Os "notáveis''

Preferia não estar a abrir este tópico mas desde que tenho noção das coisas , enquanto Sportinguista , que me causa alguma impressão sermos o único clube em que toda a gente fala mas ninguém diz nada . Eu tenho 20 anos e , sinceramente , não consigo entender esta sede de protagonismo , de vedetismo , de ser o primeiro a deitar abaixo quando as coisas não estão bem ! O que está aqui em causa não é cortar na liberdade de expressão das pessoas mas , muitas vezes , aquilo que se assiste são declarações completamente " light " ! Ou seja , são tão leves … perdão … levianas … que são feitas consoante a maré ! Se estiver maré alta , bora lá dizer que somos os maiores ! Se estiver maré baixa … bora cascar nos gajos e pedir despedimentos e revoluções ! E , o mais inacreditável , É QUE QUALQUER UM DELES CONTRIBUIU TANTO PARA O CLUBE COMO NÓS … OS NÃO-NOTÁVEIS .

Para quando acabar com estes cócós ? Com estes bananas ? Com esta espécie de Sportinguistas ?

[hr]

Decidi abrir este tópico na sequência da conferência de imprensa de hoje do nosso treinador que " lembrou " alguns comentários feitos desses mesmos " notáveis " . Referindo-se a João Braga .

Deixo aqui , pois então , um texto deste " notável " à data de 4 de Setembro de 2011 .

“Impaciência” por João Braga

Domingos Paciência é um profissional do futebol e dos bons. Mas é também portista ferrenho e toda a gente sabe que para uma pessoa assim, os “mouros”, como eles tratam os do Sul, são uns tipos desprezíveis. Por outro lado, ele lembrar-se-á, tão bem quanto eu, dos gestos obscenos com que presenteava as bancadas de Alvalade de cada vez que marcava um golo ao Sporting. Por tudo isto ser verdade, mandava a prudência que não se contratasse uma criatura destas para tratar da “ressurreição” de uma equipa de futebol moribunda na sequência de um despedimento, tão estúpido quanto impensado, de um dos melhores treinadores que os “leões” já tiveram, por acção de grande parte da sua massa associativa, sendo pouco relevante que tenha sido manipulada ou não. Deve ser a mesma que vaiou o avançado que fez o 1º remate, digno desse nome, à baliza do Marítimo e a assistência de que resultou o 1º golo dos leões.

Domingos Paciência não terá feito o que fez — nomear capitão da equipa um benfiquista ferrenho — com a intenção de prejudicar o grupo que ainda dirige, mas o mal-estar que isso terá provocado no balneário é bem visível na forma displicente, desanimada, desasada, como a equipa se tem apresentado no relvado, em qualquer um, sobretudo no de Alvalade. É que a tradição tem muita força, a memória mantém a tradição e haverá sempre quem faça o favor de recordar episódios como esses aos jogadores que se estreiam no clube, por exemplo, sobre o modo como o actual treinador do Sporting Clube de Portugal festejava os golos que marcava a esse emblema e a forma indigna como aquele a quem ele confiou a braçadeira de capitão escarrou na cara de um sportinguista indefectível, Hugo Viana, atirando-se de seguida para o chão, expulsando assim um colega seu, num jogo das suas cores de então, o SLB, no estádio deste, as mesmas do árbitro desse jogo, o famigerado António Costa.

Finalmente, para dizer que considero um erro irreparável a contratação, pela parte de uma dupla, Luís Duque/Carlos Freitas, em quem muita gente, eu incluído, depositava as maiores esperanças na recuperação da equipa de futebol do SCP, de um treinador com estas características e este passado, que naturalmente não sente o clube, o que o impediria de cometer o erro que refiro e cujos efeitos as exibições da equipa espelham e com elas os resultados, tudo isto abaixo de cão. Diga-se também, por ser verdade, que não se percebe muito bem por que foi contratado o tristonho van Wolfswinkel, quando é certo que temos um ponta-de-lança muito razoável, Wilson Eduardo, emprestado ao Olhanense, autor do 1º golo desta época em Alvalade, só que pelo emblema algarvio, depois de ter estado ao serviço do Beira-Mar na anterior, ou por que não entra na equipa um jovem chileno, Diego Rubio, quando já deu para ver que possui qualidades que o habilitam a tanto, nos poucos minutos que já jogou, por que se contratou um tal Oniewu, quando é certo que temos aquele que foi considerado pelos jornalistas presentes na Colômbia como o melhor central do Mundial Sub 20, Nuno Reis, capitão da selecção, emprestado pelo 2º ano consecutivo ao Cercle Brugge, onde foi eleito o melhor estrangeiro do campeonato belga do ano transacto, por que foi contratado um jovem colombiano para a lateral direita, Santiago Arias, quando se empresta o lateral-direito da Selecção vice-campeã do mundo, Cédric Soares, à Académica, por que se contratam o macambúzio Schaars e um reservista do Atlético de Madrid, o brasileiro Elias, quando temos no plantel André Martins, Bruno Pereirinha, Diogo Rosado (emprestado ao Feirense) e Adrien Silva, este último emprestado também à Académica depois de ter estado emprestado ao Maccabi de Haifa, qualquer deles a poderem substituir razoavelmente André Santos ou Rinaudo, por que emprestámos Diogo Salomão ao Deportivo de La Coruña, por que contratámos Marcelo Boeck, quando temos outro brasileiro, Victor Golas, uns furos acima daquele, com a vantagem de ter sido formado na nossa Academia, tal como o seu compatriota Renato Neto, emprestado igualmente ao Cercle Brugge, que joga bem nas alas, podendo constituir, juntamente com Salomão, uma boa alternativa para os excelentes Diego Capel e Jeffren. Saúda-se a aquisição do argentino Insúa, bem como a do francês Turan, pois Evaldo nunca se adaptou ao lugar, pelo que deveria ter sido ele a ser emprestado ao Beira-Mar.

Uma última palavra para o guineense Baldé, de 1,93m de altura, que se encontra também emprestado ao Cercle Brugge e que devia encantar os adeptos leoninos que sonham com avançados calmeirões, esquecendo-se de que uma das melhores equipas da história do futebol, o Barça de Guardiola, tem uma linha avançada com jogadores fantásticos cujas alturas oscilam entre o 1,69m e o 1,75m, sendo esta a mesma de Renato Santos, um muito bom avançado que esteve emprestado ao Rio Ave e ao Moreirense, parecendo esquecido pelos compradores a retalho que superintendem o futebol do Sporting e que mais pareceram apostados em bater todos os recordes de contratações numa só época.

Moral da história: parece estar em curso um processo de desmantelamento da Academia de Alcochete, talvez por mor do novo aeroporto e do ruído dos aviões poder distrair os jogadores nos treinos, mas a ser isto verdade, o Sporting deita fora a única coisa de prestígio e o bem mais precioso que lhe restava na área do futebol. “Não é de um dia para o outro que se faz uma equipa”, diz um sportinguista que merece a minha consideração. Pois não, meu caro Sérgio Abrantes Mendes, mas basta a escolha do técnico errado para nem sequer se iniciar a sua construção.

Aviso final: vão esbanjando, mas tenham presente que no futebol o FMI é animal nunca visto e a impaciência desagua em águas muito agitadas.

João Braga

Nem é preciso ler com muita atenção para se perceber o quanto este senhor percebe de futebol . O problema … é que muita gentes os ouve . E isto foi só um texto . Ainda há uns dias tivemos palavras doutro " notável " , o ilustre Vicente Moura que comentou a propósito das famosas imagens no túnel :

Vicente Moura, conhecido sportinguista e presidente do Conselho para a Ética e Segurança no Desporto, comentou ao Público ter “dificuldade em acreditar” que as fotografias “tenham sido colocadas nos corredores de acesso aos balneários onde se equipam os clubes visitantes no estádio do Sporting”. “O clube sempre pautou a sua conduta pela hospitalidade e confraternização com equipas adversárias, não confundindo a saudável rivalidade desportiva com guerras entre fações de adeptos”, acrescentou, dizendo esperando que “a direção do SCP, na senda das tradições do clube, as mande retirar”.

NOTÁVEIS … SOMOS NÓS!

Tópico interessante e post épico KingJames. Realmente pouca coisa me dá mais ‘asco’ no Sporting do que essa raça dos ‘notáveis’. São eles os responsáveis por termos esta monarquia instalada no clube. São eles que lá os mantêm. Notáveis é coisa de partido político. Nós não somos um partido político e a política não é chamada para o clube. Isso está bem claro nos nossos estatutos. Não sei como pode ser dado tanto tempo de antena a esta gente. Curiosamente, ou talvez não, estão sempre lá para ilibar os ‘Salvadores’ do clube e culparem treinadores, jogadores, sócios mas nunca dirigentes. Quando há eleições são sempre os primeiros a falar, os que mais falam e dizem todos a mesma coisa. Há que acabar com isso… Numa altura que está na moda falar de maçonaria, há certos hábitos e costumes desta gente que gostava de saber… Só naquela de cultura geral…

Eu fiquei espantado com essa crónica de João Braga.
Então o homem na altura das eleições não era um “ferrenho apoiante” da candidatura de Godinho Lopes? Agora vem aí fazer fortes criticas a Domingos, treinador da candidatura que tanto apoiou?

Eu pelo contrário, que era ex-apoiante da candidatura de Bruno Carvalho, apoio e continuarei a apoiar de forma “ferrenha” a permanência do nosso actual treinador. Acho que Domingos Paciência é o treinador ideal para o momento em que o Sporting está a atravessar.

A questão nem é essa , Frederico . Ma sim a facilidade com que se escrevem e dizem estas barbaridades vindas de pessoas que não SÃO NINGUÉM AO SPORTING. Ou são , sim , SIMPLES ADEPTOS ! Desde gozar com nomes de jogadores nossos , a HUMILHAR ( porque foi isso que ele fez ) um treinador do Sporting por ter festejado golos com a camisola de outro clube em Alvalade , a dizer que a nomeação do J.Pereira a capitão era para provocar os adeptos , a dizer que o Renato Neto era uma boa solução para as alas … enfim … é isto que tem de acabar .

Cambada de cócós . Bétinhos de merda .

Eis algo que nunca percebi e abomino no Sporting … OS NOTÁVEIS !!!

Todo e qualquer sportinguista que tenha nem que seja “15 minutos” de fama, é desde logo um notável, e aparece constantemente a dar palpites na imprensa …

Só gente que quer protagonismo à custa do clube …

O presidente é que devia dar um murro na mesa e dizer para esses tótós estarem calados. (o wait, é o hobbit)

Mas realmente no Sporting toda gente quer aparecer, e a verdade é que se soubéssemos impor respeito eles não vinham com tanta frequência mandar bacoradas ou dizer o que lhes apetece.

Corrijo EM1N3M, sportinguista com 15 minutos de fama e alinhado com a linhagem que tem (des)governado o clube. Porque Zé Diogo Quintela não é notável, Bruno de Carvalho não é notável (é ex-candidato), Ricardo Andorinho e gémeos Castro não são notáveis… Esses não devem pagar quotas como os outros…

Naturalmente :arrow:

Esses notáveis aparecem ligados ao que eles se acham como uma elite.

Se formos procurar o significado de elite, encontraremos como significado o ser superior aos restantes.

Até podia ser uma elite esclarecida e com conhecimento de causa, e ai poderíamos levar a sua opinião em conta. É esse o sentido de uma elite positiva, neste caso é uma elite negativa e com malefícios para o clube, é um cancro autêntico.

Não podemos pensar que isto só acontece no Sporting, nos outros clubes também acontece ou acontecia.

Se repararmos em quem opina sobre os corruptos há um constante bajulamento ao pinto da costa, opiniões em contrário caso apareçam são cortadas à nascença. Nos lampiões em tempos passados, aquilo era pior que aqui, qualquer burro tinha o seu tempo de antena para malhar em quer que fosse, por alguma razão se vê o protagonismo que “pessoas” como o barbas e o máximo o taxista ainda tem

Além dos notáveis temos outra curiosidade que mais nenhum clube tem de uma forma assumida, que é o Conselho Leonino, podem se encontrar lá pessoas que respeito mas nunca entendi a existência deste órgão consultivo.

Os notáveis para mim são os VERMES/SANGUESSUGAS/CAVALOS DE TROIA. É aquela raça de pseudo-Sportinguista que me mete nojo, ódio até… e mais do que um lampião ou cavalo marinho. Vivem de aparências, vivem de coisas que nunca foram nem nunca conseguiram… vivem do suor dos outros, aparecem sempre nas alturas más a mandar farpas e sempre nas alturas boas (que não acontecem graças a eles) para tirar a fotografia.

No tópico em que se discute qual o maior inimigo do Sporting, só falamos entre corruptos do norte ou corruptos do sul, mas devo dizer que se estes “notáveis” estivessem inseridos na conversa, seriam a minha primeira escolha como o maior e pior inimigo. São um verdadeiro cancro que vive dentro e fora do Sporting.

É por isso também que slbosta e futebol corrupto do porto se safam melhor que nós, porque além de não serem clubes sérios, não têm tantos cancros a dificultar o trabalho, no caso dos corruptos do norte não têm mesmo quase nenhuns, quem desatina é logo posto no seu devido lugar.

Eu percebo a ideia. Isto não ajuda, é certo. E muitas das opiniões são, no mínimo, muitíssimo discutíveis (por exemplo, eu pessoalmente não concordo com a maioria do que João Braga e Vicente Moura, os exemplos dados, referem).

Agora, alguém acredita, honestamente, que passa por aqui qualquer tipo de rendimento mais elevado ou mais baixo do colectivo treinado pelo Domingos em campo…?

Poderá provocar, isso sim, uma corrente de opinião, da parte dos adeptos que se revejam em tais personagens, que poderá ser prejudicial á equipa. Isso sim, sem dúvida!

Mas, na altura em que estas declarações foram proferidas, o Sporting já denotava, em campo, alguns problemas. Os mesmos que continua a denotar: o que mudou foi a eficácia (que diminuiu, para níveis mais normais, diga-se) e a capacidade de condicionamento dos adversários.

Agora, apesar de, e reitero isto, não concordar com as opiniões em que estão, respeito. Como respeito qualquer outra, vinda de quem vier, seja aqui no fórum, seja pelos ditos notáveis cujas declarações encontre em jornais.

Dou-lhes é o valor que achar que devo dar: pouco, na maioria das vezes (como nestas declarações do VM e do JB).

Gonçalo , eu em nenhum ponto referi qualquer situação relativa a resultados , exibições , questões tácticas o que quer que tenha a ver com a época corrente . Isto é algo que só existe no Sporting . Isto e coisas do género , ou seja , Conselhos leoninos . Coisas parecidas , portanto .

Não, mas acho que não é isso que se pretende dizer nesta discussão, acho que todos percebem que a questão é muito mais profunda que isso, obviamente que depois tudo o resto vem por arrasto.

Não podemos cair no erro de achar que as pessoas que trabalham no Sporting (os que realmente trabalham e querem fazer algo) são imunes ao que se diz publicamente, seja por parte de responsáveis do Sporting ou de parvalhões que pensam que têm o rei na barriga (notáveis) e que sempre influenciam alguns patetas (adeptos que se deixam ir na lenga-lenga).

Podíamos pensar: “Eles ganham bem, só têm é que não ligar às criticas estúpidas que outros fazem”… mas isso nunca é assim, porque são pessoas como as outras. E depois ainda para piorar, normalmente os seus superiores (dirigentes do Sporting) dão lenha para a fogueira que os “notáveis” fizeram.

E como já disse, todos percebemos que o problema é muito mais profundo que este, esses notáveis vermes sanguessugas mexem muitos interesses nas sombras, têm muitos caprichos e estão muito mal habituados. Há quem pense que isto são tudo “teorias da conspiração”, mas basta estar atento para perceber o que se passa.

E claro que tu não lhes dás muita importância nem valor, tal como eu não dou… mas o problema é que durante estes anos temos visto que quem está à frente do Sporting dá importância e valor as VERMES dos “notáveis” porque eles próprios fazem parte dessa “raça” de gente. Ou seja, esses VERMES acabam por ter influência no clube a bem ou a mal…e maior parte das vezes é a mal.

Já houve muitos muitos casos, mas por exemplo este do Vicente Moura… então mas o homem veio dizer o que disse sem ter conhecimento profundo do assunto, porquê ? Por ser Sportinguista não foi certamente, muito provavelmente alguns trocos que recebeu do jornal Público ajudaram na conversa ou então alguma vingançazinha… porque não foi a primeira vez que ele disse porcaria durante esta época. Gajos como ele nunca na vida podem ser Sportinguistas… um Sportinguista sacrifica os seus desejos/caprichos/impulsos pelo bem do Sporting. No máximo teria dito ao jornal que não iria dizer nada até estar em conhecimento de todos os factos/contexto e por isso não se iria por a mandar “tiros” e a criticar à toa porque iria estar a contribuir para arranjar um problema no Sporting.

O problema sempre foi sede de protagonismo/ego/caprichos que esses bandalhos dos notáveis não conseguiram aguentar/sacrificar e meter em segundo plano pelo seu suposto amor pelo Sporting.

É exactamente a mesma coisa que aqueles “adeptos” que vão a Alvalade apenas e só para ver um espetáculo de futebol, mas não para apoiar a equipa. Se pegarem nesses adeptos e lhes derem 5min de atenção na TV/jornais/etc de 6 em 6 meses têm ai um notável. Infelizmente Alvalade está cheio de malta dessa. Malta que a meu ver, não interessa a clube nenhum.

Vejo muito velhote de 70 anos para cima (homens e mulheres) que mesmo com dificuldade sempre tentam cantar algum cântico, bater algumas palmas, puxar um pouco pela equipa, ou simplesmente, quando já não têm saude para isso, assistem ao jogo sem se mexer ou fazer muito barulho mas dá para ver que a vontade de ganhar está lá nos olhos deles…
Em contraste com isso, vejo muito parvalhão a partir dos 30 e tal que parecem que vieram assistir a uma opera… Sempre com cara de chateados, não conseguem incentivar nem apoiar a equipa ( nem que a vida deles dependesse disso ), mas depois se for para aplaudir alguma jogada de fair-play da equipa adversária já aplaudem, se for para aplaudir uma atitude “mui-nobre” que o presidente ou algum da fidalguia deles teve… também já sabem aplaudir.

Para quem já andou pelos camarotes de Alvalade, zonas dos restaurantes, tanto de uma central como de outra, sabem bem do que estou a falar. Estive nessas zonas poucas vezes, mas para mim bastou, até me sinto mal lá. Aquilo ali não se vive Sportinguismo (ainda que muitos não tenham culpa nenhuma disso), aquilo lá é outra coisa que não sei explicar sem recorrer a asneiras.

Nós temos um núcleo muito forte de Sportinguistas, esse núcleo é mais forte e fiel do que alguma vez os lampiões e cavalos marinhos possam sonhar ser, mas em contra-partida com isso também temos muitos adeptos do “faz-de-conta” e pseudo-intelectuais e pseudo-jetset e pesudo-sangue azul, que até para aplaudir a equipa lhes custa porque secalhar faz-lhes doer as mãos, coitadinhos… Enquanto o Sporting tiver que viver com esta “raça” de gente pendurada nas costas, vai ser muito dificil conseguir alguma coisa.

Encontro este tópico precisamente na altura em que o reaparecimento destes marialvitas que gostam de se fazer passar por representantes categóricos do nosso clube me provocava um asco terrível >:( medíocre corja de abutres de pomposos lenços ao pescoço.

O Sporting é o nosso clube, nosso de todos os sportinguistas.

Sporting Sempre

Certo @ King James e @ LionHeart.

Infelizmente, a solução mais interessante, que era ninguém (jornalistas, e especialmente leitores) ligar absolutamente nenhuma ás declarações destes notáveis, ou pelo menos filtrá-las e reflectir sobre elas (concluindo que, regra geral, são pouco interessantes), não é possível.

Daí a vossa frustração, que percebo perfeitamente, até porque também é a minha… :great:

Ninguem tem em sua posse a edição do dia 5 de dezembro de 2011 (jogo da taça SCP-Belenenses), onde o João Braga se assume como adepto e sócio do Belenenses?

Obrigado

Não queres dizer adepto e sócio do Belém?

Eu acho que tenho isso aqui, daqui a um bocado já vou procurar.

Ainda no post anterior falei que tínhamos muitos exemplos de imbecilidade dos “notáveis”… acabou de se registar mais um:

[b]João Braga: Domingos “não percebe nada de fado e pouco de futebol”[/b]

“Ele não percebe nada de fado e já suspeitava que percebia pouco de futebol. Tenhamos esperança em Fátima”, disse João Braga, ao CM, quando confrontado com o facto de ter sido visado por Domingos Paciência, quando o técnico pediu moderação aos notáveis do clube de Alvalade.

[url]http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/sporting/joao-braga-domingos-nao-percebe-nada-de-fado-e-pouco-de-futebol[/url]

É “noticia” do CM, mas se for real o que vem ai… Como é que esse VERME desse João Braga pode ser Sportinguista?! COMO ?!
Esse gajo é um CANCRO, até para a própria direcção… apoiou a candidatura do Godinho, mas passado pouco tempo já andava a malhar em toda a gente até na direcção, falou como se fosse um grande entendido em futebol e maior parte do que disse foram só asneiras. Agora não gostou de ouvir o que o Domingos disse ( e disse com toda a razão ) e vem largar uma imbecilidade destas para a CS.

Das duas uma, ou gajos como este são BURROS porque não percebem que não ajudam simplesmente nada, apenas prejudicam o clube com estes circos e fogueiras que montam na CS ou então não podem ser Sportinguistas e apenas querem ver sangue.
Uma coisa é uma pessoa falar daquilo que sabe e ter legitimidade para criticar, mas esta BESTA e outros como ele são uns ANALFABETOS no que diz respeito a futebol e depois falam como se fossem gurus.

João Braga, Vicente Moura vocês entraram definitivamente na minha lista de NOJENTOS! E espero sinceramente que sofram represálias por serem uns autênticos VERMES.

Sim, enganei-me. Obrigado. :great: