Confirma-se que não seremos tricampeões!
Não é um drama.
Não põe em causa um bom momento que o clube continua a viver numa época em que já igualou o seu melhor registo da história com uns 4s de final da Champions depois de um bicampeonato!
Continuo a dizer que temos o melhor plantel em Portugal!
O grande desafio agora é o desafio da sustentabilidade desportiva e financeira, é manter ou mesmo reforçar a nossa força para os próximos anos.
No mapa do futebol português, vejo os 3 grandes muito igualados do ponto de vista desportivo, com alguma vantagem para o SCP. Vejo o SLB como o mais forte financeiramente, seguido do SCP e com o FCP bem atrás.
O FCP já garantiu champions para o próximo ano.
O SCP está a fazer receitas de champions este ano que valem por quase 2 champions.
Vai-se jogar entre SLB e SCP quem vai ter o direito de fazer mais 60 ou 70ME na próxima Champions, impedindo ao mesmo tempo o rival de garantir essa verba.
Ou seja, em termos relativos entre os 2 rivais de Lisboa, não estão em causa 60 ou 70ME, estão em causa 120/140ME de diferença entre um cenário de falha e um cenário de sucesso.
Para o SCP e para o SLB, ir à Champions significará poder fazer um grande investimento sem arriscar nada, tornando-se o clube no mais forte financeiramente. Sim…
Se formos à Champions e impedirmos o SLB de ir, teremos contas mais fortes do que eles ao fim de 20 anos… Será um cenário novo!
Já se falharmos, vamos ficar em risco pois a nossa capacidade de investimento desce vertiginosamente ao mesmo tempo que a necessidade de vender sobe brutalmente.
O que está em causa é matar ou morrer.
Temos muito a ganhar e muito e perder!
No contexto específico desta época, isto acaba por não ser menos importante do que sermos campeões pois pode afetar o equilibrio de forças entre os 3 grandes para os próximos anos!
TEMOS QUE GARANTIR O 2ºLUGAR A TODO O CUSTO!
ISSO COLOCAR-NOS-Á NUMA POSIÇÃO DE PRIVILÉGIO NO FUTEBOL NACIONAL!