Se já aqui cascámos no árbitro, acho que este merece um tópico a elogiar o melhor árbitro em Portugal.
Vê-se que o curso de Inglaterra teve bons efeitos na performance do homem.
Deixa jogar, não amarela por tudo e por nada, manda os jogadores jogar à bola.
Há quem diga que o Tello faz penalti, se fosse com outro seria ssinalado, mas o amigo Wender está equilibrado enqto o Tello lhe agarra a camisola e qdo este a larga ele simplesmente dá um salto À karadas que não enganou o árbitro.
Há quem diga que Pinilla sofre penalti, meus amigos o defesa ganha a posição ao Pinilla e este não aguenta a carga de ombro, nada de penaltis, muito bem o árbitro que acompanha as jogadas de perto e normalmente decide bem, para além de utilizar o mesmo critério para os dois lados.
No lance do Tello (que não tinha nada que agarrar no Wender dentro da grande área…) parece-me óbvio que o jogador do Braga se atira para o chão de uma forma que o ligeiro puxão que sofreu não justificava. Mas se fosse ao contrário tenho a certeza que eu estaria agora indignado por não ter sido marcado penalty.
No lance do Pinilla, não há carga de ombro porque ele já estava à frente do jogador do Braga, e quando tenta mudar ligeiramente de direcção para se enquadrar com a baliza, a mão do outro impede-o de o fazer. Para mim é penalty claro.
Mas como as directivas da FIFA vão no sentido de só se marcarem grandes penalidades quando não há margem para dúvidas (excepção feita quando são a favor do glorigozo), aceito a decisão do árbitro nos dois casos.
Tenho a opinião de que ambos são penaltis.
Agora, e muito sinceramente, o que irrita profundamente é a queda aparatosa do palhaço do braga que não está condizente nem com a intensidade nem com o momento do agarrão da camisola pelo Tello.
O mesmo, por exemplo, se passou com a Amélia Gomes no galinheiro. Há falta indiscutível mas a amplificação da queda é ridícula e fora de tempo, do estilo a ver se pega (e como tem pegado!!).
No entanto, de modo isento tb vos digo que Liedson é useiro e vezeiro em amplificar este tipo de quedas e já fomos muito prejudicados por esse rótulo de mergulhador que já granjeou.
Quanto à jogada do Pinilla não tenho a certeza absoluta da existência da falta, mas que a posição não era do Nunes ai isso posso garantir. Aliás, a falta, a existir, seria mesmo por empurrão do antebraço de Nunes no cachaço do Pilinha.
Gosto da forma como este árbitro apita, para além do seu critério largo à inglesa ele acima de tudo não é habilidoso, é igual para todos, se fosse sempre assim eu estaria descansado. De resto erra como todos os outros mas nos lances de ontem que ambos poderiam ter sido punidos limitou-se a utilizar o seu critério, portanto nada a dizer.
O Tello é que não pode fazer aquela estupidez dentro da área
Para mim são os 2 penalty, mais forçado o do Wender com o salto à Karadas mas há mesmo falta do Tello, no do Pinigol não há dúvidas, é empurrado depois de ganhar a posição ao Nunes, é penalty! :arrow:
Que seja ele o nomeado para a Luz e não haverá esquisitices...
Se não ganharmos, com ele, não´será por acção do árbitro!!!
Não sei se pode, acha que esta nomeação foi mesmo para evitar que arbitre no galinheiro! :?
Por mim podem pôr o Pedro Proença no galinheiro.
BPaixão e ACosta são os que reunem maior dose de favoritismo para esse jogo, mas penso que não se atreverão a tanto. Era perder a ultima pinga de pudor que eventualmente lhes restasse nas fuças…
Que seja ele o nomeado para a Luz e não haverá esquisitices...
Se não ganharmos, com ele, não´será por acção do árbitro!!!
Não sei se pode, acha que esta nomeação foi mesmo para evitar que arbitre no galinheiro! :?
Por mim podem pôr o Pedro Proença no galinheiro.
BPaixão e ACosta são os que reunem maior dose de favoritismo para esse jogo, mas penso que não se atreverão a tanto. Era perder a ultima pinga de pudor que eventualmente lhes restasse nas fuças…
Também me pareceu logo de início que a nomeação do Pedro Henriques para este jogo era para o queimar para o derby.
Penso que o árbitro para o galinheiro sairá da shortlist Paixão, Costa, Proença e Duarte Gomes, todos palhacitos à sua maneira.
Ao contrário do António Pinto, penso que o pudor já desapareceu há muito, e que por isso o Costa de Setúbal e o exibicionista Paixão são mesmo os mais prováveis.
Por outro lado, o Proença também pode ser uma aposta forte. Não esquecer que se trata de um sócio dos orcs e que tem contas a ajustar com a Família, por ter assinalado dois penalties a nosso favor no slmerdas-Sporting da época passada.
Também gosto do critério largo deste árbitro. Jogos arbitrados pelo Pedro Henriques terão de certeza um tempo útil bem superior à média.
Seja como for, o Tello foi extremamente infantil naquele agarrão. Lembro-me de um penalty assinalado em Barcelos no ano passado numa situação idêntica criada pelo Tinga. Nesta altura não se pode abrir o flanco para que um qualquer árbitro da “cantera lampiona” nos afaste da luta pelo título. Há que ter uma atenção redobrada.
Não sei se é o melhor árbitro, mas é o meu preferido.
Também erra, e às vezes de que maneira (ontem ficaram 2 penaltis por marcar), mas é normalmente coerente durante os 90 minutos e, sobretudo, durante a época.
No caso do Wender, este está completamente equilibrado (travou o empurrão com a perna direita) e em posição de jogar a bola, é certo que é puxado pelo Tello, contudo só cai (em salto) depois do Tello o largar, logo não caiu por causa do Tello mas porque tentou cavar um penalti, bem o Pedro Henriques.
No Pinilla, dou o benefício da dúvida ao árbitro a mim parece-me que o Pinilla perde a posição (ombro a ombro) qdo se tenta enquadrar com a baliza desviando a bola mais para onde vinha o jogador bracarense que encostou um pouco mais e ganhou a posição.
Só uma adenda o pasquim vermelho como só ele apenas tem dúvidas no lance do Pinilla, no do wender não diz nada.
Também considero que se poderia ter marcado penalty a esses 2 lances. Ainda assim, e tendo em conta a má qualidade das nossas arbitragens, gostei muito do trabalho do Pedro Henriques, foi uma das melhores arbitragens que vi recentemente.