Plantel de Futebol para a Época 2013/2014, um ensaio

Sporting Clube de Portugal 2013/2014 by daniscp

Com a época 12/13 finalizada (finalmente) está na hora de começar a mudança no Sporting Clube de Portugal. Bruno de Carvalho vai ter uma tarefa dura pela frente e por isso quanto mais cedo meter mãos à obra mais sucesso iremos ter. Espera-se varias mudanças a nível de plantel com muitas saídas e algumas entradas (digo eu). Tendo isso em conta decidi fazer um overview do que eu faria do plantel actual do Sporting, incluindo reforços que ajudariam o Sporting a atingir o patamar em que devia estar (Top 3 clubes em Portugal). Começo por analisar as saídas do plantel, umas mais certas que outras.

Saídas

Rui Patricio – Infelizmente é provável que saia pois há muito que se fala que está vendido.
Hugo Ventura – Emprestado pelos Porcos. Nunca jogou um jogo oficial portanto não vai ficar.
Onyewu – Recebe um ordenado muito alto para um jogador que não iria ser titular indiscutível. Aprecio as suas qualidades mas com Rojo cada vez melhor e com os putos (Dier e Ilori) a mostrar qualidades não vejo necessidade de continuar. Não espero grande retorno financeiro pois só tem mais 1 ano de contrato e já tem 31 anos, 500 mil Euros eram bem vindos.
Joaozinho – Final de empréstimo, não tem qualidades para ser titular do Sporting. Fraco a defender, razoavel a atacar e acima de tudo é pouco inteligente na maneira de jogar.
Boulahrouz – Nunca devia ter vindo, sempre teve uma carreira pobre (por todo o lado que passou foi odiado) e é um lesionado crónico. A dispensar.
Pranjic – A dispensar. Fraco para o ordenado que recebe. Fala-se que o Dinamo Zagreb o quer, levem-no
Adrien Silva – Com um ordenado na ordem de 1 milhão de Euros e jogando muito abaixo do que era esperado penso que a saída do Adrien é inevitável. Tem potencial para ser muito melhor do que é mas não encaixou no Sporting por razões que não percebo. Tem um grande pulmão, boas qualidades técnicas, boa disciplina táctica mas não o demonstra em campo. Tem mercado, conseguiremos 4 ou 5 Milhões de Euros facilmente.
Elias – Tem qualidades que o Sporting precisaria, médio box to box, mas não lhe apeteceu jogar no tempo que cá esteve. Recebe balúrdios portanto é impensável que continue (também não acredito que queira voltar). Com contrato até 2016, e jogando bem no Brasil penso que iremos ter alguma fonte de dinheiro vindo daqui. Não vamos recuperar os 7,5 Milhoes de Euros que investimos mas um valor entre 3,5 e 5 Milhões de Euros seria acertado na minha opinião.
Schaars – Este é um caso delicado. Nunca gostei do Schaars, reconheço-lhe liderança e raça mas tem limitações em alguns aspectos do seu jogo. Para além disso não encaixa no sistema de jogo do Sporting, não é um médio defensivo nem é um box to box (pois não tem velocidade nem stamina suficiente para correr muito) que é o que se pede naquela posição de 8 para o 10 ter mais liberdade. Com 29 anos e mais 1 ano de contrato não acredito que renove e portanto seria importante tentar vende-lo para ganhar algum dinheiro. Na época passada acredito que tivéssemos conseguido 4 ou 5 Milhoes de Euros por ele pois fez uma excelente época, esta época foi fraca e portanto o valor acertado seria qualquer coisa como 2 Milhoes de Euros. É internacional Holandês e isso acaba por inflacionar o preço um bocado.
Jeffren – Não faz parte das contas para o plantel devido ao seu ordenado alto e rendimento baixo (não em termos de qualidade mas porque passa metade da época lesionado). Tem o selo de qualidade do Barcelona e ainda só tem 25 anos portanto terá sempre clubes interessados. Ainda no mês passado se falou em muitos meios de comunicação social no interesse do Everton no Jeffren. Pagamos 5 Milhões por ele se não me engano e apesar de ter desvalorizado um bocado acho que iremos sempre conseguir 3-4 Milhões de Euros por ele.
Wolfswinkel – Saída confirmada.

Situações dos restantes Emprestados:

Nuno Reis: Está na hora de integrar o plantel principal. Após 3 anos emprestado, 3 anos onde foi titular do clube onde jogou (Cercle ou Olhanense) já ganhou experiência de jogo suficiente para ser o 4º central. Parte atrás de Dier, Ilori e obviamente Rojo mas é trabalhador e raçudo portanto não vejo nenhum inconveniente para ser o 4º central do plantel. Não é nenhum Pepe ou Ricardo Carvalho mas tem qualidades que deviam ser aproveitadas.
Miguel Serodio: Não conheço as suas qualidades mas estando emprestado a um clube da 3ª divisão e não sendo titular em todos os jogos deixa um bocado a desejar. Acho que vai ser dispensado.
Evaldo: Que fique bem longe de Alvalade. Não conto com nenhuma verba deste manco portanto se o conseguirmos dispensar a custo zero ou empresta-lo até ao fim do contrato e poupar os ordenados que o façam.
Joao Goncalves: Tem 25 anos e fez a 6ªa epoca emprestado, este ano no Guimaraes onde raramente jogou. Não tem qualidade para jogar no Sporting e temos um excesso de defesas direitos (Lopes, Cedric, Arias e até Esgaio pode fazer a posição). A dispensar
Atila Turan: Nunca mostrou grande coisa, pois mesmo nos clubes emprestados nunca foi opção. É um caso atípico, supostamente há 2 anos era dos defesas esquerdos mais promissores do Mundo e de repente eclipsou-se. Tem 21 anos somente portanto ainda está a tempo de dar alguma coisa, para mim fazia a per-epoca. Tem contrato até 2016 portanto é tentar explora-lo ao máximo, laterais esquerdos bons é uma posição rara no futebol. Engraçado que há 2 anos os olheiros do Barcelona (pai do Bojan Krkic) o observaram durante muito tempo para desenvolve-lo na academia e substituir o Abidal quando este se retirasse.
André Santos – Outra situação delicada. Foi emprestado esta época ao Coruna mas pouco jogou. Não o considero um jogador fora de serie mas também não acho que é de deitar fora por 1 Milhao de Euros (que é o que ele vale neste momento…). É uma versão um pouco mais ofensiva do Custodio e este acabou por ter uma carreira razoavel. Com 24 anos ainda tem a carreira toda à sua frente mas acaba contrato em 2014 portanto ou renova-se e aposta-se nele ou é tentar vende-lo. Acho que o cenário ideal seria renovar com ele por valores médios do plantel e mete-lo a fazer a pré-epoca para ver com que atitude se apresenta.
William Carvalho – Titular esta época no Cercle e tem características físicas que o Sporting bem precisa, 1m87. Lembro-me que a sua ultima época de Juniores foi bastante boa e sempre foi titular dos escalões jovens da selecção o que demonstra alguma qualidade. Seria interessante de fazer a pré-epoca e avalia-lo, com contrato até 2014 é preciso fazer a decisão de renovar e apostar nele ou vende-lo enquanto podemos conseguir alguma coisa por ele.
Renato Neto – Já teve oportunidades no plantel principal e deixou sempre desejar. É muito lento no transporte da bola assim como na transição, perdendo a bola infantilmente em muitos lances. Penso que isso não vai ser melhorado portanto não me chateia manda-lo embora. Tem mercado na Bélgica portanto é vende-lo por 1 Milhão de Euros, não acredito que valha mais que isso. Ou então envolve-lo numa troca para a Belgica também não seria uma má opção.
Gelson Fernandes – Acho que está emprestado na próxima época também. Não serve também portanto ele que fique no Sion.
Salomão – Chateou-me ter sido emprestado numa fase em que tinha sido dos melhores jogadores ultimamente do Sporting. O problema é que agora temos Carrillo, Bruma, Viola, Capel para a posição dele portanto não tem lugar no plantel. Também não deve ter mercado portanto o mais que pode render é 1 Milhão de Euros. Acaba contrato em 2014 portanto empresta-lo pode não ser boa ideia pois sai a custo zero a partir de Janeiro. O Salomão é jogador para meter na Equipa B e mete-lo no ginásio 4 vezes por semana que foi o que o United fez ao Ronaldo na 1ª época que lá esteve. Precisa de ganhar massa muscular, tem qualidade para ser um Vieirinha o que não é mau…
William Owusu – Nao sei o que fazer a este. Tem 23 anos e mais 1 ano de contrato. Esta época em 30 jogos marcou 11 golos na 2ª divisão Belga o que só por si não diz muita coisa.
Wilson Eduardo – Nunca fui fã do Wilson pois não vejo nenhuma qualidade excepcional nele assim como não o vejo nem como extremo nem como avançado portanto o outro problema é saber onde ele encaixa. Não tem a capacidade de fintar e de desequilibrar de um extremo mas não pode ser o único ponta de lança da equipa pois não garante golos portanto no 4-3-3 do Sporting não encaixa. Até pode fazer a pré-epoca mas não vejo matéria prima para dar frutos no Sporting. Contrato até 2014 portanto outro na situação do renova e aposta-se ou vende-se.
Bojinov – Ai ai, contrato até 2016 obrigado GL. Vender de preferência ou troquem-no por algum jogador num clube Búlgaro que é onde tem mais mercado. Se não conseguirem que seja emprestado e que poupemos o ordenado pelo menos.
Chettri - Vendido/Emprestado/Equipa B
Chula - Vendido/Emprestado/Equipa B

Plantel Principal – Garantido (para mim)

Guarda Redes: Boeck, Golas
Defesa Direito: Lopes, Cedric
Defesa Central: Rojo, Dier, Ilori, Reis
Defesa Esquerdo: Jefferson
Medio Defensivo: Rinaudo
Medio Central: Andre Martins
Medio Ofensivo: Labyad
Extremos: Carrillo Bruma Capel Viola
Ponta de Lança:

Plantel consoante a pré época: Atila Turan, Andre Santos, Wilson Eduardo, William Carvalho, Zezinho
Actuais do Sporting B para fazer pre-epoca: King, Joao Mario, Esgaio, Rubio, Arias

A contratar:

Medio Centro – Falta-nos claramente um jogador no meio campo que ajude o Rinaudo nas tarefas defensivas qb mas que consiga transportar a bola até aos nossos extremos/nº10. De preferencia seria um jogador com pulmão, capaz de rematar de longe (outro problema cronico do Sporting, ja nao vejo um golo a 25-30 metros há anos), e se possivel com uma estatura elevada. Bolas longas do guarda-redes adversarios caem sempre na zona do meio campo e nós neste momento temos o Rinaudo (1m76), Andre Martins (1m69) e Adrien (1m75) a tentar ganha-las. Resultado não ganham nenhuma…All in all um jogador com caracteristicas do Matic que arrume a casa.

Sugestoes:

Nir Biton (MS Ashdod) Valor Transfermarkt: 450,000€

Internacional A israelita de 21 anos desde há pouco tempo que surgiu ao Mundo em Julho de 2012 quando fez a pré-epoca no Man City fazendo grandes jogos e destacando-se ao lado de Yaya Toure. O City queria o empréstimo com opção de compra mas as regras de jogadores estrangeiros não o permite em Inglaterra pois Biton não tinha internacionalizações suficientes. Surgiu então interesse do Tottenham, Everton e Aston Villa mas nunca se concretizou uma transferência muito provavelmente porque Biton não iria ter licença de trabalho em Inglaterra. Nir Biton destaca-se pelos seus atributos físicos, 1m96, sendo uma ameaça no jogo aéreo marcando vários golos, e tem bastante técnica para a sua estatura. Tem muita calma a controlar o meio campo raramente tomando decisões erradas e é detentor de um pontapé fortíssimo marcando alguns golos de belo efeito. Joga num modesto clube Israelita e acaba contrato em 2014, estando avaliado no TM em 450,000€.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=Ataw6D0sBHk[/youtube]

Vadis Odjidja (Club Brugge) Valor Transfermarkt: 5,500,000€

Internacional A pela Bélgica em 3 ocasiões, Odjidja é o pulmão do Club Brugge. Com 24 anos e já há 4 épocas a bom nível na Bélgica começa a atrair interessados como foi o caso do Everton este verão (empréstimo com opção de compra de 5 Milhões mas a FIFA acabou por dizer que o contrato foi assinado depois do fecho do mercado). É um verdadeiro box to box fazendo a ligação entre a defesa e o ataque e aparecendo para finalizar em varias ocasiões a entrada da área (7 golos esta época). Não é um jogador muito rápido mas compensa com a sua resistência física. Tem uma capacidade de passe muito boa tanto a curta distancia como a longa distancia fazendo vários passes de ruptura durante os jogos. Seria sempre uma contratação “cara” (ver negocio Everton) pois tem algum mercado mas era aqui que eu utilizava o Renato Neto que tem muito mercado na Bélgica e é adorado em Brugge no clube rival. Para além disso são a mesma posição logo o Brugge ficava com um substituto que está habituado ao campeonato Belga e ainda ganhava uns trocos. Nos ficávamos com um verdadeiro box to box que bem precisamos.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=w6n3cEGshZw[/youtube]

Armin Bacinovic (Palermo)
Valor Transfermarkt: 2,000,000€

Internacional esloveno de 23 anos que esteve emprestado ao Verona esta época mas cujo passe pertence ao Palermo, despromovido este ano a Serie B. Na sua primeira época pelo Palermo em 2009/2010 foi titular na maior parte dos jogos e falou-se do interesse do Chelsea e Liverpool mas a verba pedida na altura (14 Milhões de Euros) era excessiva. Desde então perdeu preponderância na equipa do Palermo, teve lesionado 2 meses em Janeiro de 2012, e sendo pouco utilizado pediu para ser emprestado esta época. No Verona foi titular na maioria dos jogos e contribuiu para a subida da equipa a Serie A. Fala-se que pode ser reintegrado no Palermo na próxima época mas nada está definido nem o próprio o admite. É um médio centro puro que marca poucos golos apesar de ser bom tanto no jogo aéreo como no capitulo do remate. No Palermo jogava numa linha de 3 médios centros (Migliaccio, Nocerino) que actuavam lado a lado e desempenhavam a tarefa defensiva para Pastore jogar mais libertado na frente. Na minha opinião como muitos dos jogadores do Palermo sofreu da inconsistência no clube, nos últimos 3 anos foram sempre épocas vergonhosa a lutar para não descer e com constantes trocas de treinador. Para além disso as lesões em 2011/2012 não ajudaram mas parece que isso já não é um problema, pelo menos não teve lesões esta época. É um jogador completo (bom passe, bom remate, bom desarme, velocidade etc) que podia desempenhar a posição de 8 melhor que Schaars ou Adrien e certamente está desvalorizado não só por ter estado a jogar na Serie B esta época como por o Palermo estar a reduzir custos devido a descida de divisão. Não acho que seja mais caro que 2 Milhões de Euros e com certeza o Palermo também verá o empréstimo como boa opção se o Sporting o preferir.

Gojko Kacar (Hamburgo) Valor Transfermarkt: 2,500,000€

Começo por dizer que isto é uma sugestão com varias clausulas! Minguem pode afirmar que o Kacar não é bom jogador mas tem de haver qualquer coisa de errado com um jogador que passa de pretendido por meio mundo para jogar 34 minutos esta época, estando oficialmente “lesionado” apenas 1 mês desses 9 meses de época. Para alem disso teve para ser transferido duas vezes (Hannover e Frankfurt) e nas duas vezes após acordo com o Hamburgo (2 milhões de Euros) o Sérvio decidiu abortar o negocio (diz-se). Kacar é feito de vidro é certo mas nunca se percebeu bem a origem das lesões pois ele pouco joga e de repente de lesionado no joelho passa a estar lesionado nas costas e de seguida no nariz. Não acho isso normal, se calhar sou só eu, mas acho que a situação do Kacar é mais do que física (problemas com a direcção no Hamburgo etc). Tem 26 anos e portanto teoricamente devia estar a chegar ao auge da sua carreira, mas isso parece ter sido atingido aos 22 anos no Hertha. Como jogador, Kacar é espectacular, pode jogar em todas as posições do campo, de central a ponta de lança, mas é a médio centro onde rende mais na minha opinião pois consegue alinhar a sua técnica, a sua capacidade de desarme e ser um médio completo. Fortíssimo no jogo aéreo, um remate potentissimo e colocado, resumindo tem os atributos todos para ser um fora de serie. Infelizmente para ele isso não aconteceu até agora… BdC afirmou que contrato por objectivos seriam postos em pratica e aqui está uma cobaia interessante para isso na minha opinião.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=PVHdoU806Do[/youtube]

Medio Ofensivo Centro
– Infelizmente ao contrario de muitos não gosto de ver o Andre Martins a nº10 pois não tem a magia nem a finalização que um jogador nessa posição devia ter. Precisamos de alguém que se encarregue da bola na zona central, que parta para cima dos jogadores e ganhe faltas. Que remate de longe, que apareça na area a finalizar quando o ponta de lança descai para as alas.

Sugestões

Renan Bressan (Alania) Valor Transfermarkt: 3,500,000€

Brasileiro naturalizado Bielorrusso de 24 anos que representa o Alania da Russia. Chegou ao clube em Janeiro para tenta-los salvar da despromoçao mas tal não aconteceu. Antes disso representava o BATE onde era a estrela da equipa, 40 golos em 80 jogos pelo BATE. Joga de preferência atrás do avançado ou como avançado móvel e possui um bom remate de longe e boa finalização. Não é um magico mas é eficiente no que faz, e tendo o seu clube sido despromovido não sei até que ponto ele não estará interessado a mudar de ares. O empréstimo provavelmente seria uma solução viável tanto para o Alania como para o Sporting como para o Bressan. Tem experiência nos grandes palcos, o BATE tem sido presença assídua na Liga dos Campeões nos últimos anos.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=5f031pebDq8[/youtube]

Todor Nedelev (Botev Plovdiv)
Valor Transfermarkt: 1,200,000€

Enquanto Georgi Milanov é falado para os grandes clubes Europeus, um Búlgaro que passa despercebido é este Todor Nedelev, médio de 20 anos. Representa o Botev Plovdiv e na sua primeira época com minutos que se vejam marcou 10 golos e 9 assistências em 29 jogos (alguns deles nem foi titular). Inferiores aos 18 golos de Milanov mas mesmo assim números excelentes tendo em conta o clube onde joga, a sua posição e a sua idade. Tem um pé esquerdo excelente, podendo jogar também no flanco mas rende mais no centro para poder finalizar a entrada da área. Vai com certeza dar o salto não tarda, para o trazermos teria de ser agora…

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=tTukL7ew1Uc[/youtube]

Ronald Vargas (Anderlecht) Valor Transfermarkt: 3,000,000€

Medio Ofensivo Venezuelano de 26 anos que está de saida este verão do clube Belga. Transferiu-se em 2011 do rival, Club Brugge, onde era a estrela da equipa mas nunca se integrou no Anderlecht (que tem muita qualidade do meio campo para a frente Dennis Praet, Massimo Bruno, Suarez, Mbokani). Acaba contrato para o ano portanto é certa a sua saida falando-se no interesse de clubes Arabes na sua contrataçao. É um jogador rapido com facilidade de remate tanto de pé esquerdo como de pé direito marcando a maior parte dos golos. Tem um drible curto que utiliza somente para ganhar espaço para executar remates. Podia ser um jogador interessante apesar de achar que não se deveria fazer nenhum esforço financeiro para o conseguir (seja em termos de salario ou preço da transferencia). Tendo em conta que não tem sido muito utilizado e acabar contrato para o ano não penso que em termos de transferia peçam mais que 2 ou 3 Milhoes de Euros, salario depende muito do jogador. Se ele quiser ir ganhar papel para as Arabias, bom proveito.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=QqZyr43GFrg[/youtube]

Mislav Orsic (Inter Zapresic) Valor Transfermarkt: 1,000,000€

Jogador de 20 anos Croata que ainda joga no modesto Inter Zapresic da Croacia. Começou por integrar o plantel principal com somente 16 anos e com 17 anos já era titular em alguns jogos. Esta epoca foi peça fundamental da equipa marcando 12 golos e 5 assistencias nos 33 jogos que disputou. Admitiu numa entrevista que tem alguns clubes interessados na sua contratação nomeadamente na Holanda, França e Alemanha e que tem de sair da Croacia para atingir um patamar mais alto no Mundo do futebol. Joga a medio ofensivo de preferencias podendo jogar tambem nas alas sem problemas devido a sua velocidade estonteante. Apesar de não ser um jogador de grandes malabarismos é eficiente em tudo o que faz, jogando simples e sem grandes rodeios revelando uma inteligencia acima da media com a bola nos pes, atributo crucial para jogar a nº10. Tendo em conta que acaba contrato para o proximo ano e quer sair da Croacia para desenvolver o seu Futebol seria uma contratação barata e uma boa alternativa para o plantel para competir para o lugar de nº10.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=QeHdLdAW9pI[/youtube]

Ponta de Lança Movel (Titular) – Como o Sporting não é uma equipa de ataque continuado e jogando num 4x3x3, o ponta de lança titular vai ter de ter sempre caracteristicas diferentes de um Jardel/Acosta etc. O ponta de lança no Sporting descai nas alas, vem atras fazer tabelinhas com os medios portanto é um jogador movel e que precisa de ter algo mais do que só saber encostar à boca da baliza. Terá de ter alguma velocidade para as jogadas de contra ataque ou pelo menos compensar isso com a capacidade de desmarcação (Wolfswinkel).

Sugestões

Alan Carvalho (Red Bull Salzburg) Valor Transfermarkt: 2,000,000€

Avançado de 23 anos que chegou em 2010 ao Salzburg vindo do Fluminense rotulado de craque e na primeira epoca mostrou todas as suas qualidades: rapidez, tecnica, finalizacao, força. Infelizmente teve uma lesao grave (rotura de ligamentos) a epoca passada e portanto teve afastado dos relvados durante 1 ano… Regressou aos relvados em Janeiro deste ano e parece estar como novo. Os primeiros 7 jogos que fez marcou 1 golo apenas agora nos ultimos 8 marcou 12 golos e 4 assistencias. Não sei até que ponto ele está interessado em mudar de ares mas é claramente jogador para outros voos. Vindo de lesão faria com que a sua contratação fosse mais barata e para além disso acaba contrato para o ano. Dos 4 que vou sugerir é sem duvida a minha prioridade.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=swZBZ5QId74[/youtube]

Imoh Ezekiel (Standard de Liege) Valor Transfermarkt: 3,000,000€

Que temporada fez o miudo Nigeriano de 19 anos na Belgica, foram 16 golos e 10 assistencias em cerca de 30 jogos. Numeros impressionantes que já atrairam interesse de alguns clubes nomeadamente Russos (propostas na ordem dos 2,5 Milhoes de Euros mas aquem do desejado pelo Standard de Liege cerca de 3-4 Milhoes). A sua saida é provavel pois quer desenvolver o seu futebol e de preferencia jogar nas competições Europeias e hoje em dia o Standard não lhe garante isso. Falando dele, é talvez o jogador com o arranque mais rapido que eu já vi, mal mete o turbo bem podem tentar apanha-lo. Isto torna-o um perigo constante pois mal entra o passe de ruptura é certo que ele chega a baliza isolado. Normalmente estes jogadores velozes tem o problema de serem um bocado fracos tecnicamente mas não é o caso, Ezekiel tem uma tecnica muito refinada com bom toque de bola e boa tecnica de remate. Seria um investimento algo substancial estes 4 milhoes de Euros mas só não é mais porque sendo Nigeriano não pode jogar em Inglaterra por exemplo (não obtem licença de trabalho) e um jogador destes é talhado para a Premier League. Os 19 anos não é obrigatoriamente sinal de inexperiencia na minha opinião e penso que neste momente deveriamos obtar por contratar jogadores tendo em vista sucesso financeiro e desportivo e não somente desportivo.
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=eGmxSRY27w4[/youtube]

Nicolas Blandi (Boca Juniors) Valor Transfermarkt: 2,000,000€

Esta sugestão pode ser controversa pois é mais uma opçao pessoal que outra coisa. Os numeros nesta epoca são pobres, 23 jogos e 5 golos apesar de ter sido titular em 13 desses 23 jogos somente. Blandi, 23 anos, tarda a impor-se como ponta de lança titular no Boca Juniors mas a competição também é alta (Viatri, Santiago Silva, Burrito) no entanto as qualidades estão lá e acho que tem um bom futuro à sua frente na Europa. Tem excelentes atributos fisicos, não é uma torre, 1m81, mas tem no jogo aereo um dos seus fortes. Tem um instincto de golo muito bom, sendo um bom finalizador dentro da area. A juntar a isso é rapido e forte o que o torna um avançado dificil de controlar pois é perigoso em todos os aspectos ofensivos. Em termos de valores pedidos, fala-se do interesse do Espanhol, Betis, Cruzeiro logo não acredito que o valor pedido seja superior a 4 milhoes de Euros pois esses clubes não estariam dispostos a pagar valores acima disso digo eu.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=h0qNogkziZs[/youtube]

Junior Moraes (Metalurg Donetsk)
Valor Transfermarkt: 2,000,000€

Avançado de 26 anos Brasileiro formado no Santos mas fez a sua carreira na Europa do Leste nos ultimos 4 anos. Começou na Romenia no Gloria Bistrita 17 jogos, 10 golos na Primeira epoca, 18 jogos 10 golos na segunda epoca, transferindo-se para o Metalurg Donetsk em Fevereiro de 2011. Estranhamente não disputou nenhum jogo pelo clube e foi vendido ao CSKA Sofia onde marcou 16 golos (e 8 assistencias) em 24 jogos que fez com que fosse novamente contratado pelo Metalurg Donetsk no final da epoca. Nesta epoca manteve os numeros positivos com 13 golos e 7 assistencias em 27 jogos. Resumindo nos ultimos anos tem cerca de 80 jogos disputados e 50 golos o que é uma marca interessante. É um avançado muito completo, bom em todos os aspectos ofensivos e pode jogar atrás do ponta de lança também. É trabalhador e esforçado no trabalho defensivo lembrando Liedson e Derlei no seu auge. Em termos de transferencia não sei se seria acessivel, em Janeiro o Palmeiras esteve interessado nele e o Moraes só referiu que estava bem na Ucrania. Foi comprado esta epoca por 2 Milhoes de Euros portanto o valor seria um bocado mais que isso, talvez a rondar os 3 Milhoes o que comparativamente com os outros 3 não sei se compensa.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=_f8p_8fuFLE[/youtube]

Ponta de Lança Fixo (Suplente) – Nos jogos em casa contra equipas mais fracas gostava de ver o Sporting jogar com 2 avançados, 1 mais fixo e outro mais movel. Para além disso é preciso um avançado forte no jogo aereo para tentar resolver aqueles jogos em que os adversarios estão todos atrás da bola a defender e nós bombeamos bolas para a area sem ter nenhuma presença lá no meio. Não cometia nenhuma loucura financeira mas acho que ter esta arma é indispensavel para o equilibrio tactico do plantel.

Sugestoes

Marcus Berg (Hamburgo) Valor Transfermarkt: 2,000,000€

Berg dispensa apresentaçoes quem não se lembra de há 4 anos ser pretendido por meio Mundo depois de nos seus primeiros anos de futebol ao serviço do Goteborg e do Groningen ter cerca de 50 golos em 100 jogos. Em 2009 transferiu-se para o Hamburgo por 10,5€ Milhoes de Euros e no primeiro jogo em que se estreou frente ao Dortmund marcou um golo 1 minuto depois de ter entrado. As coisas pareciam promissoras mas nunca teve sucesso no Hamburgo tendo sido emprestado ao PSV onde teve numeros inferiores aos habituais 8 golos em 25 jogos no campeonato. Esta epoca no Hamburgo fez 280 minutos no total na Bundesliga e mesmo assim foi chamado à selecção em todas as ocasiões. Berg é um finalizador temivel, com alguma tecnica para a altura que tem, mas é um jogador mais de area e aí é que se sente confortavel. Penso que sofreu um pouco do hype criado à sua volta quando tinha apenas 22 anos e agora com 26 está a chegar a uma altura crucial da carreira. O proximo ano será decisivo para ele pois se fizer uma boa epoca vai retomar o rumo de uma carreira promissora e com o Mundial à porta com certeza que vai querer tentar estar presente. A saida do Hamburgo é certa, acaba contrato para o ano e não vai renovar. O interesse do Panatinaikos é o unico de assinalar com muitos jornais a afirmarem que Berg pediu 400,000€ mais bonus para assinar pelo clube Grego que está a viver muitos dificeis financeiros também.
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=xXCosij-xzg[/youtube]

Raul Jimenez (America Mexico) Valor Transfermarkt: 1,000,000€

Avançado de 22 anos que tem sido um dos destaques do America Mexico ultimamente, apesar dos seus numeros assim não o indicarem (5 Golos em 27 jogos mas 7 assistencias também). O seu desempenho mereceu a chamada à selecção A por 3 ocasiões. Jimenez é o parceiro do já conhecido Chucho Benitez no America e juntos fazem uma dupla temivel alternando quem joga no centro e na ala durante o jogo. Do alto do seu 1m90, Jimenez tem mostrado toda a sua qualidade tanto no aspecto aereo, marcando varios golos de cabeça, como através do seu remate potente com ambos os pés, de preferencia o esquerdo. É um jogador leve, 76kg, o que o torna bom tecnicamente daí a sua utilização a avançado esquerdo num 4x3x3 mas na area é onde rende mais. Saiu na semana passada um artigo na Marca dizendo que Jimenez tem mais potencial do que Chicharito o que só por si diz muita coisa acerca deste miudo. Grande amigo do Diego Reyes que se transferiu para os porcos, portanto se quiserem vir juntos para Portugal tanto melhor! Falou-se na ida para a Europa a epoca passada mas nunca se concretizou e já na altura Jimenez queria vir, este verão acho que não escapa agora não sei haverão muitos clube interessados nele.
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=dBf1n1t6Pwc[/youtube]

Robert Beric (Maribor) Valor Transfermarkt: 1,200,000€

Avançado Esloveno de 21 anos que se tem destacado esta epoca com 20 golos marcados o que fez com que fosse chamado à selecção do seu país e atraísse o interesse de varios clubes, em Janeiro falou-se do Aston Villa, Norwich, Sampdoria, Napoli e agora em Maio no interesse do Bremen. O interesse nunca se materializou em propostas e portanto Beric acaba a epoca sem saber se sai este verão, acaba contrato para o ano o que significa que vai ter de tomar uma decisão em relação ao seu futuro. É um jogador sobretudo de area, ou seja não joga muito fora dela pois não tem uma tecnica por aí além. É rapido e agíl para a sua altura, 1m88, e portanto tanto marca golos pelo ar como pelo chão. Seria uma contratação interessante e uma opção excelente para ter no banco e lutar por um lugar a titular.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=YoB37vaocZw[/youtube]

Jeremy Bokila (Petrolul) Valor Transfermarkt: 2,000,000€

Por ultimo deixo aqui este jogador de 24 anos que farta-se de marcar golos e nunca tinha ouvido falar dele anteriormente. Ontem marcou o golo que deu a vitoria do Petrolul sobre o Cluj por 1-0 e resolvi fazer uma pesquisa dele. Esta epoca em 34 jogos tem nada mais nada menos que 20 golos e 10 assistencias, nas epocas anteriores ao serviço do Sparta de Roterdão e do Agovv também tem numeros muito interessantes. Tem dupla nacionalidade Holandesa e Congoles, e estreou-se pela selecção do Congo há pouco tempo. Marca golos de toda a maneira e feitio mas o que mais me impressionou nele foi a potencia de remate e a calma com que define as jogadas ofensivas, fintando o guarda-redes quando está isolado etc. É um jogador para ter debaixo de olho pois provavelmente é muito acessivel para os nossos cofres e tem algumas provas dadas já.
[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=9D5n-1YRHFU[/youtube]

@daniscp grande post! :clap: :clap:

É o que eu digo, se os foristas deste fórum fossem donos do clube já tínhamos ganho a champions.

Antes de mais agradecer este post…muito bom, uma excelente análise que deve ter dado um bom trabalho… e andam muitas vezes pseudo dirigentes e directores a gerir clubes… :wink: Uma vénia a adeptos que se preocupam e esforçam por fazer melhorar a sua equipa, mesmo sabendo que nem sempre ou muitas vezes a informação não chega aos sitios certos.

Depois dizer que me identifico 100% com este post. Tanto nas lacunas apresentadas, nas dispensas e principalmente na preocupação em encontrar soluções económicas que nos possam permitir avançar…

Nomes favoritos apresentados:

-Vadis Odjidja
-Renan Bressan
-Todor Nedelev ( de aproveitar negócio com perspectivas futuras)
-Alan Carvalho
-Jeremy Bokila (este parece-me um excelente negócio tendo em conta o valor e o possível preço)

daniscp,

Parabéns pelo fabuloso post, está de facto fenomenal. :clap:

:arrow:

Excelente trabalho. Discordo de vários ( e até nem são tão poucos quanto isso… :mrgreen: ) pontos, mas a nível da apreciação individual de alguns jogadores, o que não desmerece o bom post.

façam mais um quote sff…

Apesar de discordar de algumas “coisas”, gabo-te a paciência para elaborares o que seria na tua opinião o melhor Sporting para a próxima época.

Aquele Avançado Nigeriano de 19 anos, deixou-me de boca aberta e desconhecia por completo esse jogador :great:

Parabéns pelo trabalho e pode ser que com esta promoção agora ao teu post alguém da direcção veja as tuas sugestões :clap:

Tem dó! Tu edita-me isto. :hand:

bem tenho que ser sincero, não li ainda as contratações que “proposeste” (estou a estudar :mrgreen:), amanha com mais paciencia leio e vejo os videos.

Quanto ao que escreveste antes, está muito bem escrito e explicado, bom texto :mais:

discordo de algumas coisas nomeadamente à permanencia de Miguel Lopes, para mim deveria ser vendido, e apostar-se no Arias e no Cédric.
O Labyad se for verdade aquilo que se diz, que na próxima época, segundo o contrato, receberá 2 milhões de euros na próxima época, o que é completamente insustentável face à situação financeira do clube e um crime de gestão danosa da anterior direcção (é incrivel os valores espatafurdios que os nossos jogadores recebem até comparando com o Porco e com o Boifica, a título de exemplo, o Cardozo que tem sido um jogador extremamente decisivo do Benfica nos ultimos anos e é dos que recebe mais no plantel, se não for mesmo o que recebe mais, aufere cerca de 1,3 milhões de euros anuais) também não me parece que fique.
Também me cheira que Capel não vai continuar no clube.

Por outro lado, acho que jogadores como o João Mário, o Zezinho, o Arias e o Esgaio têm lugar de caras na equipa principal, mais que não seja no mínimo como suplentes.

Só vendia o Adrien por mais de 7,5M

Bom trabalho. Mas isto é mais FM do que realidade. A qual me parece estar a ser esquecida no rol de jogadores que enuncias como addons.

Este tipo de tópicos preocupa-me um pouco porque temo que não se dê o devido tempo ao Sporting para recuperar do fosso onde está. Continuamos iludidos com compras e transfer markts mas a realidade será muito mais aquela que se debruçar em projectar com o que temos.

De qualquer modo estão aí nomes que não conhecia e vou dar uma olhada! :wink:

Ando há semanas a seguir esse Jeremy Bokila, tem força para dar e vender e grande margem de progressão, penso que Augusto Inácio o conhecerá melhor que nós. Bom post, os jogadores que referes na grande parte são de boa qualidade e alguns encaixavam que nem uma luva no nosso SCP. SL @daniscp

Manda isso para o presidente, acho que tens uma análise muito completa na parte da prospecção, e é sempre útil esse tipo de informações!

Excelente tópico :clap:

As contratações só dei uma vista de olhos num ou outro jogador que saltaram mais a vista por isso não posso avaliar… quanto aos jogadores conconrdo com praticamente tudo, tens opiniões muito parecidas comigo, então o wilson eduardo parece que me leste os pensamentos :lol:

Apenas acho que o Nuno reis e o André santos valem mais do que aquilo que escreveste, e sinceramente não percebo o porquê de excluires o zezinho de fazer a pré época :inde:

Boa análise :mais:

Concordo com a análise ao W. Carvalho, também acho que merecia fazer a pré-época, e gostei do Bokila :great:
O Labyad dificilmente ficará…

O Plantel 13/14 não estava a ser discutido noutro tópico?

Bom post. Discordo de algumas ideias mas no geral está muito bom.

Deviamos tentar contratar no futebol belga (o Ezekiel parace muito bom) tentando envolver no negócio Owusu, Renato Neto ou mesmo William Carvalho e Nuno Reis (embora gostasse de ver estes dois pelo menos a fazer a pré época), uma vez que fizeram boas épocas por lá e devem ter algum mercado.

Bom post. :beer:

Concordo com grande parte do mesmo, exceptuando alguns valores que referes ‘aqui e ali’. Ainda assim, Labyad para mim não ficava, devido ao alto salário que parece que irá auferir. Capel também seria negociável pelas mesmas razões, dependendo do valor a encaixar.

Em relação aos reforços, conhecia poucos da lista que referes. Não sou muito de confiar nos preços do TM, por isso não sei até que ponto alguns desses fossem possíveis tendo em conta a situação financeira do clube. De realçar também que preferia que alguns dos reforços fossem jogadores mais experientes, visto que a equipa tipo seria toda muito jovem neste momento…

Extraordinário trabalho de paciência! :clap:

Quando uma análise razoável ao plantel combinada com sugestões de jogadores dignos de FM merece um artigo de destaque tão grande é porque a administração se está a abandalhar completamente, ou isso, ou não tem artigos para publicar coisa que eu não acredito.

A análise no tópico da preparação da época 2013/2014, tinha toda a pertinência e eu até aplaudiria…
http://www.forumscp.com/index.php?topic=51292.0

A sugestão de putativos jogadores consagrados em nada, numa altura sem dinheiro para coisa alguma e sem tempo para experimentalismos quando o que nós precisamos e bem é de jogadores experientes e com provas dadas com um tecto salarial aceitável… É para mim completamente ridículo.

Então o amigo daniscp faz uma análise e depois esquece por completo a nossa situação financeira?

E vem para aqui sugerir uma legião estrangeira, de “grandes” jogadores desconhecidos sendo eles maioritariamente jovens, para tirar lugar aos nossos jovens?

O Jéffren, o Boulahrouz, o Pranjić, o Bojinov, o Sunil Chhetri, o Viola entre tantos outros cromos não nos bastou, vai de apostar em mais estrangeiros, num clube que sempre que apostou na formação obteve melhores resultados desportivos.

Para vir que venham jogadores experientes com conhecimento do campeonato português e para ganhar campeonatos.

A era dos experimentalismos acabou com os croquettes, o futuro é a formação com a venda de um ou dois jovens para garantir a sustentabilidade financeira e uma base de jogadores experientes que nos garantam vitórias e conquistas, principalmente de campeonatos que nós precisamos como quem precisa de pão para boca.

Cumps