Os Patetas

O pateta é um famoso personagem da Walt Disney. Conhecido por proferir tolices e fazer disparates semelhantes a uma criança de quatro anos, depressa se tornou um ícone das pessoas que gostam de desenhos animados. As lacunas óbvias do pateta são compensadas por um enorme coração e uma invejável capacidade de sacrifício.

O mundo actual está cheio de patetas, embora poucos demonstrem a bonomia e o altruísmo do original. Podemos até, movidos por um desejo de classificação, distinguir dois tipos diferentes de patetas: os que têm consciência da sua parvoíce e os que não têm. Os primeiros são autênticos humoristas, usando a sua capacidade para criar situações embaraçosas e risíveis como estratégia de entretenimento. São fundamentais, porque fazem-nos rir deles e, por identificação, de nós. Os segundos são perigosos, especialmente quando ocupam lugares de influência. Um pateta inconsciente representa uma ameaça para si mesmo, mas caso tenha uma câmera a filmar-lhe o rosto e a propagar as alarvidades que profere é um perigo para todos. Não tendo consciência da sua estupidez, é muitas vezes levado a sério.

No Sporting habitam muitos patetas. Carlos Barbosa, por exemplo, conhecido pela sua incompetência no exercício do cargo que desempenhou e pelas declarações contraditórias estampadas nos jornais. Mas, o maior pateta de todos - inclusive se olharmos para os rivais - é Rui Oliveira e Costa. Engana-se amiúde no nome dos jogadores, confundindo a métrica holandesa com um bar norte-americano e a pronúncia espanhola com os chapéus do Vasco Santana. Não consegue distinguir o continente africano do sul-americano - consta que terá faltado a várias aulas de Geografia. Todavia, o mais importante não são estas “gaffes” menores, mas antes o desconhecimento que revela acerca do clube que defende. O Sporting, ao contrário daquilo que recentemente proferiu, não se esgota num jogo contra um rival histórico. As contas não ficam positivas se ganharmos ao Benfica. Não vamos saltar para os primeiros lugares da classificação nem iremos ganhar um presidente competente.

O grande pateta Rui Oliveira e Costa não sabe o que é o Sporting. O grande pateta Rui Oliveira e Costa não conhece os jogadores, não vê as evidências da gestão desportiva e financeira e não sabe, também, que defender, através de um jogo contra o Benfica a salvação da época, é menorizar o clube que defende na televisão. É por isso que acaba por ser um insulto a sua presença no Trio de Ataque. É que quando um pateta representa na televisão um grupo de indivíduos, transforma esse mesmo grupo em algo patético. E os sportinguistas são tudo menos patéticos. Merecem melhor. Merecem alguém que seja mesmo do Sporting e não do Disney Clube de Portugal.

@Winston Smith 2012

:clap:
É bem, Winston!

Eu talvez passe a encarar o Godinho como o Pateta moderno.

“És um Godinho”, por exemplo.

Eu odeio o ROC de morte. Esse tipo só envergonha o Universo Sportinguista. Eu se fosse presidente do Sporting a primeira medida que tomava era expulsá-lo de associado do Sporting evocando como principal razão o embaraço que causa semanalmente ao clube e a todos os Sportinguistas. A quantidade de parvoíces e alarvidades que diz é digna de um lampião.

:lol:

Muito bem Winston! :great: :clap: :clap: :clap:

Excelente texto, Winston :clap:

É mesmo do piorzinho que pode haver.

Bom texto.

Eu penso que o ROC é daqueles ignóbeis que não vão à TV para defender o clube e os seus associados, mas antes para defender Direcções e as pessoas que delas fazem parte. Defender o clube, passa por argumentar a favor daquilo que melhor serve os interesses desse mesmo clube e não interesses de natureza pessoal, económica ou financeira.

Quando alguém que devia defender um clube na TV, diz que este não é o momento ideal para haver eleições no Sporting, quando o clube já foi ao tapete e vivemos no seio do caos, creio que esteja já tudo dito. :arrow:

:clap: :clap: para ser perfeito falta referir os outros dois patetas… o tasqueiro do dias ferreira e o lunatico do eduardo barroso ! colado com destaque no meu FB…

Muito bom sim senhor :clap: !!
Esse sr de facto é um perfeito ignóbil, não percebo como pode estar a defender o nome da instituição Sporting publicamente. Peço desculpa mas é que não posso mesmo com a personagem. Fala das coisas como se estivesse coberto de razão e muitas das vezes nem sabe do que fala, faz a denominada " figura de urso " e aínda se ri de contente satisfeito com as suas infelizes tiradas.
Dizer que a época do nosso clube será salva com uma vitória sobre os encornados é de uma estupidez que nem tenho palavras, e diz bem do que a dita personagem nos pode oferecer. É por sportinguistas como ele que nos encontramos assim neste estado. É por sportinguistas como ele que os encornados pensam que todos nós pensamos que se ganharmos o derby salvamos a época. É por sportinguistas como ele que passamos uma imagem de anjinhos que leva por exemplo, os andrades a dizerem que têm uma simpatia pelo Sporting ?!?

E já o aturamos desde o “Jogo Falado” na RTP1 com o Paulo Catarro… É dose!!! :sick:

O nível intelectual deste fórum é impressionante.
Em mais nenhum outro leio textos com a qualidade deste e de outros que aqui têm sido publicados.
Muitos parabéns ao autor.

Fantástico texto Winston Smith. :clap: :clap:

:clap: :clap: :clap:

Já agora deixa a lista geral dos patetas…

1- Godinho Lopes
2- Paulo Pereira Cristóvão
3- Carlos Barbosa
4- Carlos Freitas
5- Luís Duque
6- Abrantes Mendes
7- Pedro Baltazar
8- Dias Ferreira
9- Carlos Barbosa da Cruz
10- Zeferino Bual
11- Sousa Cintra
12- Pedro Santana Lopes
13- José Roquette
14- Dias da Cunha
15- Filipe Soares Franco
16- Pedro Faleiro Silva
17- Rui Oliveira e Costa
18- Miguel Salema Garção
19- José Maria Ricciardi
20- José Nobre Guedes
21- Eduardo Barroso Silva
22- Daniel Sampaio
23- João Braga
24- Miguel Ribeiro Teles
25- José Eduardo
26- Vicente Moura
27- Aureliano Neves
28- Ernesto Ferreira da Silva
29- Rogério Alves
30- Menezes Rodrigues
31- Lino de Castro
32- Miguel Galvão Teles
33- Mário Casquilho

concordo com tudo o que foi dito.muito bem escrito

Tirando algumas excepções (Nºs 6 , 7, 10, 16, 25 e 33), o resto era tudo corrido á Metralhadora

Convinha ainda que os Nº 13 e 14 levassem doses Triplas.

Embora não concorde em todos, pois há algumas raríssimas excepções nesta lista que não vou agora discutir nem argumentar… o que mais me impressiona é que tenha sido esquecido o nome do maior PATETA que este clube já conheceu e que tão fresco está na nossa memória por talvez tivesse sido protagonista da última séria cavadela deste histórico Clube: falo-lhes do ilustre dr… José Eduardo Bettencourt!!!

Não acho que seja o maior, é apenas mais um, eventualmente ainda com menos jeito para a coisa. Dizendo melhor, com menos jeito para mascarar as cavadelas…

De facto foi um lapso de lesa pátria não ter incluído o JEB, mas são tantos que as vezes fico confuso.

Relativamente às excepções que o Gtony considerou, penso que todos tem também a sua quota de culpa, apesar de também achar que alguns dos que apontou são os menos maus (José Eduardo, Zeferino Bual e Mário Casquilho).