Política Nacional - Parte 1

Sim, a Divida Privada tem um peso enorme na atual sistuaçao economica de um país. E nao é medida em % do PIB por acaso…

Se bem que Italia e Espanha tem ambas dividas publicas altissimas.

A Espanha é no geral um país com boas infra-estruturas, mas isso também vale o que vale quando não tens riqueza para sustentar essas infra-estuturas. A longo prazo um país que tem recursos, produção e boas infraestruturas está sempre melhor posicionado que um país que não tem bons recursos, nem boa produção. Pois as infra-estuturas custam dinheiro a manter.

Países como Portugal e Espanha ou Grécia, optaram um pouco mais pela via social, pela via do crédito e da divida estatal para criar infraestruturas que pouco ou nenhuma riqueza geram de volta para sustentar esses serviços e infraestruturas criadas. A longo prazo esta situação como já se vem arrastando desde 2000 não é nada sustentável e condena gerações à miséria. ( Não que a Itália esteja muito melhor, mas a longo prazo o país não se tornará tão instável e miserável tão rapidamente )

4 Curtiram

Amen.

https://www.pordata.pt/Portugal/Endividamento+das+sociedades+não+financeiras+privadas+em+percentagem+do+PIB+total+e+por+sector+de+actividade+económica-3001

Muito semelhantes, portanto

Interessa muito produzires nenhuma riquesa se depois chegar a todos.

1 Curtiu

Sim o Segredo da Economia é esse…

Nao produzir rigorosamente Riqueza nenhuma…

… e depois pedir e exigir a distribuiçao dessa mesma Riqueza. :green_heart:

Eu também tenho seguro (medis) pago pela empresa onde trabalho, não uso muito mas quando é preciso da um geitão.
Ainda há pouco fiz uma RM e safou-me 240€ (300€ se fosse á minha conta vs 60€ que paguei pelo seguro) nem sequer considerei o serviço público.

Tu não percebeste mesmo nada do que eu disse, pois não?

Eu estou a tentar demonstrar-te que o desenvolvimento de um país, além de ser condicionado pela política económica que possa seguir, não se pode dissociar de uma série de outros fatores, como a situação geográfica, a disponibilidade de recursos, a literacia dos seus habitantes e a sua própria história.

E peguei no top-20 dos países com maior PIB per capita para te demonstrar isso mesmo.

Uns são paraísos fiscais, e os seus habitantes beneficiam dos milhões que são lavados por empresas offshore para não serem tributados noutros países. Portugal é um paraíso fiscal?

Outros são produtores e exportadores de petróleo. Portugal tem petróleo?

Outros andam há 5 séculos a alfabetizar todos os seus cidadãos porque isso fazia parte da sua doutrina religiosa. Portugal alguma vez teve uma tradição luterana? Ou não teve de esperar pela segunda metade do século XX para alfabetizar a população?

Outros estão numa situação geográfica que facilita a comunicação e transporte com outros países, o que por sua vez acelera a difusão cultural, a deslocação de pessoas e as trocas comerciais. Portugal está no centro da Europa? E faz fronteira com quantos países?

Outro (Taiwan) recebeu injeções de capital dos EUA por razões geopolíticas, os quais aproveitou para se modernizar até se ter tornado um dos maiores exportadores de microprocessadores. Portugal recebeu alguma ajuda desse tipo ao longo do século XX?

Outros têm 30% e 60% de terra arável. Portugal tem 10%.

E alguns apresentam uma combinação de vários desses fatores, ao passo que no caso de Portugal tudo se conjuga contra.

Deu para entender assim?

1 Curtiu

Os milhares de milhao em fundos de coesao nao sao ajuda? :slight_smile:

Nao falaste tambem do plano marshal… como nao participamos na guerra nao tivemos direito… outra desculpa :clown_face:

Teve lucros de 500% :joy:

A esquerda tem tanto agilidade mental como literacia financeira

https://twitter.com/AlexiLapas/status/1521963807979057154?s=20&t=GiJQLMqzfpNlFNO4W4M-Uw

O caraças é que eram os comunas que tinham essa representação em exclusivo, aqui no burgo.

Vai na volta, os mesmos comunistas não valorizam nada disso. Valorizassem esses conceitos como liberdade, democracia, auto-determinação, com todas as questiúnculas que pudessem colocar relativamente à Ucrânia, jamais se colariam aos russos, jamais entrariam no actual esquema de lavagem propagandística ao serviço da Rússia.

Não fui eu que empurrei o PCP para o buraco onde ele se encontra, foram eles que se quiseram lá colocar. Verdade ou mentira?

1 Curtiu

Por acaso até acho que mamamos do plano marshall, sabe se la como.

Que têm de ser gastos quando a UE quer e como a UE quer, que geralmente é em infraestruturas de transportes e em ambiente e energias sustentáveis - setores onde Portugal até nem está muito mal.

Nada a ver - nem no volume de capital - com o caso dos USA/Taiwan, que até tem outras nuances: quando o governo nacionalista fugiu dos comunas e se pirou para Taiwan levou reservas de ouro e arrastou consigo toda uma elite intelectual e empresarial da China continental. Ou seja, desde a sua génese como país independente, Taiwan nunca foi propriamente apenas um país de campónios e pescadores sem terem nada a que se agarrar.

Não participámos na guerra nem tínhamos capacidade para participar, de tão atrasado que o país era.

1 Curtiu

Agora não são os comunas, mas são os sucedâneos dos comunas!

Mas tanto se fala da dívida pública e estes idiotas do Governo se tivesssem um dedo de testa criavam a sua gasolineira nacional, vendiam o combustível mais barato e lucravam; - secavam estes FDP sangessugas todos e ainda fechavam o buraco do défice.

Meu Deus… depois disto nem sei o que dizer…

Bem fico me por aqui.

Mas qual buraco?

Já uma vez te perguntei onde é que tu andavas em todas as outras guerras e invasões que se passaram nos últimos 10 ou 20 anos da história. Ou há guerras, mortes e sofrimento humano mais legítimos que outros?

Então mas agora a Guerra da Ucrânia é referencial exclusivo para avaliar o que quer que seja?

Somos todos contra a Invasão da Ucrânia pela Rússia. Ponto. Não há qualquer dúvida relativamente a isso.

Bem, se calhar até há.
Há aqueles que continuam a fazer negócios com os russos nas costas e na frente é só palmadinhas nas costas aos Ucranianos.

Há muita hipocrisia nesta história toda.
A nossa posição é clara: somos contra a Invasão mas não gostamos nem de Zelensksy nem das posições ambíguas e seletivas da NATO.
Não tenho culpa não que consigas perceber isto.

Imagina que uma pessoa minha conhecida de quem não gosto é assaltada.
Logicamente irei lamentar esse facto.
Mas isso não faz com que passe a gostar dela.

Mas isto é um parêntesis nas minhas preocupações e pensamento político.

Eu sou português e acima de tudo interessa-me Portugal.
Apesar de tudo, ao início fiz um donativo em € e outro em roupas e comida.

Mas entretanto “desliguei”

1 Curtiu

A sério?

Por acaso até há. Se por exemplo os Ucranianos entrassem Rússia dentro rumo a Moscovo agora, eu acho que era mais legítimo que a guerra pírrica que o Putino começou.

Todos menos o PZP.

Aquilo que vocês querem realmente é descrito perfeitamente na expressão “you can’t eat your cake and have it too”.
E se reparares bem, começa por “you can’t”.