Com o aproximar do fim desta época, já se começa a ver nos tópicos muita discussão em relação ao plantel para a nova época, saídas quase confirmadas, entradas planeadas.
A minha projeção passa por aqui:
G.R
Ádan
Contratação
A.Paulo ou Callai
D.C.D
Contratação
Neto
D.C
Coates
Inácio
DCE
M.Reis
Marsa
A.D
Porro
Esgaio
M.Def
Ugarte
Essugo
Med
Contratação
Bragança
A.E
Vinagre
N.Santos
E.D
Edwards
Contratação
AV
Paulinho
Slimani
E.E
Pote
Contratação
P.S- contratação, não obriga a que seja de fora, pode vir das equipas B ou sub 23
Possiveis saídas: Virginia, Feddal, Palhinha, Matheus, Sarabia e Tabata
Possiveis entradas: Horta, Morita, Samuel Portugal(?)
Jogadores entre A e B: Callai, Esteves, Nazinho, Abreu, Renato Veiga, Lamarana, Fatawu, R.Ribeiro
Primeiro que tudo é preciso arrumar a casa, jogadores que não contam têm de sair. O André Paulo é um rapaz espetacular mas não é para o Sporting. O Vinagre foi um flop de todo o tamanho e tem de ser despachado o quanto antes para não criar raízes e dar tempo de se contratar um Lateral Esquerdo em condições. Esgaio igual. O principal desafio é arranjar alguém que nos dê metade daquilo que demos por eles. Já nem falo do Paulinho que por mim era despachado para arranjarmos um PL.
Mentalmente temos de nos preparar que vão haver saídas e seria bom que fosse só o Palhinha (por já ter a sua posição orientada para as próximas épocas) e mais um, preferencialmente o Pote ou Matheus Nunes, o último por ser mais fácil ter um negócio rentável.
Perder o Porro é perder um corredor inteiro por não termos ninguém capaz que lhe chegue sequer aos calcanhares. Tenho muita esperança no Esteves, mas não me parece preparado para fazer uma época inteira a titular e ser o dono da posição, mais depressa assume o Esgaio, para mal dos nossos pecados. Já nos ressentimos bastante esta época por termos perdido o Nuno Mendes e ter afunilado o jogo todo numa ala.
O que eu gostaria para a próxima época seria o reforçar de posições estratégicas e apresentar mais opções, especialmente no ataque. Esta época perdemos pontos por não existirem alternativas. Fran Navarro e o Lincoln podiam ser bons jogadores para segundas linhas, por menos hype fomos buscar o Tabata p.ex.
Não esquecer que temos um porradão de jogadores emprestados e que vão voltar em Julho, é fundamental arranjar colocação para eles, especialmente a título definitivo para ajudar no reforço do plantel.
em relação ao vinagre não seria tão rápido a descartá-lo. há pouco mais de 6 meses era consensualmente o melhor substituto possível para o nuno mendes e uma compra lógica e segura do Sporting, antecipando-nos aos lampiões até.
começou a época a titular e com um rendimento bem aceitável para quem tinha acabado de chegar.
depois acontece ajax( e até sou acusado de defender sempre o rúben mas foi um jogo muito mal preparado do ponto de vista estratégico que, não tenho dúvidas e não desvalorizando o mau rendimento, queimou completamente o vinagre) e vêm as notícias dos 10M, que é efetivamente um negócio que não tem qualquer aderência com a realidade neste momento.
ainda assim confio muito no vinagre, vejo que tem qualidade e ainda acho que pode justificar o investimento. não me parece que vá ser um andré paulo e dependendo do dinheiro que temos para contratar na defesa, se calhar até começa a época a próxima época a titular…
Palhinha (acho que temos de entrar na rotina de fazer uma grande venda por época e desta vez penso que o melhor é tocar-lhe a ele);
Sarabia (infelizmente parece-me quase impossível outro cenário);
Feddal (não acho que justifique renovar o contrato);
Virgínia (não convence e consta que quer ir para onde possa jogar).
De resto, mantinha como está ainda que ache que dois casos mereceriam ponderação: Vinagre, embora a coisa pareça estar feita para que fique; Quaresma, que não me parece ter evoluído o suficiente e deveria fazer novo ano de empréstimo.
Ou seja, contrataria um guarda-redes, (pelo menos) um central, um médio e um extremo.
Sugestões:
Luiz Júnior, se o Famalicão não se esticar;
Nehuén Pérez, se não ficar, mais uma vez e como é provável, no plantel do Atl. Madrid;
Yangel Herrera, que já nos foi apontado e que pertence a clube “amigo”, ou Morita, que parece ser a prioridade;
Ricardo Horta, ainda que os negócios com o Braga nos saiam muito caro é claramente um jogador acima da média no nosso campeonato e que está na fase decisiva para decidir fazer mais alguma coisa pela carreira.