Outra vez o trinco e a gestão do plantel

Julgo que foi após o jogo de Leiria que aqui se descobriram as virtudes da rotatividade do plantel que só Peseiro não via numa altura em que era evidente o cansaço de alguns jogadores.

Pois o Sporting está nesta altura num ciclo de jogos muito intenso, são 5 em 15 dias, dos quais o de amanhã frente ao Penafiel, é teoricamente o menos complicado, logo o mais propício para se fazer a tal gestão de esforço do plantel.

Para além disso há um jogador castigado e dois lesionados, sendo que estes são Custódio e Rochemback, o que nos leva a outro assunto que já foi aqui largamente discutido: Quem deve ocupar o lugar de Custódio quando este estiver impedido de jogar?

Peseiro depois de algumas experiencias mal sucedidas encontrou uma solução que ele traduziu como sendo Rochemback com a ajuda de Moutinho. Ora acontece que desta vez também não temos o internacional brasileiro.

Sendo assim resta ao nosso treinador repetir as tais experiencias mal sucedidas com Rogério ou Beto, ou então inovar com Polga ou até Moutinho com a ajuda de alguém provavelmente Sá Pinto.

Quanto à gestao de esforço, para além da habitual troca entre Rui Jorge e Paíto, parece-me ser Liedson o jogador mais espremido do plantel, que ainda por cima está tocado e no limite de cartões amarelos, logo em risco para o jogo com o FCP, tal como Enakarhire. Embora neste caso me pareça ser muito arriscado deixar a defesa entregue a Hugo e outro dos recentemente recuperados de lesões.

Já no que diz respeito aos avançados parece-me que temos boas alternativas embora seja sempre um risco apostar numa dupla pouco entrosada.

Chegados aqui sempre quero ver quem tem coragem de se pôr na pele de Peseiro e escolher o onze para amanhã perante todas estas condicionantes, é que isso de depois do jogo acabar vir dizer que se estava mesmo a ver que o jogador A estava todo roto, ou que o jogador B têm de jogar sempre porque os C e D não prestam para nada, é muito fácil, mas eu quero saber é o que pensam é antes do jogo começar.

Portanto aqui vão as minhas escolhas que confesso foram feitas no meio de muitas hesitações:

Ricardo;
Rogério, Enakarhire, Hugo e Paíto;
Barbosa, Moutinho, Sá Pinto e Viana;
Douala e Niculae

:? :roll: :?:

Ricardo na baliza (que remédio…)
A mesma defesa (ou seja, entra Paíto)
Eu colocaria Moutinho mais defensivo (acho que o puto até tem jogado mais atrás e mais ao centro que Rochemback), e à sua frente surpreenderia com Hugo Viana, que no melhor que vi até agora dele (1ª parte da 1ª época com Boloni) era a posição que ocupava, Barbosa na esquerda e Sá Pinto na direita.
Na frente Douala, mas apostava em Mota, que tem, ao que dizem, características semelhantes a Liedson. Mas tamém se aceita a opção por Niculae.

Concordo com a equipa do to-mane, ainda que admita ver Carlos Martins entrar para o descanso de Barbosa. Não sei até que ponto o capitão do Sporting estará em condições físicas de jogar duas partidas em tão curto espaço de tempo sem que o seu rendimento sofra uma quebra.

Até porque a ausência de Custódio e mesmo de Rochemback (ainda que não corra muito, sempre é um obstáculo com algum volume que os adversários têm de contornar no meio-campo) forçará a que as tarefas defensivas dos jogadores do meio-campo tenham de ser mais distribuídas. Não há nenhum jogador do plantel que faça o trabalho defensivo de Custódio, daí que a sua ausência force sempre a alguma mudança táctica.

Aceitaria também que o lateral a descansar fosse Rogério, entrando Miguel Garcia para o seu lugar. Nesse caso, para não mudar assim tanto num sector já algo frágil, deixaria Rui Jorge na equipa.

Na minha ‘teoria da conspiração’ o resultado do porco ontem vem alterar algumas coisas.
Eu estava convencido que os jogadores pendurados do SCP poderiam jogar porque não levariam o amarelo, Liedson e Ena. Isto porque estando o porco em igualdade coms os orcs a ideia seria empurrá-los para baixo, beneficiando o SCP, aliás situação que já vi acontecer.

Com a derrota da tripeirada a coisa muda de figura e concordo que face ao calendário, alguma gestão de esforço deve ser efectuada.

Liedson deverá ser o jogador a poupar em primeiro lugar, 1º pelos 4 cartões que já tem, depois porque parece-me que o cansaço começa a influenciar as suas actuações.

No meio de campo, a minha primeira opção para o lugar de Custódio seria o Hugo, mas acho que a defesa não deve ser mudada, por isso experimentava o Polga nesse lugar, onde ele já jogou na canarinha.

Assim era:

Ricardo,
Rogério,Enak,Hugo,Paíto
Polga,J.Moutinho,H.Viana
Douala,Niculae,Sá Pinto

Concordo com a equipa do to-mane, ainda que admita ver Carlos Martins entrar para o descanso de Barbosa.

Essa seria a minha opção se o Martins não estivesse castigado. :wink:

Só dou a equipa quando vir os convocados, mas há 4 jogadores que eu nunca colocarei:

• Barbosa e Rui Jorge de início, porque já não estão na flor de idade e precisam de recuperar do esforço de Quinta

• Enakarhire nem de início nem a substituir, pois se levar um amarelo não joga contra o Fêquêpê, e as coisas ficam muito mal paradas

• Liedson, nas mesmas condições e pelas mesmíssimas razões que o Enak, acrescendo ainda o facto de poder não estar em condições físicas boas ou sequer escapatórias

Na minha opinião deve jogar a melhor equipa. Não apoio poupanças nem “medos de cartões amarelos”.

Os 3 pontos contra o Penafiel valem o mesmo que os 3 pontos contra os andrades.

Quando falo em mudar a mentalidade dos jogadores para que passem a encarar todos os jogos de igual forma, também aplico nestas situações.

Poupanças, rotatividade de GR e medo de amarelos NÃO!

O Penafiel não é um adversário directo, o Fêquêpê sim.

Cá estão eles (do “site” oficial):

Lista de convocados

Guarda-redes: Ricardo e Nelson;
Defesas: Rogério, Miguel Garcia, Mário Sérgio, Hugo, Beto, Enakarhire, Rui Jorge e Paíto;
Médios: Pedro Barbosa, Rodrigo Tello, Hugo Viana e João Moutinho;
Avançados: Sá Pinto, Liedson, Douala, Niculae e Pinilla

Pelas razões atrás expostas, eu colocaria:

Ricardo
Miguel Garcia, Beto, Hugo, Paíto
Sá Pinto, Rogério, João Moutinho e Hugo Viana
Douala e Niculae

O Penafiel não é um adversário directo, o Fêquêpê sim.

Se perdermos com o Penafiel deixamos de ser adversários directos do fcp e … dos lamps

Na minha opinião deve jogar a melhor equipa. Não apoio poupanças nem "medos de cartões amarelos".

Quando falo em mudar a mentalidade dos jogadores para que passem a encarar todos os jogos de igual forma, também aplico nestas situações.

Poupanças, rotatividade de GR e medo de amarelos NÃO!

Concordo contigo genericamente, mas nesta situação, com jogos muito próximos, se deve previlegiar outro conceito importante, o da rotatividade do plantel (que muita gente fala fala fala mas o Sporting este ano até tem conseguido fazer no meio campo, ataque e defesa esquerdo).

Só um reparo, o jogo com o FCP vale mais porque são 3 pontos do jogo, mais 3 pontos que o adversário pode perder, e ainda por cima, e neste caso dificil ou quase impossivel de recuperar, meio ponto pelo confronto directo, em que vamos ficar em desvantagem. O jogo vale 7,5 pontos, dos quais 0,5 já está perdido à partida.

Ricardo

Rogério, Beto, Hugo, Rui Jorge

João Moutinho, Sá Pinto, Hugo Viana e Paíto

Douala e Niculae

Eu gstava só de referir que depois dos resultados até agora nesta jornada, este jogo é definitivamente tão ou ainda mais importante que o jogo com o fcp.

Primeiro não só temos de ganhar, para o benfas não ficar com mais de 3 pontos de avanço (e relembro que neste momento têem 6…), como também não me parece que o porco vá recuperar… mas esta não recuperação vai também depender do que fizermos na semana que vem…

Assim vamos todos a Alvalade, para que possamos continuar a lutar pelo titulo!

A minha equipa:
Ricardo;
Rogário + Enak + Hugo + Paíto
P. Barbosa + João Montinho + Tello + Hugo Viana
Doula + Liedson

Vamos a isto! O mais importante é ganhar… nem que seja por 1-0, com a respectiva poupança para quinta-feira…

Ainda bem que o Peseiro poupou os nossos briosos atletas que tão cansadinhos andam( Já fizeram alguns 30 jogos cada !! upa upa . O Figo e muitos outros em Espanha, Inglaterra, Itália fazem cerca de 60/70 ).

Ainda bem que Enak não jogou pelo amarelo que podia levar. Assim levámos com 2 HUGADAS. Mas antes isso que o Enak jogar.

Ainda bem que o Rui Jorge não jogou. Podémos apreciar o excelente Paíto, burro que nem um Peseiro. Renovem com o Rui por mais 3 anos !

Assim já podem jogar com o Porto. Que interessa estar a 6 pontos dos lamps ?

PS - Será que a gestão de esforço / plantel não poderia também ocorrer na equipa técnica ?