A algum tempo que a minha participação se tem limitado a dar a minha opinião em alguns tópicos, mas não posso deixar passar esta oportunidade para lançar este tópico, que pretende acima de tudo começar a discussão sobre uma necessidade premente na equipa do Sporting: laterais de qualidade mínima.
Se no caso da lateral esquerda, a compra do Edson se afigurava como uma boa medida, a sua folha clinica veio lançar muitas dúvidas quanto ao acerto da opção. No entanto, e jogando com o Tello, o Sporting tem vindo a sofrer defensivamente, pela sua manifesta falta de qualidade no “processo defensivo”. No entanto, tenho ainda alguma esperança que esta má fase fisica do Edson passe e as coisas voltem a um nível aceitável de normalidade.
No que se refere à lateral direita, aí sim temos um problema bicudo! As solução estão muito abaixo da exigência mínima, para uma equipa com o nível competitivo de um candidato, ao que quer que seja. Olhando para as opções temos:
-
Rogério (“traseiro de africana” :-)) um jogador que chegou ao Sporting como refugo da desorganização brazileira, e rotulado como médio interior direito ou de contenção, é encostado à lateral direita por duas razões a meu ver: 1) falta de ritmo para as outras duas posições; 2) ou acima de tudo, falta de opções (crónica) para o lado direito da defesa. Se a espaços na época passada o Rogério se mostrou uma mais valia, acima de tudo pelo seu apurado posicionamento, estes 3 meses de trabalho que a época já leva, têem mostrado uma falta de motivação e (ou) profissionalismo que me tem deixado, já bastantes vezes irritado. Não é possível que um jogador que por pior que esteja fisicamente, não defenda nem ataque. E se o problema é de ordem fisica, não faz o mínimo sentido o Peseiro o escalar na equipa! Eu inclino-me mais para a falta de profissionalismo talvez motivada por uma ilusória transferencia ou aumento no actual contracto que saiu furada nos últimos dias de Agosto.
-
M. Garcia: rapaz esforçado, mas claramente um jogador com uma caixa de velocidades reduzida. Ou como diz o povo “quem dá tudo o que tem, a mais não é obrigado”. Mas infelizmente num clube com as ambições do Sporting, manisfestamente pouco. Se defensivamente, demonstra melhor colocação do que o Rogério, e até mais pulmão, também consegue coleccionar um conjunto de acções grosseiras, mais tipicas de um central, e consequentemente pouco ortodoxas para um lateral (penaltis, cartões avermelhados, etc.). A atacar o M.Garcia tem como principal deficiência a falta de qualidade do último passe (cruzamentos, tabelas no último terço do terreno) que o torna basicamente um elemnto a menos quando a equipa se precipita no ataque.
Assim sendo e olhando para este panorama, que muito tem prejudicado a equipa neste inicio de época, apenas duas situações se afiguram como medidas a tomar: 1) a compra em Dezembro de um lateral direito que acrescente valor, no imediato. Ou seja com valor na nossa liga, em que o Amaral (CFB), Abel (SCB) se afiguram como opções razoáveis, ou no estrangeiro, mas que seja um valor firmado. 2) adaptação imediata de um jogador que actualmente no plantel, e esteja tapado na posição preferencial e que possa emprestar alguma agressividade e esclarecimento. Considero que actualmente o S. Pinto poderá ser uma opção para esta adaptação… ou mesmo o Beto.
Estas dificiências nas laterais, são a meu ver a principal razão de alguns golos / momento de aflição que temos sofrido esta época. Isto porque não existe dupla de centrais no mundo que possam passar o jogo todo a dobrar os laterais, sem o mínimo apoio destes, e depois tenham ainda o descernimento de se colocarem bem no centro. O jogo de ontem mostrou exactamente este ponto. Nas variadas oportunidades que o Nacional criou, com a excepção dos golos, foram situações em que houve a necessidade recurrente de dobrar o Tello ou o Rogério, sempre perdidos em campo. Inaceitável. Principalmente no caso do Rogério em que o contributo liquido em lances de ataque foi 0!
Desde já me excuso pela extensão do arranque do tópico, mas tinha este “sapo” entalado…