Peseiro um ano depois

Há um ano atrás à 5ª jornada o Sporting já tinha perdido 10 pontos e pior do que isso não tinha fio de jogo nem sequer apresentava sinais de nada que se assemelhasse com uma equipa de futebol, de tal forma que até eu que por norma sou contra as chicotadas não teria criticado a nossa SAD se nessa altura tivessem optado por despedir Peseiro.

No entanto a opção foi manter o treinador e a verdade é que com o tempo a equipa transformou-se para melhor e conseguiu a espaços praticar um futebol atractivo e ambicioso, que confesso me agradou muito.

É certo que pelo meio houve algumas brancas e que no fim ficámos pelo quase e não ganhámos nada, mas apesar disso Peseiro com o seu pulso mole e as suas dificuldades no banco, ficou com credito suficiente para continuar.

No início desta temporada o nosso treinador deu sinais de querer emendar o que tinha falhado na anterior, prometendo mais disciplina, mais solidez defensiva sem perder fulgor no ataque e um modelo de jogo alternativo ao que utilizou exaustivamente em 2004/05.

Chegados novamente à 5ª jornada e com um inicio de campeonato aparentemente mais difícil do que o anterior, os resultados tem sido bem melhores, mas houve uma clara regressão em termos exibicionais.

Felizmente que hoje a opção de mudança de treinador nem se coloca, no entanto parece-me que está na altura de se procurar entender o que é que mudou e principalmente como corrigir o que tem funcionado mal.

Julgo que as grandes mudanças aconteceram no meio campo onde se perdeu aquela que foi a principal arma da equipa na temporada passada, refiro-me à enorme capacidade de circular e ter a bola, e perdeu-se por dois motivos:
A alteração do desenho táctico com Douala a funcionar mais como avançado do que como elemento do meio campo e a mudança de intérpretes com a saída de Rochemback, Barbosa e Viana.

O resultado disto foi que apesar das ligeiras melhorias em termos defensivos, porque ao contrário do que se esperaria Tonel está a revelar-se como um bom substituto de Enakarhire, e na baliza temos outra segurança, enquanto Loureiro veio acrescentar algum peso e solidez ao meio campo defensivo, a verdade é a equipa agora tem menos bola, pelo que o volume ofensivo diminuiu e por outro lado ainda não se fizeram sentir os efeitos positivos de se jogar mais pelas alas, até porque Peseiro ainda mal experimentou jogar com os dois extremos que agora possui, porque isso implica que ele ou abdique de um dos seus avançados ou perca homens no meio campo, o que como se viu ontem pode ser complicado.

Uma coisa me parece evidente, se há um ano o técnico ribatejano conseguiu pôr a equipa a funcionar, potenciando ar armas que dispunha, este ano também o será capaz de fazer, mas para isso talvez seja preciso mais algum tempo para se limarem as arestas dum modelo de jogo diferente, mas que também poderá vir a funcionar bem, com menos posse de bola é certo, mas em contrapartida mais directo e mais sólido.

Só que essas mudanças não se fazem do dia para a noite. Eu ainda acredito na capacidade de trabalho do nosso bom Zé, embora saiba que ele nunca vai ser um líder forte e carismático ou um génio das tácticas, será sempre um rapaz esforçado que espero consiga algum sucesso à custa do seu trabalho, assim todos o possamos ajudar desde os dirigentes até aos adeptos e principalmente os jogadores

Nem mais to, nem mais.
Se o Prof. na época passada conseguiu colocar a equipa a jogar bom futebol, acredito piamente que voltará a fazê-lo.

Estamos de acordo Tomanas!!

Já agora, pq é uma analise bem feita ao momento do Sporting e completamente imparcial, apesar de provir de um adversário, deixo o link abaixo para se quiserem… tb estou de acordo com este adversário:

http://castigomaximo.blogspot.com/2005/09/isto-bate-certo-no-bate.html

Concordo com quase tudo o que diz o To-mane, e também com o artigo referido pelo Rui.

O que se passou ontem foi uma manifestação - legítima - de ressabianço anti-Peseiro. De adeptos que - legitimamente - o querem ver despedido, e que arranjam qualquer desculpa para manifestar o seu desagrado.

Não é exigência nem é ambição. Pelo menos não o é na maioria dos casos, penso eu de que. Peseiro pode ser campeão que no ano seguinte haverá quem o assobie à primeira jornada. Legitimamente.

Não vai ser, com certeza, uma relação muito longa, a de Peseiro com o SCP.

A.A.

Pois este ano ainda nao fizemos um jogo de jeito sinceramente !

O ano passado e apesar das invençoes e erros de principiante do mister…a forma como os jogadores estavam apagava por diversas vezes isso…e tambem havia jogadores com experiencia e classe o que este ano nao vejo e dai os problemas estarem a aumentar.

Muita gente fala o que interessa sao os 3 pontos por um lado concordo…mas esta sorte nao vai continuar sempre mais tarde ou mais cedo as derrotas principalmente fora vao ser usuais.

Ontem vi uma coisa que me fez pensar e muito…o TONEL fez 3 ou 4 cortes e o mister refilou parecia sei la o que com ele porque queria que ele mandasse a bola para outro lado…o POLGA fez 4 ou 5 erros e do mister nem uma palavra PORQUE SERA ?

Ou muito me engano ou o ano do centenario vai ser o nosso HANNUS HORRIBILIS !

Abraços

Pois este ano ainda nao fizemos um jogo de jeito sinceramente !

Tens razão. Apenas com a Udinese em Alvalade o jogo foi bem jogado pela equipa do Sporting. Talvez até tenha deixado uns traumas por tratar…

A.A.

Nao se esqueçam de algumas coisas…acho que e visivel que este ano a equpa e pior !

Com a saida de varios jogadores perdemos experiencia qualidade e classe…e obvio !

Parece obvio que a equipa foi montada de acordo com o tecnico !

Parece obvio que ele andou a falar de alguns jogadores semanas seguidas…porque os considerava indespensaveis…e tem se visto !

A entrada concreta de JOAO ALVES & WENDER…so fez com que NANI que estava a entrar aos poucos e a mostrar qualidades nao jogasse mais e VARELA ? desapareceu !

Sera que foi boa politica ? ou o projecto de apostar na prata da casa e so comprar atletas de grande qualidade e so da boca para fora ?

Abraços

A.A. estou contigo. :smiley:
O ano passado eramos a equipa que jogava melhor futebol e no final foi o que se viu … a equipa do quase.

Este ano não estamos a jogar tão bom futebol, mas o que é certo é que as vitórias e a subida na tabela aos poucos aparecem …

Em ano de Centenario, espero que a SAD se lembre de comprar bem, em Dezembro.

Claramente o Treinador necessita de ajuda.

Claramente a equipa precisa de um organizador de jogo, porque já se viu que foi um erro de análise pensar que Moutinho poderia fazer esse papel. Moutinho pode, e deve, ser o auxilio de um organizador, como principal apoio do meio campo e excelente recuperador de bolas. Outro sector que precisa urgentemente de reforços são as laterais. Do lado direito porque não temos um único de raiz, e do lado esquerdo, pelos vistos, Edson veio só curar-se de lesões antigas.

Quanto ao texto em si, podendo discordar de um ponto ou outro, concordo no essencial. Resta saber se este Sporting será capaz de produzir boas exibições mantendo o tal pragmatismo e a tal coerencia que nos permitam ter bons resultados.

Vendam o Ricardo, o Tello, o Paito, o Silva, o Rogerio… :roll:

E comprem um quinto do passe do Deco…

caro Tó: aprecio a tua fé…

mas eu, ser, hoje por hoje, infelizmente, nada dado a esperas, não espero mais. esperei 18 anos. e não aturo peseirices vermelhuscas…

Eu só não compreendo a teoria que vários defendem do “estamos a jogar pior mas vamos ganhando”. Esse teoria perdeu-se na Madeira, frente ao Nacional. Nesse jogo caímos nos erros do passado, não conseguindo segurar um resultado que nos tinha caído do céu.

Já agora, o tal futebol mais pragmático trouxe-nos outras duas derrotas (e vão 3) no acesso à Liga dos Campeões.

É claro que estaremos com mais pontos do que no ano passado, mas comparar o péssimo com o mau não é muito animador.

Eu também quis acreditar que Peseiro tivesse encontrado a fórmula para acrescentar ao tal bom futebol do ano passado uma dose de maior eficácia. O que vejo é que o treinador do Sporting deixou fugir o pouco que havia de bom na época anterior, não se vislumbrando um Sporting realmente pragmático. Pelo contrário, vê-se intranquilidade e desorientação a mais, factores pouco condizentes com o Sporting que Peseiro anunciava para esta época.

Neste momento o que eu desejava para o Sporting era que os próximos 15 jogos fossem todos no terreno dos adversários. Talvez (de certeza) assim os jogadores e o treinador tivessem melhor ambiente para estabilizar as suas exibições e resultados. Neste momento é pior o ambiente para eles em Alvalade do que talvez na Luz ou nas Antas.

Eu prefiro fazer um balanço das minhas 5 épocas neste fórum, é mais engraçado e tb triste;

Materazzi, não aqueceu o lugar, veio Inácio foi Campeão, sempre me manifestei contra a saída, foi despedido depois de perder com os lamps, mas principalmente devido à má campanha da CL, injustiça, nao lhe aturaram metade do que viria a seguir.

Boloni, a seguir ao jogo da Alverca já eu aqui, completamente a “solo” dizia que nao dava, num golpe de magica dao-lhe um super homem que marca 52 golos numa época, ganha tudo, voltei aqui a escrever “Mandem-no embora agora, sai pela porta grande e nunca ng notará o incompetente que é”, caíu o carmo e a trindade, e bla bla, este gajo quer despedir um treinador que fez uma tripleta e é maluco e o diabo a sete, na época seguinte e sem fdp16 foi o que se viu, descalabro total.

Vem FS, ainda nem tinha chegado ja estavamos eu e mais uns poucos a dizer que nao servia, e pronto, bla bla, ainda o homem n começou e ja estao a malhar e bla bla, a meio da época era pq ainda estava a lutar pela CL e ia conseguir, em 3 jogos perde 9 pontos e um avanço de 7 e falha a CL, mais uma vez confirmou-se o descalabro.

Eis que vem o supra sumo Besta, 3 jornadas bastaram para se ver o que a casa gasta, mas bla bla, nao se pode andar sempre a trocar de treinador e ate jogamos bem (indique-me cada defensor de Peseiro, um jogo diferente onde o SCP tenha jogado bem até agora, é um desafio que vos deixo, um para cada um de vcs), e marca golos, e bate-se pelo titulo, e vai a final da UEFA, numa semana e meia, perdeu o titulo, a Uefa e um lugar directo na CL, bla bla, fez muito mais que outros, deixem-no estar, deixem-no trabalhar, e aqui continuamos, será a mesma coisa no fim da época, com ele a sair pela porta pequena e eu aqui a escrever algo deste género, poderia dar-me até gozo mas nao é o caso, somos todos do SCP e o clube e que sofre.

Não ha mais desculpas, nao mais contemplaçoes, a equipa joga pior, a indisciplina continua so que agora ainda mais cedo, começou com Polga, passa agora por Liedson, a besta foi buscar ao exterior e o Nani e o Varela ficaram tapados, Ricardo queimado, sem fio de jogo, nao ha eira nem beira, como tal esta foi a ultima vez que falei sobre Peseiro, e vou-me afastar do forum em termos de escrita, e passar apenas a observar, so participarei mesmo qdo houver outros assuntos, ou algo relevante a comentar de resto ja nao vale a pena, “tarimbado” qb.

Se por milagre (pq so assim) Peseiro ganhar algo, nem que seja a Taça, ou seja pelo menos vice campeao, venho aqui e peço desculpa…

Paz,
Fikem bem, sempre bem