Podia escrito esta mensagem no item Paulo Bento, mas achei que esta efeméride devia ser assinalada com um novo tópico.
Paulo Bento vai tornar-se no próximo sábado dia 22 de Março no treinador português que esteve mais tempo à frente da equipa do Sporting. A treinar a equipa desde 21 de Outubro de 2005, PB chega à marca de Fernando Vaz o treinador que venceu a taça das taças para o Sporting. Por mim espero que continue por muito anos.
Já agora fica aqui a lista dos treinadores com maior longevidade à frente do Sporting:
1º - Josef Szabo - 5 anos, 3 meses e 15 dias (08.01.1939 a 23.04.1944)
2º - Randolph Galloway - 2 anos, 8 meses e 19 dias (17.09.1950 a 06.06.1953)
3º - Fernando Vaz - 2 anos e 5 meses (06.09.1969 a 06.02.1972)
4º - Paulo Bento - desde 21.10.2005
5º - Carlos Queiroz - 2 anos, 2 meses e 4 dias ( 13.12.1993 a 17.02.1996)
Que o máximo período de permanência de um treinador português sejam escassos dois anos e meio, e que esse treinador seja do calibre do Paulo Bento, explica muito sobre o facto de o nosso futebol ter um palmarés muito aquém da restante riqueza desportiva do Clube.
Para resultados desportivos = “em equipa (tecnica) que ganha, nao se mexe”
Para (falta de) estabilidade =“em equipa (tecnica) que perde ou empata 2 jogos seguidos mexe-se”
Peço desculpa pela correcção, mas o treinador que venceu a Taça das Taças foi o Arq.º Anselmo Fernandez, que substituiu Gentil Cardoso e que orientou de forma gratuita a equipa do Sporting durante 15 jogos da temporada 1963/64.
Relembro também que Anselmo Fernandez, na sua qualidade de Arquitecto, foi ainda um dos responsáveis, em parceria com Sá da Costa, pelos projectos de construção do Estádio José Alvalade, pelos quais não aceitou qualquer tipo de remuneração.
Tens toda a razão, eu agradeço a correcção, não sei porquê confundi os dois. Não deixa de ser curioso que até no ano em que vencemos a taça da taças tenhamos trocado de treinador.
Não é sinónimo mas é uma grande ajuda, a mim parece-me que a história do Sporting está marcada por demasiadas chicotadas psicológicas, uma substituição de treinador até pode render alguns bons resultados durante um período passageiro, mas só com estabilidade da equipa técnica se consegue construir um projecto sólido.
Será por acaso que a maior parte das grandes equipas europeias (Liverpool, Arsenal, Manchester United, Milan, Inter, Roma, Barcelona) têm apostado cada vez mais na estabilidade da equipa técnica?
A questão é que esta é uma condição que nem sequer é necessária, e muito menos suficiente. Ter uma equipa técnica competente ajuda a construir bons “projectos” (já que muita gente gosta muito deste termo). A partir desta premissa a questão coloca-se relativamente à competência da actual, e aí a minha avaliação é negativa.
Não vamos falar então de equipas como o Chelsea ou o Real Madrid, por exemplo, equipas que nada devem ganhar, já que não têm treinadores que se aguentem 3 anos sequer…
Sim esses são os contra-exemplos, que são provavelmente as duas equipas da Europa que mais dinheiro gastaram em contratações nos últimos dez anos.
Claro que a estabilidade não é o único caminho se tiveres uma máquina de fazer dinheiro como parecem ter o Chelsea e o Real Madrid.
O projecto do Sporting, no qual eu acredito, passa por construir uma equipa baseada em jogadores das escolas. Não há nenhum treinador que lance miúdos se o seu lugar estiver permanentemente em causa.
O futuro do Sporting passa por Rui Patrício, Pereirinha, Moutinho, Adrien, Djaló, Fábio Paim, Tiago Pinto, Daniel Carriço, etc.
Só um treinador que saiba que não cai ao primeiro desaire irá apostar neles. Se a política do clube for “ganhar já” o treinador apostará sempre nos jogadores mais experientes e os miúdos com talento deixam de aparecer.
O projecto desportivo de uma equipa baseada em jovens é muito agradável, mas tem uma nuance que não pode nunca ser negligenciada:
Dada a juventude e consequente inexperiência e irregularidade, necessita de jogadores complementares muitíssimo experientes para manterem níveis mínimos de consistência nos resultados e qualidade exibicional. Este foi o erro número 1 de Paulo Bento esta época - não colmatar a saída de jogadores experientes e com capacidade de lideranca. O Sporting não é um Guimarães, Braga ou Setúbal, ou seja, não aspira a obter um lugar europeu, concorre sim para vencer o campeonato nacional, e por isso necessita de resultados desportivos para manter / expandir o seu estatuto, resultados esses que só se obtêm com um planeamento cuidado e um mentalidade exigente e ganhadora. Ao ver contratacões de Tiuís e Purovics com o aval de Paulo Bento (ele afirmou que era responsável pelas contratacões), só posso concluir que PB planeou mal a época e que não houve essa intencão de lancar jovens da Formacão como é apregoado, caso contrário o Caruncho não estaria neste momento a tirar o lugar a Saleiros, Celestinos, Carricos ou Pains.
Dado o fraco planeamento da época com a perda irrecuperável do Campeonato, as contratacões desjustadas (com o aval do treinador) e que retiram lugar aos jovens da Formacão, a fraca qualidade de jogo jogado e de níveis de motivacão, eu penso que se deve equacionar muito bem se é este o treinador que se quer ter daqui para a frente… são simplesmente erros a mais.
Impossivel e não me venhas com o caso unico do mundo que é o porko…muda de treinadores mas é sempre campeão. Já sabes que não alinho com batoteiros nem os admiro e nem os tenho como exemplo a seguir. A estabilidade é sempre “o” factor determinante para ter êxito.
O tempo de permanência de um treinador não é de grande signficado mas sim o que ele Ganha.
Paulo Bento já ganhou (e além disso levou-nos à LC…ainda me recordo de ficar fodido de só ver isso na TV) e espero que este ano ainda ganhe mais e coloque no nosso Museu e Historial mais Vitórias, Títulos e Taças, isso sim vai fazer com quem fique na Nossa História.
De qualquer forma é uma Vitória esta permanência de tanto tempo, se bem que esta política de manter um treinador pelo menos 2 anos já andava a ser tentada e conseguida há algum tempo no SPORTING o contrário de certas alturas dos anos 80 e 90 onde o chicote estalava na psicologia com toda a força.
um exemplo da merd*… o fcporco há 20 anos que ganha (muitas vezes da maneira que todos sabem, gamando) e no máximo um treinador esteve lá 3 anos: o Fernando santos que só ganhou um campeonato… parece que o mesmo se vai passar agora com o jesualdo
A estabilidade do Porto é a nivel directivo e tacticamente também. O Porto tem uma máquina montada ainda antes de Mourinho em que a táctica nada muda. Quem quis mudar foi o espanhol que se foi embora passado pouco tempo, o holandês também tentou e depois viu o rabinho apertado e toca a voltar à estaca inicial.
Mundam-se jogadores (poucos), o treinador pouco interessa, ou acham que o Jesualdo é um fora de série? Eu não acho sinceramente.