Fique com essa dúvida na apresentação do Rinaudo, pois pareceu-me ouvir o CF a dizer que o passe do jogador pertencia 100% ao Sporting. Alguém pode esclarecer?
Eu não sou muito bom a explicar mas vou tentar. Os jogadores estão valorizados em passes. E esses passes valem em porcentagens. Por exemplo se o Sporting tivesse 51% do passe desse jogador ele era jogador do Sporting mas se tivesse 45% e a outra equipa tivesse 55% pertencia à outra equipa.
1º- o GL disse, em resposta aos jornalistas, que o SCP tinha era ja gasto perto do dobro que os jornalistas apontavam (7,2 M.)
Resta saber a dimensao da exatidao dele quando se refere a perto - pode ser 11, 12, 13…
2º - ele referiu que nesse valor (cerca de 15 M.) incluiam-se valores/passes (premios assinatura/direitos de imagem) pagos a agentes, quando os jogadores estavam livres de qualquer clube e, ainda, valores estimados com premios de produtividade em funçao de objectivos a atingir por alguns jogadores (nº jogos, performances,etc).
OU seja, os valores pagos a titulo de transaçao de passes com outros clubes foram efectivamente os divulgados na CS, cerca de 7 M.
Resta acrescentar que naquela conversa com jornalistas ele estava a tentar justificar a aplicaçao dos 30 M. prometidos na campanha eleitoral…para bom entendedor…precisa de esticar os valores para dar a imagem de cumpridor.
neste momento perspectiva-se o seguinte plantel para a época 2011-12
1- Rui Patricio
2- Marcelo Boeck
3- Tiago
4- Anderson Polga
5- Oguchi Onyewu
6- Daniel Carriço
7- Alberto Rodriguez
8- Santiago Arias
9- João Gonçalves
10- João Pereira
11- Evaldo Fabiano
12- Atilla Turan
13- André Santos
14- Fabian Rinaudo
15- Stijn Schaars
16- Luís Aguiar
17- Marat Izmailov
18- Matias Fernandez
19- André Carrillo
20- Yannick Djaló
21- Helder Postiga
22- Ricky Wolfswinkel
23- Diego Rubio
24- Valeri Bojinov
não sei quantos jogadores o domingos quer no plantel mas penso que pelo deverão ser pelo menos 25 . por outro lado também não acredito que fiquem o arias e o joão gonçalves (acho que apenas um deles ficará).
ou seja, devem faltar duas contratações, em principio para o ataque (avançado e extremo). apesar de me parecer que o meio campo fica algo desguarnecido podendo fazer sentido que uma das surpresas seja, por exemplo, o regresso do miguel veloso.
na minha opinião ficam a faltar um defesa central de categoria e um lateral esquerdo que dê profundidade ofensiva ao seu flanco (partindo do principio que os dois jogadores que faltam para o ataque são jogadores de qualidade).
No meu entender este plantel é insuficiente em vários aspectos!
Penso que temos um bom grupo de guarda-redes.
Na defesa há muitas dúvidas sobre a capacidade de o Oguchi atingir o nível que evidenciou no Standard e nos EUA, o Rodriguez faz em média 15/20 jogos no campeonato, o Carriço vem duma época má, tenho dúvidas se não a voltará a repetir, o Polga é um poço de irregulariedade. Na lateral esquerda o Evaldo também vem duma época má e não tem uma alternativa credível. São muitos “ses” na defesa.
No meio campo Fabian Rinaudo e Stijn Schaars parecem fazer aumentar a qualidade da equipa nesse sector mas ninguém pode grantir a 100 % que farão uma grande época, o primeiro jogará a primeira época na Europa e o segundo terá de se adaptar a um tipo de futebol diferente. Parece-me também que só teremos um verdadeiro trinco, todos os outros são 8, o L. Aguiar poderá também fazer de 10, mas é um decréscimo de qualidade nessa posição relativamente ao Valdes.
Os extremos efectivos neste momento são Ismailov e Djalo, o primeiro nas últimas duas épocas quase não jogou devido a lesão, porque é que há tantas certezas que o mesmo não acontecerá esta época?!!! O segundo é um jogador muito irregular e também propicio a lesões. O Carrilho é um jogador novo e de quem não se pode exigir que seja um jogador para fazer a diferença já nesta época! Espero que o extremo que ainda deverá vir seja uma grande mais valia se não vamos chegar a janeiro e perceber que faltam extremos ( mais uma vez fica díicil de perceber a saída de Valdes que também poderia fazer esta posição).
Quanto a avançados neste momento temos o Postiga, que em termos de eficácia é aquilo que todos sabemos e o Ricky que ainda é um jogador jovem e que tem o peso de ter sido o jogador mais caro do plantel e um jogador que ainda tem idade de junior. O Bojinov a ser contratado também não me parece que resolva o problema de falta de concretização da equipa!
Parece-me que o plantel está mais equilibrado e com mais qualidade, mas são muitos “ses” que se colocam, é claro que muitos acabarão por se tornar indescutiveis e farão uma boa época mas concerteza que também haverá jogadores que irão decepcionar. Penso que analisando de forma racional este plantel será muito díficil, para não dizer quase impossível chegar ao título, de qualquer forma terei todo o gosto de engolir este sapo![/size]
GR: R. Pat, Marcelo, Tiago
DD: J. Pereira, J. Gonçalves, S. Arias
DC: Onyewu, Carriço, Rodriguez, Polga
DE: Evaldo, Turan
MDC: A. Santos, Rinaudo, Schaars, Zapater
MAC: M. Fernandez, Valdés, L. Aguiar
Alas: Izmailov, Djaló, Carrillo, Bojinov
AC’s: Van Wolfswinkel, H. Postiga, Rubio
Se o plantel ficar assim (o suposto 23 + 3 que afinal de contas é um 22 + 4) sinto que melhorámos, mas provavelmente só para garantirmos um 3º lugar mais tranquilo.
Factos que me preocupam:
O nosso único central alto ser propenso a lesões, o que leva a uma dupla de centrais de 1.82cm ser mais frequente do que o desejado. Ter o Polga em vez do Torsiglieri é um erro.
O Evaldo, que fez uma época terrivel o ano passado, não ter um concorrente de peso na lateral esquerda.
Não termos um médio defensivo do género Fernando/J. Garcia.
Falta um ala do tipo abre-latas, como aqueles que nós formámos: Ronaldo, Nani, Quaresma, Suinão, Varela.
Caso o Ricky se lesione, o Rúbio passaria a titular na posição de ponta de lança (assim como o Turan na posição de defesa esquerdo), e ele ainda é muito novo para ser colocado nesse papel. Quer o Postiga, quer o Bojinov são segundos avançados e ter uma dupla destes 2 seria sinal de muitos golos falhados…
Soluções:
Fica Torsi, Sai Polga;
Entra B. Teles do Guimarães para lutar com o Evaldo;
Sai Zapater entra Kouyaté;
Entra Leto sai Valdés (Preferiria Valdés a L. Aguiar)
Nunca entraria Turan (já temos os tais 3 putos) e entrava Bas Dost.
Eu sei que provavelmente em termos de qualidade não existiria uma grande evolução em relação ao actual plantel mas teriamos outro tipo de soluções que em Maio nos poderiam assegurar alguns troféus.
Confesso que tenho alguma dificuldade em entender essa paranóia com o lateral esquerdo que terminou a época a suplente do Vitória. Não é nada contra ti, atenção. Mas não entendo como há tanta gente a sugerir esse indivíduo.
Com 50m apenas eram precisos 8 a 9 reforços de boa qualidade, com os 40, depois 30m, tirando RvW, é tudo abaixo dos 2m de eur, nada de novo na Era Roquette com CF ao leme… E pensava quem votou Luis Duque que a sua inclusão na lista de GL as coisas seriam diferentes… :think:
Não é um mau lateral Skinner, isto na minha opinião. Tem bastantes lacunas a nível defensivo por melhorar, mas tem um bom pé esquerdo, envolve-se na manobra ofensiva com qualidade e regularidade, e é um jovem. Além disso, em termos de referências, é óptimo: começou a ser titular aos 18 anos no Grémio, tendo mais tarde perdido o lugar exclusivamente por uma lesão grave.
Mas não: também não acho que seja uma boa opção. Especialmente para agora, e ainda por cima tendo em conta o que por ele pedem.
Já foi dito várias vezes. 23+3. Neste momento temos 23, se contarmos com Turan e Bojinov passamos a ter 25. Falta um, quero acreditar que seja esse o tal extremo que estará para vir.
não sei se isso estará assim tão definido… ainda hoje o carlos freitas disse que o mercado está aberto até dia 31 de agosto e que até lá o Sporting procurará sempre bons negócios.
o certo é que se se confirmar o bojinov e o turan estamos com o plantel praticamente. de certeza que ainda vem mais um jogador (para aalém do turan e do bojinov) pois foi confirmado pelo carlos freitas que viriam ainda dois jogadores para o ataque nos próximos dias (bojinov +1) e tenho quase a certeza que até 31 de agosto ainda deverá vir mais um jogador…
já agora quem é o jogador que me falta (andré martins)?
Pois, penso que a ideia é ter o plantel oficialmente fechado mais cedo mas estar na mesma atentos ao mercado. Aconteceu assim na altura que fomos buscar o Celsinho. Tinhamos o plantel fechado, mas apareceu aquele negócio que á partida tinha tudo para ser muto vantajoso.
Eu não digo que seja um mau lateral, acho-o razoável. Mas, por exemplo, não me pareceu nada superior a Evaldo. E já investimos milhões num, não faz sentido investir mais milhões (porque o Vitória pede milhões pelo Teles) para trazer um semelhante.
Uma coisa é trazer um jogador que jogue em Portugal por algumas centenas de milhares de euros quando se reconhece a esse jogador capacidade para compor um plantel e potencial para se desenvolver mais e poder chegar a titular a médio prazo (e vejo um actualmente em Portugal nessas condições). Outra é estar agora a investir milhões no Bruno Teles que até perdeu a titularidade no Vitória (perdeu-a por lesão mas não voltou a ser titular mesmo depois de estar totalmente recuperado).