Phil Babb

[url]http://www.wikisporting.com/index.php?title=Babb[/url]

Epá estava a jogar FM e do nada lembrei-me dele, sobretudo dum remate à trave que abanou a baliza durante uns 5 minutos. Eu tinha muito boa impressão dele e nem sei dizer se realmente era assim tão bom jogador como me lembro, mas simpatizava imenso com ele. Estarei enganado?

Eu também posso estar a exagerar , mas para mim fez a melhor época (do título , se a memória não me engana)que me lembro de ver um central a fazer ao serviço do Sporting.Por ali não passou rigorosamente nada , parecia uma parede.Nas outras épocas , foi mediano.

Não era mau defesa, fazia uma bela dupla com o grande André Cruz :smiley:

Mas o problema também foi esse, toda gente se lembra do André e ninguém do Babb :mrgreen:

Marco Aurélio + Naybet. Phil Babb + André Cruz. As duas melhores duplas de centrais que vi jogar no Sporting (ainda me lembro de Luisinho e Venâncio, mas já são memórias difusas…).

Não sei qual das duas era melhor, mas em termos de troféus a segunda leva a palma. E tinha essa característica invulgar: dois centrais esquerdinos.

Um pormenor curioso. Phil Babb é frequentemente apontado como um dos piores jogadores da história do Liverpool e deixou excelente impressão em Portugal. Michael Thomas é frequentemente apontado como um dos melhores jogadores da história do Arsenal (e também do Liverpool, penso eu) e ainda hoje o seu nome é uma piada por cá.

Eu acho que não estás a exagerar, se tivermos em conta (pelo menos) os últimos 15 anos. Só o vi a jogar mesmo no Sporting e essa época (2001/2002) foi a única que fez de um modo consistente. E o homem jogou muito! Talvez o jogador mais influente da equipa campeã a seguir ao Jardel e ao JVP.

Sofreu um pouco na época seguinte, posso estar enganado mas acho que não, por jogar como lateral esquerdo, mas como central, também tinha ficado com muito boa impressão, mas lá está, às vezes as equipas organizadas fazem todos os jogadores parecerem muito bons.

Ele só fez 2 épocas no SCP.

A 1º mal jogou e a 2º fez a tal dupla com o André Cruz, em que fomos campeões em 2001/2002 :slight_smile:

No final da época saiu, por não ter chegado a acordo para renovar.

Era imperial no ar e, na época do título, formou uma das melhores duplas de centrais que alguma vez vi jogar…

Phill Babb e André Cruz… :clap:

É como já disseram, também tenho uma óptima lembrança do irlandês. Como sou “amante” da vertente defensiva, ele foi dos jogadores que mais gostei de ver jogar no nosso clube.

Eu também tenho excelentes lembranças dele e da bela época que por cá fez. Porém, não acho que fosse um central extraordinário. Era sim, um central de processos simples, um pouco à imagem do Tonel: eficaz pelo ar, e não complicar com a bola no pé.

Apesar de ter tido uma agradável passagem pelo Sporting (não percebi porque não ficou mais tempo), não o coloco ao nível dos melhores centrais que já vi no Sporting: Marco Aurélio, Naybet, Valckx e André Cruz. Mas não teria problemas em colocá-lo logo a seguir.

Não se chegou a acordo de renovação ::slight_smile:

Era um belíssimo jogador, na minha opinião.
Anteriormente tinha jogado no Liverpool, e chegou ao Sporting com 30 anos, na primeira época, não se destacou, jogou uns 10 jogos talvez não mais que isso, e só me lembro de poucos (um com o Leixões, que ganhámos 4 a 1 em Alvalade, no ano anterior ao da final da taça e pouco mais).
Na segunda época foi imperial, completamente indiscutivel, fazendo com que o Beto fosse para LD, um autêntico muro naquela defesa.
Infelizmente foi para o Sunderland no ano seguinte, no entanto, estes desceram de divisão, numa época fraca da equipa e consequentemente do jogador, julgo que acabou a carreira no final desse ano.
Para a memória fica como um dos grandes centrais que passou pelo nosso clube !

Teve pouco tempo para entrar na galeria dos “notáveis” centrais que cá passaram. Estivesse cá mais tempo e creio que iria estar…

Na minha opinião, brilhante a fazer dupla com André Cruz!

Não sei se não será ao contrário… Teve pouco tempo, deixou só as boas impressões. se tivesse ficado mais anos se calhar teria ido embora com o selo de “cepo”.

Bom jogador, pessoalmente apreciava as suas actuações, não complicava, autentico jogador ingês (tb bebia uns copitos), dava tudo em campo

Jogou menos na 1ª temporada porque não foi logo, logo aposta. E tínhamos também o Beto e o Quiroga, não esquecer esse “pequeno” pormenor…

Na 2ª temporada foi aposta no meio ao lado do André Cruz e nunca mais largou o osso. Tiveram de deslocar o Beto/Quiroga para a lateral direita porque ali não mexeu mais. Posso estar a exagerar, mas acho que ele não perdeu um lance de cabeça em todo o campeonato… :mrgreen:

Impressionante dupla de facto! :arrow:

Longe de convencer na 1ª época, onde se via que havia valor, fez uma 2ª época fantástica, que terminou com Babb sendo uma pedra fundamental na dobradinha de 2001/2.

19 jogos na 1ª época e 39 jogos na 2ª época de Leão ao peito (dados WikiSporting)

Dos centrais que mais gostei de ver jogar no Sporting. Mesmo que seja só por aquela 2ª época.

Babb cortava tudo.

Era esse tipo de central!

Fez efectivamente uma época a alto ritmo. Não passava nada por ele.

Ainda por cima não era bom de pés / técnica, pelo que jogava mesmo a alta intensidade!

Para mim , e é pessoal, o melhor central que já vi no Sporting:

forte , mandão, agressivo, a morder os calcanhares dos avançados, sentido posicional
quase perfeito, tudo o que eu acho que deve ter um central de elite.

Tive a sorte de o ver em Alvalade contra o Milan, ele a marcar o Shevchenko,
brutal , espumou-se , mas aguentou como um rei…o Schev era um autêntico
furacão…

Valcks… para mim, no top 3 dos melhores… Mas Babb fez uma época de grande nível sim. Pena não se poder ter visto continuidade.