Os laterais ou a ausência deles: um dos cancros da equipa...

A algum tempo que a minha participação se tem limitado a dar a minha opinião em alguns tópicos, mas não posso deixar passar esta oportunidade para lançar este tópico, que pretende acima de tudo começar a discussão sobre uma necessidade premente na equipa do Sporting: laterais de qualidade mínima.

Se no caso da lateral esquerda, a compra do Edson se afigurava como uma boa medida, a sua folha clinica veio lançar muitas dúvidas quanto ao acerto da opção. No entanto, e jogando com o Tello, o Sporting tem vindo a sofrer defensivamente, pela sua manifesta falta de qualidade no “processo defensivo”. No entanto, tenho ainda alguma esperança que esta má fase fisica do Edson passe e as coisas voltem a um nível aceitável de normalidade.

No que se refere à lateral direita, aí sim temos um problema bicudo! As solução estão muito abaixo da exigência mínima, para uma equipa com o nível competitivo de um candidato, ao que quer que seja. Olhando para as opções temos:

• Rogério (“traseiro de africana” :-)) um jogador que chegou ao Sporting como refugo da desorganização brazileira, e rotulado como médio interior direito ou de contenção, é encostado à lateral direita por duas razões a meu ver: 1) falta de ritmo para as outras duas posições; 2) ou acima de tudo, falta de opções (crónica) para o lado direito da defesa. Se a espaços na época passada o Rogério se mostrou uma mais valia, acima de tudo pelo seu apurado posicionamento, estes 3 meses de trabalho que a época já leva, têem mostrado uma falta de motivação e (ou) profissionalismo que me tem deixado, já bastantes vezes irritado. Não é possível que um jogador que por pior que esteja fisicamente, não defenda nem ataque. E se o problema é de ordem fisica, não faz o mínimo sentido o Peseiro o escalar na equipa! Eu inclino-me mais para a falta de profissionalismo talvez motivada por uma ilusória transferencia ou aumento no actual contracto que saiu furada nos últimos dias de Agosto.

• M. Garcia: rapaz esforçado, mas claramente um jogador com uma caixa de velocidades reduzida. Ou como diz o povo “quem dá tudo o que tem, a mais não é obrigado”. Mas infelizmente num clube com as ambições do Sporting, manisfestamente pouco. Se defensivamente, demonstra melhor colocação do que o Rogério, e até mais pulmão, também consegue coleccionar um conjunto de acções grosseiras, mais tipicas de um central, e consequentemente pouco ortodoxas para um lateral (penaltis, cartões avermelhados, etc.). A atacar o M.Garcia tem como principal deficiência a falta de qualidade do último passe (cruzamentos, tabelas no último terço do terreno) que o torna basicamente um elemnto a menos quando a equipa se precipita no ataque.

Assim sendo e olhando para este panorama, que muito tem prejudicado a equipa neste inicio de época, apenas duas situações se afiguram como medidas a tomar: 1) a compra em Dezembro de um lateral direito que acrescente valor, no imediato. Ou seja com valor na nossa liga, em que o Amaral (CFB), Abel (SCB) se afiguram como opções razoáveis, ou no estrangeiro, mas que seja um valor firmado. 2) adaptação imediata de um jogador que actualmente no plantel, e esteja tapado na posição preferencial e que possa emprestar alguma agressividade e esclarecimento. Considero que actualmente o S. Pinto poderá ser uma opção para esta adaptação… ou mesmo o Beto.

Estas dificiências nas laterais, são a meu ver a principal razão de alguns golos / momento de aflição que temos sofrido esta época. Isto porque não existe dupla de centrais no mundo que possam passar o jogo todo a dobrar os laterais, sem o mínimo apoio destes, e depois tenham ainda o descernimento de se colocarem bem no centro. O jogo de ontem mostrou exactamente este ponto. Nas variadas oportunidades que o Nacional criou, com a excepção dos golos, foram situações em que houve a necessidade recurrente de dobrar o Tello ou o Rogério, sempre perdidos em campo. Inaceitável. Principalmente no caso do Rogério em que o contributo liquido em lances de ataque foi 0!

Desde já me excuso pela extensão do arranque do tópico, mas tinha este “sapo” entalado…

Pois…é verdade…

Rogério é lento e não é defesa direito de raíz, Miguel Garcia não tem qualidade para jogar no SCP, Edson é bom mas está sempre lesionado, Tello não é defesa esquerdo, Paíto ainda não percebi o que ele é, André Marques é júnior…

Precisamos principalmente de contratar um defesa direito, aliás essa posição tem sido um dos principais problemas dos últimos anos…até o Beto já foi defesa direito…

Mas o problema dos laterais direitos já vem desde a saída do Cesar Prates. O ultimo lateral direito de raiz que tivemos. Ainda piora se pensarmos que o Cesar Prates foi bom na 1ª época, tendo-se arrastado nas seguintes. Já do lado esquerdo o Rui Jorge cumpriu enquanto teve físico. Este ano apostava numa boa época do Edson, mas pelos vistos assinou pela clinica da CUF, ou coisa parecida.

Rogério é lento e não é defesa direito de raíz

Por acaso é as duas coisas. Também tinha ideia que no Brasil era medio dto, mas a verdade é que a sua posição original e onde jogou quase sempre foi a lateral dto.

Só gostava de saber o que se passou a um jogador que, embora com falhas, mostrou inteligencia a jogar na posição a época passada.

Os laterais…yep, basta dizer que sâo todos adaptados à posiçâo e está quase tudo dito quanto à qualidade.

E quando é assim há que fazer escolhas:
1- Compra-se laterais
2- Escolher, entre aqueles que estâo no plantel, e pôr a jogar aqueles que melhor defendem. É essa a missâo base de um defesa: defender! Como o Sporting nâo tem falta de jogadores de ataque, o treinador nâo precisa necessariamente de ter laterais que tenham tb como missâo subir no terreno, ou pior ainda, nâo sabem nem defender nem atacar.

P.S.: Por acaso nâo foste buscar inspiraçâo a uns quantos posts meus sobre o assunto, nâo? :slight_smile:

) adaptação imediata de um jogador que actualmente no plantel, e esteja tapado na posição preferencial e que possa emprestar alguma agressividade e esclarecimento. Considero que actualmente o S. Pinto poderá ser uma opção para esta adaptação

o sá??? então se os outros não têm pulmão…o sá é que tem??? para fazer o corredor??? prefiro o beto! mas considero que o garcia não é tão mau como dizem! e entre rogério, beto sá e garcia, prefiro claramente o garcia!!

Dizia eu em Julho:

É que nem o Miguel Garcia é de raiz... e o Rogério, apesar de ser um bom jogador e desenrascar a posição, NÃO É um bom defesa direito, serve mesmo só para isso, para desenrascar.

Venha de lá um lateral direito, que é mais necessário que um central…

Insistia eu em Agosto:

Anda tudo preocupado com um defesa central que substitua o Enak, quando o problema está mutio mais (se não na totalidade) nos laterais do que nos centrais...

Com laterais como os que tinhamos na época passada, não havia centrais que nos valessem, bem que podiamos lá ter o Nesta e o Cannavaro que era igual.

Se para a esquerda podemos ter resolvido o problema (vamos lá ver), a direita continua sem um jogador com valor suficiente para fazer o lugar.
Tanto o Miguel Garcia como o Rogério desenrrascam e server mesmo só para isso, desenrrascar.

Como é que se pode admitir que o Rogério, o nosso defesa direito titular, raramente faça um carrinho para tirar uma bola a um adversário que tenta chegar à linha ?? Se repararem bem, o Rogério em termos defensivos pouco mais faz do que acompanhar o adversário à linha, tipo escolta e esticar a perninha na altura do cruzamento, isto quando lá está.
Já o Miguel Garcia faz carrinhos, mas são quase sempre tão bem feitos que resultam em amarelos. Laughing

Enfim, desde a época passada que suspiro pelo Abel do Braga, mas nesta altura e tendo em conta as relações com estes mafiosos, já estou quase por qualquer coisa que se assemelhe a um bom defesa lateral direito, porque o que lá temos agora, nem de perto nem de longe.

Quando tudo chorava pela entrada de um central, chorava eu pelo Abel do Braga, por exemplo…

Agora é aguentar até Janeiro e esperar que por essa altura haja dinheiro para um lateral direito a sério… ou então (uma pergunta para quem acompanha mais de perto as camadas jovens) não existirá ninguém na Academia com qualidade mínina para jogar nesta posição ??

De resto e tal como o pedro, sempre preferi ver o Garcia ao Rogério na direita… pode não ser tão produtivo no ataque (se temos extremos, eles que assumam mais as despesas atacantes), mas a defender é bastante superior.

Já que se criou este tópico, coloco aqui a minha opinião escrita há pouco noutro tópico.

De facto isto tem sido algo unânime no fórum, a questão dos laterais... Eu penso que o Sporting contratou um defesa esquerdo, e acho que não deveria contratar mais. Vamos a ver no que dá o Edson, pra mim é um bom lateral, tenho duvidas quanto ao seu fisico. Mas acho que existem alternativas, que não sendo tão boas, chegam para suplentes. Poucas equipas têm suplentes do mesmo nível... Quanto ao lateral direito, de facto já muita gente dizia no inicio que estávamos mal, admito que nunca achei isso, pois para mim o Rogério é um excelente lateral e chegava perfeitamente pro Sporting. No entanto de facto este inicio de época está a dar-vos razão pois o Rogério está em péssima forma e tá a ser um buraco. Mas eu acredito que quando melhorar a sua forma vai servir perfeitamente o Sporting, se não o fizer até Janeiro, concordo que se contrate outro melhor. Penso que neste aspecto talvez o Peseiro tenha pensado como eu, se bem que ainda se chegou a falar no Abel, não sei é se houve mesmo interesse.

Acrescento que penso que na época passada o Rogério fez muitos bons jogos a lateral direito, alguns em que para muitas pessoas foi o mvp do jogo. É um jogador experiente e não é assim tão velho (29 anos) que me fizesse temer que tivesse este inicio de época, pelo que tenho esperança que seja uma má fase e passe depressa. Pode tb não ser má fase… e esteja já velho (Uns envelhecem mais depressa que outros). Quanto à falta de profissionalismo, simplesmente não acredito, por tudo o q tenho visto e lido, parece exactamente o contrário: excelente profissional e equilibrador de balneário.

P.S.: Por acaso nâo foste buscar inspiraçâo a uns quantos posts meus sobre o assunto, nâo? :)

A ti e muitos outros… aliás seria capaz de nomear uma boa mão cheia de foristas que veem aqui e ali a relevar estas deficiencias, apenas resolvi abrir um topico, que por certo muitos partilharam, para que possamos de forma focalisada deixar as nossas opiniões sobre um dos males que a equipa sofre esta época.

P.S. E estou também um bocado farto de andarmos sempre a bater no mesmo saco de areia, ai invés de discutirmos no concreto pontos menos fortes. Isto não é uma critica, apenas uma constatação… :wink:

em relação aos laterais direitos do sporting,quero crer que a razão para a fraca produção do rogério é a alteração do sistema táctico,ele anda perdido em campo,nem tem ajuda para defender nem linhas de passe para atacar,os centro-campistas do scp só defendem no meio,e tb acho que como o tello(ou edson)são mais ofensivos o rogério deve ter instruções para ficar mais atrás para ficarmos sempre com 3 na defesa…o miguel garcia é 1 dakeles casos de jogador pouco inteligente,mas se ñ formos mauzinhos reparamos que está a haver ali uma evolução para uma coisa qq,continua a dar sempre aquele “pau lixado” mas já tem confiança para subir e cruzar e encara melhor os jogadores adversários,já ñ é aquele jogador que comete disparate atrás de disparate…o maior problema é mm o pesudo,com 1 ano de trabalho é que resolveu alterar a táctica toda,nem sempre os golos sofridos pelas laterais são culpa dos laterais,1 homem sozinho ñ faz milagres…

Laterais direitos o melhor ja era esta nos orcs…andaram a dormir…agora sobram…AMARAL do belem e ABEL dos orcs do norte falando a nivel interno !

Laterias esquerdos eu acho que se o EDSON ficar bom de vez sem lesoes o problema esta resolvido…apesar de ele ser lento…mas tem grande poder fisico…grande remate de meia distancia…e é o melhor marcador de livres que temos…depois o PAITO para suplente chega !
Qunato a possiveis reforços para este lado vejo 4…ALONSO do ncaional…MIGUELITO do nacional…ROSSATO dos orcs do norte…e JORGE LUIZ dos orcs do norte falando a nivel interno !

Abraços

Até dezembro ainda vão uns meses, portanto espero que saibam procurar sem presões sem nada, pelo menos um bom lateral direito de raiz que saiba defender bem e que que saiba atacar, cruzar para a area.

Concordo com os nomes que o balakov disse, mas podemos tb procurar no estrangeiro

Já no ano passado as laterais foram o grande problema. Tanto do lado esquerdo como do lado direito.

O Edson é bom jogador e de facto veio melhorar o lado esquerdo. Mas está com lesões. Espero que não seja mais um para ficar 2/3 anos em estaleiros e ser dispensado todo roto.

O lado direito é o que me faz mais confusão. Incrivelmente ninguém vê que o que temos lá não chega.

Efectivamente o Rogério parece-me em baixo de forma. Apesar disso parece-me que faz bem o lugar.

Já o Tello não gosto dele em qualquer posição, pois o seu pé direito é pior que o do Futre, isto é, não dá um chuto certo. Para mim o Paito é melhor como defesa esquerdo. Infelizmente o Edson não tem estado bem…

Ja fomos campões com Beto na direita, por muito que o menino nao goste, espero que se nao comprarem um em Janeiro, Beto seja desviado para lá.

No entanto é também um problema estrutural da táctica assimétrica (Pesito dixit), da equipa, porque ao jogar apenas com um extremo, sendo que o mesmo deambula ora pela esquerda, ora pela direita, um dos laterais está sempre em maiores apuros que o outro, mesmo que o extremo não defenda atrás, é sempre uma primeira barreira que permite ao lateral recuperar posição, o que acontece é que o trinco acaba por tentar compensar o outro lado, e perde-se assim solidez no meio, é uma bola de neve.
Por isso mesmo, e agora que tem 2 extremos com potencial para serem titulares, e ainda Nani no banco, Pesito tinha que jogar com os dois e deixar-se de parvoíces, mas não, é um génio da táctica o menino… :roll: :?

Acho que a questão dos laterais tem várias formas de serem avaliadas:

1º) Lateral direita.
A situação é terrível. Não existe um de raiz e os que jogam nesta posição, M.Garcia e Rogério são completamente opostos, o primeiro muito duro, defende razoavelmente e atca mal, o segundo, muito mole, defende mal e ataca razoavelmente. A estes dois falta essencialmente, capacidade fisica para fazer todo o corredor.

Este é para mim um dos grandes erros do SCP, não sei se do Peseiro ou da direcção, mas de facto a não aquisição de um lateral direito, traz-nos bastantes prejuízos e não deixa de ser sintomático o facto de ser este assunto, talvez o unico que gera um consenco total aqui na savana.

2º)Lateral esquerda.
Penso que não estamos mal. Ao contrário de muitos, tenho gostado do Tello, não sendo muito bom a defender, tem se safado razoavelmente, e atacar é bom, sendo um dos melhores jogadores a cruzar e assistir no SCP, quiçá da Liga.
O Edson continua uma incógnita, mas se não for daqueles clientes crónicos da enfermaria, acho que vingará no SCP.

Agora as duas alas padecem do mesmo mal, que pode por em causa qualquer lateral do mundo, tenha o curriculum que tiver: A falta de ajuda proporcionada pelos ‘alas’ ou pelo meio-campo. Este é um aspecto que já foi muito falado, mas ainda não foi encontrada a solução, e esta talvez seja a medida mais urgente a tomar, muito antes de comprar outros jogadores.

Neste sentido, estou inteiramente de acordo com o Sgouveia quando sugere um meio campo com Custódio e Loureiro, mas para ser aplicado em alguns jogos especificos, principalmente fora de casa. Não sei qual a solução que o Peseiro encontrará, mas tenho confiança que algo será feito, para corrigir este problema.

De qualquer maneira, e depois de ver o jogo do Belém com o Guimarães, acho que o SCP não deveria perder tempo e contratar imediatamente o Amaral.

Lateral Direito de raiz não existe no nosso plantel. Então adaptação por adaptação eu colocaria o Beto a defesa direito e esperava por janeiro para comprar o Amaral.

Lateral Esquerdo: Edson é o segundo melhor da liga. O melhor é o Jorge Luiz.

De fato precisamos mesmo de um bom defesa lateral direito e não percebo como não veio nenhum. Talvez o peseiro pense que o rogério possa render mais nessa posição e assim espero. Custa-me ver que os orcs em relação ás laterais na defesa tenham do melhor no campeonato com a entrada agora do nélson que é um jogador muito bom mesmo. Epor exemplo o braga vai buscar outro muito bom como o é o rossato. Mas vamos ver o que vai acontecer até dezembro.

Saudações :wink:

concordo com o Mpcco. A situação na direita é grave mas na esquerda, não me parece que Tello esteja assim tão mal e o regresso de Edson virá dar mais qualidade.

Fala-se dos laterais mas do que realmente tenho saudades é de ter um trio de centrais composto por Marco Aurélio, Stan Valckx e Naybet e ter de deixar um no banco.

o caos está em todo o lado…na minha opinião…
vejamos…laterais direitos é só barraca…na esquerda temos um adaptado que se vai safando ofensivamente…não sendo agressivo o suficiente na defesa…
guarda redes e centrais…capazes do melhor e do pior no mesmo lance…

meio-campo…a balda…vs2…não existem médios ala que apoiem os laterais…é tudo a chocar uns nos outros e a flectirem para o meio…
será possivel não ter um canhoto no meio campo…?
com a saida de rochemback que mesmo com barriga de está fresquinho ia safando as lacunas…agora vai ser bonito…nem o moutinho tem arcaboiço para sózinho estar em todo o lado…pior…a velocidade de transposição de bola passa por devagar, devagarinho e para o lado…

depois…no ataque novamente a confusão…liedson, é evidentemente o grande prejudicado quando joga com alguem ao lado…rende muito mais sozinho pois tem mais espaço para os seus movimentos e sabe que está tudo a jogar para ele…isto pareceme ser uma evidência clara…extremos…dualla dá para tudo até rebentar…45mn o máximo e falavamos nós de P.Barbosa…

resumindo…esquema da equipa é desastroso…o que não é uma novidade…a classe de alguns disfarçava e muito as carências…
quem mais sofre é obvio é sempre o sector defensivo que já por si é uma nódoa, mas sem apoio pressionante e sem médios rápidos na frente , então…

o sporting é uma equipa altamente desiquilibrada em todos os sectores,sem excepção…