Paulo o treinador português com mais tempo à frente do Sporting

Um Italiano tambem quis mudar e correu mal. Mas os dirigentes sabiam a táctica que ele jogava. Não me parece que os dirigentes do Porto imponham um sistema táctico. - acredito mais que imponham uns euros por baixo da mesa, uns cafés com leite, uns apitos dourados e umas ameaças á integridade fisica de quem se meter no seu caminho. Nesse “sistema táctico” são muito evoluidos.

Sem dúvida que houve demasiados erros no planeamento da época, não me parece é que sejam todos atribuíveis a Paulo Bento.
As saídas de Caneira, Tello e Ricardo foram muito mal compensadas, e foram sobretudo estas saídas que comprometeram a época. A saída de Tello foi conhecida em Junho, a novela Caneira arrastou-se até ao início da época e Ricardo forçou a sua saída a menos de uma semana do campeonato começar. Não creio que Paulo Bento tenha dado o aval à saída destes jogadores, antes de ir de férias Paulo Bento julgava contar com Caneira e Ricardo, depois de se iniciar a pré-época percebeu que só tinha Ronny, André Marques e Abel para as laterais e pediu reforços. Mas com pouco tempo e pouco dinheiro dificilmente se compra o jogador certo, vieram Pedro Silva e Marian Had, o primeiro até prometia mas teve a lesão que se sabe, o segundo foi um erro de casting.
Tenho a certeza que Paulo Bento preferia contar com um guarda-redes mais experiente do que aqueles com que tem podido contar.

Concordo com a tua análise o Sporting deveria essencialmente contratar jogadores experientes que suportem a entrada de jovens na equipa. Nesta época entraram demasiados jogadores inexperientes, e isso muito tem contribuído para instabilidade da equipa. Mas o problema não são só os jovens inexperientes, o problema de Carlos Paredes não é propriamente a inexperiência pois não?
A incrível onda de lesões que temos vivido também contribuiu para a nossa queda. E isso não pode ser só azar, não haverá algo de errado na preparação física dos nossos jogadores?

Quanto a continuidade ou não do treinador. Por mim continuava, mas tenho consciência de que só atingindo objectivos mínimos terá condições para continuar à frente da equipa.

Subscrevo! :clap:

Para ti tenho uma resposta de uma pessoa que já admiro muito:

Já ganhou a taça de Portugal, a supertaça, sábado a 1ª taça da liga e por ai fora…Então que entendes tu por este “calibre do Paulo Bento”?
Esta pessoa é para manter por uma, duas, três décadas se for preciso…Com ele o Sporting ganha sempre!

Eu também acho que o PB não é o culpado de tudo, mas a verdade é que ele disse que estava satisfeito com os jogadores contratados e que a equipa era o que tinha pedido. Não sei se as declaracões foram só para inglês ver, mas se ele não estava satisfeito, então só tinha que o dizer… o Benitez e outros treinadores de equipas de topo fazem questão de mostrar o desgrado com os seus chefes em público e não percebo porque é que o PB também não o fez… aquilo não é nenhuma ditadura, penso eu :eh:

Quanto aos azares de época, são isso mesmo… azares e a sua importância é relativa… um bom planeamento serve exactamente para garantir a continuidade de determinados níveis de performance perante situacões de imprevisto, o que me parece que foi altamente descurado desta vez.

o quinto lugar deve te saber mesmo bem … Mas é normal o Setubal é uma equipa fortissima, o plantel do Setubal é riquissimo. O do Guimarães também é muito acima do Sporting!

Que fixação … ::slight_smile:

Ainda deves andar atarefado à procura dos regulamentos da FIFA que explicam que quando se começa a agarrar um jogador fora da área deve ser marcado livre e não penalty, e por isso se calhar não leste com atenção o que eu escrevi.

Como é evidente, o que eu entendo ser o calibre do Paulo Bento é o de um profissional em início de carreira, impreparado, teimoso, por vezes com demonstrações de pouca inteligência, com discurso fraco e conhecimentos ao nível do treino aparentemente deficientes, e cuja boa imprensa e disponibilidade para trabalhar com o que lhe dão, sem reclamar, não apagam o facto de se tratar de alguém que, podendo até vir a ser um bom treinador no futuro, não tem neste momento o nível que se exige para orientar a equipa de futebol profissional sénior do Sporting Clube de Portugal, e que jamais teria ascendido a semelhante patamar da carreira de treinador, muito menos nele se manteria tanto tempo, se os dirigentes do Clube tivessem algum tipo de estratégia consequente para o futebol.

Eu sei que “o Paulo” trabalha com muitas limitações orçamentais e por isso com limitações de qualidade. Só que também acho que um Clube que se debate com estes problemas precisa de um treinador que consiga fazer com que a equipa valha mais do que a soma das partes, e com PB, apesar da má qualidade de alguns jogadores, o que vejo é que a equipa vale menos.

Quanto ao mais, em tempos li aqui um jovem forista a dizer que o Sporting ia ser campeão nacional e europeu este ano, por isso espero que os jogadores se esqueçam da acesa disputa pelo título e dos 1/4 de final da LC em que estão envolvidos, e arranjem motivação para a Taça da Liga no sábado. :arrow:

que fixacao a tua… é assim tao dificil aceitar que os jogadores do setubal e do guimaraes estejam em melhores momentos de forma, com mais confiança e com uma dinamica mais positiva?..

no final fazem-se as contas mas acho que esta época foi atipica… tanto o treinador como os jogadores sao capazes de fazer melhor mas esta epoca as coisas nao sairam bem (nao vou apresentar as razoes pois devem andar por aí espalhadas em 200 e tal posts…)…

uma das razoes pela qual defendo o paulo bento é porque mesmo estando o campeonato a correr de forma miseravel, estando os jogadores sem uma dinamica de vitorias e sem confiança sinto o plantel unido e com vontade de dar a volta…

espero que o paulo bento continue até estes jogadores formarem um verdadeiro grupo… ate estar instalada uma identidade psicologica nos jogadores que formam a coluna vertebral do plantel… quando houver esse espirito aí sim, se as coisas nao estiverem a resultar desportivamente troque-se o treinador… ate la deixem o paulo bento trabalhar…

posso comparar por exemplo com o benfica… a epoca tambem lhes esta a correr mal e mesmo estando á nossa frente nao vejo
o grupo deles tao unido, nem tao trabalhado como o nosso… nao havendo um fio de jogo efectivo na nossa equipa sinto que os jogadores sabem o que fazer mas por uma razao ou por outra nao sao capazes… no benfica nao vejo isso… sinto tambem que os nossos jogadores sao mais solidarios, conseguem pontualmente indices de motivacao muito elevados e sao mais equipa…

estou convencido que se esta equipa conseguir uma serie de resultados positivos (a comecar ja no sabado…), ganhar confiança e sobretudo se tiver pernas para isso ainda nos vai dar algumas alegrias nesta epoca…

Parabens ao Paulo :great:

@Paulo Duarte
Comppletamente de acordo contigo

O exemplo típico do que pode fazer uma mentira repetida até à exaustão. Porque foi exactamente o inverso que se passou desde que ele pegou na equipa. Lutou até ao fim pelo campeonato depois das Peseiradas e com Kokes, foi eliminado da Taça de Portugal por gamanço ordinário de Olegário e nos penalties. Ah! E deu champions. Na segunda época, ganhou a taça de Portugal e discutiu até ao último minuto (ou quase…) o título, com uma segunda volta do mais espectacular que já se viu. Este ano já arrecadou uma Supertaça e em outras 3 competições a eliminar está na final, nas meias-finais e nos quartos-de-final respectivamente. A prestação na champions foi digna com exibições muito boas perante alguns dos colossos. O campeonato tem marcado uma irregularidade de resultados gritante e é evidente que com um plantel tão curto e cheio de lesões é difícil responder com qualidade em todas as frentes. Mesmo assim aguardo com expectativa o final da temporada, vamos ver se faz menos do que fez até agora. Ah! e é a única equipa que está nas frentes todas de combate.

Agora seriamente e sem palhaçadas: onde é que está a soma das partes a valer menos???
Que me digam que o Sporting não devia ter menos que um Hiddink eu ainda percebo e se calhar até corroboro. Agora dizer-se que esta equipa que perdeu UM TERÇO do seu oraçmento desde 2003 para cá, soma de menos em conjunto por causa do treinador… não me parece. Mas enfim… Pela milionésima vez, todos os problemas do Sporting fossem o seu treinador. Era maravilhoso.

Espero que seja muito difícil a todos nós “aceitar que os jogadores do setubal e do guimaraes estejam em melhores momentos de forma, com mais confiança e com uma dinamica mais positiva” em qualquer que seja a altura ou situação ou o que quer que seja. Não acho que seja necessáriamente culpa do paulo bento, ja que este é sem dúvida dos piores plantéis que me lembro ( desde 89/90) do Sporting. Talvez o pior.

Já agora seria importante que não se começasse já a festejar a vitória na taça de liga porque ela ainda nao aconteceu. Já vi muitas vitórias antecipadas e raramente depois acabam por acontecer.

Já sei que ou vão ingnorar isto ou cair em cima, mas borrifei: nem Setubal nem Guimarães tiveram que andar com o seu plantel, o do Sporting para mim e para muitos dos piores de sempre da história do Clube, durante 4 competições até ao momento (uma delas até foi eliminada pelo Sporting numa competição e levou 3 secos noutra, estando em desvantagem no confronto directo) e aposto que a média de idades da equipa inicial e do plantel deles não se aproxima da exagerada juventude do Sporting.

E acrescento que, para mim, o planteis de Setubal e Guimaraes são mais equilibrados que o do Sporting. E agora podem vir com a conversa dos orçamentos, pois borrifei.

É certo que nada disto justifica que se fique satisfeito com um 5º lugar (eu não fico) ou que isso justifica muitas borradas de PB, escolhas para o plantel incluida. Mas desvalorizar o que referi ali em cima, é ser falacioso e injusto.

Sobre os treinadores: ver que tirando um inglês, nenhum treinador esteve mais do que 3 anos em Alvalade… sim, uma das explicações para anos sucessivos sem ganhar nada de nada. Se é certo que a permanência de um treinador não é garantia de titulos, na maioria dos casos é uma grande ajuda. Mas explorar isto a fundo, levava um grande post e tempo.

É!!! Quem é o Setubal e o Guimarães para andar um campeonato inteiro com mais atitude e confiança que o Sporting ?? Pensas que isto é o Sporting da Covilhá ? Aqui não não há espaço para incompetentes! Por falar em competência , tanto o treinador do Guimarães como do Setubal tiveram-na o suficiente para por uma equipa a jogar á bola… mas tu … tu ainda vives o mito . Mas esse já morreu á muito, nós é que ainda não o enterramos!

pois , foi atipica e tal , choveu e fez frio e o outro lesionou-se e tivemos azar nas contratações e tal, ele é bom, há de ser sempre … que fé !! Nem um quinto lugar vos abre os olhos quanto a incompetencia técnica, táctica, motivacional e de analise deste pseudo-treinador, 10 golos sofridos de bola paráda, pior ataque da liga fora - e ainda há quem ache que aquele PB não tem nada a ver com isto fdx!!? quanto masoquista não paira por aqui…

Dar a volta, que volta ? Só se for á rotunda … Meu caro esta equipa é só peões . Um plantel mal construido, uma táctica que não se adapta aos jogadores 23 64279348000 1º partes sem querer, vontade, ambição, luta , sacrificio, fé !! ACORDA!!!

Que ilusão … Achas que com as contratações que ele tem avalizado, vai-se construir alguma coisa ??? Há quanto tempo já não vias no Sporting jogadores tão fracos como Purovic e Tiui ? Foi eu que disse que eles eram bons para o Sporting?? Nem para o Figueirense crl!! Só isto já diz muito da qualidade do treinador dos juniores!!!

O fifica já teve já vai para 3 treinadores esta época não os compares a nós , nós temos o mesmo treinador á 3 anos e o unico fio que ele conhece é o fio dental …

Pois … pó ano é que é … :wall:

O melhor onze do Sporting é composto quase inteiramente por internacionais A. Todos são bons senão grandes jogadores. Direi mesmo que uma equipa do Sporting que entre em campo com Stojkovic, Abel, Tonel, Polga, Grimi, Veloso, Moutinho, Izmailov, Romagnoli, Vukcevic e Liedson é uma equipa que em termos de qualidade individual não é inferior à de nenhum dos seus rivais em Portugal.

E no entanto, o Sporting joga normalmente um futebol a que é penoso assistir, desgarrado, sem inteligência, sem velocidade. Os jogadores não parecem entender-se entre si, fazem passes para onde não está ninguém e correm para onde nunca ninguém passa. Estes jogadores não chegariam para produzir muito mais e melhor?

As excepções a este cenário de aridez futebolística, que as houve, nomeadamente no último terço da época 2006/07, deveram-se menos a uma alteração relevante deste estado de coisas do que à feliz coincidência de todo o meio-campo titular estar em superforma e de marcarmos invariavelmente nos primeiros 5 minutos de jogo.

O PB é frequentemente suplantado nos duelos tácticos por treinadores que têm à sua disposição recursos humanos francamente inferiores aos do Sporting. Parece-me impossível assistir aos recentes jogos com o Setúbal, o Belém ou o Guimarães e não ter a sensação de que aquelas equipas têm mais trabalho, treinaram melhor e estão de um modo geral mais bem preparadas para enfrentar o adversário. Sobre esta questão do treino, da sua qualidade ou falta dela, os problemas que o Sporting enfrenta nos lances de bola parada dos adversários, as dificuldades em concretizar nas suas próprias bolas paradas, ou a incapacidade aflitiva que demonstra nas grandes penalidades, são casos paradigmáticos de um trabalho em que algo não funciona.

Concordo que o PB não é o único nem sequer o principal problema do Sporting, antes fosse. Mas para mim ele não é, de maneira alguma, parte da solução. Não é treinador que chegue para este Clube, e só no presente quadro de miserabilismo se admite que o seja.

:arrow: :clap: :arrow: :clap: :arrow: :clap: :arrow: :clap: :arrow: :clap:

Plantel do Setubal !

Nº Nome Jogador Posição Jogos Golos
1 Marco Tábuas Guarda Redes 0 0
77 Eduardo Guarda Redes 30 0
25 Milojevic Guarda Redes 0 0
4 Robson Defesa 29 2 :lol:
15 Auri Defesa 30 2
13 Adalto Defesa 22 0
3 Hugo Defesa 4 0
2 Portela Defesa 0 0 :lol:
17 Jorginho Defesa 13 0
14 Janício Defesa 30 0
50 Léo Bonfim Defesa 0 0
8 Elias Médio 30 4 :lol:
10 Filipe Gonçalves Médio 24 2
30 Kim Byung Médio 5 2 :lol:
11 Bruno Ribeiro Médio 10 2
29 Bruno Severino Médio 23 9 :lol:
Bruno Médio 0 0
6 Sandro Médio 28 0
16 Ricardo Chaves Médio 30 3
18 Paulinho Médio 21 1
19 Leandro Avançado 21 1
21 Moisés Avançado 0 0 :lol:
20 Leo Macaé Avançado 1 0
9 Edinho Avançado 21 8
7 Bruno Gama Avançado 21 2
87 Claudio Avançado 23 4

FDS !!! Que grande Plantel ^-^ Até mete medo !!!

Plantel do Sporting

Nº Nome Jogador Posição Jogos Golos
1 R. Patrício Guarda Redes 15 0
34 Stojkovic Guarda Redes 11 0
16 Tiago Guarda Redes 3 0
2 Pedro Silva Defesa 2 0
24 Miguel Veloso Defesa 28 0
4 Polga Defesa 24 0
8 Ronny Defesa 22 0
78 Abel Defesa 25 0
44 P.Renato Defesa 0 0
13 Tonel Defesa 26 3
26 Gladstone Defesa 11 1
3 Marian Defesa 7 0
21 Farnerud Médio 13 0
25 Bruno Pereirinha Médio 22 0
10 Simon Médio 25 8
7 Izmailov Médio 22 6
30 Romagnoli Médio 27 2
18 Grimi Médio 3 0
6 Adrien Médio 8 0
88 Celsinho Médio 9 0
28 João Moutinho Médio 29 5
9 Purovic Avançado 21 3
58 Luis Gonzalez Avançado 3 0
22 Tiuí Avançado 6 0
31 Liedson Avançado 25 11
20 Yannick Avançado 12 1
11 Derlei Avançado 3 1

Muito desiquilibrado Sem duvida !!! É só jogadores de merda vindos do Brasil que ninguem os conhece nem ninguem alguma vez ouviu falar deles …

por amor á santa

a diferença esteve aqui : Nome Completo: Carlos Carvalhal
Função: Treinador
Data de Nascimento: 04/12/1965 (43 anos)
Nacionalidade: Portuguesa

… a época toda … ACORDA !!!

E… ? Tanto smile e tanto berro para quê? Onde é que isso vai invalidar a minha opinião de que o plantel do Setubal, embora com menos nomes, seja mais equilibrado que o do Sporting?

Onde é que isso demonstra que o plantel do Setubal não teve de passar pelas provas europeias?

Onde é que isso demonstra que o plantel do Sporting é de facto mais jovem e inexperiente que o do Setubal?

Onde meteste os smiles quando o Carvalhal foi corrido a gozo de Bragas e quejandos?

E onde estão os smiles à frente de Paredes, Farnerud, Ronny, Purovic, Had, Djaló, Gladstone, Tiui, Paez, Celsinho e Tiago?

Vai-te habituando a respeitar as opiniões dos outros e vê se acordas para a realidade… mas é tu.

Tudo dito. :arrow:

Esqueci-me de acrescentar no meu primeiro post aqui, um aparte: Grimi. Realmente parece ter sido um bom reforço e basta ver a forma como hoje quase todos somos capazes de o inserir em quaisquer escolhas imediatas para jogar.

Foi tão bem vindo que por vezes nos faz esquecer que só veio no final de Janeiro, sendo que, na 1ª parte da época, para todas as competições se teve de optar (no meio de outros problemas) entre a bosta (Had) e a merda (Ronny). Parece “apenas” meia época, que já lá vai, e que “não teve importância”. Mas teve. Mas pronto. Grimi está por cá, e é isso que interessa.

MAS QUE BERRO !!!? :lol: Aqui ninguem berra, deves estar com tonturas ou algo do género.

Primeiro não desrespeitei a tua opinião, onde é que desrespeitei a tua opinião ? virgem ofendida á terça-feira?

Meu caro o mais certo era que qualquer dos que disseste do Sporting que deveriam ter um smile se estivessem no setubal seriam titulares , talvez só o Purovic não seria. Dou-te esse de graça. Esse grande jogador que o teu amado treinador achou que era bom !

Equilibrio, pois muito bem. A equipa aqui do bairro também é muito equilibrada, isso significa que tenha qualidade?? Pois … bem me parecia.

é que em termos de capacidade individual os jogadores do Sporting na sua maioria estão muito, mas mesmo muito acima do Setubal, e vens tu … porque tudo te serve para teimares nessa tua vontade ilógica de defender o PB, e chegas quase ao ponto de dizer que o plantel do Setubal é melhor que o do Sporting, vontade não te falta eu sei, mas como seria por demais escandaloso tal afirmação, vais dizendo que é mais equilibrado, como se isso fosse suficiente para desculpabilizar as palermices continuas , erros de analise e teimosias de um Sr chamado Paulo Bento.

E ja agora o Carvalhal saiu do Braga porque quis! Ainda o PB andava aprender a dizer 4-4-2, já o Carvalhal era treinador !

Ja acordei á muito… mas tu deves ter tomado prai 2 caixas de xanax e andas a levar com os efeitos secundários!

Meu caro,

Esse “quase” tem muito que se lhe diga.
O Abel, o Tonel e o Grimi não são internacionais A. No meio campo o Romagnoli também não. No ataque o Liedson idem aspas.

Logo o teu “quase” fica reduzido a 6. Desses 6, o Polga não é convocado desde, para aí, 2002. O Veloso e o Moutinho quantas internacionalizações A têm mesmo? O Veloso acho que 2 e o Moutinho 4 ou 5 no máximo. O Izmailov é internacional russo com convocatórias “intermitentes” apesar de ter estado presente nos 23 das duas últimas competições em que o país dele participou. Sobra o Vuk, com 1 internacionalização A pelo novel Montenegro, e o Stojko titular da Sérvia e, actualmente, no banco.

Quantas internacionalizações A é que isso somará? ::slight_smile:

Concordo com o que dizes no primeiro parágrafo. Acho que existe alguma falta de trabalho. E desconfio igualmente da preparação física. Mas para mim, neste quadro que defines de “miserabilismo”, o PB é parte da solução. Dificilmente terias alguém de qualidade inquestionável a querer treinar o Sporting. Para isso deixa lá estar este.

Já “vi” muitas chicotadas psicológicas antigamente e se disser que o Cantatore chegou a treinar o Sporting do Projecto haverá quem não se lembre disso…