Parabéns Capitão

Gente mais dificil de contentar...vai la' vai! A mesma lengalenga que oiço ha' 2 ou 3 anos.E ainda que se estou mal,que deixe de ca' vir.Certo?Isto tudo e' crónico,nem sei para que perco tempo ainda a ter estes desabafos.Continuo a ver um chorrilho de atitudes negativas e nada de positivo. Enfim...

Eu lembro-me de uma altura em que o nosso clube estava a ser atacado por vampiros dentistas e de uma pequena minoria tentar alertar para esse perigo enquanto que a maioria preferia saltitar de nenúfar em nenúfar e só mudaram de opinião quando era tarde demais (ou nem isso).

Compreendo o teu desabafo. No fundo este forum reflecte um pouco o que é o nosso país: pessimista e negativo. Não podemos é desistir e tentar sempr equilibrar a balança.

Sobre isso a resposta é válida tanto para o Sporting como para a situação do país, estão os 2 em crise, no caso do Sporting não tão grave como a pintam e no caso de Portugal bem mais do que nos querem fazer pensar.

Mais grave que o pessimismo que associas com Portugal é o nacional-porreirismo e o “deixa-andar”. O optimismo anda perto com a sorte e por isso vale pouco e esse pessimismo que tanto criticam no fundo trata-se de apontar falhas e não poucas as vezes apresentar alternativas e por isso bem mais construtivo, quem não quer mudar ignora-o e quem quer ser mais um tolo contente critica-o.

LOL?
Mas alguém falou em nacional-porreirismo?Ou fazer de conta que esta’ tudo bem?Não me parece…
Não sei se ja’ vens do Fórum antigo ou não,mas eu sei bem porque disse o que disse.
Porque se critica constantemente,porque se esta’ sempre a bater no ceguinho.
Numa coisa há-que dar a mão a’ palmatória a’ lampionada:esses podem estar na merda que têm para eles que são sempre os maiores.Nós não.Somos sempre uns coitadinhos.Ora e’ o sistema,ora e’ o árbitro,ora e’ o treinador,ora e’ a relva.
Não estou a tomar partido de ninguém,ate’ porque não sei de todos os factos,mas começo a perceber porque o JMM acabou com o outro Fórum e porque e’ que o JCN,uma pessoa que tinha como equilibrada e racional,disse aquelas coisas todas naquele post.
Vocês são todos perfeitos,têm a solução para tudo,são todos moralmente irrepreensiveis.Uma dádiva a esta Terra.
O FIGO E’ SO’ UM DOS MELHORES DO MUNDO MAS…NÃO SERVE PARA O SPORTING!!
Eh pa’…matem-se. :evil:

Adoraria ter o Figo no Sporting, gostava de o voltar a ver subir aos relvados do Alvalade XXI, mas se for para o ter como dirigente, também é bom, em princípio não vem pra ganhar protagonismo, vem dar algum protagonismo ao nosso Sporting.

Gosto e sinto orgulho quando ele diz que é do Sporting, pode ser tolice, mas sinto-me bem.

PS:Kris e PHI, parece-me que vocês estão a misturar um bocado as coisas, o tópico fala de outra coisa.

A Marca adianta que a próxima paragem será em Manchester…

A.A.

PS - As palavras proibidas escritas abaixo não são da minha autoria, logo, não tenho que pagar nada a ninguém.

DA UN MES AL REAL MADRID ANTES DE ACEPTAR UNA OFERTA DEL UNITED
Figo insiste en su malestar por no haber renovado aún
Luis Figo celebra este jueves su 32 cumpleaños. Y lo hace con una entrevista en el diario portugués de hijos de puta ‘A Bola’ en la que vuelve a poner de manifiesto el descontento que siente por la situación que atraviesa en el Real Madrid, ya que considera que el club le tenía que haber ofrecido ya la renovación del contrato, tal y como ha hecho con jugadores como Zidane, Roberto Carlos, Raúl y Michel Salgado.

En la entrevista, Figo afirma que los dirigentes del club blanco tendrán que pronunciarse antes del mes de diciembre porque en caso contrario entenderá que el Real Madrid no cuenta con él para el futuro y que tendría que aceptar una oferta que tiene de dos temporadas de otro club de primer nivel europeo.

Marca está en condiciones de asegurar que esa presunta oferta es del Manchester United, pero que en ningún caso se ha hecho oficial ni ha sido presentada a los dirigentes madridistas y ese es el motivo por el cual hablamos de presunta oferta.

Lo cierto es que las últimas semanas, Luis Douens, agente del portugués, se ha reunido con Florentino Pérez para otros asuntos y en ningún momento le presentó la oferta del Manchester United, aunque sí se habló del hipotético interés de algún equipo por Figo. Cuando se concrete la propuesta del club inglés, el primero en conocerla será Florentino Pérez porque el portugués no tiene intención de crear ningún problema ni enfrentamiento alguno con la entidad madridista.

El problema con el que se va a encontrar Figo es que su contrato con el Real Madrid no termina hasta el 30 de junio de 2006 y el club blanco no tiene pensado abrirle la puerta sin recibir nada a cambio. La dificultad estriba en encontrar el punto de equilibrio entre lo que pueda pedir el Real Madrid por el jugador y lo que pueda ofrecer Figo para lograr su libertad el próximo 30 de junio.

Posturas lejanas
Y es que a día de hoy se antoja complicado que el Real Madrid ofrezca al jugador portugués una ampliación del actual contrato que termina el 30 de junio de 2006. La primera opción de Figo es la de ampliar su actual vínculo que le une con el Real Madrid, pero en caso contrario lo que quiere es que el club le deje la opción de buscar un buen contrato teniendo en cuenta lo que representó su llegada al Real Madrid de la mano de Florentino Pérez y los 32 años que tiene en la actualidad.

Também gosto e sempre gostei do Figo, como tal, aqui vão os meus mais sinceros Parabéns! :slight_smile: =D>

Não percebo. Mas o contrato dele não terminava já em 2005? Não foi noticiado que ele ficaria livre para negociar o seu futuro já em Janeiro? E que sentido é que faz ele estar incomodado por ainda não ter sido convidado a renovar, quando ainda falta um ano e meio para acabar o contrato? :shock:

Não há a mínima dúvida que infelizmente vivemos uma era em que as palavras dos homens contam mais que os seus actos. Gostava de perceber porquê, mas enfim…

Palavras, todos nós sabemos proferir - umas bonitas, outras feias, umas verdadeiras, outras nem tanto. De actos do Figo (que eu não ponho em causa como grande jogador, entenda-se bem), lembro-me de:

1 - Ter assinado juntamente com o Peixe, aquele célebre acordo com o Benfica. Não fora as excelentes relações que João Santos mantinha na altura com o Sporting, o futuro seria outro.

2 - Tentar saír a qualquer custo sem se preocupar minimamente com o clube que o ajudou na sua projecção para o exterior. Na altura, salvo erro, foram apenas 400 mil contos (talvez um pouco menos até) aquilo que o Sporting conseguiu obter da transferência de Figo para o Barça.

3 - Se ter mudado do Barcelona para o Real Madrid em litígio com a direcção do clube que representava, acusado de não lhe ter dado qualquer alternativa em termos negociais. Foi acusado de “pesetero” pela “aficcion” blau grana.

Já sei que vão dizer que ele é que sabe da sua vida, que optou pelo que era melhor para si, que é um direito que lhe assiste, etc. Também acho e não ponho isso em causa; não concordo é que se lhe teçam tantos elogios e cantem tantas loas, como se estivéssemos na presença de um jogador modelar em termos de carácter, o que em minha opinião está longe de ser verdade. :!:

Não há a mínima dúvida que infelizmente vivemos uma era em que as palavras dos homens contam mais que os seus actos. Gostava de perceber porquê, mas enfim...

Palavras, todos nós sabemos proferir - umas bonitas, outras feias, umas verdadeiras, outras nem tanto. De actos do Figo (que eu não ponho em causa como grande jogador, entenda-se bem), lembro-me de:

1 - Ter assinado juntamente com o Peixe, aquele célebre acordo com o Benfica. Não fora as excelentes relações que João Santos mantinha na altura com o Sporting, o futuro seria outro.

2 - Tentar saír a qualquer custo sem se preocupar minimamente com o clube que o ajudou na sua projecção para o exterior. Na altura, salvo erro, foram apenas 400 mil contos (talvez um pouco menos até) aquilo que o Sporting conseguiu obter da transferência de Figo para o Barça.

3 - Se ter mudado do Barcelona para o Real Madrid em litígio com a direcção do clube que representava, acusado de não lhe ter dado qualquer alternativa em termos negociais. Foi acusado de “pesetero” pela “aficcion” blau grana.

Já sei que vão dizer que ele é que sabe da sua vida, que optou pelo que era melhor para si, que é um direito que lhe assiste, etc. Também acho e não ponho isso em causa; não concordo é que se lhe teçam tantos elogios e cantem tantas loas, como se estivéssemos na presença de um jogador modelar em termos de carácter, o que em minha opinião está longe de ser verdade. :!:

concordo… e nunca vi a tal paixão exacerbada do Figo pelo Sporting que tantos foristas enunciam…

(mas deve ser feitio meu: só critico, critico, critico…)

De actos do Figo (que eu não ponho em causa como grande jogador, entenda-se bem), lembro-me de:

1 - Ter assinado juntamente com o Peixe, aquele célebre acordo com o Benfica. Não fora as excelentes relações que João Santos mantinha na altura com o Sporting, o futuro seria outro.

2 - Tentar saír a qualquer custo sem se preocupar minimamente com o clube que o ajudou na sua projecção para o exterior. Na altura, salvo erro, foram apenas 400 mil contos (talvez um pouco menos até) aquilo que o Sporting conseguiu obter da transferência de Figo para o Barça.

3 - Se ter mudado do Barcelona para o Real Madrid em litígio com a direcção do clube que representava, acusado de não lhe ter dado qualquer alternativa em termos negociais. Foi acusado de “pesetero” pela “aficcion” blau grana.

Não critico Figo em nenhuma destas instâncias.

1 - Falar à boca cheia de sportinguismo é muito fácil, só que sportinguismo é muito bom mas não alimenta ninguém, e se não me pagassem há um ror de meses teria feito o mesmo que o Figo, o Peixe ou o Fernando Mendes (e que fizeram o Paulo Sousa e o Pacheco - igualmente criticados na mesma medida?)

2 - Foi Sousa Cintra quem não quis estender temporalmente os contratos proporcionando melhores condições financeiras em tempo útil. Eu no lugar de Figo também não poria os interesses do Sporting acima dos meus interesses pessoais.

3 - Ao que constou, situação semelhante à do ponto anterior. Rivaldo aproveitou-se da situação da saída de Figo para passar a ganhar salvo erro 120 mil contos por mês, e houve um “cartoon” sobre ele num jornal espanhol em que lhe despejavam um balde de dinheiro em cima e ele dizia algo como “Eu não sou nada como Figo, ponho o Barcelona acima de tudo”. Julgo que escuso de explicitar a ironia…

E digo isto não sendo um incondicional de Figo (já aqui critiquei por examplo a sua actual posição em relação à Selecção e o patético episódio da Virgem no Europeu). Quando e se se puser uma hipótese minimamente consistente de regressar ao Sporting, pronunciar-me-ei sobre ela.

Muito bem dito Always. Como tu, e numa análise à valia da sua pessoa, nunca vi grandes motivos para o endeusamento que lhe é feito mas respeito quem o acha merecedor do Olimpo.
Acrescentaria, ainda, um ponto 4 à tua lista, passado bem recentemente com a sua substituição no jogo c/ Inglaterra durante o Euro 2004 e a lamentável cena do abandono de campo mandando às malvas a sua selecção para se dedicar a um momento de interioridade profunda - a hilariante desculpa da “reza” à santinha no balneário. Ainda como um 4a) colocaria a célebre frase após um célebre jogo em que levámos 4-1 da Finlândia : “Se é para perder prestígio (na selecção) prefiro não vir cá”. Ao que eu acrescentaria: “Então, pá, não venhas!”

Como jogador foi muito bom mas a sua fama foi maior.
Como atleta quase insuperável. Raramente falhou um jogo por lesão.

O seu regresso ao SCP seria, contudo, e na posição que ele diz querer, muito importante dado o prestígio de que goza e o acréscimo de visibilidade que aportaria ao clube.

Venho repetir um pouco o que já disse em outros tópicos onde o nome de Figo surgia.

Figo é o melhor jogador português que alguma vez vi actuar. E é como jogador que me interessa falar de Figo. Nunca fui de idolatrar ninguém fosse em que área fosse, mas a forma como sempre vi Figo actuar em qualquer estádio, com qualquer camisola, contra qualquer adversário, foi algo que sempre me fez ter uma profunda admiração por este jogador.

Tendo em conta que se trata de um português e ainda por cima formado no meu clube, a tal admiração passa a orgulho.

É claro que houve situações da sua carreira que não gostei, desde a forma como saiu de Alvalade, passando pela troca de um Barcelona que o idolatrava pelo rival Madrid ou mesmo pelo recente episódio na Selecção após o jogo com a Inglaterra. Apesar disso, nenhuma dessas situações ensombrou a forma como continuei a apreciar as suas performances. Nunca exigi a perfeição a Figo, sendo o seu crédito bem alto para que se esgotasse de um momento para o outro.

O que li neste tópico, ou noutro semelhantes, foi o constante apontar o dedo a Figo, realçando apenas os seus defeitos. Até li que não será assim tão bom jogador como o pintam. Palavra de honra que não entendo essa postura. A crítica será legítima, mas não se pode olhar apenas o lado mau esquecendo tudo o que de positivo existe. Ou pode. Chama-se a isso injustiça.

Só me interessam os que cá estão!

Quando, se vier, e para fazer o quê logo se verá e discutirá!

Para D.Sebastiões já basta o R Costa do outro lado da rua

Não há a mínima dúvida que infelizmente vivemos uma era em que as palavras dos homens contam mais que os seus actos. Gostava de perceber porquê, mas enfim...

Palavras, todos nós sabemos proferir - umas bonitas, outras feias, umas verdadeiras, outras nem tanto. De actos do Figo (que eu não ponho em causa como grande jogador, entenda-se bem), lembro-me de:

1 - Ter assinado juntamente com o Peixe, aquele célebre acordo com o Benfica. Não fora as excelentes relações que João Santos mantinha na altura com o Sporting, o futuro seria outro.

2 - Tentar saír a qualquer custo sem se preocupar minimamente com o clube que o ajudou na sua projecção para o exterior. Na altura, salvo erro, foram apenas 400 mil contos (talvez um pouco menos até) aquilo que o Sporting conseguiu obter da transferência de Figo para o Barça.

3 - Se ter mudado do Barcelona para o Real Madrid em litígio com a direcção do clube que representava, acusado de não lhe ter dado qualquer alternativa em termos negociais. Foi acusado de “pesetero” pela “aficcion” blau grana.

Já sei que vão dizer que ele é que sabe da sua vida, que optou pelo que era melhor para si, que é um direito que lhe assiste, etc. Também acho e não ponho isso em causa; não concordo é que se lhe teçam tantos elogios e cantem tantas loas, como se estivéssemos na presença de um jogador modelar em termos de carácter, o que em minha opinião está longe de ser verdade. :!:

Quando apontas estas criticas ao Figo tens conhecimento de todos os factos que estiveram na origem da sua decisão?

Na altura em que assinou pelos lamps, mesmo dando de barato que ele não tinha razão, achas que se pode definir o caracter de uma pessoa baseada numa decisão de quem tinha 18/19 anos?

Não percebo. Mas o contrato dele não terminava já em 2005? Não foi noticiado que ele ficaria livre para negociar o seu futuro já em Janeiro? E que sentido é que faz ele estar incomodado por ainda não ter sido convidado a renovar, quando ainda falta um ano e meio para acabar o contrato? :shock:

O último ano do contrato é por opção, como o Florentino ainda não mostrou interesse na renovação o Figo pode negociar com outro emblema apartir de Dezembro!

Parabéns Capitão ? O Pedro Barbosa só faz anos em Agosto :shock:

Então ele não foi o nosso Capitão: ?:?:?

Não há a mínima dúvida que infelizmente vivemos uma era em que as palavras dos homens contam mais que os seus actos. Gostava de perceber porquê, mas enfim...

Palavras, todos nós sabemos proferir - umas bonitas, outras feias, umas verdadeiras, outras nem tanto. De actos do Figo (que eu não ponho em causa como grande jogador, entenda-se bem), lembro-me de:

1 - Ter assinado juntamente com o Peixe, aquele célebre acordo com o Benfica. Não fora as excelentes relações que João Santos mantinha na altura com o Sporting, o futuro seria outro.

2 - Tentar saír a qualquer custo sem se preocupar minimamente com o clube que o ajudou na sua projecção para o exterior. Na altura, salvo erro, foram apenas 400 mil contos (talvez um pouco menos até) aquilo que o Sporting conseguiu obter da transferência de Figo para o Barça.

3 - Se ter mudado do Barcelona para o Real Madrid em litígio com a direcção do clube que representava, acusado de não lhe ter dado qualquer alternativa em termos negociais. Foi acusado de “pesetero” pela “aficcion” blau grana.

Já sei que vão dizer que ele é que sabe da sua vida, que optou pelo que era melhor para si, que é um direito que lhe assiste, etc. Também acho e não ponho isso em causa; não concordo é que se lhe teçam tantos elogios e cantem tantas loas, como se estivéssemos na presença de um jogador modelar em termos de carácter, o que em minha opinião está longe de ser verdade. :!:

Quando apontas estas criticas ao Figo tens conhecimento de todos os factos que estiveram na origem da sua decisão?

Na altura em que assinou pelos lamps, mesmo dando de barato que ele não tinha razão, achas que se pode definir o caracter de uma pessoa baseada numa decisão de quem tinha 18/19 anos?

E de quando tinha 23 anos? E de quando tinha 27 anos?

Esqueceste-te que o meu post incluía 3 pontos e não apenas 1. Se eu cometer um erro na minha vida, a gravidade do mesmo é relativa e a propensão para o erro ser esquecido será elevada. Se eu voltar a cometer os mesmos erros 2, 3, 4, 5 vezes, a questão assume contornos radicalmente diferentes e já começa a haver matéria de facto para se analisar a personalidade do indivíduo e não apenas uma infelicidade da vida.

Eu não sei se que idade tens, nem sei se tens acompanhado a carreira do Figo, mas eu vou aproveitar a oportunidade para confessar que acompanhei a evolução do jogador ao longo dos tempos e sempre fui seu fã desde que o vi jogar pela primeira vez no velhinho campo de treinos, tinha ele 13 anos (veio para o Sporting com 12 em 1984). Uma vez cheguei mesmo a apontar para ele no meio de um jogo de iniciados e disse apenas isto para um dos sócios que se encontrava ao meu lado e com quem eu estava a trocar impressões: “está a ver aquele jogador ali? Vai ser o futuro médio-centro da selecção nacional”. Alguns tempos mais tarde, amigos meus do clube dos caloteiros, riam-se a bandeiras despregadas quando lhes falava no Figo - o Rui Costa era na altura o deus deles. Durante os jogos do Sporting, não conseguia deixar de interiorizar agum aborrecimento ao ouvir o público a assobiá-lo, quando era ele que carregava com toda a equipa às costas.

Como vês, sou insuspeito para falar do Figo em tom crítico. O problema aqui reside em tentar perceber qual o conceito de “grande jogador”. Se for só jogar bem futebol, então o Figo merece todos os encómios. Se for também ser bom profissional e demonstrar uma personalidade consistente e madura, então, o jogador deixa algo a desejar. :!:

Esqueceste-te que o meu post incluía 3 pontos e não apenas 1. Se eu cometer um erro na minha vida, a gravidade do mesmo é relativa e a propensão para o erro ser esquecido será elevada. Se eu voltar a cometer os mesmos erros 2, 3, 4, 5 vezes, a questão assume contornos radicalmente diferentes e já começa a haver matéria de facto para se analisar a personalidade do indivíduo e não apenas uma infelicidade da vida.

Não me esqueci, por isso perguntei se tens conhecimento das razões que levaram o Figo a tomar as decisões que tomou e volto a perguntar.
Pelo que sei, e vale pouco, porque são informações resultantes do que se diz aqui e ali, é que na altura do que saiu do SCP a culpa foi do Sousa Cintra. Da mesma forma no Barcelona, a sua saída ficou a dever-se ao pouco cuidado da direcção na renovação do seu contrato. De qq forma não são dados que me permitam a avaliar a sua conduta nestes casos. Se tens mais informação e puderes partilhar, agradeço.

Quanto ao acompanhamento da carreira do Figo, comecei a ve-lo quando começou na equipa senior e eventualmente alguns jogos das selecção sub-20, suficiente para acreditar na presença de um grande jogador e principalmente não perceber porqu não foi feito um esforço maior para a renovação do seu contrato.

Eu acho o mesmo de sempre: Vi em Figo alguns “erros” que no entanto são aceitáveis à luz da tese do “jogador profissional”.

Mas ao aplicar essa tese à leitura daquilo que ele possa ter feito na sua vida com o qual não concordo, não posso posteriormente rever nele grandes simbolismos “capitaneantes” nem grandes sportinguismos balofos de pacotilha, pq a coisa não joga.

Se ele tomou certas opções porque é um profissional, então não podemos ver nele um poço de virtudes e altruísmo, um símbolo de bondade, justiça e até sportinguismo quando isso não tem fundo de sustentação.

Figo é um grande jogador de futebol, grandíssimo, que passou pelo Sporting não cumprindo nem mais, nem menos que o seu papel enquanto PROFISSIONAL.

Símbolos, “capitães,” etc são jogadores como Azevedo, por exemplo, que ainda esta semana foi lembrado pelo tal jogo em que voltou do hospital de braço ao peito para defender as redes do Sporting ou mesmo um Manuel Fernandes que nunca conseguiu disfarçar, no campo ou no banco o amor imenso que nutre pelo Sporting.

Alguém duvida que Manuel Fernandes nunca sairia do Sporting por razões “profissionais” como outros sairam? Outros tempos… mas esses sim são os símbolos do Sportinguismo… nesta era de mercantilismo da bola não existem exemplos desses e as pessoas teimam em esquecer o exemplo de Simão, que durante meses andou a dar entrevistas prometendo amor eterno ao Sporting (sendo aqui mto elogiado) para depois já no benfica ter as declarações nojentas que teve em relação ao Sporting.

O nosso símbolo é o leão, e aqueles que no passado o elevaram bem alto dando provas de amor ao mesmo ultrapassando as obrigações profissionais.

O Figo ainda tem, no entanto, tempo e saúde para mostrar que além de profissional é um grande sportinguista. Eu aguardo.

Eu acho o mesmo de sempre: Vi em Figo alguns "erros" que no entanto são aceitáveis à luz da tese do "jogador profissional".

Mas ao aplicar essa tese à leitura daquilo que ele possa ter feito na sua vida com o qual não concordo, não posso posteriormente rever nele grandes simbolismos “capitaneantes” nem grandes sportinguismos balofos de pacotilha, pq a coisa não joga.

Se ele tomou certas opções porque é um profissional, então não podemos ver nele um poço de virtudes e altruísmo, um símbolo de bondade, justiça e até sportinguismo quando isso não tem fundo de sustentação.

Figo é um grande jogador de futebol, grandíssimo, que passou pelo Sporting não cumprindo nem mais, nem menos que o seu papel enquanto PROFISSIONAL.

Símbolos, “capitães,” etc são jogadores como Azevedo, por exemplo, que ainda esta semana foi lembrado pelo tal jogo em que voltou do hospital de braço ao peito para defender as redes do Sporting ou mesmo um Manuel Fernandes que nunca conseguiu disfarçar, no campo ou no banco o amor imenso que nutre pelo Sporting.

Alguém duvida que Manuel Fernandes nunca sairia do Sporting por razões “profissionais” como outros sairam? Outros tempos… mas esses sim são os símbolos do Sportinguismo… nesta era de mercantilismo da bola não existem exemplos desses e as pessoas teimam em esquecer o exemplo de Simão, que durante meses andou a dar entrevistas prometendo amor eterno ao Sporting (sendo aqui mto elogiado) para depois já no benfica ter as declarações nojentas que teve em relação ao Sporting.

O nosso símbolo é o leão, e aqueles que no passado o elevaram bem alto dando provas de amor ao mesmo ultrapassando as obrigações profissionais.

O Figo ainda tem, no entanto, tempo e saúde para mostrar que além de profissional é um grande sportinguista. Eu aguardo.

Mauras: o Azevedo partiu o braço durante o jogo e insistiu em terminá-lo.
salvo erro, foi com o clubezeco de bairro.

relativamente ao Figo: espera sentado… :lol: