Apesar da notícia ser construída em função do fcp, achei interessante por mencionar o nosso passivo. Tem por base os R&C dos 3 grandes. Especialistas, comentem!
Fonte. O Jogo: http://www.ojogo.pt/24-253/artigo757673.asp
Oitenta milhões à frente no ranking dos passivos
O abatimento de 9,3 milhões no passivo do clube, votado ontem em Assembleia Geral, sublinha a relativa saúde financeira do FC Porto, pelo menos na comparação directa com os rivais Sporting e Benfica: na soma das dívidas dos clubes com os passivos das SAD, os dragões continuam, tanto quanto se pode perceber das contabilidades oficiais, a 80 milhões do Sporting e a 120 milhões do Benfica. É o mote de entrada para o holocausto do “subprime” que - ameaçam os economistas - está mesmo à porta do futebol.
FC Porto, Sporting e Benfica escolheram modelos de contabilidade e gestão diferentes, que relativizam muitas das análises conjuntas. As circunstâncias da vida de cada um deles não ajudam. Nas contas do FC Porto SAD, por exemplo, entram as prestações gigantescas das grandes transferências feitas nos últimos quatro anos, que não foram pagas a pronto e cuja solvência altera substancialmente os números. Um exemplo: dez dias depois de fechadas as contas de 2007/08 - com um aumento de 25 milhões no passivo -, entraram na tesouraria 15 milhões de euros do Manchester United, tranche da transferência de Anderson, e ainda 6,6 milhões do Real Madrid, para pagar uma de Pepe. Dinheiro que, no entanto, já entrara nos pressupostos bancários, acabando por contar como passivo.
Sem dados para comparar a totalidade das SGPS dos três grandes, que revelaria a exacta situação financeira de cada um, estão disponíveis, ainda assim, os relatórios e contas de seis entidades: as três SAD e os três clubes. Um dia depois de revelados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários os números da Sociedade Anónima Desportiva do FC Porto, a Assembleia Geral aprovou por unanimidade as do clube, cifradas num passivo total de 22,5 milhões - dos quais dois milhões só neste último exercício. Ainda assim, esses 22,5 milhões representam menos 9,3 milhões do que no exercício anterior e estão 102,5 milhões abaixo do passivo declarado recentemente pelo Benfica. Segundo Soares Franco, a soma das duas colunas negras resulta, no caso do Sporting, num total de 240 milhões em dívida, ainda assim um número impressionante, tendo em conta que, há quatro anos, os leões deviam 420 milhões.
PASSIVOS CLUBE+SAD
FC PORTO: 160,4 milhões
SPORTING: 240 milhões
BENFICA: 279,7 milhões