Peseiro para a rua? Faziam-lhe um favor

Deixo aqui uma análise “cromática” do nosso plantel actual, conforme publicado no “site” oficial. Para jogadores que acho que devem permanecer no plantel na próxima época, deixo-os na merecida cor verde. Para jogadores que pelo pouco ou nada que jogaram não me permitem que me possa pronunciar, escolho a relativamente neutral cor violeta. Para jogadores sobre os quais tenha dúvidas, uso a analogia dos semáforos e deixo-os a laranja. Aqueles que por razões várias - falência física, falta de classe, falta de carácter e/ ou necessidade de fazer negócio antes que saiam a custo zero -, pode ser que sejam atropelados por um touro. Aqui está o resultado.

1 Nélson
12 Tiago
13 Mário Felgueiras
76 Ricardo
15 Miguel Garcia
18 Mário Sérgio
4 Polga
6 Hugo
14 Enakarhire
22 Beto
24 Miguel Veloso
21 Paíto
23 Rui Jorge
26 Rochemback
27 Custódio
28 João Moutinho
37 Rogério
10 Sá Pinto
17 Douala
5 Carlos Martins
8 Pedro Barbosa
45 Hugo Viana
11 Tello
9 Niculae
31 Liedson
87 Pinilla
99 Mota

Ou seja: 3 violetas, 10 vermelhos, 7 laranjas (alguns dos quais avermelhados), e 7 verdes. Ou seja, na minha óptica, dos jogadores do actual plantel que deveriam / poderiam ficar na próxima época, há apenas 1 guarda-redes e 13 jogadores de campo, com um único avançado, alvo das maiores piadas ao longo desta época.

Eventualmente poderia reforçar-se esta base com o regresso de jogadores emprestados e a promoção de jogadores da equipa B. Ah é verdade, esta já não existe. Esqueçam então, vamos buscar jogadores aos juniores (sabendo-se que é só dar um pontapé numa pedra na Academia para de lá de baixo sair um Moutinho). Dos jogadores emprestados, Valdir poderia regressar, eventualmente Hugo Machado do Estrela (Santamaria é para mim uma nódoa). Claro que “toda a gente sabe” que o Paím é uma vedeta, vai ser melhor que o Ronaldo, e por isso só um treinador e uma SAD muito burros não o lançariam para o ano (e se as coisas corressem mal, não faltariam depois muitos dos mesmos a dizer que tinham queimado o puto). Isto assumindo que reforços para o ano nem vê-los, dados os constrangimentos orçamentais conhecidos, a menos que o Freitas lá consiga descobrir outro Enak a custo zero.

Digam-me então: perante esta situação, acham que ser o treinador do Sporting na próxima época será uma situação invejável? Eu digo que não. Podemos continuar a contar com a falta de profundidade do plantel do Glórias e sobretudo com a incompetência do “bluff” Couceiro (a razão máxima, entre tantas, para que desejo ardentemente que seja campeão e o Bimbo o deixe por lá ficar) para nos posicionarmos convenientemente no assalto ao título. Só os sonhadores poderão pensar que, se lá chegarmos, na Champion League iremos para além do primeiro jogo a eliminar a seguir à fase de grupos (se passarmos esta, e se não tivermos uma sorte incrível em sorteios posteriores).

Peseiro aceitou a época passada comandar o Sporting pela mesma razão que Couceiro aceitou o Porto esta época: dificilmente teria outra oportunidade. Peseiro terá em princípio material humano não condizente com os pergaminhos do Sporting, e um percurso difícil pela frente. Acham que ele se importava muito de se ir embora? E, apesar de isso ser assunto para um tópico à parte, acham que há muitos treinadores disponíveis e que o Sporting possa pagar que ofereçam garantia de fazer um trabalho muito melhor? Eu acho que não (1ª pergunta), e duvido muito (2ª).

Não concordo com vermelho a Roca, Viana e principalmente a Liedson.

Se forem buscar o N´doye, o José Castro da Académica, uns dois estrangeiros de classe reconhecida e mais alguns jovens das escolas, e despacharem os cancros, e se o Peseiro mostrar que finalmente APRENDEU com os erros repetidos, pode ser que se faça alguma coisa

Angel,
Tiago e nelson a vermelho e ricardo a verde???

Esqueci de falar num gr…eu apostava no do penafiel, que já é nosso e é mesmo bom (agora nao me lembro do nome), e vendia o Ricardo

Viana, Gordembak, não valem o dinheiro que pedem por eles

Aqueles que por razões várias - falência física, falta de classe, falta de carácter e/ ou necessidade de fazer negócio antes que saiam a custo zero -, pode ser que sejam atropelados por um touro.

Como há pessoal que gosta de ler “posts” na diagonal…

Não sou eu que vou determinar ou condicionar o seguimento deste tópico. Obviamente que cada forista terá uma classificação diferente dos jogadores, e não me parece ser muito profícua uma discussão centrada no valor do actual plantel e dos seus componentes. Eu começaria pelo fim, e sugeria que com base em argumentos e opiniões (incluindo aquelas sobre o valor dos actuais atletas do plantel) me respondessem (não necessariamente de forma definitiva) às duas questões no final do “post” inicial.

Ares, o Nuno Santos não recebeu até agora nenhuma proposta de renovação do contrato que expira este Verão. E segundo li ontem por cima do ombro de um tipo no Metro, o José Castro vai para o Porto. Nada de espantar, dado que com os “negócios da Rússia” Costinha / Maniche / Seitaridis podem ir às compras em boa posição.

Angel, Tiago e nelson a vermelho e ricardo a verde????

Realmente, não concordo com o vermelho a Tiago e Nelson, pois acho que são dois bons keepers para suplentes, já que não são caros (por mês) e têm qualidade média.
Claro que concordo com o verde a Ricardo. Não há melhor em Portugal, e a não ser que tenhamos dinheiro para ir buscar um Cech ou um keeper italino de topo, dificilmente arranjamos melhor.

Angel, Tiago e nelson a vermelho e ricardo a verde????

Eu mantinha o Ricardo e trocava o Tiago e o Nelson pelo Mora (Rio Ave) ou Nuno Santos.

cumps,
VCoelho

Remetendo-me à análise dos semáforos, fazia ali algumas trocas.

Dos que sairiam sem olhar a propostas, por terminarem o empréstimo ou por terminarem o contrato, incluiria logo:

• Viana
  • Hugo
  • Mário Sérgio
  • Rui Jorge
  • Niculae

Aqueles que sairiam, ainda que na expectativa de algum retorno para o Sporting, dado terem potencialmente mercado:

• Ricardo
  • Polga

Aqueles que me irritam nas atitudes que tiveram durante a última época mas que têm reconhecido valor. Ou seja, aqueles que tecnicamente têm qualidade para se manterem no plantel, mas que sairiam caso houvesse uma boa proposta, fazendo os possíveis por se colmatar convenientemente as suas saídas com bons profissionais:

• Liedson
  • Rochemback

Os que estão mesmo no final da carreira, mas que poderão ainda ser úteis, nem que seja na união do grupo e na experiência que transmitirão aos mais novos:

• Barbosa
  • Sá Pinto

Os que definitivamente têm de ficar:

• Moutinho
  • Enakarhire
  • Beto
  • Custódio
  • Carlos Martins
  • Pinilla
  • Rogério
  • Douala

Os que fizeram por merecer ficar ainda que com alguns “apesares”:

• Miguel Garcia
  • Tello
  • Paíto
    (aqui cabia também Peseiro)

Para mim era esta a melhor opçao e era importante arranjar outro defesa central alto e obrigar os nossos jogadores a treinar a marcar cantos 10 horas por dia pois uma equipa que marca mais de 15 cantos e so’ por 2 vezes e’ que um jogador leonino lhe toca…
Segundo, acredito naquilo que o Pedroto dizia (mais ou menos):
1 brasileiro na equipa e’ bom 2 ou mais e’ samba… :smiley:

Vender-se ou dispensar:

76 Ricardo
4 Polga
6 Hugo
23 Rui Jorge
26 Rochemback
10 Sá Pinto
45 Hugo Viana
8 Pedro Barbosa
31 Liedson
99 Mota

A ficar:

1 Nélson
12 Tiago
13 Mário Felgueiras
15 Miguel Garcia
18 Mário Sérgio
14 Enakarhire
22 Beto
24 Miguel Veloso
21 Paíto
27 Custódio
28 João Moutinho
37 Rogério
17 Douala
5 Carlos Martins
11 Tello
9 Niculae
87 Pinilla

barros, à distância de um Oceano, pareces entender-te bem com o JTKIRK! :smiley:

Efectivamente essa lista é assustadora! E pior que isso verdadeira! Pelo que :
a) Peseiro foi de facto quem potenciou este grupo
b) A permanencia dele do ponto de vista do Sporting é a solução desejavel porque já conhece o grupo e aparentemente estará disposto a fazer omeletes sem ovos outra vez
c) A permanencia dele está longe de poder ser considerada à 1ª vista uma boa opção profissional para ele

No entanto, o facto de se ir comemorar o centenário e ambição (megalomania ou simples mania disseram alguns) já demonstrada podem ser factores de motivação.

E aqui tem a direcção um papel importantissimo de lhe dar recursos minimos que sejam para formar uma equipa pelo menos tão competitiva quanto esta foi, e mesmo caso não o consigam (por questões economicas ou outras) tem que forçosamente demonstrarem em actos públicos apoio e protecção ao conjuto de elementos do futebol profissional.

Em relação à comparação com os outros, acho que nem o camacho dos presuntos, nem o adriansen (sim, porque acredito que serão estes infelizmente os treinadores dos rivais) aceitarão as condições e jogadores dos actuais planteis. E pelo menos no norte há dinheiro!

Quanto a jogadores, ficara sem sombra de dúvidas com

• Ricardo
  • Moutinho
  • Enakarhire
  • Beto
  • Custódio
  • Carlos Martins
  • Pinilla
  • Rogério
  • Tello

Dos outros e até do caso especifico do Ricardo ponderaria a saída, com a obvia convicção que não poderiam sair todos! E o panorama não seria animador!

De emprestados válidos temos:

• Valdir
  • PSérgio (que tem mais um ano de emprestimo)
  • Marcelino
  • Varela

De promoviveis (efectivamente promoviveis diria)

• Felgueiras
  • Veloso
  • Paim
  • Saleiro
  • Djalo

O panorama não é animador e creio que se vai ter que apostar na colocação de dispensãveis com troca de jogadores!

Aquela lista so pode ser para criar polemica!

Ou entao para rir depois da tristeza!

Aquela lista so pode ser para criar polemica!

Ou entao para rir depois da tristeza!

Nem uma coisa nem outra.

Não concordo com os vermelhos no Liedson, Nico e Roca, para mim verdes, de resto é mais ou menos o que penso, a SAD tem que se mexer e reforçar a equipa onde ela está carente desde o ano passado, defesa e meio-campo, nomeadamente um nº10! :arrow:

1 Nélson12 Tiago 13 Mário Felgueiras 76 Ricardo
15 Miguel Garcia
18 Mário Sérgio
4 Polga 6 Hugo
14 Enakarhire
22 Beto
24 Miguel Veloso
21 Paíto 23 Rui Jorge
26 Rochemback
27 Custódio
28 João Moutinho
37 Rogério
10 Sá Pinto
17 Douala
5 Carlos Martins 8 Pedro Barbosa
45 Hugo Viana
11 Tello
9 Niculae
31 Liedson
87 Pinilla
99 Mota

começando pelos
Gr,
e admitindo que Ricardo tem mercado no Estrangeiro, nomeadamente Inglaterra, vendia -o pq e apesar de algumas boas exibições, não me consegue convencer, e embora tenha capacidade para lhe reconhecer os meritos em alguns jogos q nos deu a vitoria, tb nos deixou ficar mal em bastantes alturas, no q diz respeito a saídas nos cruzamentos, muitas vezes a destempo e sem a segurança e confiança necessárias.
acho que nao é 1 Gr equilibrado, e apesar de ser mt bom estre postes e a jogar com os pés é inseguro nos cruzamentos, basta os ultimos 2 jogos como ex.
TIAGO-entre Nelson e Tiago, prefiro Nelson como 2º GR, acho o melhor

Na defesa, do lado dir. com M. Garcia a fazer uma recta final de epoca bastante boa e com confiança, penso q o espaço de M.Sergio no plantel terminou.
Hugo - apesar de esforçado tem uma falta de categoria evidente q nao lhe permitem continuar a fazer parte do plantel.
rui jorge - apesar da experiencia esta cada vez mais lento, e apesar de ainda n confiar mt em paito a defender para mim é certo q Rui jorge é boa opçao para sair, para alem de cada vez + ser necessário ter altura para jogar na defesa, vejamos a nossa incapacidade no jogo aereo.

no Meio campo:
Rocha- nao sei se fica.gostava, embora ache q esta bastante gordo, e lento, ele diz q é o peso ideal, :smiley: , acho q devia ter treino especifico para melhorar a sua condiçao, lembrem-se de qd ele chegou, era mt mais rapido, e tao lutador como agora.nao sei é se fica

H. Viana - desiludiu-me, apesar de nunca ter sido um jogdor por quem nutri grande simpatia, mesmo antes de ir para Inglaterra, fez 1 época de merda principalmente apos a nossa eliminaçao da T. de Portugal.
é mt caro para aquilo q joga.mesmo de graça tinha q melhorar mt,

Tello-tal como Garcia, e talvez Pinilla, justificaram a sua continuação na recta final da temporada.

Barbosa-acho q chegou a altura de mudar de vida.ou entao qd mt, será um jogador para o balneario, para ser o capitao e tentar manter 1 grupo coeso, pq como jogador,e apesar de o achar como um dos mais dotados a nivel nacional, e ate da europa, acho q pela sua preguicite, passou ao lado de 1 grande carreira, podia ter sido outro figo ou R.costa, e aliado a isso a sua cada vez pior condiçao fisica podem determinar o fim da sua carreira como jogador.

passando ao ataque

mota-nunca se conseguiu impor, posso dizer q nao o conheço, mas pelo menos para praticamente nuca ter jogado, acho q não deve ser aquele reforço q precisariaos para o ataque

pinilla-acho q merece a oportunidade de outra epoca, pode nao ser tao mau como o chegamos a pintar, mostrou coisas boas antes de se lesionar.

liedson-o nosso artilheiro.para começar, acho q nao tem grande personalidade, como ja alguem aqui disse é 1 egoista, q so pensa nele, e depois no grupo, tb para proveito dele.

apesar de ser um excelente ponta de lança, que o é, acho q se começou a armar em vedeta, e logo na 1ª volta teve aquela saida para o brasil, q obrigou o nosso clube a usar 1 artimanha para o por a jogar contra o benfica, na 2ª volta contra o Guimaraes tornou a fazer o mesmo,e acabou por nos fazer mt falta na luz, so para jogar na final da uefa.com q intuito??dar nas vistas.ca para mim quer ir embora.e para mim nao deve haver jogadores contrariados.vendam-no, sobrevivemos ao fdp do jardeu, tb lhe sobreviveremos.

quanto ás possiveis conttrataçoes, dava azo a outro testamento por isso talvez noutro topico.

Manter ou comprar

GK - Comprava um bom Gk, ficava com Nelson e Mario Felgueiras nos juniores.

DL - Nao conheço o valdir, se tiver qualidade fica ele e enventualmente o paito e como outra hipotese o tello. Se se comprar um bom fica esse mais o Valdir e empresta-se /vende-se o Paito

DR - Rogerio e Miguel Garcia

DC - Beto, Polga, Enak e compra-se mais um, de preferencia gemio do Enak

Medios - Apostava-se no Roca, Custodio, Moutinho, Barbosa (ultimo ano), Tello, Carlos Martins. Comprava-se mais um

Extremos - Djalo (se provar algo) e Paim. Para mim basta, se nao justificarem a presença juniores com eles.

Avançados - Liedson, Douala, Pinilla e compra-se um.

Vender-Dispensar etc

Mota
Niculae
Hugo Viana
Sa Pinto (se este quiser baixar consideravelmente o ordenado pode ficar)
Rui Jorge
Ricardo
Tiago
Hugo

Emprestar

Paito
Miguel Veloso
Mario Sergio (se nao render no clube onde irá? jogar vendia-se

Conclusao: Ficava-se com um plantel de 24 jogadores. Sendo que dois seriam rodados nos juniores (mario felgueiras e Djalo)

Peço 5 jogadores (Um GK, um DL, um DC, um Medio e um Avançado)

Começando por responder às perguntas do Angel, em primeiro lugar, sim, acho que ele se importaria de sair. Porque me parece ser um homem de principios e que gosta de cumprir promessas, para além disso, porque também confia no seu trabalho e seria frustrante sair depois de um ano de trabalho duro, mas que deu alguns frutos. Prever o potencial desta equipa, e não continuar o trabalho deixaria qualquer um bastante frustrado.

Quanto à questão do substituto, duvido que se encontre alguém, e até vou mais longe, independentemente do dinheiro que fosse necessário gastar. É muito dificil trabalhar com os niveis de intolerância com que se trabalham no Sporting.

No que toca à reestruturação do plantel, tal como defendo a manutenção do Peseiro, pela mesma razão, a estabilidade, defendo que não deve ser feita uma grande revolução no plantel.

Há, claramente posições com algumas falhas, extremos e laterais, que devem ser colmatadas da melhor forma possível, seja com contratações cirurgicas, seja com a prata da casa. Estas são as posições prioritárias, no meu entender.

Depois as questões de renovação: P.Barbosa,R.Jorge, S.Pinto. Não tenho informações suficientes para dar opinião, mas neste caso é preciso perceber o peso destes jogadores no balneário ne comparar com o seu contributo dentro de campo. A avaliação desta comparação deverá ditar a renovação ou não do contrato.

Jogadores a devolver: H.Viana e Mota, apesar de injusta a dispensa do avançado, face às poucas oportunidades.

Meus caros:
A próxima época (em termos de plantel) já está definida. A estrutura da equipa vai manter-se. Os reforços (para já) contratados são um defesa esquerdo, um defesa direito e um médio. Irão abandonar o clube alguns notáveis.
Contúdo, o grande objectivo do Sporting é voltar a contar com Luís Figo. E… está quase…

Eu, reflectindo melhor e complementando o que escrevi atrás, acho que apesar de desaconselhável, a revolução é inevitavel!

• Roca, Viana e Mota (nomeadamente os dois primeiros) concerteza não ficam
  • Ricardo, Liedson e Moutinho têm mercado (principalmente o último espero que não saia)
  • Barbosa, Sá e RJorje não acredito que fiquem todos

Destes todos, qualquer um que saia terá que ser substituido. E substituido por jogadores de peso com reais capacidades para a titularidade!

A juntar às eventuais dispensas e posições abertas por via disso e às lacunas já detectadas (DE, DD, DC, MD, MO,PL) auguram um periodo fértil de especulações! Mas ir às compras parece-me inevitável!

Mantenha-se alguma linha estruturante da actual equipa (Beto/Enak/Rogério/Custodio/Moutinho/Martins) e acho que já não começamos mal!

Esperemos!