Deixo também aqui uma outra análise de uma possível próxima invasão sem sentido.
… and get the United States oil for the United States
A Rússia negava o direito à Ucrânia de ser um país; a China nega o direito à Formosa de ser qualquer coisa que não seja uma parte da China; os EUA afastaram o ditador de um país mas aceitam que este exista, e ainda nem é claro que forcem a mudança de regime…, não é o mesmo.
Aí, só a China pode ter uma palavra muito importante, o resto é irrelevante.
É possível mas também é possível o contrário.
Há população russófona nesses territórios.
Não esquecer que essa resposta - por enquanto - está dependente do quanto a Ucrânia é ajudada a partir de fora.
O povo não fica certamente pior, mas também não deve ficar muito melhor.
A diferença é que a riqueza que era extraída apenas para a cúpula política e militar da Venezuela, agora vai ser extraída apenas para os EU.
Familia Venezuelana de longa data, amigos da minha familia, acordaram os meus pais às 7 da manhã com um telefonema, a chorar de felicidade.
Sairam da Venezuela á cerca de 30 anos…na altura do Chavez.
Aceitam que existe enquanto país, desde que funcione como uma espécie de colónia.
A ambição imperial dos EUA na Venezuela não é diferente da ambição da Rússia na Ucrânia ou da Cinha em Taiwan, talvez até com outro tipo de propriedade neste último caso.
Aquilo que existia na Venezuela era um regime podre, corrupto e totalitário, tal como tantos outros que os EUA apoiam por esse mundo fora. O que fez a diferença neste caso foi a riqueza mineral que os EUA pretendem explorar, via mudança de regime - andam há 20 anos a tentar, duma maneira ou doutra, o poder vigente na Venezuela foi abafando a revolta, desta vez foi mesmo por golpe de estado a partir do exterior.
Parece-me, não sou jurista, uma clara violação da Carta das Nações Unidas.
E ignorar os motivos e ambições dos EUA neste caso em particular, se não é ingenuidade, então é pior.
A mim começa-me a parecer, que a China nunca combaterá por ninguém. Fê-lo na Coreia, mas foi para não ter bases americanas que fizessem fronteiras terrestres com eles. Não os vejo a perder soldados por outros.
Possível, ou então nao. Vamos ver o que vai sair daqui, pelo menos agora há esperança num futuro melhor.
Andam muito a falar de Taiwan, mas Taiwan é uma fortaleza, aquilo so se conquista destruindo tudo, e duvido muito que a China queira isso.
Eu fico contente que o Maduro seja deposto, agora só quem é muito cego pode achar bom ser um país a decidir o destino de outro país. E nem sabemos se isto vai ser positivo para o povo venezuelano ou vai resultar num governo democrático, por isso, esses festejos podem ser precoces.
Pois uma questão que muitos estão a ignorar nisto tudo. Se o Trump cumpriu com as ameças à Venezuela quem diz que não cumpre em relação À Gronelândia. Não devemos assobiar para o lado e esquecer o precedente que isto cria.
O que vai acontecer na Gronelândia é negociação com a Dinamarca para poder aumentar a sua presença militar na região
Os americanos sempre defenderam a sua versão da “democracia” que consiste em colocar marionetas pró-USA em regimes por esse mundo fora para benefício próprio. Por aí, tudo normal.
Únicas mudanças são: 1) desta vez pouco se deram ao trabalho de esconder as motivações (olhando para a reação mais ou menos generalizada, também não era preciso algo mais que vagamente falar em narcotráfico e dizer que vieram salvar a Venezuela); 2) estão o mais afastados de nós desde a 2a Guerra Mundial e nada nos garante que não venham a fazer coisas parecidas na Gronelândia.
Para quem acredita que “agora é que é” para os venezuelanos
… Isto é só uma troca de beneficiário dos recursos petrolíferos da Venezuela (elites venezuelanas → USA).
É preciso espaço para as Private Cities.
A conferência de imprensa do governo americano devia demonstrar a qualquer pessoa que defendeu esta operação militar a perceber que as coisas não vão melhorar na Venezuela.