Política Nacional - Parte 2

Eheheh o que fala mal dos países árabes e que jamais iria para um desses sítios jogar porque não respeitam as mulheres e reu beu beu pardais ao ninho e depois foi lá parar? :hot_face:

O quê?

A meu ver não disse nada de errado então.
Tb não disse mentira nenhuma, se esse é o activismo de que falavas só ficas tu mal visto.

Quanto ao ir para as arábias, concordo é debatível. Foi por guito e nada mais.
Ainda assim há uma ligeira (enorme) diferença entre UAE e, por exemplo, ir jogar na Arábia Saudita. Ou para ti são todos a mesma farinha?

Ou defendes direitos humanos e causas sociais no seu todo e pautas o teu comportamento por esse diapasao, ou estas caladinho pq te vendeste, como qualquer outro que tanto criticas.
Este comportamento do Geraldes tem 2 nomes, escolhe o que quiseres, desonestidade intelectual, ou hipocrisia.
Penso exactamente como o @Schmidt .

2 Curtiram

Eu pessoalmente nunca me imaginaria a tomar essa decisão (de viver no medio oriente), mas tb nunca me ofereceram milhões de dólares para tomar tal decisão.
(já estive no Dubai e detestei).

Em relação ao Geraldes, tomara o mundo do futebol estar “minado” por pessoas assim.
Para mim, um exemplo como pessoa/cidadão em quase tudo.
Não consigo ter essa visão negativa dele.

Se essa é a única cena que lhe podem apontar, compreendo, foi hipocrisia.
Mas não partilho.

O gajo que foi para o 0% tax a dizer à malta para ir reclamar mais benefícios do Estado que os outros é que vão ter de pagar, se não é para mandar ■■■■■ é para dizer o quê?
Uma coisa é o Maradona simpatizar com o Che e o Fidel, porque o Maradona é o melhor jogador de todos os tempos e pode tudo, outra coisa é o Geraldes a fazer-se de Diogo Faro 2. Brincadeira tem hora limite.

2 Curtiram

Eu já estive e adorei. Dos poucos lugares onde viveria sem ser em Portugal, facilmente. Não precisava que me oferecessem milhões.

Mas tomara o mundo do futebol estar minado de pessoas assim pq? O que é que ele fez/faz melhor do que os outros todos? Publicidade para manifs? Ler o Saramago no banco? Andar de metro?

E tudo a mesma merda, so muda o cheiro. E o mesmo que dizer que o Putin nem e assim tao mau porque a Coreia do Norte tem o Kim :slight_smile:

E a hipocrisia tradicional da esquerda.

Em Portugal entao e de bradar aos ceus… por exemplo, vais a um qualquer forum de literacia financeira e so malta a perguntar qual e o melhor fundo, as melhores acoes, o melhor ETF, o melhor deposito a prazo. Depois aparece malta a perguntar o que pode fazer para aumentar a renda do apartamento que tem arrendado… e e tudo a cair em cima pois com habitacao nao se pode ‘especular’ :slight_smile: Quem tem apartamentos para arrendar nao pode procurar a maxima rentabilidade possivel, e uma heresia.

Se me oferecessem os valores que eles vao para la ganhar nem pensava duas vezes. E muito facil ser moralista no papel. E algo que se apelida de ‘sindrome Robles’.
Nao ha como negar a natureza humana e por isso e que o capitalismo tem ganho de goleada a todos os predecessores.

Eu acho que ele tem todo o direito a fazer publicidade para manifs, ir a manifs ou ter as posicoes politicas que bem entender. Nao me faz qq confusao.
Ja a manif em si e um bocado estupida… ha 1 ano e meio os que se queixam deram uma maioria absoluta ao PS. Depois o objeto da manif e uma coisa puramente abstrata como ‘uma vida mais justa’.

Eu fico muito assustado pois cada vez mais me parece que a geracao mais qualificada de sempre e uma geracao de idealistas bacocos.

3 Curtiram

Por acaso essa é uma discussão interessante. Se hoje em dia há alojamento local por todo o lado em Portugal (Lx sobretudo) e os precos são estratosféricos porque Lx é uma cidade muito requisitada, então há muita gente a fazer muito bom dinheiro com isto. Portanto tenho algumas dificuldades em perceber a conversa de que só os estrangeiros (nómadas digitais entre outros) é que vêm para Portugal com dinheiro no bolso e que a coisa vai de mal a pior para os tugas e que os salários isto e aquilo e não sei quê. Há certamente muita gente (portugueses) a facturar imenso com isto dos alojamentos. É certo que não toda a gente, mas ainda assim muita gente…

… o que em teoria vai alimentar a espiral de aumento dos precos das casas e etc (Portugal deve ser dos poucos países onde não existe ainda uma queda dos precos da habitacão e se calhar percebe-se o porquê). A longo prazo, o custo de vida em Portugal vai tender para a paridade com os restantes países europeus (porque é também em parte suportado pelas posses dos portugueses que têm bastantes rendimentos à conta das actividades directa ou indirectamente relacionadas com o alojamento/habitacão),

1 Curtiu

O problema em Lisboa é uma conjugação de vários fatores, nómadas digitais, Erasmus, pessoal que vem passar uns dias, pessoal que vem passar uma temporada, investidores, europeus com algum guito que querem um sítio bom para passar a reforma, pouca ou nenhuma construção nova, estudantes, etc etc. Uma tempestade perfeita no fundo

Eia bem oh Paracelsus…

Estás a faze aí uma caldeirada jeitosa…

Por muitos AL que existam isso não representa sequer uma fatia minimamente relevante da população, e mesmo dentro dos proprietários de AL, aposto o que quiseres que uma fatia bem considerável é estrangeira.

Não é só dizer “vou abrir um AL no centro do Porto” e tá feito.
São investimentos muito grandes que um gajo como eu, que até tem um bom income mensal para a realidade do país, não pode sonhar fazer sequer.

Depois, estás a misturar business owners, que obviamente sendo o risco maior para eles, a teoria é de que haja melhor compensação, com o trabalhador comum por conta de outrém.

O turismo dá dinheiro a muita gente sim, mas não existe valor acrescentado, não existe perspectiva de crescimento eterno, vai parar em algum ponto, e dpeois vai diminuir, como em todo o lado.
Há N problemas associados a uma economia à base de turismo.
Por acaso ainda ontem estava a ter uma conversa interessante com um colega americano sobre isso, porque ele estava a perguntar-me sobre o fenómeno dos vistos gold e de muitos americanos irem passar a reforma para Portugal.

Lisboa tem mais Alojamento Local por habitante, do que Paris, Londres ou Amsterdão. Já se for quilómetro quadrado, Lisboa tem o honroso segundo lugar.
Há uma freguesia em Lisboa que 50% é Alojamento Local.
Talvez o Alojamento Local seja um problema.
Mas só talvez claro.

1 Curtiu

A questão do alojamento local, dos turistas e dos vistos gold é que antes dessa brincadeira toda, ninguém queria viver em Lisboa. Lisboa era composta por meia dúzia de artérias que tinham prédios mais ou menos recentes, mas ninguém queria viver na Graça, nem em Alfama, nem em nada que se parecesse que só tinham casas de merda, a cair aos bocados, cheios de velhos do bairro que se aguentavam por lá porque as rendas eram baratas. Como as rendas eram baratas, também ninguém queria comprar as casas que estavam ocupadas pelos velhos porque… não tiravam qualquer tipo de rendibilidade do arrendamento. Resultado, tinhas uma Lisboa decrépita, feia, envelhecida e com prédios velhos, mal cuidados e sem grande desenvolvimento. A determinada altura, Lisboa ficou na moda, o pessoal decidiu dar uma lavagem aos prédios e começar a revendê-los e descobriram que era mais fácil arrendá-los durante uma semana a gente que pagava muito bem, do que arrendá-los por 50 anos a velhos que não têm onde cair mortos. Foi o que permitiu renovar as fachadas dos prédios e os interiores dos prédios.

Olhando em retrospectiva, o Alojamento Local dentro da cidade é problemático? Do meu ponto de vista, no que ao arrendamento diz respeito, não seria caso pudesses ir para a periferia, confortavelmente e tivesses acessos a este centro da cidade, com turismo e renovado. O problema é que deixaste de poder ir para a periferia, porque simultaneamente ao alojamento local, vês uma procura selvática de alguns polos que têm transportes perto para entrar na cidade e, em simultâneo, vês uma procura selvática de polos habitacionais que podes arrendar a uma franja da população que cresceu exponencial e repentinamente (o pessoal que veio de Marrocos, Indias, Bangladeshes, Argélias, Egiptos, Brasis, etc.). Este pessoal tem dinheiro para pagar um apartamento que as pessoas da classe média teriam dinheiro para pagar? Supostamente… Não. Um casal de classe média, capaz de suportar uma renda de 600 a 900€ na periferia por um T3, não consegue concorrer com 12 gajos que cada um paga 150€ por uma cama e quando estes 12 gajos que cada um paga 150€ por uma cama preferem pagar o dinheiro por baixo da mesa, para o senhorio a coisa também fica manifestamente mais fácil de decidir.

Sendo que, a isto, acresce o seguinte: os gajos que têm os AL estão a fazer muito dinheiro? Estão. Podiam e deviam estar a fazer menos dinheiro, por existir falta de mão-de-obra e, consequentemente, serem obrigados a pagar melhores salários? Sim. Podiam fazê-lo? Não. Portugal abriu as portas a toda a gente que está disponível para vir para cá trabalho por uns trocos durante 2 ou 3 anos até que arranjem uma autorização de residência e vão para um sítio onde trabalhem melhor.

Ou seja, o problema não é o alojamento local. O problema não é o turismo. O problema não é só a imigração. O problema é que para a generalidade dos indivíduos, nada disto é um problema ou se focam apenas num só problema sem que cuidem de os resolver a longo prazo.

Há um mérito de Portugal que foi o de publicitar o país de tal maneira que tornaram isto um destino turístico espectacular para a generalidade das pessoas. Esqueceram-se foi de capitalizar isso e de o utilizar como uma fonte de receitas e de reformas.

Eu não olho com maus olhos para o alojamento local. Aliás, arrisco dizer que as limitações ao alojamento local que se estão a impor são tontas. Se vieres a um hotel a Lisboa, o hotel não está vazio por causa do AL. O AL permitiu investimento em bairros que não tinham qualquer tipo de interesse, permitiu rentabilizá-los, etc. Infelizmente, os bairros em causa continuam subdesenvolvidos, com infra-estruturas decrépitas e os passos seguintes que deviam ter sido dados… Não foram. A isto acresce (acrescento) o facto de as autarquias continuarem a demorar anos para aprovar licenças de construção e de utilização.

1 Curtiu

Eish nao digas isso… e que de repente parece que ocorreu uma amnesia coletiva.
Ja ninguem se recorda da bandalheira que eram os centros do Porto ou Lisboa antes do AL e da ‘salvacao’ que foi aparecer o AL e comecarem a investir la.

E muito facil de perceber porque. Porque ha falta de oferta.
Mas do ponto de vista governamental, e muito mais facil procurar bichos papoes e bodes expiatorios no turismo e AL. Porque assim da para sacudir a agua do capote.

Sem o Alojamento Local, o Turismo era bem menor porque faltariam sítios para os turistas dormitar. Uma % do AL é de projetos de reabilitação urbana, sem a rentabilidade do AL poucos estariam a investir na reabilitação, o arrendamento de longo-prazo é pouco rentável.

Apostaram no Turismo, por isso, é normal que haja uma resposta à procura. Em Lisboa e Porto desconheço, mas no Funchal em 2340 registos de AL, 111 possuem 2 ou + imóveis. Ou seja, estamos a falar em torno dos 20%, a maioria possui apenas um imóvel distinto da sua habitação. É um salário médio extra (a média está ali algures entre os 1200€).

E o AL está a gerar muita receita para o Estado. Como é hábito neste País, tudo o que gera receita é para taxar bem, se continuar a gerar receita, voltamos a taxar e se ainda respirar, mais uma taxinha. Deixou de gerar receita? Sai um apoio.

1 Curtiu

Neste tópico nao lidam com o nosso proximo primeiro ministro

“Eu Às vezes penso que devia liderar o CHEGA e PSD ao mesmo tempo” :laughing: :laughing: :laughing:

1 Curtiu

Espera espera… estás a dizer que o Ventura vai ser o próximo PM ao mesmo tempo que ele diz que nunca irá fazer qualquer acordo com o PS…

… assumes então que na tua cabeca existe uma realidade qualquer em que PS + todos os outros partidos (que não o Chega) têm menos de 50% dos deputados ou então que outros partidos que não o PS (excepto o Chega) vão aceitar o Ventura como PM. É isto? :exploding_head:

Eu também estou entusiasmado mas vamos conter o entusiasmo por enquanto

O Hayek a ter sonhos húmidos como se tivesse 16 anos e ejaculaçôes espontâneas (e precoces) :rofl:

1 Curtiu

Nem ele acredita no que diz

1 Curtiu