Encontrei um vídeo de uma beleza impressionante que retrata a relação dos Números com a Natureza. Coisas como a Sequência Fibonacci (que ficou famosa com o “Código Da Vinci” de Dan Brown), a Razão Áurea ou a Triangulação Delaunay estão presentes todos os dias na Natureza, na forma como ela se forma e se estrutura.
(Coloco o tópico aqui para permitir eventual discussão sobre estes conceitos matemáticos (sucessão Fibonacci, fractais, etc), algo que deve ser interessante para o pessoal mais ligado às Ciências)
Já agora, o vídeo é abrilhantado com uma excelente música de Wim Mertens chamada “Often a Bird”… outro autor na mesma senda que também aprecio muito é o Yann Tiersen, que quase todos conhecem porque ficou famoso com a soundtrack de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.
O vídeo está excelente! Matemática é mesmo uma das áreas pelas quais nutro mais interesse. ;D
Já agora, para os interessados, no livro “O Matemático Disfarçado” (de Edward B. Burger e Michael Starbird) tem lá um capítulo em que explora um pouco desta relação números-natureza.
Vou ser sincero e admitir que nao percebo grande coisa de matematica, mas no entanto sempre fui fascinado por tudo o que seja que estivesse minimamente relacionado com o Arthur C. Clarke, provavelmente devido ao documentário Mundo Misterioso de Arthur C. Clarke que passava na RTP quando eu era miúdo e que podem ver no youtube quando queiram.
E foi por essa razão que cerca de uns meses atrás aprendi sobre o Mandelbrot Set, algo que me deixa a imaginação aos saltos, alem de explicar (como o fantástico vídeo que dá inicio ao tópico) e quanto a mim provar, que não houve deuses nenhuns envolvidos no começo deste planeta e consequente habitação do mesmo por variadíssimas espécies animais.
Gostava de poder contribuir mais para este tópico, o qual acho bastante interessante, mas devido as minhas limitações académicas, ficarei atento como leitor e não tanto como participante.
Quem tiver curiosidade de ver um Mandelbrot Set generator in real time, clique aqui.