Pedro Teles Baltazar, o Maldini do Sporting na SAD
Reforçou posição com compra de acções ao Fundo de Jogadores
O frenesim na Bolsa de Valores de Lisboa com as acções da Sporting SAD, nos últimos meses, já fazia adivinhar que Pedro Baltazar queria mais. Agora, detentor de mais de 10% das acções da sociedade leonina, foi cooptado para administrador não executivo. Um cargo que, na prática, é mais passivo do que activo. Baltazar não decide nada, mas sugere e participa nas reuniões. Apenas nas assembleias gerais da SAD tem poder decisório, mas como investidor.
Conhecido como o Maldini do Sporting, pela parecença física com o jogador do Milan, Pedro Teles Baltazar é o maior investidor privado da SAD leonina, com 10, 245%. O reforço da posição no capital da Sociedade Desportiva Futebol SAD dos leões resultou de uma operação de compra realizada no passado dia 10 de Abril de 2008, na qual foram adquiridas 190.000 acções. Títulos esses transaccionados com o First Portuguese Football Player’s, a quem o Sporting tinha pago um total de 3,240 milhões de euros em acções da SAD, numa percentagem total de 7,36% do capital social, quando recuperou o passe de cinco jogadores.
A empresa Nova Expressão detém títulos da SAD desde o início e tem aumentado gradualmente a sua posição ao longo dos anos: “A Nova Expressão está empenhada no desenvolvimento da Sporting SAD em termos de eficácia, quer ao nível da gestão, quer na racionalização das relações com o clube, o que significa trabalhar na redução do passivo e, sempre, na melhoria da qualidade da equipa de futebol e na obtenção de resultados desportivos”, pode ler-se no site da empresa, detida a 99,9% por Pedro Teles Baltazar.
É administrador único da empresa Nova Expressão, agência de Meios SA, orientada para a pesquisa, planeamento, avaliação, negociação e compra de espaço publicitário em televisão, rádio, imprensa, outdoor, cinema e internet. “Somos nós que definimos os nossos valores.” Este é o lema da empresa do novo administrador não executivo da Sociedade leonina.
Como administrador não executivo não pode executar, ou seja, decidir e tomar decisões, mas participa nas reuniões e nas discussões que importam à SAD, podendo sugerir. Vai juntar-se a Filipe Soares Franco, Miguel Ribeiro Teles, Rita Figueira e Pedro Mil Homens no Conselho de Administração da SAD do Sporting.