Pavilhão João Rocha - Parte 1

Nem o mais optimista dos Sportinguistas acredita que o clube conseguirá angariar dos sócios e adeptos 10 milhões de euros. Eu, confesso, acredito piamente na força da família leonina, mas daí a acreditar na capacidade de captar 10 milhões de euros, ou mesmo 5 milhões, vai uma distância considerável.

Será uma vitória conseguir ir buscar 1 milhão de euros. O Sporting podia criar uma oferta específica, mais completa, para Sportinguistas endinheirados, por exemplo.

Não nos esqueçamos de que não há ainda qualquer imagem do mesmo, nem sequer um plano que explique à família leonina o que se pretende do ecletismo do Sporting.
Basicamente, estamos a contribuir para algo que não passa de uma frase, Missão Pavilhão. É, para todos os efeitos, uma espécie de salto no escuro monetário.

Se houvesse imagem do mesmo, seria mais fácil cativar a atenção dos Sportinguistas.*
Falta fornecer aos interessados informações mais precisas: quando avançará a edificação, quem está a ser sondado para desenhar a infra-estrutura, se ela vai albergar o máximo de modalidades possível, etc. Se é para concentrar no mesmo as várias modalidades, então não é plausível um edifício de qualidade convencional, será necessário algo mais, e este “mais”, presumo eu que não sou arquitecto, exigirá espaço, e mais espaço demandará mais dinheiro.

• Que não passe pela cabeça do Presidente escolher o pavilhão sem falar primeiro com os associados. Estamos a falar de uma obra para o futuro, que vai ficar de pé durante muitos e bons anos, portanto exigimos algo que agrade a tantos Sportinguistas quanto possível. Não queremos ver repetidas as opiniões negativas sobre alguns aspectos do nosso estádio.

Mais vale esperar mais tempo e construir bem (e eventualmente mais caro), do que daqui a um ano ou dois haver novamente modalidades com as casas às costas, falta de lotação e, no geral, um pavilhão menos conseguido do que aquilo que os Sportinguistas desejariam. Mas yah, para mim desde que não construam um fosso em redor da quadra já me dou por satisfeito…

Eu, por exemplo, não gosto nada do pavilhão do Porto, e trata-se de uma infra-estrutura muito mais moderna que os pavilhões do Benfica. Contudo, gosto destes, pois são relativamente úteis e permitem criar um ambiente que favorece a equipa da casa - este factor, para mim, é essencial, pois muitas conquistas se decidirão no nosso pavilhão. Já aqui foi dito que certas regras não podem ser desconsideradas, mas não quero estar a 3 ou 4 metros do campo de jogo, nem quero a equipa adversária sentadinha confortavelmente e longe dos meus rugidos ofensivos!!!

Aos capacitados para responder, eu pergunto: seria possível replicar, com as devidas diferenças, o antigo Estádio de Alvalade, por exemplo, arredondando o pavilhão como se ele fosse um mini-Estádio de Alvalade?

Eu confesso ser muito dado a estes simbolismos!

Um pavilhão é assim tão caro? Sempre pensei que um valor a rondar os 5/6 milhões fosse mais que suficiente para construir um pavilhão decente.

Já te respondi várias vezes: Não! A não ser que o objectivo seja um pavilhão para o Portugal dos pequenitos. Ou melhor, não creio que esse “arredondamento” seja compaginável com o espaço, exploração do mesmo e orçamento que venhamos a ter.

Se conseguires fazer um pavilhão de alta competição, com as condicionantes que este terá que obedecer por 460€/m2…

O valor apontado (10M€) é razoável para os 10.850m2 de área que ele poderá ter. Pessoalmente, pela estimativa que fiz até estará no limite inferior, sendo que ainda se terá que adicionar o custos dos espaços públicos (estimados em 1.3M€ no Plano de Pormenor) da responsabilidade do Clube.

Como aliás já muitas vezes aqui referi…

Muito obrigado pelo esclarecimento @psilva :great:

Eu bem sei que já te fartaste de falar nisto aqui, mas com tantas páginas de tópico não consegui encontrar uma resposta para a minha pergunta, espero que compreendas :mrgreen:

Perguntas Frequentes e Esclarecimentos sobre a Missão Pavilhão: https://missaopavilhao.pt/index.php/faqs

Entre vários esclarecimentos e respostas, destaco estes:

...

ONDE VAI SER CONSTRUÍDO O NOVO PAVILHÃO?
O novo pavilhão vai ser construído no perímetro do Estádio José Alvalade, assegurando desta forma que os Sportinguistas voltarão a ter num só espaço as principais modalidades do Clube do seu coração.

QUANDO POSSO CONHECER O PROJECTO DO NOVO PAVILHÃO?
O Sporting está a desenvolver o projeto e a selecionar os parceiros necessários para tornar este sonho uma realidade. Muito em breve será feita uma apresentação oficial do projeto do Novo Pavilhão das Modalidades.

Pompey Academy

Não sei se já passou por aqui, mas não percebo porque é que o Sporting não fez algo do género. Há ai pacotes bem interessantes que certamente ajudariam a captar mais dinheiro.

Há uma coisa que me está a deixar preocupado…
Então o presidente disse que já 6000 Sportinguistas contribuiram para a Missão Pavilhão e que para o construir sao precisos 250000?
Mas estamos à espera que sejam os sócios e os adeptos a financiar a totalidade da construção nestes moldes?

É que dizer isto ou dizer que nunca vai haver Pavilhão é igual.
Não acho minimamente realista que se pense que atingir esse número é sequer remotamente possível.
Acho até que atingir 10% desse valor já seria um tremendo objetivo…

Eram quase precisas 250.000 doações,se cada doação fosse de 50 euros.
Com doações a 10,15,20 euros,são precisas muitas mas mesmo muitas mais

Ora isso dá uma média de 3000 contribuições por mês. Se mantivermos o ritmo, em 7 anos temos a verba.

Bem… se não houver outro remédio que esperar 7 anos, eu espero.

Na minha opinião temos é de começar a usar o Pavilhão Carlos Lopes até lá… (sonhando que o Estado Português ajude a reabilitar o edifício).

Mister… Isso é que é ser sonhador… :wink:

Não sei o que é mais irrealista, se pensar que o SCP pode conseguir a proeza de ter uma média constante de 3000 contribuições por mês durante 7 anos ou se acreditar que o estado vai reabilitar o Pavilhão Carlos Lopes a correr e aos saltos para nós o irmos lá utilizar nos próximos tempos.

Eu acho é que, agora com a Sporting TV e com a onda de entusiasmo que se está a gerar à volta do clube, chegou a hora de, por um lado, lançar uma super-agressiva campanha dos sócios e, por outro, revitaliar a Missão Pavilhão.
A Sporting TV é essencial para este efeito.

Espero que estas 2 medidas permitam angariar mais verbas para o Pavilhão.
Mas ainda assim, o que também espero é que a direção este ano consiga tirar um coelho da cartola de alguns milhões de euros para também dar o seu contributo. Não pode ser só pedir aos sócios e adeptos…

É que senão…
Nunca mais!

Podem ter a certeza que 250000 contribuições são um número completamente fora de órbita.
Not gonna happend…

Strikerr, isto faz-me lembrar um mealheiro com cerca de 1 litro que eu comecei a encher de moedas de 1 cêntimo de trocos quando chegou o Euro. Meto lá todas as moedas de 1 cêntimo que me aparecem e em 12 anos ainda não encheu.

Se vamos estar à espera da verba estar reunida, as nossas modalidades vão acabar por ter um rendimento mais baixo ao longo dos anos… Além de que é pouco digno.

Faça-se o pavilhão, pague-se em 20 anos com as contribuições que vão sendo feitas.

Não podemos andar tipo circo itinerante com o andebol em Mafra, o futsal em Loures, o hockey em Alenquer, o Basket numa secundária do Lumiar. Provisoriamente, um ano, dois anos, ok. Uma geração inteira, não. Isto de dizer que somos o Sporting de Portugal só é bonito no conceito romântico. Temos de ter uma casa fixa.

Já eu cá acho que a Missão Pavilhão está a correr na perfeição no seu propósito e mais uma vez o Presidente a dar uma bofetada de realidade a muitos adeptos e sócios Sportinguistas.

Enche tudo o papo para falar de o Sporting ser dos sócios outra vez, das modalidades, ecletismo e que somos o segundo maior clube a nivel mundial.
Depois quando é altura de “put the money where your mouth is”, tira tudo bilhete para a praia.

E sim, com uma fraquissima adesão dos adeptos e sócios, a direcção tem uma confiança do caraças em espetar com 10M (de um clube ainda em má condiçao financeira) num pavilhão que poucas pessoas movimentará. ( a perceber-se pela Missão Pavilhão)

O problema está mesmo aí, a maioria está a espera que isto vá para a frente sem mexerem um ■■■■■■. Espero apenas que quando perceberem que sem dinheiro não há palhaços não seja tarde demais.

Mais aí, também aparecerão sem problemas a dizer que o Presidente falhou uma promessa. E a lavarem as mãos do assunto.

:arrow:

A força e a grandeza de um Clube Desportivo, sobretudo com a profissionalização do futebol e das modalidades, depende sempre das RECEITAS FINANCEIRAS obtidas (directa e indirectamente) dos seus Sócios, Adeptos e Simpatizantes.

Sendo um ciclo vicioso (ou virtuoso), a grandeza e as vitórias potenciam mas também são potenciadas pelas RECEITAS.
A identificação e pertença com (e ao) Sporting, como fenómeno antropológico de cariz tribal, só com o investimento individual em apoio, bilheteira, “merchandising”, divulgação e quotas, poderá gerar o retorno em vitórias e orgulho aos seus Sócios, Adeptos e Simpatizantes.

O hábito bem português, de esperar que os outros façam por nós o que não estamos dispostos a fazer, só pode resultar em pequenez e pobreza, individual e colectiva.

O piso será de Madeira normal, ou devera ser aquele que por vezes se usa para o futsal? Aquele azul?

Naturalmente, a conclusão óbvia que se pode tirar de uma operação destas é que quem não dá €10 sequer para ajudar à construção do pavilhão (seja por falta de posses ou de vontade) dificilmente vai comprar bilhetes e ajudar a encher o pavilhão (pelas mesmas razões).

Não estou em desacordo com os vossos últimos posts excepto num ponto.
Mas já lá vou, antes disso, uma pergunta:
Já aderiram?
Eu já! :arrow:

Não estou de acordo com a ideia de que, se nós (sócios e adeptos), através da Missão Pavilhão e da parte das quotas prevista para este efeito, não conseguirmos arranjar os 10ME, a culpa será nossa de não haver Pavilhão.

Calma aí meus senhores!
Not so fast!

Só uma pessoa sem qualquer noção da realidade pode achar que a Missão Pavilhão vai permitir financiar o Pavilhão sequer a 30% ou 40%. Quem não tiver sensibilidade para perceber isto, simplesmente, não tem noção das coisas. É um anjnho…
Á sério… É um caso mesmo de não ter noção da realidade.

A direção não pode dizer:
Ou contribuem em 10ME ou então é porque não querem Pavilhão e não o construímos.
Não pode!
Se o fizesse, era grave!
Era impor uma condição, à partida, impossível, para cumprir uma promessa anterior passando, habilidosamente, a responsabilidade para o cobrador… Só um otário comia essa.
Seria uma óbvia desculpa para disfarçar a incapacidade de encontrar outras soluções de financiamento que também são responsabilidade da direção.

Alias, não conheço nenhum clube que tenha conseguido construir um pavilhão só com um financiamento desta natureza.
Esse pensamento é infantil.
Não acredito que a direção o tenha.

Mais valia dizerem:
Olhem… Desculpem lá mas… Isto não conseguimos.
Dissemos que íamos tentar iniciar as obras este mandato mas não dá.
Não temos, neste momento, capacidade para convencer ninguém a patrocinar esta obra.

Seria uma deceção!
Seria lamentável para os 6000 que já contribuiram e que, de repente, não estariam a perceber muito bem para quê…
Mas ao menos seria uma abordagem transparente e justa.
Algo que é apanágio desta direção.
Sei que continuará a ser assim também neste tema.

Não achas que deveríamos começar já a construção e ir pagando durante e depois?

Não conseguimos financiamento? patrocínio? naming?

Por mim pode ser já um Pavilhão Seguros Fidelidade - Rexona - Kinder Surpresa. Até podem pintar tudo de amarelo.