Paulo Bento- Que opções

Podemos andar ainda todos um bocado “atropelados” pela sucessão de eventos, podemos ainda estar todos a decidir o que gostamos e não gostamos no novo organograma do nosso clube, podemos e vamos continuar a malhar na oligarquia e “pecados” do projecto, mas a realidade é que Peseiro foi-se e Paulo Bento aí está, se me permitem vamos falar um pouco de futebol.

PB tem dois dias para estar com a equipa antes do proximo jogo, pouco ou nada poderá alterar a não ser a moral dos jogadores, e tentar explicar-lhes uma estratégia específica para este jogo, acredito até que PB tenha ideias bem claras sobre o que pretende e que tipo de jogo pretende implementar, se as bestas não tivessem perdido duas semanas, até poderia ser mais fácil.

Na minha óptica, por muito mal que se diga, a defesa do SCP não é o pesadelo que todos apregoam, é fraquita, mas pode e tem que jogar melhor, assegurar segurança defensiva, deixando para trás os devaneios de Pesito nesse aspecto seria a minha escolha, e a minha opção seriam dois trincos, e antes de me começarem a chamar nomes, explico o porquê, a equipa no global, está rotinada numa forma, cuja saída de jogadores como Barbosa e Roca já não permite aproveitar, J.Alves e Moutinho não perfazem nenhum dos requisitos para o estilo de jogo do ano passado, com Roca havia músculo e geometria, com Barbosa os fogachos de fantasia. Com J.Alves e Moutinho não há nem uma coisa nem outra, têm encaixado mal no pouco que vi, sobretudo porque me parece que Moutinho está em muito má forma, seja devido a todo o ambiente, seja mesmo por estar em inicio de época, como tal, e tendo a pedagogia suficiente para não desmoralizar o miúdo, conversaria com ele e explicar-lhe-ia que pretendia protegê-lo, e iria ficar no banco no inicio do proximo jogo, sendo que no entanto, estava bem ciente que o mesmo era um dos melhores jogadores do plantel e que a sua presença será mais tarde ou mais cedo preponderante.
Dito isto, jogaria com Custodio e Loureiro, o SCP ja não tem a capacidade de trocar a bola que apresentou em várias ocasiões, precisa de mudar algo, e sobretudo não pode continuar a afunilar jogo, protegia a defesa com dois cabeças de área, sendo que Custódio teria um pouco mais de liberdade, e Loureiro cumpriria o seu papel de pura destruição, e Custódio poderia assumir um papel de maior transporte de bola (a sua posição original qdo veio de Guimaraes era Medio ofensivo), à frente dos 2 estaria J.Alves, a minha aposta no ex-bracarense em detrimento de Moutinho é apenas pq este me parece mais fresco fisicamente, e sobretudo com necessidade de mostrar serviço, para além disso é tecnicista e tem boa visão de jogo.
Sem me alongar muito mais, jogaria com o seguinte 11;

----------------Ricardo--------------------------------

Rogerio----- Polga----- Beto----- A.Marques (se ele kiser arriscar)

-----------Loureiro------ Custódio-------------------

Douala-----------J.Alves------------------Wender-------------------

------------------Liedson----------------------------

A intenção é manter 3 homens no ataque, mas ganhar força no meio campo, torná-lo combativo e formar uma primeira barreira para proteger a defesa, Loureiro terá que dobrar os laterais nas subidas, mas de forma nenhuma se pretende um 3º central como já vi acontecer, Custódio, sem a posse de bola, ocupa as ausencias de Loureiro, visto que nem Douala nem Wender são jogadores de conseguir ocupar espaços a defender.

Tanto Douala como Wender já mostraram que são jogadores que marcam golos, seja a assistir Liedson, seja por eles proprios, penso que a frente de ataque não é má de todo, é necessário é um tipo de futebol mais geométrico no entanto rápido a meio campo, que sirva os da frente seja nas pontas, seja a descair em diagonais para o meio.

Digam de vossa justiça, libertem o Paulo Bento que há em cada um de vós :slight_smile: :stuck_out_tongue:

Obrigado por lerem,
fikem bem, sempre bem

Olha, eu promovia-te a treinador, primeiro porque concordo com o que escreves e depois porque pareces saber avaliar melhor o plantel que os treinadores da ultima meia duzia de anos. :lol:

libertem o Paulo Bento que há em cada um de vós

Então deixa-me ir ali á… NÃO, mentira, tava a brincar!!!

Olha, aceito a táctica, que aliás defendo desde o inicio da época, mas não sei se com esses nomes.

Em todo o caso, senão neste jogo, a partir de 2ª feira Polga, Douala e Liedson não integrariam o grupo de trabalho, caso eu me chamasse Bento.

Não pensando especificamente neste jogo, creio que estaria na altura de pôr a render o Semedo e derivar o Beto para a dta, mesmo que esta seja uma solução que não me agrade mto… mas é a que se pode arranjar.

Da mesma forma, pede-se a comparência da dupla de scouts F&R para aquilatar da hipotese Zezinando em vez de Loureiro… é possivel e recomendavel?

Na frente Pinilla sózinho, ou Deivid (para provar de vez se merece ficar) com Varela logo ali como opção.

Bottom line… Bora lá apostar nos putos e ver o que valem. Apoio total a esta opção e pode ser que se cumpra o ano de centenário seguindo o caminho do futuro.

Claro está que ou em Dezembro ou para a próxima época, são necessários 4/5 jogadores de Top.

Claro está que ou em Dezembro ou para a próxima época, são necessários 4/5 jogadores de Top.

E masi 4/5 para substituir os putos que entretanto foram todos vendidos a clubes eminentes como o Xerez. :lol:

Zezinando em vez de Luís Loureiro? Mas é que era já… a seguir! :slight_smile: Não gosto do Loureiro, demasiado “cacete” na minha opinião. O Zezi é um miúdo que desempenha essas funções com mais técnica e sabe sair com a bola controlada nos pés na transposição defesa-ataque. Tem só 18 anos. E depois?!?

Outra nota sobre Paulo Bento que vos posso deixar a partir dos jogos de júniores que já vi, é em relação às substituições. Paulo Bento é suficientemente rápido e perspicaz a ler o jogo e a prova disso é que as 3 alterações costumam estar feitas, grosso modo, até ao minuto 75.

Não joga com a defesa em linha toda encostada à linha do meio campo, gosta de ver a bola a circular por todo o campo e prefere o 4-3-3. Aguardo com curiosidade para observar o futebol que a equipa vai praticar a partir de agora.

Tem só 18 anos. E depois?!?

Yep. Precisamente. Com essa idade ja o Raul dava show na equipa principal do Real Madrid. :idea:

Zezinando em vez de Luís Loureiro? Mas é que era já... a seguir!

Então confio em ti… Loureiro tem uma forma de jogar especifica para determinados momentos do jogo, não é nem nunca deveria ter sido (eu sei que as lesões não deixaram) hipotese para titular.

Ah, e algo a que ainda não me referi… a braçadeira de Cap. tem de ser dada a outro jogador, claro está. Custódio era a minha opção, mas depois do “caso” de que não conheço os contornos, não sei se será aconselhável.

Sendo assim… Moutinho!!!

----------------Ricardo--------------------------------

Rogerio----- Polga----- Tonel----- A.Marques

-----------J Alves------ Custódio-------------------

Douala-----------J.Mourinho------------------Wender-------------------

------------------Liedson----------------------------

O Loureiro não tem lugar nesta equipa. Para mim é ponto assente. Não tanto pelo cacete que distribui, mas porque não segura a bola, não passa bem.
O Beto é carta fora do baralho. De facto, acho que já deu tudo o que futebolisticamente podia ter dado. E sou um confesso admirador dele. Mas já não há margem para tantos erros, tanta falta de concentração. O Polga está um pouco melhor mas vai no mesmo caminho.
O Moutinho tem lugar de caras nesta equipa. O Alves tem que apoiar o custódio e a lateral direita e o centro.
Em caso de ser necessário colocar outro avançado, retirava o alves ou moutinho. O que ficava teria que ocupar o terreno do outro. Os extremos teriam que apoiar o alves/moutinho…
Ah! arriscava com o andré marques, porque não?

se me permitem vamos falar um pouco de futebol.

Finalmente Alguem que se lembra de falar do que realmente interessa e da razão por que nos encontramos diariamente aqui. :wink:

Primeiras palavra para o Paulo Bento.

Como jogador foi um grande profissional, não era um primor de técnica ou geometra ( estilo Paulo Sousa ) era antes um trinco de musculo, mas com capacidade para fazer a equipa ganhar alguns metros no terreno. Era sobretudo um lider.

Com treinador não o conheço, nunca o vi no banco, mas foi campeão e este ano ainda não perdeu nenhum jogo. Desejo-lhe o melhor.

Oceano é um regresso saudado. Vamos ter um balneário liderado por duas pessoas fortes, lideres por natureza e que conhecem o Sporting de alto a baixo. O PB vai para o sexto ano de leão ao peito, o Oceano foi um dos mais carismáticos capitães do clube.

Sobre a equipa.

Não difere muito da analise do Incy. Ontem li num desportivo que no juniores o PB alternava entre o 4x3x3 e 4x4x2. Não sei assim será, mas a equipa que é proposta no tópico parece-me equilibrada tendo em conta que o PB tem menos 48 horas com os jogadores, por isso não pode mudar muita coisa.

Oceano é um regresso saudado

De pé e com ovação. A vontade é muita… :wink:

Pois bem, eu jogaria assim:

Ricardo

Rogerio Beto Polga Tello

Custodio

C.Martins João alves Moutinho

Deivid       

Liedson

Ricardo

Rogério, Polga, Beto e Tello
Custódio
Carlos Martins, Moutinho e João Alves
Liedson e Pinilla

Oceano é um regresso saudado

De pé e com ovação. A vontade é muita… :wink:

O Oceano foi um excelente profissional e um jogador exemplar, mas no futebol moderno isso nao chega para integrar a equipa tecnica de um clube de topo. Parece-me util se aliado a capacidade de dar uns encontroes em quem se portar mal ele tiver conhecimentos e experiencia para integrar a equipa tecnica. E isto nao e ingratidao, pude-se eu ver um clube cheio de Sportinguistas do Presidente ao Porteiro, e a constataco de um facto, nao fosse por isso e eu queria o Manuel Fernandes a treinador principal.

Oceano é um regresso saudado. Vamos ter um balneário liderado por duas pessoas fortes, lideres por natureza e que conhecem o Sporting de alto a baixo. O PB vai para o sexto ano de leão ao peito, o Oceano foi um dos mais carismáticos capitães do clube.

Sempre gostei do Oceano e não duvido do seu Sportinguismo. Com Paulo Bento e Oceano, já não estou a ver certos meninos a mandarem os técnicos tomarem no c*. Ainda se arriscavam era a levar uma cabeçada nos queixos…

Quanto à braçadeira de capitão, estou de acordo com o Rui. O Beto nunca teve (e agora ainda terá menos) condições para a envergar. Moutinho seria uma excelente opção. Tem 19 anos. E depois?!?

Estou esperançado que, com os conhecimentos que o Paulo Bento tem da equipa de Juniores, tanto desta época como principalmente da época passada, faça entrar os “miudos” que tiverem maturidade para estarem na primeira equipa.

Espero que ele tenha a coragem para o fazer.

Estou esperançado que, com os conhecimentos que o Paulo Bento tem da equipa de Juniores, tanto desta época como principalmente da época passada, faça entrar os "miudos" que tiverem maturidade para estarem na primeira equipa.

Espero que ele tenha a coragem para o fazer.

Isso depende de muita coisa. Se ele levar a equipa ao sucesso esta época e se se mantiver para 2006/07, ele terá toda a legitimidade para construir o plantel e integrar os jovens porque os conhece muito bem. Coragem acredito que a tem.

Mas temos de contar com outros factores como as eleições e o que delas resultarem.

Mas temos de contar com outros factores como as eleições e o que delas resultarem.

E os empresarios, e a necessidade de vender jogadores, e de nas eleicoes nao aparecer um vencedor que prometa e coloque 5/6 novos jogadores no plantel…

Inci,

Mesmo antes desta substituição de treinadores, já defendi a ideia de jogarmos com dois trincos, portanto a minha táctica será sempre a tua, pelo menos por agora.

Vejo que existem alguns de voces que apostariam no losango sem extremos, sinceramente estou um bocado farto, principalmente porque os nossos laterais são uma lástima…

Parece-me ainda que desatar a lançar miúdos como Zezinando e dar braçadeira a Moutinho é prematuro, primeiro terá que solidificar Varela e Nani, são opiniões, mas numa posição puramente destrutiva, Loureiro é útil, a opção Carlos Martins é no entanto a ponderar no lugar do Custódio, e este passava para o lugar de Loureiro, isto na táctica que apresentei…

São uma lastima a defender mas a atacar até se safam…eu tou é farto das correrias do Douala que não dão em nada…