Aquele que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica para Portugal após 80 anos de participações. Pela primeira vez um português era o melhor do mundo.
Pela primeira vez o hino nacional tocava.
Aquele que é hoje o atleta olímpico, de Portugal, com melhor palmares. Uma medalha de ouro na Maratona(1984) e uma de prata nos 10 000 m em Montreal (1976).
Aquele que contribuiu para o Sporting ganhar quase uma dezena de Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato.
Para aquele que ainda é (salvo erro) recordista olímpico da maratona.
PARABÉNS CARLOS LOPES, Parabéns Moniz Pereira, Parabéns Sporting …
O momento de maior emoção que alguma vez vivi no Desporto (e que julgo nunca será suplantado) foi quando tinha 13 anos e fiquei acordado a ver Carlos Lopes ganhar a Maratona Olímpica de Los Angeles e tornar-se o primeiro medalha de ouro olímpico português. Foi também, mais que qualquer campeonato de futebol ganho, o momento em que tive mais orgulho de ser sportinguista.
Pena é que no Sporting actual o espaço para surgirem novos Carlos Lopes ou novos Joaquim Agostinhos esteja hoje tão reduzido. Mas vamos esquecer isso hoje, e dar uma grande salva de palmas a este campeão, que merece mais que ninguém. Parabéns! =D> =D> =D> =D> =D>
Também me lembro bem dessa madrugada e da pressa com que queria que Carlos Lopes chegasse à meta, antes que os adversários mais próximos encurtassem a distância. Foi inolvidável e o tempo de 2h09m21s ainda hoje é record olímpico.