Os rankings da UEFA

Passou quase despercebido mas houve uma alteração na forma como o ranking da UEFA é calculado; isso, juntamente com o novo formato da Taça UEFA, vai permitir aproximar mais os clubes “gigantes” dos clubes de meio da tabela.

Comecemos pela alteração: anteriormente os rankings eram compostos por 50% da pontuação do clube e 50% da pontuação do país. Isto era tremendamente injusto para os clubes de paises mais fracos e demasiadamente benévolo para os clubes de países “comilões”. Uma equipa que nunca foi às competições europeias, como é o caso do nosso futuro adversário, o Middlesbrough, teria por exemplo 29 pontos no ranking; uma equipa da treta espanhola teria 37 pontos. O Sporting anda pelos 30 e poucos pontos…

Com o novo esquema de pontuação, soma-se o valor de cada clube a apenas 33% do país, pelo que os espanhois nesta época desceram para 23 pontos e os ingleses para 19…

Ou seja, agora é dado muito mais valor à carreira dos clubes nos últimos 5 anos do que ao país de onde é originário. Para ser mais exacto, o valor do país passou de 50% do peso para apenas 24,8%.

A segunda alteração, o formato da UEFA, também o achei estúpido e sem muita lógica de justiça desportiva tem como grande vantagem fazer com que 40 equipas façam 4 jogos, mais os 2 que tinham da 1ª eliminatória, e 20 dessas equipas façam pelo menos 8 jogos. Ou seja, pelo menos 20 clubes terão pontuação suficiente para brilhar em termos de ranking num ano posterior.

Para vermos a importância deste segundo factor, basta consultarmos a tabela provisória de pontuação nas competições europeias deste ano: a equipa mais pontuada é o Newcastle (18,18 pontos) e nos 20 primeiros estão 6 “uefeiros”. O Sporting vai com 14,09 pontos neste ranking (26º).

É fundamental que o Sporting aproveite esta onda da UEFA enquanto eles não se apercebem que desta forma os gigantões não ficam de fora de sorteios que os metem a jogar uns com os outros. Estive a ver os rankings dos clubes que provavelmete se irão qualificar para a CL do 2005/06, e se o Sporting tiver o mérito e sorte de chegar aos 2 primeiros lugares do nosso campeonato, para além de ser qualificado directamente para a fase de grupos, tem grandes chances de ficar incluido nos 16 clubes mais fortes (em termos de ranking), ficando no pote dos 2os mais fortes. Neste momento o Sporting ocupa precisamente o 16º lugar desse ranking, embora ainda falte decidir muita coisa (a começar pela classificação do nosso clube para a dita CL): quais os clubes que efectivamente vão às competições europeias no 1º e 2º lugar, quem vai ser o campeão europeu este ano, etc.

Se conseguirmos embalagem no próximo ano para fazer mais alguns pontos, pode ser que consigamos dar um salto para um nível do ranking que nos fará sermos cabeças de série nos próximos anos. Há que aproveitar

Para ja e obrigatorio ficar nos dois primeiros lugares do campeonato (obviamente o primeiro e muito melhor, mas caso nao de…) e ver se eliminamos o Boro…isto ajudaria bastante…

Temos que aproveitar
:!: