Passagem da Academia para a SAD

Gostava de ler os vossos comentários em relação a esta noticia:

[url]http://www.record.pt/noticia.asp?id=727280&idCanal=24[/url]

A Academia está para a SAD do SCP, como o Windows está para a Microsoft.

Álem de ser uma fábrica de talentos, é óbvio que para a SAD do Sporting é tambem uma apetecível fonte de dinheiro… :?
Só espero que a comandem bem e que não ponham de lá a andar Aurélios Pereiras e outros MONUMENTOS da casa. Isso era muito mau.

Não acho mal, em termos operacionais a Academia está adstrita à actividade da SAD e faz sentido que se integre nela. É uma forma racional de o Sporting poder acompanhar o aumento de capital que pretende efectuar.

Mas por outro lado, preocupa-me a valorização da SAD numa óptica imobiliária, porque obviamente os investidores que se deixem seduzir pelos terrenos de Alcochete não estarão de olho na organização de fins de semana desportivos para empresas ou na plantação de viveiros de relva…

E mais preocupado fico quando, na mesma entrevista, leio Pipinho a dizer que vai passar a Academia para a SAD e que gostava que o Sporting deixasse de deter nela a maioria do capital… Uma sociedade que tem nas mãos 25 hectares numa zona privilegiada, e que é controlada por terceiros, eis o cocktail irresistível para daqui a uns anos estarmos a treinar em Pina Manique ou no Estádio Universitário… :?

O pipinho podia era investir na Argentina e no Brasil. Uma academia em cada país.

Qual a actual situação da Academia?
Ou melhor, a que empresa está adstrita?

A ideia parece-me logica, no sentido do proximo aumento de capital da SAD que foi anunciado.

É lógico que com a Academia incluida no “bolo”, irá atrair mais investidores, o que me preocupa aqui, para além do que o FLL ja apontou, é mesmo que quem invista na SAD por causa da academia, o faça na ânsia do clube continuar a politica do formar para vender.

Não me parece que alguém tenha interesse em alienar os 25 hectares e acabar com a academia, mas o que la se produz é apetecivel.

Vamos ser realistas, com as pérolas que já jogam na equipa principal e com os diamantes em bruto que este fórum vai publicitando semana após semana na sua excelente secção de formação, aquela academia parece a mina de diamantes dos 7 anões, fosse eu de outro clube e me dissessem que podia tirar dividendos da venda desses mesmos diamantes, não teria pejo em investir.

Atenção que eu não sei qual o tipo de contrapartidas que poderá ou não ser prometido aos investidores agora com a Academia incluida no lote.

Não esquecer só uma coisa, vender jogadores da academia, pode dar um certo desafogo financeiro imediato em termos de balões de oxigénio, mas a maior parte das pessoas esquece o tal “thrust”, o fundo em que entidades investem em parte dos passes dos jogadores e recolhem dividendos aquando das suas vendas.

Martins está lá, Nani, Moutinho e Djaló também, é por este motivo que Pipinho não se pode furtar a dizer que provavelmente vende alguém, mas não esquecer o seguinte, perante este cenário, se um jogador for vendido por 10M, não é essa a quantia que entra nos cofres do clube, há dinheiro a dividir por muita gente que lá investiu antes…

Isto é uma bola de neve e não vai parar, depois da Alvalaxia, vão os jogadores, quando não houver mais gemas, aí sim, provavelmente os terrenos e a academia serão alienados, com o SCP a pagar renda para utilizar algo que construiu e era o elo mais forte do tal projecto.

Mas não se preocupem, eu estou só a dizer mal, quando ela acontecer, depois dir-me-ão que a mentira era aceitavel perante o cenário.
Esta é a nova escola de ideias implementada por Pipinho…

Sinceramente, tenho mais esperanças no futuro do Linda-a-Velha, este ano finalmente promovido a 1ªdiv distrital de LX e a fazer um campeonato tranquilo, com estadio proprio, sintetico de 1ª qualidade e equipa feita vinda dos escalões de formação, do que no cenário que Pipinho, BES e sua quadrilha oligarquica vão fornecendo…

cenario algo negativo nao achas? :?
kem disse k o pinpinho voltava a ganhar? :?

Não tenho quaisquer duvidas que este tipo de direcção irá estar a frente do SCP por muitos anos, se não for na pessoa de Pipinho será outro cabeçudo qualquer que a carneirada se apressará em votar.

O SCP só tem luz no fundo do tunel se um Abramovich qualquer aparecer para comprar tudo e lavar o seu dinheiro, de resto esqueçam, esta corja está a dilacerar tudo e não vai sobrar nada…

Não tenho quaisquer duvidas que este tipo de direcção irá estar a frente do SCP por muitos anos, se não for na pessoa de Pipinho será outro cabeçudo qualquer que a carneirada se apressará em votar.

O SCP só tem luz no fundo do tunel se um Abramovich qualquer aparecer para comprar tudo e lavar o seu dinheiro, de resto esqueçam, esta corja está a dilacerar tudo e não vai sobrar nada…


tenham calma, daki a 4 semanas vai me sair o euro milhoes, e prometo que caso isso aconteça metade e gasto com o scp! :wink:

Intervenho porque, apesar de serem várias as consequencias futuras desta estratégia que me levantam dúvidas e sobre as quais gostaria de conhecer mais opiniões, existe uma que me assaltou de imediato.

Foi posto à consideração dos associados a venda de patrimonio do Sporting, no processo que conhecemos e ainda agora discutimos, mas não é uma realidade que com esta acção será vendido patrimonio do Sporting sem que os associados tenham sido consultados e possam pronunciar-se?

Imagino que no final desta estratégia, o Sporting deterá 40% da Academia, eventualmente um dia destes acontece o mesmo com o estádio, e sem dar por isso, além da perda do controlo sobre a actividade mais importante do Clube, o Sporting será dono efectivo de apenas 40% do seu patrimonio.

O perigo era o Sousa Cintra vender uns terrenos? Oh meus amigos!! :roll:

Rui, não acredito que isso aconteça. Culturalmente, percentagens abaixo dos 51% não são aceites cá por Portugal e uma medida dessas precisaria de aprovação dos sócios em AG. Eu, por exemplo, que até agora tenho apoiado as medidas de saneamento financeiro desta Direcção, nunca votaria a favor de ficarmos com uma posição que se possa tornar minoritária por conluio dos outros accionistas. Nem pensar nisso. No minimo é 51%, para tudo!

Não me parece que alguém tenha interesse em alienar os 25 hectares e acabar com a academia, mas o que la se produz é apetecivel.

Atenção que eu não sei qual o tipo de contrapartidas que poderá ou não ser prometido aos investidores agora com a Academia incluida no lote.

Isto é uma bola de neve e não vai parar, depois da Alvalaxia, vão os jogadores, quando não houver mais gemas, aí sim, provavelmente os terrenos e a academia serão alienados, com o SCP a pagar renda para utilizar algo que construiu e era o elo mais forte do tal projecto.

Eu ando a evitar meter-me nestas discussões mas porra vocês são demais :?

Primeiro não te parece que alguém tenha interesse em alienar os 25 hectares e acabar com a Academia, mas no fim provavelmente os terrenos e a Academia serão alienados. :? Então em que é que ficamos? :roll:

Outra confusão que me parece vai para aí, é em relação à intenção de integrar a Academia na SAD como forma de a valorizar. Penso que estamos a falar da Academia enquanto espaço físico e não dos jogadores, porque esses desde o momento em que assinam contratos como profissionais, já são um activo da SAD, independentemente da Academia pertencer ao Sporting Clube de Portugal, ao Linda-a Velha ou ao Abramovitch.

Já agora não resisto em meter os dedos na discussão que se espalhou por aí em três ou quatro tópicos sempre com a mesma musica que divide a carneirada dos iluminados.

A mim parece-me que os 75% de carneiros que votaram no FSF não o fizeram por serem tapados, ou por desejarem ardentemente que o Sporting venda o seu património, nem tão pouco porque o naquela altura candidato a Presidente, teve uma ou outra tirada mais popular.

O que aconteceu foi que do lado dos iluminados, o discurso limitou-se ao simples bota-abaixo, chegando mesmo a entrar em questões pessoais, porque soluções alternativas sustentadas, foi zero e aqui honra seja feita ao Dias Ferreira, que quando percebeu que não tinha apoios que lhe permitissem levar a cabo as suas ideias que eu subscrevo na generalidade, meteu-se dentro.

Como sabem eu não votei, mas se o tivesse feito provavelmente teria votado SAM, embora consciente de que estaria a votar no “vamos mudar e depois logo se vê” e faria esta irracionalidade porque sabia perfeitamente para onde íamos com a actual direcção, o que ninguém sabe é onde estaríamos com outra, foi esse risco que a maioria dos sportinguistas não quis correr.

Mas pronto isso agora não interessa, o que interessa é que votaram esmagadoramente nele e portanto ele é o nosso Presidente, pelo que só me resta desejar que tudo lhe corra bem. algumas coisas até estão a andar nos eixos, outras veremos como vão acabar.

Finalmente uma palavrinha para o Majestade:
Jovem tu metes-te a jeito, seja por teres-te expressado mal ou seja por seres carneiro como eles dizem, por isso levaste na carola. Só que isso não é motivo para te pores de joelhos e pedires desculpas por teres ferido as susceptibilidades dos senhores e muito menos para desatares a chamar nomes aos actuais dirigentes do Sporting. Não fica bem nem uma coisa nem outra, até porque não há motivos para tanto

Foi posto à consideração dos associados a venda de patrimonio do Sporting, no processo que conhecemos e ainda agora discutimos, mas não é uma realidade que com esta acção será vendido patrimonio do Sporting sem que os associados tenham sido consultados e possam pronunciar-se?
Culturalmente, percentagens abaixo dos 51% não são aceites cá por Portugal e uma medida dessas precisaria de aprovação dos sócios em AG.

É claro que tudo tem que ser votado pelos sócios, tanto o negócio da Academia como a eventual venda acções da SAD. Já sobre a diminuição da participação na sociedade, isso não é bem assim. É possível a AG da SAD votar sucessivos aumentos de capital que reduzam a participação do Clube a uma expressão minoritária, e para isso o vulgar sócio não accionista não meterá prego nem estopa.

Mas olhando à actual composição do colégio eleitoral, em que 75% dos votantes aceitaram placidamente as mentiras de Pipinho, e em que alguns- e não só aqui- se dedicam agora à procura de argumentos que justifiquem o terem sido enganados, eu diria que a outrora inexpugnável barreira do “tem que passar pelos sócios” está hoje reduzida a uma linha imaginária, que o Projecto ultrapassa com facilidade ou, caso não esteja para isso, contorna através das votações no Conselho Ovino.

Isto é uma bola de neve e não vai parar, depois da Alvalaxia, vão os

Eu tenho noção da minha propria redundancia, mas le bem…

Numa primeira fase nao terão interesse nisso quando as gemas acabarem, há que lucrar com o pouco que sobrar.

Deixando apenas a academia como espaço fisico como proclamas, então dás-me logo razão sem passar pela casa partida e sem receberes os teus 2 contos, siga aí alienar os terrenos e que se lixe esta academia.

Por ultimo, o reparo ao majestade, será que o problema não foi ele ser um espelho?

É claro que tudo tem que ser votado pelos sócios, tanto o negócio da Academia como a eventual venda acções da SAD

Ou FLL, a questão da Academia não tem de passar pelos sócios, em teoria seria o mais lógico, assumindo que decisões importantes como esta deveriam ser mais discutidas, mas em rigor essa operação não passa por uma votação em AG para se efectivar.

Já a venda de acções “normal” também não, desconheço o que se passará pelo facto de eventualmente, como sempre foi defendido por FSF, a questão passe pelo Sporting ficar reduzido a 40%. Em todo o caso, não era essa uma das bandeiras de FSF e a ser assim, não será que a “autorização” foi dada com o resultado eleitoral?

Finalmente uma palavrinha para o Majestade: Jovem tu metes-te a jeito, seja por teres-te expressado mal ou seja por seres carneiro como eles dizem, por isso levaste na carola. Só que isso não é motivo para te pores de joelhos e pedires desculpas por teres ferido as susceptibilidades dos senhores e muito menos para desatares a chamar nomes aos actuais dirigentes do Sporting. Não fica bem nem uma coisa nem outra, até porque não há motivos para tanto

Os nomes são os que oiço cá por casa, de joelhos não estive (tambem não exageres) levei umas galhetas e umas pingas, mas tentei apaziguar os animos, li coisas injustas sobre o que a minha pessoa seria perante o Sporting e não vi motivo para tal e tambem não adiantava estar a prolongar uma coisa que já tinha sido logo erradamente assimilada “Majestade: alvo”. Já para não falar dos “nomes” que indirectamente me chamaram a mim.

Caramba mas tu não tens muita moral para dizeres isso dos nomes aos dirigentes do SCP, creio eu… :lol: :lol:

A do espelho não entendi.

Caramba mas tu não tens muita moral para dizeres isso dos nomes aos dirigentes do SCP, creio eu... :lol: :lol:

A do espelho não entendi.

Também não percebi essa do espelho.

Quanto à moral deves estar a fazer confusão, eu sou critico em relação a algumas praticas e dirigentes do Sporting mas não costumo chamar nomes a ninguém. Mas atendendo a que é tão vulgar eles serem aqui tratados de bebados e ladrões para cima a confusão até é compreensivel :frowning:

Estás a ver eu até te compreendo, mas não aceito :stuck_out_tongue:

.... Outra confusão que me parece vai para aí, é em relação à intenção de integrar a Academia na SAD como forma de a valorizar. Penso que estamos a falar da Academia enquanto espaço físico e não dos jogadores, porque esses desde o momento em que assinam contratos como profissionais, já são um activo da SAD, independentemente da Academia pertencer ao Sporting Clube de Portugal, ao Linda-a Velha ou ao Abramovitch. ...

Ok, excluindo os jogadores entao, que rentabilidade pode um eventual investidor tirar da academia? Sobretudo quando falas de rentabilizar o espaco fisico da academia de que falamos? Concurso de verao futebol de 5 Super-Bock (ou Sagres…)? Construir um conjunto de moradias de luxo a cercar os campos de jogos? Nao estou a perceber (sinceramente) que dividendos possa um investidor tirar do ‘espaco fisico’. :?:

Caramba mas tu não tens muita moral para dizeres isso dos nomes aos dirigentes do SCP, creio eu... :lol: :lol:

A do espelho não entendi.

Também não percebi essa do espelho.

Quanto à moral deves estar a fazer confusão, eu sou critico em relação a algumas praticas e dirigentes do Sporting mas não costumo chamar nomes a ninguém. Mas atendendo a que é tão vulgar eles serem aqui tratados de bebados e ladrões para cima a confusão até é compreensivel :frowning:

Estás a ver eu até te compreendo, mas não aceito :stuck_out_tongue:

Porra eu chamei-o de cão. Acho que estou na onda…! :lol:

Porra eu chamei-o de cão. Acho que estou na onda..! :lol:

Essa do cão escapou-me, lembro-me é da “corja”, mas que estás a entrar no coro estás :cry: