PAULO GOMES É O NOVO DIRECTOR DA ACADEMIA SPORTING
Por Jornal Sporting
12 Out, 2018
NOTÍCIAS
Antigo responsável pela gestão do Pólo do Estádio Universitário de Lisboa (EUL) foi hoje apresentado como o novo líder do principal ninho da formação leonina
Paulo Gomes é o novo director-geral da Academia Sporting. Durante oito anos foi responsável pela gestão do Pólo EUL, onde treinam os escalões de formação desde os sub-7 até aos sub-13, chegando agora à Academia a convite do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas. “É um desafio muito grande ser director-geral desta casa. É uma das melhores academias do Mundo e vou lutar até ao fim das minhas forças para colocá-la sempre no topo do futebol”, assumiu Paulo Gomes, analisando a importância do seu currículo junto dos mais novos: “Toda a minha vida trabalhei de perto com as camadas jovens e trago agora essa experiência”.
Com uma vasta carreira profissional no desporto, o novo director-geral da Academia Sporting é licenciado em Educação Física e exerceu funções de Coordenador Nacional do Desporto Escolar. Para a Academia, traz muitas expectativas e a promessa de continuar a seguir o lema de formar homens e jogadores para o futuro. “Vamos trabalhar todos em conjunto para fazermos o melhor e continuar a formar homens e atletas. Quero uniformizar a minha experiência com a dos funcionários do Sporting CP”, esclareceu.
Unindo forças entre o Pólo EUL e a Academia de Alcochete, Paulo Gomes pretende alcançar uma maior simbiose entre os dois locais. “Não os vamos dissociar. Vou conseguir trazer mais força para a Academia”, finalizou.
" Paulo Gomes é o novo diretor geral da Academia do Sporting. Licenciado em Educação Física pela Lusófona, exerceu funções de Coordenador Nacional do Desporto e está nos leões há oito anos, tendo sido responsável pela gestão do polo EUL. Aos meios oficiais do clube, explicou o que o leva a assumir este desafio.
“Primeiro o convite de Frederico Varandas para ser diretor da Academia. É uma das melhores academias do Mundo e um desafio muito grande, que vou levar até ao fim das minhas forças, para colocar a Academia sempre no topo do futebol mundial”, começou por dizer.
Questionado sobre as suas mais-valias para este projeto, Paulo Gomes lembra que sabe lidar com jovens e organizações de grandes entidades: “vou trazer a minha experiência de vida, uniformizando com todos os funcionários do Sporting, para conseguir dar uma alma grande a esta casa. Temos de formar homens e atletas.”
O novo diretor geral da Academia manifestou ainda o desejo de uma maior simbiose entre o polo EUL e a Academia: “não vamos dissociar do trabalho que é feito aqui, mal seria se não conseguisse uma relação mais forte.”
Apesar de não conhecer a competencia do novo Director, tenho a dizer que pelo perfil e por não ser o tipico nome conhecido para pagar favores, tenho bons feelings aqui. Que tenha sorte e que demonstre competencia. E que traga ideias novas, a formula tá gasta e não vai ser a imitar os outros que nos safamos.
Como se disse no tópico do candidato Varandas oportunamente, o Diretor da Academia não seria Vidigal como os opositores faziam crer (ou querer).
Tem experiência (trabalhou vários anos com Aurélio Pereira e liderou o pólo EUL) e currículo (não tenho como confirmar, mas segundo me disseram durante a campanha trata-se de um docente da FMH tal como Pedro Mil-Homens) para o cargo…esperemos que tenha competência e perfil para colocar o seu know-how num contexto mais complexo e competitivo.
Durante oito anos, Paulo Gomes foi responsável pela gestão do Pólo EUL, onde treinam os escalões de formação desde os sub-7 até aos sub-13, chegando agora à Academia a convite do Presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas. “É um desafio muito grande ser director-geral desta casa. É uma das melhores academias do Mundo e vou lutar até ao fim das minhas forças para colocá-la sempre no topo do futebol”, assumiu Paulo Gomes, analisando a importância do seu currículo junto dos mais novos: “Toda a minha vida trabalhei de perto com as camadas jovens e trago agora essa experiência”.
Com uma vasta carreira profissional no desporto, o novo director-geral da Academia Sporting é licenciado em Educação Física e exerceu funções de Coordenador Nacional do Desporto Escolar. Para a Academia, traz muitas expectativas e a promessa de continuar a seguir o lema de formar homens e jogadores para o futuro. “Vamos trabalhar todos em conjunto para fazermos o melhor e continuar a formar homens e atletas. Quero uniformizar a minha experiência com a dos funcionários do Sporting CP”, esclareceu.
Unindo forças entre o Pólo EUL e a Academia de Alcochete, Paulo Gomes pretende alcançar uma maior simbiose entre os dois locais. “Não os vamos dissociar. Mal seria se não conseguisse uma relação mais forte!”.
Não sei como pensa e trabalha, pelo que é uma opinião muito pouco fundamentada, mas à partida agrada-me a ideia de não ter sido escolhido pelo nome, popularidade ou notoriedade. O polo EUL trabalha muito bem e tem gente com muito valor, se tem tido responsabilidades nesse trabalho, então pode ser uma escolha meritória.
Mesmo assim, acho que preferia o Luís Martins. Alguém sabe se fica com algum cargo na estrutura? É uma pessoa que é muito importante manter na formação, tem experiência, conhecimento e visão.
Que tenha sorte por cá. E que seja competente, porque bem precisamos.
Quais serão as suas funções? Que departamentos irá liderar? O Scouting da formação fica a seu cargo? Tem autonomia para escolher a equipa que pretende? Qual será o papel de Luís Vidigal? O que acontecerá a Luís Martins?
Ter passado pelo Pólo EUL é um bom cartão de visita, é um sítio onde se trabalha bem, e onde a competência predomina, ao contrário do que acontece na Academia.
Há muito trabalho a fazer, para já apenas posso dizer que em teoria é uma escolha muito mais acertada que Vidigal, por falar neste último, gostaria de saber se efetivamente está a trabalhar na Academia, e quais as suas funções caso seja verdade.
Boa sorte!
O Paulo Gomes era Secretário Tecnico do Polo EUL e não o responsável pela gestão do EUL.
Penso que se trata de uma escolha pelo seu perfil e não pelo seu trabalho…foi o responsável pelo desporto escolar durante muito tempo, pelo que deve ter fortes relações políticas.
Das informações que recolhi, passava muito pouco tempo no Polo EUL, pois era professor de educação física em full time.
Não sei se tem competência ou não, mas agrada-me mais este perfil do que Vidigais ou Virgilios. Agora só falta despachar os Limas e Venâncios desta vida. Boa sorte é o que desejo.