Planeamento Estratégico para o Futebol - Parte II

a questao esta nos 9 milhoes para gastar…

houve um claro desinvestimento na equipa de futebol… perdemos um jogador que valia 25 milhoes de euros (nani), outro que valia 4 milhoes (caneira) e outro que valia 3 (alecsandro) (isto em valores de mercado) o que dá 31 milhoes… e ainda mais custodio e ricardo (os dois valiam 5 milhoes… e ja estou a dar de barato que o carlos martins e o tello nao valiam nada (o que é mentira)… o que dá 36 milhoes

ou seja:

9 - 36= -27 milhoes de euros…

desinvestiram 27 milhoes de euros na equipa deste ano… a verdade é esta… com as contas equilibradas até 2011 tiraram 27 milhoes de euros á equipa do ano passado…

é como já disse… nao critico nenhuma contrataçao… acho que pelo preço sao bons valores e alguns até poderão vir a ser peças fundamentais num futuro mais ou menos proximo…
o que é certo é que para colmatar as saidas no imediato nao se investiu e enfraqueceram a equipa…

esta politica é adoptada por quem?.. nao sei… na minha opiniao foi um erro… estes 27 millhoes dariam para comprar um avançado de categoria, um medio e um defesa esquerdo de qualidade que sao as posicoes que foram enfraquecidas nesta pre-epoca…

quanto ao sistema eu sou um adepto do losango… fizemos grandes jogos com o losango e acho que se adapta á nossa equipa… agora está um pouco enferrujado mas estou convencido que ainda vai dar bons especatculos…

o enferrujamento do sistema deve-se a varios factores… destaco estes 4:

-falta de profundidade do lateral esquerdo (basta ver o que o abel, sem ser um jogador de excepçao, faz no lado direito em termos ofensivos)

-pouca influencia do vukcevic na manobra da equipa… ele procura mas ás vezes parece que nao está sintonizado com a equipa…

• nao ha parceiro para o liedson (era suposto ser o derlei -uma dupla em quem ate depositava alguma fé-… depois disso parece que estamos ajogar com menos um… bola no djaló é bola perdida e o purovic nao tem caracteristicas para o tipo de jogo pretendido pelo paulo bento)

• ma forma de miguel veloso e sobretudo de joao moutinho…

Caro Paulo Duarte, concordo contigo no geral, mas tens que ver que eles não podem pensar dessa forma, senão cada vez que vendem um dos jovens por um valor alto, estarão a desinvestir na equipa a menos que gastem o mesmo dinheiro na compra de outros jogadores.

Se venderem o Veloso por 30 milhões e comprarem 3 BONS jogadores por 25 milhões, será que estão a “desinvestir”?

se forem mesmo bons jogadores que tenham potencial para:

1º - dar titulos no imediato
2º - serem rentaveis numa futura transferencia

é um desinvestimento sustentavel e permite equilibrar a equipa… no futuro poderá ser um potencial investimento depende do que renderem os jogadores contratados

agora, é sempre desinvestimento… tu tens 30 na equipa passas a ter 25, é desinvestimento… ou nao?

a menos que nao consigas valorizar mais os teus 30 e tenhas expectativas de rentabilizar os teus 25 mais que os 30 que tinhas… confuso?..

Sabemos bem que que as coisas não funcionam assim. Com 25 milhões de euros disponíveis, contratam-se pelo menos 4 jogadores de valor confirmado.

Seja como for, nem precisam ser tão bons quanto o Veloso. Desde que sejam jogadores com qualidade para entrar para o 11, este acabará por ficar mais forte.

E não acho que o Veloso valha 30 milhões, embora ficasse “desesperado” se o vendessem por menos que isso e estou certo que, salvo imprevisto, sairá por esse valor.

ora aí está… se o miguel veloso para o Sporting nao valer os 30 milhoes mas apenas 10 ou 15 e o resto for especulaçao acaba por fazer um investimento…

a minha questao (e tu proprio o afirmaste quando disseste que nao achas que o miguel veloso nao vale 30 milhoes mas ficavas desesperado se o Sporting o vendesse por menos) é que esforço está o Sporting disposto a fazer pelo miguel veloso?..

se estiver disposto a esforçar-se até aos 30 milhoes (valor da clausula) porque nao esforçar-se por 3 ou 4 jogadores que ajudem a equipa a dar o salto para um nivel superior?..

eu nao sei se estas a perceber…

tentando resumir…

imagina que chega cá o arsenal e diz: oferecemos 29,9999999 milhoes pelo miguel veloso, e o Sporting responde:só sai pela clausula…

e ninguem dá os 30… (foi isto que o fsf disse… só saem pela clausula)

o Sporting está a investir 29,99999 milhoes num só jogador… não é muito mais lógico investir esses 29,999999 milhoes em 3 ou 4 jogadores?.. porque é que nao o fazem?..

para mim nao tem lógica… e com o nani aconteceu a mesma coisa…

o fsf disse o nani só sai se pagarem a clausula. estamos dispostos a sacrificar 20 mlhoes de euros para ficar com o nani… se estao dispostos a fazer esse sacrificio por 1 jogador porque nao por 3 que ajudem a equipa a ficar verdadeiramente mais competitiva?..

gostava que alguem me explicasse…

Tens toda a razão e creio que ainda nunca ninguém o tinha referido por aqui.

como é possivel, alguém defender nestes foruns a manutenção de jogadores que rendem 20/30 milhões de euros ao clube.
A estratégia do clube parece-me clara.

:arrow:formar jogadores de qualidade e em quantidade para
:arrow: vender
:arrow: formar uma equipa
:arrow: arrumar o passivo gigantesco que temos (não interessa para o caso saber quem é o responsável, para mim somo stodos os sportinguistas)

Nesta fase parece-me óbvio que o SCP não tem possibilidade (ainda) de segurar jogadores omoo NAni, Miguel Veloso e Moutinho, não quando existem clubes que pagam as cláusulas e aumentam os ordenados por um factor de 10 e às vezes mais. Não resultava em nada a não ser em mais asneira.

Mas já faltou mais. Lembrem-se que não existe nenhum clube comoo Sporting a formar jogadores - Figo, Quaresma, Simão, Nani, Ronaldo, Moutinho, Veloso … e os que hão-de vir.

Vamos ter confiança e esperar que com o tempo surjam resultados desportivos tb. Quem esperou (desesperou) 18 anos passando por coisas do mais parvas que já vi, não é por ver a equipa não ganhar em três jogos que vai questionar tudo e todos. Para mim esta equipa ainda vai dar muitas vitórias, embora ache que podem existir entradas e saídas de jogadores porque o Futebol é feito disso.
Continuo a dizer, embora ache que o post foi apagado ???, que não podemos querer ser como os outros, que vivem na intriga e na dependência de um nome apresentado como heróis e os salvadores. No SCP háq alguns anos, não é apresentado um jogador como sendo o que nos vai dar o título - porque isso não existe e quem o diz é mentiroso - e essa postura é extraordinária e muito bem conseguida.
Quem nos vai dar títulos está a crescer na Academia :victory: :clap: :clap:

ainda ninguem me explicou… :whistle:

Percebo o que tu dizes e concordo plenamente. Se bem que temos de deixar algum de lado por causa dos salários.

é obvio que o investimento engloba tudo…

num investimento destes é que se podia julgar o carlos freitas…

agora a adquirir jogadores emprestados ou compras por um ou dois milhoes tem sempre desculpa…

e como já aqui alguem perguntou: e quais seriam esses 3 ou 4 jogadores que faziam o Sporting subir para o patamar seguinte por 25 ou 30 milhoes?..

quem devia saber responder a isso era o caca e acho que esse é que era um bom desafio para um director de futebol… uma oportunidade para provar que tem condiçoes para desempenhar o cargo…

Os Srs. Paulo Duarte e Balakov2007 acabam de exprimir de forma sitética e em traços gerais aquilo que eu ando a dizer há anos.
É isso mesmo caros amigos!

É de pessoas como vocês que depende a evolução do clube no futuro.
Não abandonem esta causa.

Pois, seria um bom desafio para o CF.

O problema é que no mundo real, o scp nao tem actualmente capacidade financeira para investir 25M€ em jogadores. Nao quer dizer que no futuro nao tera. Mas hoje é impossivel. Temos que ser realitas.
Actualmente a prioridade é baixar o passivo para valores que libertem capacidade financeira para se poder investir em jogadores. Antes disso nao é possivel investir, porque com o passivo a fazer com que o scp tenha de pagar um orçamento para o futebol e outro quase equivalente de juros a banca, nao dà…

Eu ja nao peço 3 ou 4 jogadores de 10M€ cada… Prefiro um bom jogador por época do que paletes de farneruds. Este ano gastamos 9M€, preferia que so se tivesse comprado um, mas de categoria obvia que traga realmente mais valias.

Os outros reforços seriam os miudos que estao ou nos juniores ou que estao emprestados. Esta soluçao tem dado os melhores resultados ao SCP, confesso nao entender muito bem porque nao o ter feito esta época…

Já li muitas vezes que o Sporting gastou 9 milhões em contratações esta época, mas penso que é um número errado.

Purovic 2
Stojkovic 2
Derlei 0
Pedro Silva 0?
Izmailov 100-200 mil euros (empréstimo)
Vukcevic 2
Had ? (empréstimo)
Gladstone ? (empréstimo)
Celsinho ? (empréstimo)

O Sporting terá gasto 7, 8 milhões, no máximo.
Corrijam-se se estiver errado.

entao se o arsenal chegar cá e oferecer 25 milhoes de euros pelo miguel veloso e o sporting nao vender o que é que é?..

nao é abdicar de 25 milhoes de euros por um jogador?..

não é investir 25 milhoes de euros num só jogador?..

Não esquecer a compra do Romagnoli.