Certo. :great: Fomos campeões em 2002 e Mário Jardel foi Bota de Ouro em 2002… Assim é que é!
Foi a última fez que fomos campeões… Não será tempo de desculpar o que aconteceu depois e honrar Jardel? Decerto que ficaria agradecido e o SCP engrandecido com tal gesto… Foi Bota de Ouro por nós, tal como Yazalde… Foi enorme de Leão rampante ao peito… É tempo de reconciliação. :idea:
Não creio que haja algum mau estar com o Mário Jardel. Não foi há muito tempo que ele esteve em Alvalade e acho que até prestou declarações à Sporting Tv.
Admitindo que não há espaço para mais, não percebo porque um campeão olímpico por equipas e que não foi por Portugal, que nem foi campeão pelo SCP, deva ter preferência sobre um bota de ouro pelo SCP integrante vital da última equipa campeã!
Repara que tivemos Yuri Bilonog - Lançamento do Peso - Medalha de Ouro (retirada em Dezembro de 2012 por uso de doping)… Se não fosse o doping, deveria ter precedência sobre Jardel? Pessoalmente, não concordo… Jardel fez muito mais pelo SCP!
Pegando no assunto Jardel, vou dar a minha opinião.
O maior património do SCP são os adeptos e sócios do clube, não um passeio da fama.
O Jardel teve um papel fundamental no título tendo ganhado a bota de ouro, e será sempre idolatrado pelos adeptos e sócios do SCP, como forma de gratidão pelo sucesso desportivo que teve enquanto envergou a Verde & Branca.
Agora…eu como sócio não aceitava de bom grado ter alguém “imortalizado” num passeio da fama que teve a sua carreira marcada pelas drogas e álcool em plena carreira desportiva. E claro…acredito que muitos outros nomes que estão no passeio da fama estejam ligados a esta questão.
O Passeio da Fama é algo “acessório” na minha opinião. E nunca gerará consenso como é perfeitamente normal. :great:
tinha que existir algum critério
qual será a diferença entre um campeão olimpico por Portugal ou Nigéria?
se Yuri não tivesse acusado doping provavelmente estaria na passadeira
existiram outros nomes que não estão na passadeira que fizeram muito mais pelo Sporting que o Jardel
O passeio da fama pode ir até ao estádio, a meu ver esse passeio até devia de estar no piso ao redor do estádio. É só ter um pouco mais de paciência e boa vontade e este pode apenas ser o inicio de um passeio da Fama. O Sporting é feito de muitos mais nomes que esses que existem no passeio. Só mais uma nota. o material que é feito as placas a passar pessoal por cima delas daqui a uns anos está tudo polido que nem se nota o Leão rampante e será pouco perceptível os nomes, a meu ver deveria de levar uma espécie de vidro grosso por cima para evitar o desgaste.
Queres dizer “qual será a diferença entre um campeão olimpico do SCP por Portugal ou Nigéria?”… Sem entrar aí o SCP, a diferença é que cada país honra os seus e não os dos outros.
A diferença é que Portugal está acima do SCP e o nosso clube serve Portugal antes de tudo… A Nigéria não nos interessa para nada e as suas vitórias desportivas podem até ser alcançadas contra atletas e seleções portuguesas… Por isso, um atleta do SCP que vence ao serviço de Portugal soma as duas circunstâncias, ao contrário do atleta do SCP que vence por outro país em que nada há entre o SCPortugal e esse país.
Se não fosse assim, Yuri Bilonog (sem doping) seria, para os sportinguistas, igual a Carlos Lopes… O que nenhum de nós sente no seu intimo (não só de sportinguista como de português).
O Jardel, apesar dos feitos ao serviço do Sporting, na sua curta passagem, também nunca se identificou muito com o nosso Clube, e já posteriormente veio dizer que se sente portista…
Mas, se a questão for a identificação com o nosso clube e não o que se fez como profissional pelo SCP…, então teríamos o adepto e sócio Paulo Futre, campeão europeu por clubes, como glória leonina…
Por mim, os feitos desportivos com a nossa camisola e/ou a do nosso país são o essencial para falarmos de glórias leoninas…
Não percebo porque é que o Sporting contrata estrangeiros
e defendes o Brasileiro Jardel e o Dinamarquês em detrimento de Portugueses que fizeram mais pelo Sporting que o Jardel e o Schemeichel
Olha os anos que o Lopes passou no Sporting e o Yuri
o Futre não foi campeão europeu por clubes no Sporting e não esquecer que fugiu do Sporting
Espero que não… Estava apenas a ter dúvidas entre Jardel e Amunike… A ter de escolher apenas um dos dois…
Claro que há Portugueses que fizeram mais pelo Sporting, até de forma silenciosa e discreta, mas o que acontece é que aqueles dois chegaram mais alto, pela façanha olímpica e pela bota de ouro respetivamente… Eu apenas defendi que valorizava mais a segunda…, só isso…
Defendi meramente como exemplo perante o facto de lá estar o Amunike…, foi esse o contexto.
Não percebi e não percebo o Amunike no Passeio da Fama e continuo a não estar convencido…, se em vez de Schemeichel ou de Jardel tiveres a ideia de um Português de destaque…, por mim tudo bem… Mas é preciso ver que o argentino Yazalde está lá e julgo que bem… Não ponho em causa Amunike por ser nigeriano…, não é essa a questão, mas sim o mérito relativo…
Repara que este tópico começa assim: “Quem percorre o Passeio da Fama facilmente perceberá o critério de escolha”. Fiquei na dúvida em Amunike face a outros…
o critério começa com títulos internacionais. O Sporting orgulha-se justamente de ser o clube do mundo que mais atletas teve nos JO, e óbvio que medalhas olímpicas são importantes. Vejamos, temos 9 medalhados, e dezenas ou centenas de campeões nacionais de futebol.
O Jardel, como Bota de Ouro, sim, tem lugar, e espero que um dia lá vá parar, mas não enquanto houver hipótese de voltar a portar-se de forma vergonhosa.
És tu que passas a vida a chorar no tópico do Benedito correto ? então mas não eras tu também que te queixavas que o João Matos tinha direito a placa e o Benedito não ? mas afinal onde está a placa ? vai na volta os palhaços que decidiram vandalizar a rotunda, passaram no passeio e sacaram a placa os malandros, vai na volta era outro choradilho à moda da Assembleia Geral que não tinha sido anunciada em lado nenhum e vai na volta acabou por ser mesmo anunciada.
Mesmo a sério espero mesmo que se vá pôr em seguida as placas do futsal e que venha lá a do benedito e colocada em último e de preferência com 2 semanas de delay só para esta gente ter a noção do ridículo que foi o choro.
Quando se escreveu que estava só a placa do João Matos e não a do João Benedito, achava mal. Não estarem a dos dois, acho pior ainda!
Quanto a mim, Zezito, João Benedito e João Matos mereciam ter lugar por serem os jogadores mais marcantes da modalidade colectiva de maior sucesso das últimas décadas do clube. Tal como Alex, Café e Divanei foram os jogadores mais mágicos, com Deo a merecer também uma menção.
Se meterem lá as placas à posteriori tanto melhor, ficarei contente por se corrigir o que considero uma injustiça.
Todos os nomes que citaste são nomes tremendos, nomes grandes nomes que nos fazem recordar vitórias e conquistas, e repara que mesmo assim esqueceste-te do primeiro grande nome do nosso Futsal e que até é alguém que se pode orgulhar de ter sido Tricampeão nacional pelo Sporting algo que nenhum dos que referiste foi.
Depois há outro nome que também não referiste e que foi “só” o primeiro jogador em Portugal a conquistar cinco campeonatos nacionais - e foram todos pelo Sporting.
Isto tudo para dizer o quê?
Para dizer que na realidade o nosso futsal exige tempo para estudar e pensar, pois apesar de só ter 32 anos de existência tem uma história ímpar e riquíssima
Assim sendo prefiro que pensem bem e estudem bem que nomes lá vão meter do que meterem sem pensar só porque sim
O passeio está preparado para crescer e espera-se que cresça bem
Na realidade sendo um passeio que ladeia o Pavilhão deveria lá estar pelo menos e desde já um nome do Futsal, pois bem esse nome só poderia ser um e não é de um jogador