Paralelismo Borussia Dortmund / Sporting

Apesar das evidentes diferenças entre a liga portuguesa e a bundesliga o borussia dortmund é um exemplo de várias maneiras, no mínimo pela mudança de modalidade.
Não podemos andar sempre a mudar de desejos, formação versus competitividade, visto que se deixarmos amadurecer a primeira a segunda irá ser alcançada com trabalho e paciência.
Temos também de começar a ver, e a fazer ver, que o clube não é um meio para alcançar dinheiro (através de negociatas de agentes e outros interesses) mas sim a nossa cultura, um dos nossos amores.

E o nosso Jurgen Klopp?

Bem podiam fazer uma visita de cortesia com BVB09.

No Borussia Dortmund há grande competência a analisar o futebol em todas as suas vertentes.
Nada é deixado ao acaso.
O uso das novas tecnologias é disso um exemplo perfeito e faz parte da cultura do clube (coisa que não acontece no SCP).

Por exemplo:
Borussia Dortmund unveil futuristic ‘Footbonaut’ training machine

No SCP tentou-se recentemente apresentar um solução de BI e ninguém quis saber.
É essa a cultura que temos…
Podemos ter tido algo a ver com o velho Borussia, mas com o novo não temos infelizmente nada a ver.
E pelos vistos, nem queremos ter…

PS:
Também admiro muito o conceito do Borrussia.
O mérito de, com pouco, fazer muito, tendo a inteligência de fazer os investimentos certos…

Demasiado precoce, o julgamento, não? :mrgreen:

Não viste o que eu vi.

O que foi?

pm

E eis o que diz o mestre:

Sir Alex Ferguson on the importance of statistics and analysis in football

Enquanto isto, o SCP tem-se recusado a sair da idade média…

::slight_smile:

Na minha opinião o verdadeiro segredo está em 2 pontos.

1- Os adeptos. Somos nós que podemos e devemos ajudar o Sporting a sair desta situação. e isso não se faz com operações coração ou lá o que é. Faz.se com entrega e dedicação. Com o acreditar, com o não abandonar, com o apoiar incondicionalmente. E isto tem faltado muito nos ultimos anos, e é talvez a maior diferença deste Sporting para o Sporting de há 30 ou 40 anos atrás.

2- Uma gestão de excelência, e isso ou muito me engano, ou acabamos de encontrar uma equipa directiva capaz de fazer uma gestão de excelência, de aproveitar ao máximo as oportunidades, mas temos de ter a consciência de que tudo depende de nós adeptos, pois todo o dinheiro e todas as valias do clube giram à nossa volta. O desporto depende do interesse demonstrado pelo público. Há muito público, há investimento, há pouco público, não existe qualquer investimento.

A situação do Sporting faz lembrar a do rally. Há 30 anos o Rally era algo do outro mundo, com milhões e milhões de fãs, muito dinheiro à mistura e muito espectáculo. Havia investimento, e isso permitia a modalidade viver. Hoje em dia o Rally está morto. Está morto porque não há interesse do público, logo não há interesse em investir.

Gostei de ler o artigo uma situação comparável com a nossa.

O Dortmund teve uma vantagem comparada com a nossa situação, é um clube Alemão que está na liga Alemã. Isto garante mais receitas de TV, sponsors, melhores juros dos bancos… A dimensão e a força económica do pais ajuda.

Mas à lições que podem ser aprendidas. Não deixa de ser interessante o Dortmund ter ido buscar à segunda liga alemã o treinador (que praticamente só treinou e jogou num clube, o Mainz) e o manteve estes anos todos apesar do primeiros resultados no terem sido bons. Um dos segredos parece ter sido a paciência.

Opá quem me dera que o Sporting conseguisse fazer o que Borussia fez! Quem me dera ver o Sporting a jogar nas meias-finas da champions mas não acredito. O que eu acredito que vamos andar a lutar pela Europa durante alguns anos…

E lá está…

Como eu disse…
NADA A VER…

Acho que este paralelismo não tem muito sentido. O nível de exigência para o Sporting não é o mesmo que para o Dortmund na Alemanha. Depois, Nem acredito que o Sporting atinga os niveis miseráveis do Dortmund a nível classificativo durante os anos anteriores a vencer o campeonanto nem acredito que façamos uma recuperação económica parecida. A diferença económica entre Portugal e Alemanha, a crise de hoje e a ecónomica de há 10 anos atrás, a diferença no public (nós não vamos ter 50 000 nos jogos todos nem pouco mais ou menos).

Temos sim coisas a retirar mas nós não somos o Dortmund, era inaceitável ver o Sporting terminar na tabela classificativa quase a descer de divisão, o nosso nível de exigência é muito grande. Desejo que possamos poder ter uma recuperação financeira parecida mas desportiva não.

não sei se tens razão quanto à exigência porque nunca falei com adeptos do Dortmund mas eles há uns 15/16 anos ganharam uma Liga dos Campeões, não são propriamente um Chelsea ou Manchester City que apareceu aí a semana passada.

Sei disso, mas nós sempre fomos um grande, sempre ganhámos e nos batemos por ganhar, eles não daí falar nessa diferença. Achas que aceitariamos terminar épocas em 13º lugar?

Querem comparar?

Então vá, toca a mudar a cede do clube para a Alemanha, o estádio, a academia…

O mais parecido com Lisboa por lá nem sei que será, Hamburgo?? Um rival para eles pois então.

Isto é como a reportagem da SIC sobre o exemplo escandinavo de há uns dias: há coisas que são boas, que se calhar se podem aproveitar, mas NUNCA o conceito geral poderá ser aplicado noutro lugar, porque não foi criado pelos locais nem muito menos por cabeças da mesma cultura.

A solução tem de vir de nós, não está nem em Dortmund nem em Cascos de Rolha.

ena…

aqui há uns anos (2 ou 3) tinha imaginado umas máquinas dessas e do modo como podiam fazer evoluir e monotorizar as qualidades dos jogadores.

Tinha imaginado uma para os cruzamentos em velocidade e movimentação dos avançados dentro da área (onde se podia controlar o arranque e velocidade do ala, a trajectória e colocação do cruzamento, e as soluções de posicionamento do avançado para finalização), e outra parecida com a que foi apresentada para melhorar a recepção (não tinha a parte do passe e que está muito bem pensado porque obriga a pensar e executar depressa).

mas podiam ser feitas outras actividades não tão tecnológicas… por exemplo, após o almoço e antes do treino da tarde podiam jogar xadrez para melhorar indices de concentração e racicionio estratégico e até de velocidade de raciocinio (se cada jogada tivesse de ser efectuada em tempos curtos)

:rotfl:

E só porque a solução está em nós não podemos ver num Clube com uma situação que era antes parecida com a nossa um exemplo a seguir? Makes sense.

Não acho o Dortmund um exemplo a seguir, mas que tem elementos da sua transição para poder fazer face ao seu descalabro financeiro que nos são úteis admito. Como já disse, não podemos andar por 13ºs lugares, hoje vejo muita gente elogiar o Borussia mas eu não gostava de passar o que eles sofreram em mais de 10 anos a nível desportivo.

O contexto desportivo, económico, social e clubistico é muito diferente para copiarmos o que o Dortmund fez, podemos quanto mais ver ali uma inspiração e certas apostas, mas não tudo. Onde é que alguma vez vendiamos o estádio e o comprávamos de volta? Ou conseguiamos os patrocinios que lhes deram a eles? Não há comparação. Temos um caminho, o nosso.