Os sócios ou a falta deles

Bruno de Carvalho disse recentemente que teriamos de aumentar o numero de sócios pois não é só com amor e carinho que o Sporting vai crescer.
Pode, na conjectura actual do país, parecer descabida esta declaração, no entanto, na minha opinião, não o é.
Não partilho da ideia que dos 3 milhões (mais) de adeptos, apenas poucos mais de cem mil sejam sócios e desses apenas cerca de trinta mil serem pagantes, seja responsabilidade da crise económica. Acredito sim, ser resultado de uma politica organizada de afastamento dos sócios do clube, aqui poderia aprofundar, mas hoje em dia estamos demasiado esclarecidos, creio não ser necessário.
Bruno de Carvalho chama os que ainda não voltaram, chama os que não o são, porque ainda não acreditam que o clube mudou.
E há que ouvir e reter o que o homem diz, porque não é preciso ir á China para compreender que quando fala em crescer, fala em elevar o Clube a patamares onde nunca esteve, porque lutar para ganhar já o fazemos agora.
O Sporting é nosso e será aquilo que nós quisermos que ele seja! SL

:great:

Na minha modesta opinião cabe a cada um de nós, no nosso círculo de amizades, convencer a que se juntem à família Leonina.

Não é fácil mas depende só de nós.

Força

SL

Continuo a achar muito caro ser sócio. Já sei que é um café por dia e mais não sei o quê… mas a verdade é que ser sócio sai muito caro num ano, em troca de??
E é exactamente isto, se as quotas fossem 5 euros já eram excelentes, porque o Sporting não “vende” absolutamente nada, não tem relação directa ser sócio/ custo…

Acredito que sem mexer na tabela de preços se consiga aumentar grandemente o numero de socios. Não podemos ser autistas e dissociar o estado do pais, a uma verba elevada, por um “capricho”. Como se justifica perante uma familia já apertada financeiramente, a utilização de 156 euro/ano?? Quantos por 5 euros fariam o esforço de ser socio, e por 12 não o conseguem?

Outra questão tem a ver com a recuperação dos “atrasos”. Pois todos sabemos que o pior é qdo se perde o “fio à meada”. A regularização das quotas atrasadas é muito dolorosa. Compreendo que o “perdão” das mesmas é injusta, para quem pagou, mas o pagamento integral das mesmas também desencoraja quem quer regressar. Podemos optar pela exclusão, pois muitos nunca mais conseguirão regressar, ou um “castigo”, pagando metade, um terço do valor, e recuperar um leão. Porque na verdade esse sócio não pagou, mas tb não votou, não usufruiu, não teve descontos, não comprou bilhetes mais baratos, não pode usufruir da GB durante esse periodo :idea:

a questão do regresso é a antiguidade, e daí o nº de votos.

Como castigo, podia-se não recuperar o “número”, apenas os votos. Ou o numero de votos antigos (sem contar o tempo não pago) -1, por exemplo em jeito de “castigo”. O que pretendia era uma forma de não ser injusto com os que cumprem, mas de certa forma, não tornar demasiado dificil a “reintegração”, pois não sabemos as contingências e agruras da vida de cada um. E todos somos poucos :beer:

Esta é facil… AMOR AO CLUBE! Não preciso de nada em troca se bem que há vantagens (bilhetes mais baratos, preferencias em diversos jogos etc)
Querem ter um SPORTING grande e a bater-se com os demais rivais… façam-se sócios e ajudem o clube.
Se é só para ganhar algo… joguem no euromilhões.

Tornei-me sócio graças a um amigo aqui do FORUM SCP que me pagou as cotas de um ano inteiro, mas continuarei sócio, tenho difíceis dificuldades financeiras, mas tenho juntado dinheiro para quando chegar o dia pagar as cotas de mais um ano não falte um cêntimo e espero poder continuar sócio até que Deus me permita tal, é um orgulho enorme poder dizer sou sócio do Sporting Clube de Portugal.

Vamos Leões, dentro dos possíveis somos nós quem tem que ajudar o nosso amor!

Não corto a net cá em casa porque tenho uma filha em idade escolar e precisa dela para os estudos e tu vens-me falar em amor ao clube… tens vivido em que País nos últimos anos???

Não entro por ai…
Se não tens onde cortar 12 euros por mês não tens hipotese.
Mas acho que se estava a falar em que para ser sócio tinhamos de ter algo em troca e eu não concordo minimamente com isso.
Quem não tem dinheiro não pode ponto. Que ajude de outra maneira.
Eu faço um esforço mensal para pagar as minhas cotas e da minha esposa e não peço nada em troca.
Quem pensar de outra maneira que faça o que quiser.

Pois, percebo o que queres dizer, mas também percebo o que o Verdybranco quis dizer, se houver benefícios agragados ao cartão podemos perfeitamente juntar o útil ao agradável. Dou-te um exemplo que não me agrada propriamente mas é elucidativo. Tenho um amigo que é lampião e que mantém dois trabalhos, trabalhando entre 12 e 14 horas por dia para conseguir pagar a faculdade do filho, porque o rapaz não teve notas para entrar para a pública perto de casa, e fica-lhe mais barato pagar uma privada aqui perto do que mandar o puto para longe e pagar alojamento, trasportes e alimentação. Ora os lamps têm um acordo com a faculdade onde o puto anda (não sei ao certo qual é) que lhe dá 10% de desconto na mensalidade. Sendo a mensalidade de 300€, o descoto são 30€ por mês, pagando 12€ pelas quotas sobram 18€ por mês!!! Ganha o clube e ganha ele. Este tipo de descontos, bem como outros que eles têm, descontos de combustíveis, compras, etc… podem fazer a diferença e permitir-te ser sócio sem teres que cortar em nada.

PS: Desculpa se fui muito rude na 1ª resposta mas isto de ter a esposa no desemprego e viver apenas de um ordenado dá cabo da marmita…

Em troca de, primordialmente, saber que, num momento como este, estás - estamos - a activamente contribuir para a salvação da instituição. Nunca foi tão importante como hoje ser sócio do Sporting Clube de Portugal.
O clube precisa muito de nós e também porque, permitindo facilitar a recuperação, está, pela primeira vez em muitos anos de gestão criminosa e não-Sportinguista, no cargo de Presidente um homem em quem os Sportinguistas, e por extensão o Sporting, podem confiar.

Não acho que Bruno de Carvalho se esteja a referir a adeptos com dificuldades financeiras.
Muitos deixaram o clube com Santana Lopes e destes, muitos não voltaram… começou aí a politica de afastamento de sócios do clube.
Como diz um grande amigo meu, não existem barómetros para medir o Sportinguismo de cada um. A politica de Sócios tem de ser alterada. Compensa mais ser sócio de uma claque, ás vezes tem preços ainda mais baratos do que para sócios.
A direcção tem feito, na minha opinião um excelente trabalho e confio que aqui também o faça e entenda que até tomar posse, tudo era feito no sentido inverso, a angariação de sócios também…

Sim, mas uns e outros podem ser uma e a mesma pessoa,como é o meu caso. Fui um dos que deixou de ser sócio com Santana Lopes, pois enquanto trabalhador estudante pagava as quotas a custo e com o aumento brutal que foi feito na altura, ainda por cima no mês da 13ª quota, fez-me optar por não pagar mais quotas para ter dinheiro para conseguir ir uma ou outra vez ver um joguito. Daí para a frente e com cada vez mais desencanto com as direcções que foram por lá passado fui adiando o pagamento das quotas em atrazo como era minha intenção, e quando esse valor se tornou incomportável não fui capaz de me fazer sócio de novo quando não via que o meu dinheiro ganho com sacrifício fosse ser bem aplicado. Neste momento gostva muito de voltar a ser sócio mas não posso impôr esse sacrifício à mimnha família quando temos outras necessidades mais prementes…

Já tens um programa de parcerias que podia ser melhor mas já não é mau de todo.
Só em gasolina tenho a sensação que pago metade da quota.
:great:

SL

:arrow: :arrow: :arrow:

Não temos que ganhar nada em troca, o amor ao Sporting e a recuperação financeira do clube devia ser mais que suficiente, mas se querem ir por aí com o “ganhar algo em troca” têm bilhetes mais baratos, gamebox, podem votar nas eleições, votam nas AG, fazem parte da vida do clube, porque o Sporting somos nós! Muitos queixam-se “ah e tal a nossa equipa de futsal precisava de mais um jogador para atacar a Europa” ou “a nossa equipa de andebol ja nao é campeã há algum tempo”, mas depois pagar as quotas que, sabemos agora, vão quase exclusivamente para as modalidades do clube está quieto! Se calhar, se mais gente contribuisse, podiamos ter mais um jogador para atacar a Europa no futsal, podiamos ser campeões de andebol ou talvez tivessemos o nosso pavilhão!

Eu estou bem ciente das dificuldades económicas que o país atravessa e sei que existem famiílias que realmente não podem mesmo pagar as quotas, mas também sei que existem uns que dizem que não podem pagar quotas, mas gastam todos os dias 4 euros (pelo menos) num maço de tabaco, o que ao final do ano representam 1460 euros (pelo menos), ou bebem 2 cafés por dia, o que a 60 centimos cada um representa ao final do ano 438 euros. Qualquer um destes valores supera em larga escala o valor das quotas anual.

Acho que não me expliquei bem. Não é apenas a questão da vantagem directa. É porque ser sócio é algo emocional, mas que não é palpável.

Os que aqui estão e são sócios sabem perfeitamente, que o beneficio é na alma, porque digam o que disserem, é preciso uma ginastica imensa para se conseguir pagar a quota com base em parcerias (nem vou falar na diferença que os lampiursos têm)

Eu continuo a pensar que o nobre objectivo de ajudar o clube e nesta fase mais do que nunca, pois toda a quotização é do clube e zero para a SAD, devia ser extendido à maior parte dos Sportinguistas, causando o menor sacrificio a todos. Eu preferia mais gente a contribuir, menos valor, mesmo sem parecerias. O que na minha opinião até resultaria numa melhoria da capacidade negocial com as empresas, mas enfim. Isso sim seria o espirito associativo, isso sim nos daria novamente dimensão nacional

E nisto meus amigos, sou muito sincero, e sei que não sou acompanhado por quase ninguem nisto, prefiro e sentiria mais orgulho, conseguindo 3M/ ano em quotas, com 100% dos Sportiguistas a darem 1€/ano, do que 4M com apenas 30.000 Sportinguistas a contribuirem. E 12 euros/mês x 13 exclui muita gente, e muita gente com boa vontade!

Mas não vou fazer disto um cavalo de batalha :-[

apagar

um tema que volta nao volta é recorrente aqui no forum.
deixando apenas a minha visão pessoal, 2 pontos:

aqueles que nunca foram sócios
e há aqueles que.deixaram de pagar

quanto ao 1o caso, não é fácil tornar sócio quem nunca foi e não tem o hábito de ir à bola regularmente pois percebo quando dizem que há a sensação de dar dinheiro para nada…não é o meu caso pois sempre fui sócio e para nim pagar a quota é como pagar a agua ou a luz, já faz parte dos custos fixos.

quanto ao 2o, Nao quero dar uma opinião errada mas a única campanha em vigor (que é quase vitalícia) é pagar 50 euros por cada ano em atraso.
ou então lança.se outra campanha como aquela realizada há 1 ano atrás.

hoje em dia, quer a dificuldade financeira quer a falta de sentido de pertença a uma colectividade, são grandes entraves à entrada de novos associados.

acredito que algo vá ser feito, até porque foi aprovado em AG alteraçoes às categorias de sócios ( alterações essas que nunca foram reveladas)

O amor pelo Sporting não tem preço. Para mim não se é mais Sportinguista por ser ao não ser sócio. Compreendo que não é sócio por dificuldades financeiras, quem não é sócio porque não vai à bola, quem não é sócio porque a família não quer ou simplesmente quem não é sócio porque não sente essa necessidade. Discordado em absoluto de todos os que criticam quem não é sócio ou se acham mais Sportinguistas por serem sócios. O Sporting é de todos os que o amam e sofrem por ele.

Posto isto é óbvio que é importante ter o maior numero de sócios possíveis, como é importante vender camisolas, vender bilhetes de jogo, vender o jornal… O Sporting precisa de toda a ajuda e quem puder ajudar deve fazê-lo, não tendo contudo, como é natural, qualquer obrigação nesse sentido. Sou sócio por opção embora não veja em Alvalade mais de 2 jogos por ano, mas não me sinto hoje mais Sportinguista do que me sentia há 10 anos atrás quando ainda não era sócio.