Política Internacional - Parte 2

Pá, não consegues pagar reformas durante 20 anos, a populações cada vez mais emvelhecidss e com a % da população activa cada vez menor.

Taxar mais as grandes fortunas e os rendimentos especulativos?

De acordo.

Tal pode servir de alívio fiscal aos outros, maior investimentos público, etc.

Mas as SS há 2 décadas que estavam já no caminho de serem insustentáveis, imagine-se agora.

Fds, isto é o verdadeiro significado da expressão comparar o cu com as calças em todo o seu esplendor :rofl::rofl::rofl:

É facto que a LePenn é facha.

Eu não estou a dizer que se tem de aceitar ou proibir manifestações, eu estou a dizer é que tu queres o caos. Tira lá os óculos escuros, que não estás a ver o que os outros escrevem.

É pena que quem tem grandes fortunas e rendimentos especulativos não seja burro ao ponto de os ter na europa.
E taxar uma coisa que é incentivada pelo próprio banco central é muito hipócrita.

1 Curtiu

Luxemburgo, Channel Islands, Suica, Cyprus. (HSBC, UBS, State Street e Brown Brothers)
Ninguem mete o dinheiro todo apenas nas Cayman Islands

Faz confusão entre racismo e xenofobia e nem este segundo termo é realmente aplicável…, mas enfim.

1 Curtiu

Lion já sancionaste a Bianca?

É que tenho aqui uns 20 prints dela a insultar-me, só naquela…

Não sancionei ninguém nestes tópicos, nas últimas largas semanas.
É para abrir candidaturas?

:eyes:

1 Curtiu

1679261536051462

Metam as impressoras a bombar!

Secalhar comeca a ser altura de os depositantes terem a decisao de quanto do seu deposito permitem ao banco utilizar para investimentos/operacoes em troca de melhores condicoes em produtos financeiros.
Ja’ nos produtos financeiros ‘e haver um par de meses do momento em que se accione o resgate do investimento ate’ ao momento que se possa levantar ficando durante 1 ou 2 meses apenas em saldo contabilistico.

Faz soar alarmes? Reparem neste de 2007 e o que aconteceu nesse ano e no seguinte…

A medida que esta’ a ser tomada nao causa crises mas 'e tomada para assegurar liquidez em divisas estrangeiras (USD) das quais os bancos comerciais oferecem depositos ou produtos.

Isto e’ diferente de 2008 pois nao se deve a credito mal parado mas bancos a registarem perdas com os investimentos que fizeram que hoje nao tem grande valor e nao permite cobrir o juro oferecido aos depositantes como forma de atrair mais clientes.

Se tivesses lido as noticias sabias que nao foi o Macron mas a policia de Paris pois nos dias anteriores em vez de se manifestarem, fizeram vandalismo.

Mas isso sao detalhes :slight_smile:

Isto conta como dobrar a espinha ou desmontar mentiras?

Ele fez isso contra a legislacao francesa? Nao e um poder que lhe e conferido pela propria legislacao francesa? Onde e que isto e autoritarismo?

Pessoas com tu, quando escrevem este tipo de estupidez, mereciam realmente ser deportados para as Coreias do Norte ou as Russias para verem o que sao ‘democracias’ a serio quando fazem comparacoes bacocas.

Realmente abrindo as noticias nao se ve uma unica noticia sobre as manifestacoes em Franca…

mas e natural, a maior parte da malta que escreves estas coisas tem o QI de uma avestruz como tal pedir-lhes para ler jornais e um pouco demais.

E ate podia passar despercebido pois os Franceses andam sempre a protestar por alguma coisa.

Pelos vistos constatar o obvio e que pessoas como eu ou tu escrevemos neste topico pelo menos desde sempre e dobrar a espinha…

O Macron nao e autoritario. O Macron e fiel aos seus principios e foi eleito por uma maioria bastante clara para um 2o mandato de onde as medidas que agora fez aprovar sempre fizeram parte. Franca e um Pais grande, portanto qualquer manifestacao facilmente junta mais de 1 milhoa de pessoas. Mas 1 milhao de pessoas a protestar nao e a maioria da populacao. Principalmente com o nivel de polarizacao que la existe.

Alias, se ha algo que eu usaria para definir o Macron, e coragem. O que ele esta a fazer e uma reforma muito necessaria e importante para o futuro da Franca, extremamente impopular e contestada. Mas ainda assim avancar, e preciso tomates. E de alguem que claramente coloca o futuro do Pais, a frente da sua propria imagem ou manutencao no cargo.
Tomara eu em Portugal ter politicos com tomates para impor medidas importantes e necessarias, mas impopulares.

Tu usas muito esta tatica de propagar uma mentira como se fosse verdade. Por isso e que ja ninguem te leva a serio. E MENTIRA QUE O MACRON TENHA PROIBIDO MANIFESTACOES. Fica em caps para ninguem passar sem ler.

Sempre que ha discussoes sobre o estado social ha essa leria de taxar grandes fortunas e rendimentos especulativos. Foi com a taxa sobre os ‘lucros extraordinarios’ que muitos governos implementaram de forma propagandistica. Em Portugal acho que rendia entre 60 a 100 milhoes num Pais em que o Estado gasta 100 mil milhoes de euros… isso e conversa da treta. As receitas (nao lucros) da Google no mundo inteiro mal chegam para pagar meio ano de pensoes em Franca. As receitas de uma gigante Francesa (Stellantis) num ano no mundo inteiro, nao pagam sequer meio ano de pensoes em Franca.

Este discurso das grandes fortunas e rendimentos especulativos da para boa propaganda mas nao cola com a realidade. A larga maioria dos paises europeus gasta no Estado Social incluindo pensoes mais de 1/3 da producao anual (PIB) com um equivalente de receita fiscal. Em franca por exemplo a carga fiscal e 45% do PIB… vejam o valor do PIB frances para se perceber a dimensao de $$ que estamos a falar.

Este tipo de discussoes, mostra bem a falta de cultura economica que existe neste Pais e um pouco por esse mudo fora. Os estados sao sorvedouros de dinheiro e nao existem alternativas de receita que compensem o facto de que com uma sociedade a caminhar para ter muito mais inativos/dependentes que ativos, nao existem milagres.

Foda-se… no topico da politica nacional anda tudo a ir-se aos arames porque as grandes superficies atrevem-se a ter 5% de lucro sobre as receitas. Quando o Estado tem logo a cabeca 23% de margem sobre as receitas, foram todos os impostos 'intermedios (IRS+SS dos salarios que pagam, IRC, impostos sobre os combustiveis usados para o transporte, IMIs sobre as superficies, taxas disto…) Feitas as contas, provavelmente ai 40% das receitas vao para o Estado de forma direta ou indireta e os paladinos acham que a solucao esta em ir buscar uma fatia daqueles 5% que sobram :sunglasses:

No fundamental, acaba por nao ser muito diferente… a diferenca e que em 2008 estavamos a falar dos maiores bancos mundiais, e em 2023 sao bancos de menor dimensao que foram conseguindo escapar ao escrutinio e regulacao. Mas o problema ‘fundamental’ e apostas de risco (que inclui investimentos em negocios duvidosos, manutencao de fracos colaterais ou colaterais sobre-avaliados…).

Nao gosto de fazer futurologia principalmente em assuntos que pouco domino (nao conheco a situacao particular de todo o banco que esta agora a atravessar dificuldades) mas olhando para o que tem sido a economia mundial nos ultimos anos nao fico particularmente espantado… o meu irmao ja leva praticamente 1 milhao e meio de investimento na empresa dele quando ao fim de 4 anos continuam com cash-flows super negativos… e a questao e que nem e particularmente dificil aceder a estes investimentos e financiamentos muitas vezes derivados de emprestimos bancarios.

2 Curtiram

A tua falta de noção e a desse tipo é hilariante. :rofl:

1 Curtiu

Foi ou não foi o excelso Macron que logo apos tomar o poder (vindo da… check notes
… Goldman Sachs) diminiuiu os impostos para os super ricos?
Como é que vem exigir sacrificios à plebe e ao mesmo tempo protege os interesses da ex-empresa e dos ex-patrões?

É verdade ou mentira que as grandes fortunas em 2000 representavam 4% do PIB e hoje em dia representam 13%?
Enquanto continuarmos a debater as migalhas e não começarmos a olhar para o bolo…

Ha diversos relatorios da Ofam que dizem que para resolver os defices da segurança social em frança bastava aumentar os impostos sobre lucros. Valem tanto como o que tu para aqui debitas. Nada contra os lucros… Mas entre proteger o direito ao lucro ou garantir o pagamento de pensoes, sei bem de que lado estou.

Imposto esse que se provou uma estupidez pois logo no 2o ano que foi implementado teve uma reducao de receita significativa… quando nas receitas totais de impostos, mais uma vez representava uma migalha e mais nao era que uma medida puramente populista e contraproducente. Por cada Pais dispostos a medidas daquelas, existem 10 de bracos abertos com medidas opostas. Se de repente por via dos impostos um concelho de administracao te fica 25% mais caro (porque os grandes salarios sao negociados em valor liquido, como nos jogadores de futebol) basta mover a sede da multinacional para o Pais ao lado onde o CA passa a ficar 30% mais barato… ha muita discussao interessante de se ter sobre este tema, mas nenhuma deve entrar pela questao moral.

As pensoes em Franca representam 16% do PIB. Ou seja, expropriar os mais ricos de todas as suas posses ia servir para pagar nem 1 ano de pensoes. :slight_smile: Que solucao brilhante para o problema das pensoes!

No curto prazo talvez. No media prazo, num Pais cujo nivel de impostos ja e elevadissimo, ia servir para afetar ainda mais a competitividade economica.

Estas do lado dos comunistas, que ja tentaram em tanto lado abolir o lucro e o que conseguiram foi fome e miseria. Nao se trata de proteger o lucro ou garantir pensoes. Sem lucro, sem capitalismo, sem ambicao e ganancia nao ha crescimento economico, e sem crescimento economico nao ha impostos para pagar o estado social. Bem sei que agora esta na moda estas ideias meio comunistas… e por isso e que a Europa neste momento nao passa de um mercado de grande dimensao, com os nossos gigantes industriais a serem atacados por todos os lados e principalmente pela classe politica. Tesla, Google, Meta, Amazon, Alibaba… nao existem gigantes multinacionais a aparecer na Europa, e um dos motivos e que existe muita malta que pensa como tu.

:muscle::muscle::muscle:

1 Curtiu