creio que o que o chuck esta a querer perguntar é se tens gráficos integrados na motherboard de forma a retirar a placa gráfica e experimentar esses gráficos integrados para ver se o problema persiste…
Se for AGP nem sei o que te dizer…
Se for PCI E, e também não sei a que se destina a sua utilização… Gaming, video, filmes, de qualquer forma uma 5670, ou uma 6670, devem servir os teus propósitos. Custam 70/80 euros.
Não vale a pena recomendar mais que isto sem saber a fonte de alimentação que tens, e tratando-se de um P4 vai “capar” desempenho.
Esse problema é da gráfica e não do monitor. A imagem apresentada é inequívoca. Tenho também essa 9800 pro que de vez em quando faz o mesmo. Primeiro que tudo, e se de facto a gráfica só começa a fazer isso algum tempo depois de ligares o computador, deves abrir o computador, e verificar se a ventoínha do cooler está a funcionar. Se não, o problema é resolvido com um novo cooler, ou com limpeza. Mesmo que verifiques que a ventoínha do cooler funciona, deves retirar a gráfica, retirar o cooler, limpar tudo muito bem limpo com um bom pincel, e voltar a ligar o computador. (Uma aspiradela ao interior do computador não é mal feito). Se depois disso não tiveres sucesso, ainda podes ter aí um problema da fonte de alimentação, que poderá, por qualquer motivo, não estar a alimentar suficientemente a gráfica, originando esses artefactos. O que deves fazer para testar isto é colocares a gráfica noutro computador, ou uma fonte diferente no teu e verificar se o problema se mantêm. Se depois disto ainda acontecer o mesmo, a gráfica já era. Como gráfica antiga que é, e AGP, estás feito se quiseres comprar uma nova, pois só se vendem modelos extremamente fracos (muito mais fracos que a tua 9800 pro) e a um preço absurdo resultante da diminuição da procura de a porta AGP ser neste momento completamente obsoleta. Por isso só tem 3 soluções. Pagas 45, 50 euros por uma gráfica AGP nova mas fraquíssima, procuras uma AGP usada ao nível ou melhor que a 9800 pro ou mudas a motherboard, processador, memórias, e talvez fonte de alimentação (no mínimo), para poderes comprar a seguir uma gráfica nova,