É discussão recorrente neste fórum as grandes questões relativas ao futebol sportinguista. Se perguntar as razões para aquilo que foi o desempenho da equipa principal de futebol nesta época as respostas vão ser algo como: “o varandas”, “os 71%”, “o bruno de carvalho”, " os jogadores todos", “as contratações de caca”; " os treinadores de caca", “o hugo viana” etc… mas aquilo que gostava de discutir neste tópico são aqueles “pequenos pormenores” que cada um dos foristas viu e que acham que fez muita diferença.
Por exemplo, acho que o grande problema desta época foi a não venda do bruno fernandes logo em junho. Tinha sido bom para o jogador, para o Sporting (porque permitia preparar a época de outra forma) e para o manchester united que, provavelmente, com bruno fernandes desde o início da época podia ter tido outro desempenho… mas esta é uma das tais grandes questões: esta indefinição até ao último dia de mercado levou à venda, à pressa, do raphinha, e às entradas dos 3 emprestados… tudo feito em cima do joelho.
Os pequenos pormenores que destaco são estes:
-
doumbia - acreditou-se demasiado no doumbia quando era visível desde os primeiros jogos da pré-época que estava ali um problema e que o Sporting estava sem meio campo (saudades do gudelj). Quem dirige o futebol do Sporting (não sei se o presidente, se o director desportivo, se o treinador, ou se outra pessoa qualquer) achou por bem não reforçar a equipa naquele sector quando se percebia que aquilo ia dar buraco
-
contratação do rosier e começo da época sem um lateral direito que desse garantias… sempre fui muito céptico em relação à vinda do rosier pois não me parecia ser um jogador com as características que considero as ideais parafazer a posição de lateral direito… o ristovski estava lesionado, e tivémos que apostar no thierry correia… deu problemas
Ora, estes “pequenos pormenores” tiveram impacto e contribuiram, a meu ver, para resultados como o da supertaça, e daí a decisões como o despedimento do marcel keizer (apesar daquela conversa absurda do varandas em que dá a entender que na ideia dele o keizer era para ter saído logo no final da época mas que era complicado despedir alguém que tinha ganho duas taças… simplesmente ridículo).
Então explanem aí aqueles pequenos pontos que vocês acham que tiveram mais impacto do que aquilo que a maioria das pessoas pensam (não é preciso grandes explicações). Aquele batimento de asa de uma borboleta que resultam num furacão no outro lado do mundo.