Os Números na Natureza (sequência fibonacci, razão áurea, etc)

Encontrei um vídeo de uma beleza impressionante que retrata a relação dos Números com a Natureza. Coisas como a Sequência Fibonacci (que ficou famosa com o “Código Da Vinci” de Dan Brown), a Razão Áurea ou a Triangulação Delaunay estão presentes todos os dias na Natureza, na forma como ela se forma e se estrutura.

Nature by Numbers

(Coloco o tópico aqui para permitir eventual discussão sobre estes conceitos matemáticos (sucessão Fibonacci, fractais, etc), algo que deve ser interessante para o pessoal mais ligado às Ciências)

O video é fabuloso! :great:

Tenho uma relação (profissional digamos) algo ambígua com estas relações aplicadas à arquitectura.

Já agora, o vídeo é abrilhantado com uma excelente música de Wim Mertens chamada “Often a Bird”… outro autor na mesma senda que também aprecio muito é o Yann Tiersen, que quase todos conhecem porque ficou famoso com a soundtrack de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.

:arrow: :arrow: :arrow:

Há muito que se discute este tema, de como a matemática está imbuída em todos os aspectos da natureza.

Este vídeo no entanto consegue mostrar a um leigo de que forma isto acontece.

O vídeo está excelente! :clap: Matemática é mesmo uma das áreas pelas quais nutro mais interesse. ;D

Já agora, para os interessados, no livro “O Matemático Disfarçado” (de Edward B. Burger e Michael Starbird) tem lá um capítulo em que explora um pouco desta relação números-natureza.

Muito bom , a matemática é a única verdadeira linguagem universal , quem a compreende , percebe melhor o universo.

Este tópico vai directo para os favoritos.

Vou ser sincero e admitir que nao percebo grande coisa de matematica, mas no entanto sempre fui fascinado por tudo o que seja que estivesse minimamente relacionado com o Arthur C. Clarke, provavelmente devido ao documentário Mundo Misterioso de Arthur C. Clarke que passava na RTP quando eu era miúdo e que podem ver no youtube quando queiram.

E foi por essa razão que cerca de uns meses atrás aprendi sobre o Mandelbrot Set, algo que me deixa a imaginação aos saltos, alem de explicar (como o fantástico vídeo que dá inicio ao tópico) e quanto a mim provar, que não houve deuses nenhuns envolvidos no começo deste planeta e consequente habitação do mesmo por variadíssimas espécies animais.

Gostava de poder contribuir mais para este tópico, o qual acho bastante interessante, mas devido as minhas limitações académicas, ficarei atento como leitor e não tanto como participante.

Quem tiver curiosidade de ver um Mandelbrot Set generator in real time, clique aqui.

Arthur Clarke - Fractals - The Colors Of Infinity 1 of 6