Saiu de Alcácer do Sal com apenas 13 anos, para tentar a sorte em Alvalade. Pela mão do pai, chegou a Lisboa com o objectivo de mostrar as qualidades já exibidas nos “Pelezinhos”. Duas semanas bastaram para que Paulo Renato convencesse os responsáveis leoninos. De tal modo que, agora com 19 anos, mantém contrato com o clube até 2008/2009, funcionando como mais um diamante em fase de lapidação. No Sporting, é visto como uma aposta de futuro. E… o futuro no plantel principal deve ser já a próxima temporada.
O JOGO foi conhecer este defesa-central, que actualmente ganha maturidade no Real Sport Clube, onde funciona como pilar de uma equipa que lidera a Série D da II Divisão.
Campeão nacional de juniores nas últimas duas épocas, Paulo Renato é, dos jogadores cedidos pelos leões, aquele que mais se vem destacando. Com apenas 19 anos, já foi internacional Sub-21 – José Couceiro chamou-o para a última edição do Torneio Vale do Tejo –, assumindo ainda o estatuto de subcapitão dos Sub-20, que, no final de Junho, disputarão o Campeonato do Mundo da categoria.
Ciente dos seus objectivos, aposta forte na carreira, e em Alvalade estão atentos à sua evolução. Os relatórios periódicos elaborados por Jorge Paixão, técnico do Real, e as observações constantes, ambas aliadas ao enorme potencial detectado na “cantera”, não passam despercebidos a Paulo Bento. Um treinador que trabalhou com ele durante ano e meio, conhecendo-lhe bem as características.
Dos tempos em que foi colega de quarto de Yannick Djaló, no lar do Sporting, aos dias de hoje, Paulo Renato cresceu, mantendo os principais traços de personalidade: determinado, reservado, ciente daquilo que deseja para o futuro. Tal como há sete anos, quando aceitou o desafio do pai. Então, o sucesso escolar valeu-lhe o prémio de participar nas captações do Sporting. Foi o princípio de uma história ainda com muitos capítulos por escrever.
Paulo Renato Valério Calado Rodrigues
Data de Nascimento: 14/05/1987 (19 anos)
Nacionalidade: Portuguesa
Naturalidade: Alcácer do Sal
Altura: 1,83 metros
Peso: 76 kg
Posição: Defesa-central
Contrato com o Sporting: 2008/09 (emprestado ao Real Sport Clube até final da época)
Clube anterior: “Os Pelezinhos”
Títulos: Campeão Nacional de Juvenis (2003/04), e Campeão Nacional de Juniores (2004/05; 2005/06), sempre ao serviço do Sporting
Selecção: Internacional Sub-20 (já actuou pelos Sub-21, na última edição do Torneio Internacional do Vale do Tejo)
Do que vi dele, como defesa-central é muito fraco. Tem bons pés, mas não tem agressividade nenhuma e é papado com facilidade por um bom avançado. Agora como médio, posição onde tem jogado mais vezes no Real Massamá, pode ser que ainda faça qualquer coisa.
E se ele for integrado no plantel principal em vez do Carriço, então é aconselhável o exame oftalmológico, porque se tratará de miopia aguda. O Daniel Carriço tem mais futebol e personalidade na unha do dedo mindinho do pé esquerdo que o Paulo Renato do corpo inteiro.
E digo isto sem ter visto uma grande quantidade de jogos de ambos, bem pelo contrário, mas há coisas que saltam logo à vista, e a qualidade do Carriço é uma dessas.
Decerto que alguém como o Coração de Leão ou a Felina que já viram dezenas e dezenas de jogos de ambos, que terão uma opinião semelhante.
E se ele for integrado no plantel principal em vez do Carriço, então é aconselhável o exame oftalmológico, porque se tratará de miopia aguda. O Daniel Carriço tem mais futebol e personalidade na unha do dedo mindinho do pé esquerdo que o Paulo Renato do corpo inteiro.
E digo isto sem ter visto uma grande quantidade de jogos de ambos, bem pelo contrário, mas há coisas que saltam logo à vista, e a qualidade do Carriço é uma dessas.
Decerto que alguém como o Coração de Leão ou a Felina que já viram dezenas e dezenas de jogos de ambos, que terão uma opinião semelhante.
´
Independemente do valor do Paulo Renato, o Carriço na minha modesta opinião é para se emprestar. É um jovem com muito valor e um ano a rodar só o fará bem. Esta numa idade em que precisa de competir, e não vejo o que podemos (nós e ele) lucrar se ficar tapado (logo sem jogar) no plantel principal para o ano. 2 liga ou mesmo 2 B (n é vergonha para ng…e muitos dos que por lá passaram voltaram) seria recomendável.
Do Paulo Renato vi 2 jogos quando ainda era junior de 1 ano. Na altura fiquei com a ideia de que seria algo “macio”…mas entretanto desconheco como evoluiu.
Do que vi dele, como defesa-central é muito fraco. Tem bons pés, mas não tem agressividade nenhuma e é papado com facilidade por um bom avançado. Agora como médio, posição onde tem jogado mais vezes no Real Massamá, pode ser que ainda faça qualquer coisa.
Uuui que exagero!!!O P.Renato é o jogador mais internacional a par do Br.Gama na geracao de 1987.Além disso foi sempre titular no Sporting.Um ano fazia dupla com o Carrico ,outro com o M.Veloso ou T.Pires.
Quando chegou ao SCP ele jogava a médio centro ,depois pssou a central.
Um central que tem muita classe e que só peca por alguma falta de agressividade.Mas nao acho isso muito grave.Nao deja de ser um grande jogador que sempre me inmpressionou nas vezes que o vi jogar.
Do que vi dele, como defesa-central é muito fraco. Tem bons pés, mas não tem agressividade nenhuma e é papado com facilidade por um bom avançado.
Já para não falar que abusa das charutadas para a atmosfera, mas lá está, nem todos podem ter qualidade. O Paulo Renato é um defesa central razoavelzinho e não mais do que isso.
Já para não falar que abusa das charutadas para a atmosfera, mas lá está, nem todos podem ter qualidade. O Paulo Renato é um defesa [b]central razoavelzinho[/b] e não mais do que isso.
Já para não falar que abusa das charutadas para a atmosfera, mas lá está, nem todos podem ter qualidade. O Paulo Renato é um defesa [b]central razoavelzinho[/b] e não mais do que isso.
É um David Luiz, vá lá :twisted:
Nao acho justo andar a comparar o P.Renato a outro jogador qualquer.Seja com o Carrico ou seja com quem for…
O Carrico é jogador para lutar pela titularidade já na próxima época enquanto o P.Renato pode servir muito bem de 4 central para ser titular em jogos da Taca e para dar descanso a jogadores como Polga.Esperemos estar muito tempo em 3 competicoes e por isso penso que temos mesmo de poder contar com 4 centrais no nosso plantel.
Já que entram em comparacoes…vejo o P.Renato com mais talento e potencial que o Tonel(que para mim nao deixa de ser um bom jogador que gosto de ver no plantel).Penso que o P.Renato tem tudo para daqui a + ou - 2 anos ser tao bom ou melhor que o Tonel o é actualmente.
Que fique bem claro: Carrico é excelente,enorme classe e sem sombra para duvidas que ele tem de estar na equipa principal na próxima época.
P.Renato nao é tao bom mas tambem é um central inteligente e com muito boa técnica e bom sentido de posicionamento.
Nao é assim sem mais nem menos que um jogador que cumpre o primeiro ano de sénior é patrao da defesa de um clube sénior como o Real Massamá.
Conheco um jogador do Real (Carlos Marques,ex-júnior do SCP,era capitao de equipa desdas escolinhas e capetaneou jogadores como Cr.Ronaldo,Semedo,Moutinho,Veloso,etc…) e ele disse na primeira metade da época ao meu primo que o Renato tem muita qualidade e valor suficiente para chegar ao plantel do SCP!!!
Nao acho justo andar a comparar o P.Renato a outro jogador qualquer.Seja com o Carrico ou seja com quem for…
O Carrico é jogador para lutar pela titularidade já na próxima época enquanto o P.Renato pode servir muito bem de 4 central para ser titular em jogos da Taca e para dar descanso a jogadores como Polga.Esperemos estar muito tempo em 3 competicoes e por isso penso que temos mesmo de poder contar com 4 centrais no nosso plantel.
Já que entram em comparacoes…vejo o P.Renato com mais talento e potencial que o Tonel(que para mim nao deixa de ser um bom jogador que gosto de ver no plantel).Penso que o P.Renato tem tudo para daqui a + ou - 2 anos ser tao bom ou melhor que o Tonel o é actualmente.
Que fique bem claro: Carrico é excelente,enorme classe e sem sombra para duvidas que ele tem de estar na equipa principal na próxima época.
P.Renato nao é tao bom mas tambem é um central inteligente e com muito boa técnica e bom sentido de posicionamento.
Nao é assim sem mais nem menos que um jogador que cumpre o primeiro ano de sénior é patrao da defesa de um clube sénior como o Real Massamá.
Conheco um jogador do Real (Carlos Marques,ex-júnior do SCP,era capitao de equipa desdas escolinhas e capetaneou jogadores como Cr.Ronaldo,Semedo,Moutinho,Veloso,etc…) e ele disse na primeira metade da época ao meu primo que o Renato tem muita qualidade e valor suficiente para chegar ao plantel do SCP!!!
Esse Carlos Marques de que falas joga agora no Olivais e Moscavide.
Na altura era considerado uma das maiores promessas das camadas jovens do Sporting e foi dos primeiros jovens a ter contrato profissional a par de Carlos Martins.
Esse Carlos Marques de que falas joga agora no Olivais e Moscavide.
Na altura era considerado uma das maiores promessas das camadas jovens do Sporting e foi dos primeiros jovens a ter contrato profissional a par de Carlos Martins.
Nada disso havia dois Carlos Marques…um era esse que tu dizes.Já lhe chamavam o novo Matthäus e o outro Carlos Marques era o meu Carlitos que agora joga no Real Massama!!!
Carriço excelente? Sim. Lutar pela titularidade? Para o ano? :lol:
Epa…vamos deixar as coisas seguirem o seu rumo natural…n forçar como se tem feito com o Pererinha (que como é logico ta a ser prejudicado…mesmo sendo um jogador com talento)…
O Carriço se tiver juizo e sorte (ausencia de lesões por exp…) vai ter um futuro risonho. Para isso será conveniente que jogue para o ano…o que é de resto fundamental para um jovem atleta na transição junior-senior.
Competir vai ser indispensável. Rodar não é nem nunca foi despristigiante para ng…e tem de ser encarado com mais um etapa na evolução do jogador. Por muito bom que ele seja. Segundo julgo saber, o Sporting pretende integrar jogadores que tiveram esse ano a rodar (onde se insere o Paulo REnato) e emprestar os juniores de 2 ano. Medida muito inteligente de resto. Um ano a competir nos seniores permitirá aos jovens talentos entrar no Sporting com um rondagem e experiencia fundamentais. Tar no Plantel e não competir…é burrice atroz (com todas as letras).
Em jeito de resumo para não me alongar…o jogador em causa tem muita qualidade mas tar no plantel para fazer numero (sim…pq titular para o ano…enfim…) não serve. Rodar, ganhar exp…e entrar pela porta grande. E acredito que se tudo correr bem chegará a titular do Sporting…a seu tempo claro.
Comparar o Paulo Renato ao TOnel é no minimo arrojado. Para começar têm estilos muito diferentes. Tonel, o melhor central saido das escolas do Porto nos ultimos anos segundo os seus tecnicos, é um jogador maduro, eficaz (mas nem sp a jogar bonito) e seguro. O Paulo Renato tem um longo caminho pela frente.
E para acabar. Nem todos os juniores podem passar para os seniores do Sporting. Alguns até deixarão de jogar futebol daqui a pouco tempo por uma ou outra razão. Não se podem aproveitar todos…e se 1 ou 2 “da mesma criação” conseguirem integrar um dia os seniores do Sporting…o trabalho de formação terá sido coroado de exito (um exito fabuloso para ser mais preciso).
Epa…vamos deixar as coisas seguirem o seu rumo natural…n forçar como se tem feito com o Pererinha (que como é logico ta a ser prejudicado…mesmo sendo um jogador com talento)…
O Carriço se tiver juizo e sorte (ausencia de lesões por exp…) vai ter um futuro risonho. Para isso será conveniente que jogue para o ano…o que é de resto fundamental para um jovem atleta na transição junior-senior.
Competir vai ser indispensável. Rodar não é nem nunca foi despristigiante para ng…e tem de ser encarado com mais um etapa na evolução do jogador. Por muito bom que ele seja. Segundo julgo saber, o Sporting pretende integrar jogadores que tiveram esse ano a rodar (onde se insere o Paulo REnato) e emprestar os juniores de 2 ano. Medida muito inteligente de resto. Um ano a competir nos seniores permitirá aos jovens talentos entrar no Sporting com um rondagem e experiencia fundamentais. Tar no Plantel e não competir…é burrice atroz (com todas as letras).
Em jeito de resumo para não me alongar…o jogador em causa tem muita qualidade mas tar no plantel para fazer numero (sim…pq titular para o ano…enfim…) não serve. Rodar, ganhar exp…e entrar pela porta grande. E acredito que se tudo correr bem chegará a titular do Sporting…a seu tempo claro.
Comparar o Paulo Renato ao TOnel é no minimo arrojado. Para começar têm estilos muito diferentes. Tonel, o melhor central saido das escolas do Porto nos ultimos anos segundo os seus tecnicos, é um jogador maduro, eficaz (mas nem sp a jogar bonito) e seguro. O Paulo Renato tem um longo caminho pela frente.
E para acabar. Nem todos os juniores podem passar para os seniores do Sporting. Alguns até deixarão de jogar futebol daqui a pouco tempo por uma ou outra razão. Não se podem aproveitar todos…e se 1 ou 2 “da mesma criação” conseguirem integrar um dia os seniores do Sporting…o trabalho de formação terá sido coroado de exito (um exito fabuloso para ser mais preciso).[/quote]
Para já eu disse que o P.Renato tem potencial para daqui a dois ,tres anos ter a importancia no plantel que o Tonel tem actualmente.Nao comparei o estilo de jogo dos dois.
Caro amigo ,eu nao sei se já viste jogar o Carrico.È porque se já viste acho que concordavas comigo e com alguns outros foristas que este é um dos júniores que nao vao precisar do tal ano a rodar…um dos muitissimos poucos.
È porque eu tambem defendo a ideia dos nossos júniores ganharem experiencias num Olivais de Moscavide ou num Estoril Praia.Mas como já disse Carrico é uma excepcao…
Epa...vamos deixar as coisas seguirem o seu rumo natural...n forçar como se tem feito com o Pererinha (que como é logico ta a ser prejudicado...mesmo sendo um jogador com talento)...
O Carriço se tiver juizo e sorte (ausencia de lesões por exp...) vai ter um futuro risonho. Para isso será conveniente que jogue para o ano...o que é de resto [b]fundamental[/b] para um jovem atleta na transição junior-senior.
Competir vai ser indispensável. Rodar não é nem nunca foi despristigiante para ng...e tem de ser encarado com mais um etapa na evolução do jogador. Por muito bom que ele seja. Segundo julgo saber, o Sporting pretende integrar jogadores que tiveram esse ano a rodar (onde se insere o Paulo REnato) e emprestar os juniores de 2 ano. Medida muito inteligente de resto. Um ano a competir nos seniores permitirá aos jovens talentos entrar no Sporting com um rondagem e experiencia fundamentais. Tar no Plantel e não competir...é burrice atroz (com todas as letras).
Em jeito de resumo para não me alongar...o jogador em causa tem muita qualidade mas tar no plantel para fazer numero (sim...pq titular para o ano...enfim...) não serve. Rodar, ganhar exp...e entrar pela porta grande. E acredito que se tudo correr bem chegará a titular do Sporting...a seu tempo claro.
E para acabar. Nem todos os juniores podem passar para os seniores do Sporting. Alguns até deixarão de jogar futebol daqui a pouco tempo por uma ou outra razão. Não se podem aproveitar todos…e se 1 ou 2 “da mesma criação” conseguirem integrar um dia os seniores do Sporting…o trabalho de formação terá sido coroado de exito (um exito fabuloso para ser mais preciso).
Para já eu disse que o P.Renato tem potencial para daqui a dois ,tres anos ter a importancia no plantel que o Tonel tem actualmente.Nao comparei o estilo de jogo dos dois.
Caro amigo ,eu nao sei se já viste jogar o Carrico.È porque se já viste acho que concordavas comigo e com alguns outros foristas que este é um dos júniores que nao vao precisar do tal ano a rodar…um dos muitissimos poucos.
È porque eu tambem defendo a ideia dos nossos júniores ganharem experiencias num Olivais de Moscavide ou num Estoril Praia.Mas como já disse Carrico é uma excepcao…[/quote]
Tenho por pratica falar daquilo que sei ou neste caso particular do que já vi. Na parte do excelente estamos de acordo. Na integração nos seniores do Sporting para o ano…não. Que será titular do Sporting também…mas em espaços temporais diferentes. Resumo: Os timmings diferem
Nada disso havia dois Carlos Marques...um era esse que tu dizes.Já lhe chamavam o novo Matthäus e o outro Carlos Marques era o meu Carlitos que agora joga no Real Massama!!!
Nesse caso falas então de um Carlos Marques que era jogador de meio-campo. Como estavas a falar de um central pensei que estivesses a falar do central também. :?