ali em cima faz parte do proposito da CPI.

Eu as vezes pareco um disco riscado… mas vou voltar a repetir aquilo que disse quando todos diziam que atacar o PS era fazer politica de ‘casos e casinhos’. Eu trabalho com estatistica e acabo a ter um pensamento condicionado ao acumular de evidencia. Neste caso das gemeas, nao e so o caso das gemeas em si que interessa analisar. Se o caso das gemeas for um caso isolado entao os responsaveis terao que assumir as consequencias dos seus atos independentemente da legalidade do caso.

No entanto, assumindo que o Lacerda Sales e que esta a dizer a verdade, entao estamos perante uma questao muito mais grave. Pois pode implicar um comportamento sistematico onde quem tem acesso as pessoas chave consegue saltar por cima do processo a um ponto onde a secretaria considera as cunhas tao normais que nem informa o seu superior hierarquico. E como tal, as consequencias terao de ser muito mais severas e talvez ate com impacto legislativo ou processual. A CPI tambem tem de servir para perceber se existe aqui um ‘acumular de evidencia’ que nos permite concluir que isto e um beneficio sistematico e nao pontual. Que e esse o meu principal ‘receio’ no meio disto tudo

Podes apreciar o que quiseres.
Usar a obra deles para tretas que eles nunca subscreveriam é uma aberração de ignorante e um insulto à sua memória.

Porquê?

Vão sobretudo analisar a questão do ponto de vista político. E obviamente lhe dar um carácter ainda mais mediático, pois estas comissões de inquérito despertam sempre grande interesse na comunicação social. E no caso das gémeas há muito que analisar, nem só em termos políticos, como de funcionamento da saúde e os privilégios da elite.