O cerne da questão é a saúde pública… Não é uma questão de liberdade.
A não vacinação periga a vida de todos e não só de quem não é vacinado. Se fosse esse o caso eu estaria-me a cagar para se as pessoas querem ser vacinadas ou não… Mas quando está em causa a saúde de todos, a não vacinação passa a ser uma questão que afecta a saúde do colectivo e não somente de um individuo em particular.
Por isso mesmo esta petição faz todo o sentido, porque nos toca a todos e a saúde pública tem primazia sobre a suposta “liberdade” de uma pessoa não se vacinar e ser uma fonte de propagação de doenças ambulante.
Se erradicámos doenças no séc. XX foi devido entre outros avanços médicos à vacinação, e não voltemos a regredir no séc XXI na saúde porque putativas liberdades estão em causa.
A liberdade de contaminar não é um direito, é uma ofensa à saúde pública.
Pois, isso é muito fácil de dizer quando estamos a falar de uma doenca de propagacão em grandes números, o problema é que muitas destas doencas (já) não são assim tão frequentes (eu sei, é uma pescadinha de rabo na boca, também não estou a dizer que sou contra a obrigatoriedade).
Para nada! Conheço uma pessoa que trabalhou nos serviços administrativos de várias escolas, durante vários anos e já falamos sobre isso: supostamente tens de ter as vacinas para frequentar, mas depois não há nenhuma legislação que proíba claramente que a criança/adolescente frequente esse estabelecimento. Não há nem vai haver, as questões de ética e direitos das pessoas estão cada vez mais enraizadas e nunca um tribunal vai obrigar alguém a ser vacinado. Mesmo para administrar determinados tratamentos life saving, p. ex., administrar sangue a testemunhas de Jeová é uma grande complicação, com juízes de turno metidos ao barulho e tudo, quanto mais para vacinação que é algo profilatico/preventivo…
Mas é um tema muito complexo, hipoteticamente eu tenho um filho de 6 meses que não está ainda vacinado, frequenta o infantário, contrai a doença por contágio de outra criança não vacinada por opção/ideologia dos pais… E depois como é? Vou pedir responsabilidades a quem?
Assim só de repente estando nós em 2017 e tendo eu um filho de 2 anos pergunto depois de ter assistido aos recentes casos de Sarampo pergunto: Como caralho não é o Plano Nacional de Vacinação Obrigatório em Portugal/UE, salvaguardando obviamente algumas exepções medicamente justificadas em algumas pessoas?