Podemos andar ainda todos um bocado “atropelados” pela sucessão de eventos, podemos ainda estar todos a decidir o que gostamos e não gostamos no novo organograma do nosso clube, podemos e vamos continuar a malhar na oligarquia e “pecados” do projecto, mas a realidade é que Peseiro foi-se e Paulo Bento aí está, se me permitem vamos falar um pouco de futebol.
PB tem dois dias para estar com a equipa antes do proximo jogo, pouco ou nada poderá alterar a não ser a moral dos jogadores, e tentar explicar-lhes uma estratégia específica para este jogo, acredito até que PB tenha ideias bem claras sobre o que pretende e que tipo de jogo pretende implementar, se as bestas não tivessem perdido duas semanas, até poderia ser mais fácil.
Na minha óptica, por muito mal que se diga, a defesa do SCP não é o pesadelo que todos apregoam, é fraquita, mas pode e tem que jogar melhor, assegurar segurança defensiva, deixando para trás os devaneios de Pesito nesse aspecto seria a minha escolha, e a minha opção seriam dois trincos, e antes de me começarem a chamar nomes, explico o porquê, a equipa no global, está rotinada numa forma, cuja saída de jogadores como Barbosa e Roca já não permite aproveitar, J.Alves e Moutinho não perfazem nenhum dos requisitos para o estilo de jogo do ano passado, com Roca havia músculo e geometria, com Barbosa os fogachos de fantasia. Com J.Alves e Moutinho não há nem uma coisa nem outra, têm encaixado mal no pouco que vi, sobretudo porque me parece que Moutinho está em muito má forma, seja devido a todo o ambiente, seja mesmo por estar em inicio de época, como tal, e tendo a pedagogia suficiente para não desmoralizar o miúdo, conversaria com ele e explicar-lhe-ia que pretendia protegê-lo, e iria ficar no banco no inicio do proximo jogo, sendo que no entanto, estava bem ciente que o mesmo era um dos melhores jogadores do plantel e que a sua presença será mais tarde ou mais cedo preponderante.
Dito isto, jogaria com Custodio e Loureiro, o SCP ja não tem a capacidade de trocar a bola que apresentou em várias ocasiões, precisa de mudar algo, e sobretudo não pode continuar a afunilar jogo, protegia a defesa com dois cabeças de área, sendo que Custódio teria um pouco mais de liberdade, e Loureiro cumpriria o seu papel de pura destruição, e Custódio poderia assumir um papel de maior transporte de bola (a sua posição original qdo veio de Guimaraes era Medio ofensivo), à frente dos 2 estaria J.Alves, a minha aposta no ex-bracarense em detrimento de Moutinho é apenas pq este me parece mais fresco fisicamente, e sobretudo com necessidade de mostrar serviço, para além disso é tecnicista e tem boa visão de jogo.
Sem me alongar muito mais, jogaria com o seguinte 11;
----------------Ricardo--------------------------------
Rogerio----- Polga----- Beto----- A.Marques (se ele kiser arriscar)
-----------Loureiro------ Custódio-------------------
Douala-----------J.Alves------------------Wender-------------------
------------------Liedson----------------------------
A intenção é manter 3 homens no ataque, mas ganhar força no meio campo, torná-lo combativo e formar uma primeira barreira para proteger a defesa, Loureiro terá que dobrar os laterais nas subidas, mas de forma nenhuma se pretende um 3º central como já vi acontecer, Custódio, sem a posse de bola, ocupa as ausencias de Loureiro, visto que nem Douala nem Wender são jogadores de conseguir ocupar espaços a defender.
Tanto Douala como Wender já mostraram que são jogadores que marcam golos, seja a assistir Liedson, seja por eles proprios, penso que a frente de ataque não é má de todo, é necessário é um tipo de futebol mais geométrico no entanto rápido a meio campo, que sirva os da frente seja nas pontas, seja a descair em diagonais para o meio.
Digam de vossa justiça, libertem o Paulo Bento que há em cada um de vós
Obrigado por lerem,
fikem bem, sempre bem