Queres ver que Portugal desde que é democracia que esteve a mandar dinheiro para a Ucrânia ![]()
![]()
Mas queres falar de quê? Das transferências de fundos europeus no âmbito de uma política monetária, comercial, agrícola, etc. comuns e no âmbito de um mercado comum?
Se a UE dá x milhões a portugal para construir auto-estradas, o governo não pode pegar no dinheiro e ir financiar as PME do interior - é auto-estradas que tem de construir. Se a UE dá x milhões a portugal para reabilitação urbana, o governo não pode pegar no dinheiro e construir um parque industrial - é reabilitação urbana que tem de se fazer. Se a UE dá x milhões a Portugal para bolsas de doutoramento da FCT, o governo não pode pegar no dinheiro e criar uma incubadora de empresas - é bolsas de doutoramento que tem de conceder; para além que depois não há garantia nenhuma de que Portugal beneficie com isso a longo prazo, porque não pode impedir que o bolseiro, assim que se veja com o diploma na mão, pegue na sua expertise e vá aplicá-la noutro país qualquer.
Se não percebes a diferença entre isso e a injeção de dólares pelos EUA em Taiwan no pós-guerra, é natural que nem saibas o que dizer.
…
![]()
O Sócrates até ficou corado com este post. ![]()
Mas qual é o saldo desses milhões?
Recebemos quanto e contribuimos com quanto?
Já reconhecem que é uma invasão?
Não que mude absolutamente nada, nem para nós nem para os Ucranianos, mas sempre reconhecemos.
Foi so o Socrates? O Socrates talvez seja o mais emblematico por causa das PPP rodoviarias ruinosas, mas o Cavaco e outro que governou 10 anos, numa altura em que o controlo a utilizacao dos fundos era praticamente 0 e nem vale a pena referir o quao ruinoso foi…
Mas hey, ja sabemos que no fundo no fundo ate estamos muito bem, afinal so temos das maiores dividas publicas do mundo, das maiores dividas externas, um estado social muito superior ao que conseguimos pagar com uma falencia certa e ainda so fomos intervencionados 3x pelo FMI. Tambem nao podemos exigir demais aos nossos politicos.
Não me surpreendia nada que na próxima década fosse necessária uma 4a intervenção do FMI e com isso continuamos a colecionar décadas perdidas de desenvolvimento. Infelizmente podíamos viver quase num paraíso com bom tempo e boas condições mas não há visão ou cojones para começar a mudar as coisas infelizmente
Nao digas isso camarada… ainda muito bem estamos nos. Nao podemos exigir mais dos nossos politicos
Não foi sempre… aliás, essa noticia que ai tens, só foi noticia precisamente porque foi a 1ª vez que alguém ligado ao PCP usou oficialmente o termo invasão… e isso aconteceu 2 meses e 2 dias APÓS a invasão Russa.
E mais… o PCP fez já uns 15 ou 20 comunicados oficiais relacionados com a guerra e não me lembro de em nenhum ter lido a palavra invasão, mas em todos é sempre destacado que o causador desta situação foi a própria Ucrânia, os USA e a NATO. Não há um único comunicado que não refira isso… bem como não há um único comunicado que não chame Nazis aos Ucranianos.
E apesar de em alguns comunicados o PCP de forma ligeira dizer que o governo Russo é Capitalista (esse grande inimigo do Comunismo), não há um único comunicado ou sequer um único paragrafo a condenar a invasão Russa, a condenar o posicionamento da Rússia ou a forma como conduz este processo.
Pior, o PCP no mesmo comunicado que chama de Poder Capitalista à Rússia, defende/justifica a sua intervenção no dia que a mesma ocorreu:
Importa, ao mesmo tempo, sublinhar que não é expectável que a Rússia, (…), considere aceitável que seja incrementado junto às suas fronteiras um cerco militar por via de um ainda maior alargamento da NATO.
Ou seja, o PCP chegou ao limite de, não só não condenar a atitude bélica desproporcionada de um Pais que chama de altamente Capitalista, como ainda lhe arranjar justificações para as suas atitudes.
@Danix já disse que tenho uma história pessoal muito ligada ao PCP por via da minha juventude e mesmo histórico familiar, uma vez que provenho de uma família que durante décadas fez parte da resistência antifascista. Tive ainda o prazer de crescer a ouvir histórias dessa mesma resistência e tal como também já cá referi, cheguei mesmo a partilhar mesa por diversas vezes com históricos fugitivos do forte de Peniche bem como elementos do comité central do PCP.
Apesar da mágoa que tenho por muitas destas pessoas já terem falecido, por outro lado dá-me um certo descanso, pois tenho a certeza que não se reveriam minimamente no PCP atual… Aliás, muitas ainda em vida, desligaram-se do PCP ao longo dos últimos 20 anos, sendo que algumas até fizeram questão de referir que até tinham deixado de votar no partido.
Com a história da Ucrânia, não consigo deixar de pensar que o PCP atual é uma traição às bases do partido, àqueles que deram anos da sua vida para que o partido existisse.
Algo que também me tenho lembrado, é das histórias e aventuras daqueles que lutaram contra o fascismo Salazarento. Pelas tuas posições, tenho a certeza que cresceste a ouvir histórias semelhantes.
Mas sabes porque me tenho lembrado disso agora? Porque todas as histórias eram sempre justificadas com palavras como “luta pela Liberdade” e “para se poder falar”… estas foram as expressões e justificações que ouvi diretamente da boca de muitos que perderam anos de vida nos calabouços da PIDE… Expressões que também deves ter ouvido… E penso muito nelas agora… penso nelas, porque nunca ouvi ninguém dizer que “lutou pelo comunismo” ou “em defesa do comunismo”, isto apesar de serem todos comunistas… pode ser um acaso, mas agora penso muito nisso.
O PCP tem desiludido as suas bases desde o 25 de Abril e com muito enfoque nas ultimas 2 décadas. Lembro aqui o que se passa numa cidade que conheço/conheci bem, a Marinha Grande.
Histórico bastião comunista, da pouco conhecida revolução vidreira do 18 de Janeiro e da muito conhecida luta operária vidreira dos anos 90. O PCP na cidade era tão forte que a sede do partido feita nos anos 80, é ainda hoje considerado um imponente edifício.
As TVs sempre que se referem à Marinha Grande, falam em bastião comunista e tenho a certeza que os users do fórum, pensam exatamente o mesmo. O que poucos sabem é que a nível autárquico nos últimos 30 anos o PCP apenas conseguiu governar 4 e neste momento já só é a 3ª força politica… O que poucos sabem, é que a nível legislativo já nem conseguem chegar aos 10% ou seja, nem 2.000 votos conseguem ter… e isto num dito “Histórico Bastião Comunista”… mas para o PCP está tudo bem… não há que refletir porque se passa de 40% do eleitorado para menos de 10% num dos seus “bastiões”.
Já o digo há décadas e já o escrevi no fórum: o PCP de 24 de Abril não é o PCP do 26 de Abril. Os Comunistas do 24 de Abril, não são os Comunistas do 26 de Abril. A 24 de Abril lutava-se por um ideal de Liberdade para Portugal. A 26 de Abril lutava-se por um ideal da URSS, uma luta que o PCP ainda hoje teima em continuar.
O PCP traiu os principais valores de Abril (Liberdade) e um partido pelo qual sempre tive um enorme carinho hoje tenho nojo.
Durante décadas fui “desculpando” algumas posições do PCP dado que as mesmas eram resquícios da sua história e a história não se apaga de um dia para o outro… mas agora, 30 anos depois da queda da URSS, depois da Rússia ter implementado um sistema oligarca e Capitalista, depois de todas as agressões que se sabem de Putin e da Rússia… depois de tudo isto que estamos a viver… e mesmo assim o PCP não se consegue desligar das diretrizes que vêm da Rússia e isso é notório nos seus comunicados onde utilizam a mesma linguagem, onde criticam o invadido e onde justificam o invasor.
Ironia com coincidências
Recentemente estava a olhar para o símbolo da CDU e sorri… na minha mente o mesmo parece uma premonição do que está a acontecer ao PCP. Vemos o símbolo comunista ser procedido por uma flor de girassol (símbolo do PEV)…
Com o cheiro a putrefato que o PCP aos dias de hoje emana e ao ver o símbolo da CDU, só me consigo lembrar da “transição” que o mesmo representa e o quão está ligado aos recentes acontecimentos da Ucrânia:
Ahahahahahahah
Diz antes: houve muitas pessoas que devido à sua ignorância não perceberam que um partido comunista era obviamente um partido totalitário
É totalitário hoje e será amanhã tal como era há 100 anos atrás
Tambem tenho nao uma mas varias historias dessas, inclusive de varios familiares, sendo que o meu avo paterno era um comunista indefetivel, empregado fabril durante 51 anos, com o qual nao era possivel sequer discutir qualquer assunto relacionado com politica que nao fosse a exaltar o PCP…
Mas depois aqui discordo totalmente… o PCP nao tem desiludido as suas bases. O PCP sempre foi isto. As bases que ficaram desiludidas e porque estavam iludidas por si proprias e nao pelo PCP. O PCP nunca escondeu aquilo que era.
A diferenca e que no pre-ditadura, sendo praticamente o unico movimento anti-fascista com capacidade de luta efetiva, acaba por ser um agregador anti-fascismo e acredito que muitos dos que lutaram ao lado dos comunistas, na realidade era tao comunistas como eu. O que para o PCP pouco interessa pois sao um partido autocratico, de opiniao e gestao unica controlada pelo comite central. Isto mesmo se ve nos apoiantes do PCP, e como as minhas raizes sao pobres a rocar o miseravel (o meu avo paterno era empregado fabril, o meu avo materno era agricultor) o que nao me falta na familia sao comunistas ou ex-comunistas, e os que ainda hoje permanecem comunistas sao aqueles a quem a democracia lhes diz muito pouco.
Ja eu acho que o PCP era e e exatamente o mesmo, a diferenca e que a partir de 26 de Abril muitas pessoas anti-fascistas descobriram que isso nao fazia delas comunistas. Porque o PCP a 24 de Abril nao lutava pela liberdade. Nao vamos cair nesse engodo. Algumas pessoas do PCP lutavam pela liberdade, mas nao o PCP enquanto partido.
Ninguem diz que Estaline quando fez parte dos aliados que derrotaram a alemanha, lutou pelos direitos humanos e pela liberdade. Lutou contra a Alemanha e o regime Nazi de Hitler, mas isso nao quer dizer que tenha lutado pela liberdade. Sao questoes meramente circunstanciais.
Deixa la que nao foste o unico… e engracado esta semana estava a falar com os meus colegas Romenos sobre as eleicoes francesas e acabei a dizer que em Portugal tivemos muita ‘sorte’ pois com esta historia da Ucrania temos todos os partidos democraticos alinhados menos o PCP que antes suportava o governo. Eles disseram que ficam sempre espantados em ver partidos comunistas noutros paises europeus, pois na Romenia nem sequer uma sede os deixariam ter. Nas suas palavras? ‘Comunism? We already had it and thanks, but no thanks’. Alias, e um denominador comum de todos os paises ex-URSS com quem tenho trabalhado, seja com Polacos, Hungaros, Romenos, Eslovacos… um pouco a semelhanca daquilo que e a percepcao que em Portugal se tem de partidos de extrema direita/proto-fascistas (nao incluo aqui o Chega que e acima de tudo populista). Em Portugal como nunca vivemos debaixo de um paraiso comunista, tendemos a ser condescendentes com o PCP, desculpando posicoes, ignorando atitudes e discursos, assobiando para o lado perante todas as coisas horrorosas e obscenas que o PCP tem feito e dito ao longo do tempo. Nao e possivel chamar um partido democratico cujo lider so muda quando morre. Nao e possivel chamar um partido democratico quando nos sindicatos por si controlados os lideres so mudam quando se reformam…
A posicao do PCP perante a guerra da Ucrania nao e nada de novo. O PCP sempre defendeu a saida da NATO, do Euro, do pacto de agressao, sempre condenou as grandes democracias e apoiou as grandes ditaduras, portanto quanto muito podemos dizer que estao a levar a sua coerencia ao extremo ja que faziam melhor em manter o bico calado, mas se ha algo que a posicao do PCP nao e, e surpreendente.
E hoje, dia 6 de Maio de 2022, todos aqueles que ainda defendem ou desculpam o PCP sao precisamente aqueles para quem a democracia lhes diz muito pouco.
Estamos a fazer 50 anos de democracia, ja faz muito tempo mas ainda e ‘recente’. A historia do PCP no futuro nao deixara qualquer duvida sobre o que foi e o que e o PCP. Atualmente ja pouco valem, e no futuro estao condenados a desaparecer pois uma sociedade evoluida percebe que com todos os defeitos, a democracia e melhor solucao que qualquer forma de totalitarismo.
Andaste distraído então.
O PCP sempre condenou a Guerra, desde a 1°hora.
Não toma é o partido do Ocidente nem das suas soluções para este problema.
Mas isso já foi sobejamente discutido aqui não me vou repetir.
Ainda percebo menos… se reconhecem haver uma invasão, por que razão deve o invadido parar as suas accões de resistência? Porque é esse parte do argumento do PZP.
Antes do 25 de Abril não havia a disseminação de informação que há hoje. Não podemos olhar para esse momento com os conhecimentos de hoje.
Dito isto, o Partido Comunista era para estas pessoas antes do 25 de Abril, aquilo que dizia que era.
E eles diziam que eram “Liberdade”, “Fim do Fascismo”, “Democracia”…
Além do que me foi contado, tenho espolio de algumas reuniões comunistas e era este o cenário que era pintado. Era isto que representava o Comunismo para estas pessoas. Também se abordava o tema dos direitos dos trabalhadores, pois este era um tema altamente agregador das massas dada a exploração desumana existente à época.
Pouco ou nada se falava da politica comunista. O que era mostrado, era apenas o exemplo imaginado da URSS, fruto de uma realidade paralela criada pela propaganda.
A receita era básica: Comunismo = URSS = Liberdade, felicidade e justiça laboral.
O PCP cresceu pelas “bases” e as bases foram enganadas, dai eu dizer que “desiludiram as bases”.
100% de acordo e 100% real
Apesar de todas as influências familiares e ambiente envolvente, nunca fui comunista, pois sempre tive a liberdade e curiosidade de ler e o que lia acerca do comunismo, e não gostava.
Na brincadeira e em discussão com alguns comunistas, várias vezes lhes dizia que na verdade eles eram mais Capitalistas que Champalimaud, só ainda não o sabiam.
Isso tudo isto não me impediu de respeitar a historia e as pessoas que me rodeavam e por elas existia a tal “desculpabilização” das alucinadas posições do partido… confesso até, que em 1992 quando Carvalhas subiu a secretário geral, coincidentemente com o fim da URSS e o crescimento da UE, pensei que o PCP deixasse a matriz soviética e abraçasse finalmente um Comunismo de Abril. Lamento que não o tenham feito e acredito piamente que ai “mataram” o PCP.
Surpreende-me no sentido que pensei que se iam remeter ao silencio tal como fazem sempre que os temas lhes são incômodos, como o caso da Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, etc…
Nunca pensei que o PCP viesse ativamente a terreno atacar a Ucrânia utilizando exatamente os mesmos chavões de Putin.
Concordo a 100%
Uma boa frase @Danix
Mas diz-me lá então, quais são as soluções do PCP para a Ucrânia após a invasão Russa?
Deixar-se ser invadido sem resistência, depor as armas, desistir de um Presidente e Parlamento eleitos democraticamente para serem substituídos por nomeações Russas, mesmo que esses nomeados sejam abominados pela população (como aconteceu no Dombass). E ainda deixar que a maioria da população que se considera pró-europeia seja “educada” segundo os preceitos Russos e quem não aceitar ser “internado” para ser reeducado.
É esta a solução que o PCP defende?
A opinião pública tem andado a brincar às palavras, primeiro porque dá jeito enfraquecer o PCP, segundo porque a larga maioria de seres come a palha que a CS lhes dá a comer.
Como deves calcular, a mim cá no meu íntimo estou-me cagando para a posição do PCP, não altera absolutamente nada do que se está a passar na Ucrânia e também não altera nada na minha vida nem nas minhas possibilidades de voto.
Eu ainda poderei votar no BE, no Livre e até no PS se o PCP for extinto, acabar ou implodir.
Posto isto, e comentando de forma totalmente despreocupada e desinteressada, para mim o que está em causa é:
- O PCP condena a Guerra
- O PCP não acredita que a Ucrânia possa derrotar a Rússia, mesmo com a ajuda da NATO (armas e treino)
- Tendo isto em consideração, a tendência é esta Guerra perdurar no tempo e trazer ainda mais destruição e morte principalmente para o povo Ucraniano.
- A solução preconizada é uma mediação para a paz que acabe de uma vez por todas com isto
Já agora, achas mesmo que o que chateia o mainstream português é a posição do PCP sobre a Guerra ou o “poder e influência” como lhe chamam por estas bandas sobre os sindicatos e funcionários públicos?
O problema mesmo é que aquando a coisa começar a apertar para os mesmos de sempre, vão ser os gajos do PCP que vão estar nos piquetes, que vão às manifestações e que vão dar apoio jurídico a quem precisar
As rosinhas de estufa, os radicais e os livres ficam na caminha até tarde, gostam pouco de apanhar frio, de apanhar uma insolação, ou de ficarem rocos
Mas enfim, eu nem devia estar a chatear me com isto, a vida a mim até me corre bem.
Mas também eu tenho familiares que são do PCP e já deram muito mais à causa social que aquilo que alguma vez receberam
O mainstream português está chateado com a posição do PCP???
O que tenho visto é o PCP a julgar-se mais importante do que efetivamente é, com toda uma vitimização como se fosse um alvo relevante só porque têm sido relevado factos sobre o partido e sobre esta guerra.
Querem ver que agora o mainstream não pode noticiar comunicados do PCP? Não podem comunicar ausências do PCP na AR? Não podem comunicar conferencias de imprensa promovidas pelo próprio PCP??
E quanto à ligação de poder e influência PCP → Sindicatos…
Diz-me quantas greves houve no Metro de Lisboa durante a geringonça? E depois explica-me porque houve mais greves em 5 meses após PCP perder representatividade do que durante 6 anos… não teve nada a ver?
Infelizmente os sindicatos continuam a perder militantes e tal como o PCP ainda não perceberam porquê. Pode ser que um dia acordem.
Para quem diz estar algo ligado ao PCP, no meu entender parece-me que conheces pouco a fibra de que são feitos.
Isto não é uma prova de velocidade, é uma maratona…
Ninguém aqui vai desertar de Portugal, nem emigrar…
O tempo é o melhor conselheiro.