Findada mais uma edição do campeonato, aquele exercício habitual para eleger os melhores (e piores) nas diferentes categorias.
1# A melhor equipa; A equipa desilusão; A equipa surpresa.
2# O melhor treinador; O pior treinador; A surpresa.
3# O melhor jogador; A desilusão; O Flop; O hype; O melhor jogador jovem; A Revelação.
4# O Melhor GR; O melhor defesa; O melhor médio; O melhor avançado.
5# O onze ideal.
[Aberto a sugestões.]
[hr]
As minhas:
1# Melhor equipa: Estoril. Desilusão: Braga. Surpresa: Vit. Setúbal.
2# Melhor treinador: Jorge Jesus. Pior treinador: Pedro Emanuel. A surpresa: José Couceiro.
3# O Melhor jogador: William Carvalho. A desilusão: Diego Reyes. O Flop: Licá. O Hype: Ricardo Horta. Melhor jogador jovem: William Carvalho. A Revelação: Derley
4# Melhor GR: Rui Patrício. Melhor defesa: Garay. Melhor médio: William Carvalho. Melhor avançado: Derley.
5# Onze ideal:
Rui Patrício.
Cédric Soares.
Luisão.
Garay.
Siqueira.
William Carvalho.
Adrien Silva.
Evandro.
Nico Gaitán.
Bebé.
Derley.
Obs: Alguns critérios são discutíveis. Apenas esclarecer algumas situações e fazer uma outra menção honrosa.
Tive muitas dificuldades em escolher o melhor avançado. Lima e Rodrigo valem mais pela dupla. Jackson, apesar do título de melhor marcador, fez uma época bastante aquém. O segundo melhor jogador do campeonato, que pra mim foi Gaitán, considero-o um médio. E de facto ele é um médio, e jogou como médio. Bebé, que incluo no meu onze ideal, era demasiado exagerado. Optei pelo segundo melhor marcador do campeonato. Exactamente pelo rendimento (golos), pela qualidade (oferece mais ao jogo que somente os golos), e pela influência na manobra atacante da equipa.
Duvidei entre Adrien, Evandro e Enzo Perez. Não sei até que ponto não poderei estar a ser parcial ao deixar o Enzo de fora. Pareceu-me um dos esteios desta equipa do benfas. Mas Adrien fez uma época bastante compacta (é verdade que teve menos jogos, logo menos desgaste, logo não esteve tão sujeito às naturais flutuações de forma), um pilar neste Sporting. E Evandro, pelo que joga, pelo que faz jogar, pelo que representa para equipa, merece estar neste 11. E também porque o Estoril pela boa equipa que é, merece ter um representante entre a elite.
Hesitante na escolha do lateral-esquerdo. Jefferson começou bem. Muito bem. Fulgurante. Mas perdeu-se um pouco (como a equipa) ao longo da época (em especial após a lesão). Então este final de época chegou a ser penoso. Alex Sandro, talvez o gajo que mais gosto do porto, apesar de ter sido dos melhorzitos (ou dos menos maus), também não esteve ao nível do que lhe é reconhecido. Pensei em Edimar ou Djaván. Mas achei curto. Optei pelo Siqueira (lembro-me de ter falado do gajo há 2 anos. Estava ele no Granada. Fazia um corredor espectacular com o Dani Benitez, que resolveu não querer ser jogador de futebol. Tinha um pé esquerdo de eleição). Não começou da melhor forma. Lesionou-se inclusive, creio. Mas a partir da viragem do ano, foi dos que mais contribuiu para a coesão defensiva por que este benfica (surpreendentemente) apresentou. Foi mais uma escolha por defeito do que propriamente pelo indiscutível mérito do jogador.
Esperava mais do Diego Reyes. Conhecia-o das seleções mexicanas, dos vários torneios que acompanhei. Acho-o uma versão melhorada do Rafa Marquez. Pensei que teria impacto imediato, apesar da experiência dos centrais do porto. Neste final de época, viu-se um Reyes completamente à nora. Mesmo com bola, momento do jogo onde é bastante evoluído, foi uma desilusão. Não foi o ambiente mais saudável para crescer, também é verdade. Acredito que mostrará todo o seu potencial na próxima época, infelizmente. Em relação ao hype, hesitei em colocar o Mangala. Mas em relação ao Horta, o francês, ao menos, tem qualidades imponentes para um central. Pena é ter aquele síndrome de que o Rojo sofre também.
PS: Esqueci-me do Jesualdo. Lol.