"A Sporting SAD vem informar que Paulo Leitão é o novo Coordenador Técnico do Futebol de Formação do Sporting Clube de Portugal.
Paulo Leitão já desempenhou vários cargos no Sporting, entre eles, o cargo de treinador principal de vários escalões de formação, foi Coordenador Técnico da Formação do Sporting (Juvenis, Iniciados, Infantis e Escolas), exerceu funções na área de Recrutamento para o futebol profissional, tendo já conquistado vários títulos ao serviço do Sporting. Paulo Leitão é detentor do UEFA Pro Licence, bem como, do Certificado de Formador de Treinadores de Futebol da Federação Portuguesa de Futebol.
A Sporting SAD deseja os maiores sucessos pessoais e profissionais a Paulo Leitão."
“Um clube não tem sucesso se não tiver recrutamento. Esse tem sido o sucesso do Sporting. Nos últimos anos os outros clubes abriram os olhos e estão tentando recuperar caminho.(...)"
:great:
De resto, não conheço o trabalho/ideias/competência dele, resta-me esperar que realmente seja muito bom, que este cargo é absolutamente crucial para um clube formador como é o nosso.
não conheço o homem mas espero que daqui para a frente a formação do Clube melhore é que os últimos anos foram maus, principalmente este ano!
Tem que haver mais recrutamento de bons valores não podemos perder tantos jovens para os nossos adversários!
Deve haver por aqui muito pessoal que o conhece (já que trabalhou vários anos no Sporting) e que nos pode dar uma opinião mais concreta sobre o dito cujo.
Não conheço. Agrada-me que seja alguém com experiência. Espero que no futuro traga alguma estabilidade ao sector com os respectivos sucessos que nos habituou.
Quem quer que seja a pessoa na frente do projeto terá uma função bastante complicada.
As Academias de Top têm apostado cada vez mais na compra de equipamentos relativas à análise individual, não só em termos do jogo jogado (estatísticas, etc.) mas também para compreender a fisiologia do jogador e desenvolve-la da melhor forma.
Aquela máquina que o benfica comprou é o típico “comprar para mostrar”, e se o BenficaLab se limita a isso muito mal vão. Vi um documentário sobre a Academia do Southampton e é impressionante as infra-estruturas que construíram (60m investidos se não estou em erro), com mais de uma dezena de campos, um pavilhão unicamente dirigido à tal área fisiológica e de análise individual (mesmo nos treinos os jogadores andam com um GPS, por exemplo). Existe uma constante monotorização de cada jogador.
Relativamente à análise individual, não sei se na Academia já se utiliza a SportsTec (sei que para análise de jogos na equipa principal já se usa o SportsCode, que é da mesma empresa) ou algo programa do género, mas é igualmente cara.
O que ainda nos vale é a reputação de clube formador para trazer os melhores talentos, mas nem isso tem sido útil para não p€rd€rmos jogadores…