Parabéns futebol!

Se o futebol fosse gente fazia hoje 145 anos. Foi em 26 de Outubro de 1863 que doze clubes da região de Londres se reuniram na Freemason’s Tavern (escolheram um bom sítio), Great Queen Street, Londres, e fundaram a Football Association, com o objectivo de redigir umas regras universais para o “football”, sendo que até ali cada universidade ou região jogava sob as suas próprias regras. Os clubes representados foram Barnes, Civil Service, Crusaders, Forest de Leytonstone (depois Wanderers, cinco vezes vencedor da Taça) , N.N. (No Names - que porcaria de nome) Club de Kilburn, Crystal Palace (não confundir com o actual Crystal Palace, era um clube diferente), Blackheath, Kensington School, Percival House, Surbiton e Blackheath Proprietary School. O grande impulsionador da formação da FA foi Ebenezer Cobb Morley, capitão do Barnes, primeiro Secretário da FA e o autor das primeiras Leis do futebol.

O primeiro jogo sob as novas regras, o primeiro jogo de futebol “moderno”, embora com regras ligeiramente diferentes, que permitiam usar as mãos para agarrar a bola e obter um pontapé livre, por exemplo, e jogado num campo com marcações diferentes, disputou-se em 19 de Dezembro de 1863, tendo o Barnes e o Richmond empatado 0-0. O Blackheath saiu da FA em protesto contra a regra que proibia o “hacking” (pontapear os adversários nas canelas - porventura era treinado por um antepassado britânico do Jaime Pacheco) e acabou por ser um dos clubes que fundou a Rugby Football Union em 1871, perpetuando a divisão entre “Association Football”, ou “soccer” e “Rugby Football”, ou “rugger”.

A FA continua em grande, é responsável pela selecção inglesa e organiza a FA Cup e a FA Premier League, que são duas das mais importantes e mais prestigiadas competições em todo o mundo. A FIFA, também por razões políticas e de marketing, declarou que os chineses foram os inventores do futebol, porque foi na China que pela primeira vez se criaram desportos em que eram pontapeadas bolas. No entanto, esses jogos chineses não chegaram até nós e o “nosso” futebol nasceu naquele dia de outono londrino.

É por isso que podemos, com toda a legitimidade, dar hoje os parabéns ao futebol e desejar-lhe longa vida!

Muitos parabéns a uma das minhas grandes paixões. :slight_smile: :clap:
E que o negócio não o estrague, que continue a ser ele próprio.

Parabéns :beer: sem ti tinha metade da minha livre!

Sempre pensei que a divergência que levou à cisão com o rugby era sobre a legalidade o uso das mãos para jogar a bola e dos agarrões ao adversário na zona do tronco.

É engraçado ver como subsistem nas regras do futebol vários vestígios dessa origem comum com o rugby, como:

  • o lançamento lateral feito com as mãos e com a bola a ter de ser lançada de detrás da nuca
  • a obrigatoriedade de o pontapé de saída ser dado para a frente
  • ou a própria ideia do fora-de-jogo para garantir a dinâmica fluidez do jogo e impedir a existência de jogadores estáticos junto à linha de golo/ensaio adversária.

Já acordaste um bocado tarde…

Não o estrague ainda mais. Está melhor? :great: